Posso ligar o meu Head Valvulado á minha placa de som externa?

    Autor Mensagem
    mrfluorescent
    Veterano
    # out/12


    Boa noite,

    Hoje comprei um head valvulado, não comprei ainda a coluna porque a que eu queria só vai estar disponível a partir da próxima semana, ou seja, só tenho o head mesmo.
    O head tem um input de 1watt e outro de 15watts, possui duas saidas (external speaker) uma de 8ohms e outra de 16ohms.
    A partir daqui surgiram várias perguntas....
    1 - Posso ligar o head ao meu amp antigo (Transistorizado de 20 Watts)? Como faço essa ligação? Uso o output de 8ohms ou o de 16ohms? Depois ligo no line in do transistorizado? Também existe a possibilidade de ligar o send do loop.
    2 - Posso ligar o head á minha placa de som externa (M-Audio Fast Track) para gravações? Como faço a ligação? Uso o output de 8ohms ou o de 16ohms? Também existe a possibilidade de ligar o send do loop.
    3 - Alguma das opções acima descritas vai danificar o head ou algum equipamento?

    Agradeço desde já a quem se disponibilizar a responder a estas questões pois não quero incendiar aqui nada ahah

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Posso ligar o head á minha placa de som externa (M-Audio Fast Track) para gravações? Como faço a ligação? Uso o output de 8ohms ou o de 16ohms?

    Não faça isso! Vai estragar head e placa de som... Essa saída deve ser ligada em uma impedância compatível...

    Quantos watts possui o head? Pode-se ligar no falante do seu amp transistorizado, caso a impedância seja a mesma da saída (8 ou 16ohms) e a potência do head seja menor que a potência do falante.

    mrfluorescent
    Veterano
    # out/12
    · votar


    zaqueu_grunge

    Obrigadíssimo pela sua resposta.
    O head possui 1 ou 15 watts mediante o input que eu utilize para ligar a guitarra. Não tenho a certeza em relação á impedância do transistorizado por isso acho que não vou arriscar...
    E se ligar o send (Loop) do amp ao line in da placa de som? Haverá problema?

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/12 · Editado por: zaqueu_grunge
    · votar


    mrfluorescent
    Sinto não poder responder com certeza porque depende do circuito do seu amp, mas ligar head sem conexão ao falante é quase uma garantia de dor de cabeça... é provável que o send corte o sinal pro power quando você ligá-lo a um cabo, mas eu não arriscaria.
    Descubra a impedância do seu falante, é mais fácil. Se a impedância for compatível pode ligar no falante sem crise, já que a potência do head é baixa. Se você tiver um multímetro dá pra ligar na escala de resistência ôhmica e medir. Mas é mais fácil procurar no rótulo/adesivo que provavelmente tem no falante.

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    [b]mrfluorescent
    Qual é o seu head???

    mrfluorescent
    Veterano
    # out/12
    · votar


    zaqueu_grunge
    Eu cheguei a ligar o send do amp á placa de som e pareceu-me tudo normal mas entretanto desliguei, achei melhor confirmar antes de fazer pior...
    O meu amp transistorizado aparentemente funciona a 4ohms por isso estou a ver que tenho de esperar mais uma semana para o ver em acção :\

    brunowebguitar
    É um Laney Cub Head.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mrfluorescent

    Se o falante tem 4ohms e o head só tem saídas de 8 e 16, NÃO ligue o head nesse falante.

    Acho melhor esperar sua caixa chegar e se for gravar, microfona e manda pra interface.

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mrfluorescent

    Duas coisas:

    1. Note que a ligação do head no transistorado NÃO SERIA no input nem no loop, e sim direto no falante - e como o zaqueu_grunge disse, com as impedâncias casadas.

    2. Você sempre deve ter uma carga ligada a uma das saídas de falantes do head. Sem isso, ele pode queimar. Não use o send do loop sem um falante ou atenuador com dummy load ligados.

    mrfluorescent
    Veterano
    # out/12
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Obrigado pela resposta. Não o farei então, a espera vai ser longa ahah.

    Bog
    Obrigado pela sua resposta. Entendido... Eu liguei o send na placa de som (pouco tempo) porque junto ao send diz "direct out" (burrice?) e por isso achei que não haveria problema, será que existe alguma possibilidade de ter estragado alguma coisa?

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mrfluorescent

    A saída do loop serve como um line out sim. Ela pode ser ligada à tua placa de som, mas você precisa de um simulador de falantes - só note que cada falante tem um timbre diferente, então o timbre final vai ser diferente daquele que você terá com o teu gabinete. O simulador pode ser tanto em forma de "caixinha"/pedal quanto em VST - procure por "impulse responses" na busca.

    O problema é que você deve ter sempre algo ligado também a UMA (e somente UMA) das saídas de falantes.

    será que existe alguma possibilidade de ter estragado alguma coisa?

    Infelizmente, sim. Espere a caixa chegar e teste. Observe a impedância. E também se lembre que, mesmo que o conector seja P10, o cabo para falante é *diferente* de um cabo normal de instrumento. Alguns gabinetes e heads já vêm com um cabo apropriado para o falante.

    mrfluorescent
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Bog
    Obrigado pelas respostas, está-me a ajudar imenso.
    "O problema é que você deve ter sempre algo ligado também a UMA (e somente UMA) das saídas de falantes." Não fazia a mínima ideia disso...

    "Infelizmente, sim." Só de pensar que posso ter estragado o meu amp novinho em folha sem sequer ter usufruído dele... Tanto tempo a poupar :\

    Na pior das hipóteses o que pode ter acontecido?

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mrfluorescent
    Na pior das hipóteses o que pode ter acontecido?

    Queimado o transformador. Um sinal de que algo pode ter dado errado é você ligar o amp e o fusível queimar. Aí você troca o fusível e queima de novo em menos de 1s. Já passei por isso, gastei 200 reais para consertar. :(

    Mas não entre em pânico. Espere. Se você não tiver tocado com o amp deste jeito e tiver deixado ele assim por pouco tempo, são boas as chances de nada ter acontecido. Só segure um pouco a ansiedade e espere a tua caixa chegar, hehe.

    ariancarvalho
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara, o meu amp, um Hughes&Kettner Tubemeister 18w tem um saída 'direct box', uma conexão XLR que é para se ligar diretamente em placas e mesa de som, ai sim pode ligar tem neura.
    Mas se o seu não possui tal conexão, não o faça, porque vai haver uma diferença nos ohms, e ai a merda fica grande.

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ariancarvalho

    O Tubemeister tem uma dummy load embutida, é por isso que dá para ligar ele mesmo sem caixa.

    ariancarvalho
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Bog
    Isso mesmo, no ''knob'' do atenuador de potência ele tem a opção "no speaker", que permite isso, é bem útil as vezes, dá pra ligar direto na PA de shows quando fico com preguiça de levar minha caixa, hahaha.

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ariancarvalho

    Além da dummy load, o Tubemeister tem uma simulação de falantes embutida na direct out. E, diferente de certas simulações picaretas, o Red Box realmente faz o que devia fazer. Se o Tubemeister tivesse sido lançado 1 ou 2 anos antes, provavelmente eu teria comprado ele (eu já tinha outras coisas quando ele saiu).

    mrfluorescent
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Bog
    Como nunca iria aguentar a "longa" espera de uma semana liguei o head a um cab de um amigo (com a mesma impedância). Felizmente está tudo a funcionar dentro da normalidade... Acho que deu para aprender uma lição com este susto.
    Resumindo... Quando chegar o Cab poderei então ligar o Send no In da placa de som e o Out no Return para gravações e usar os efeitos dos VSTs no amp certo (com o cab ligado)?

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mrfluorescent
    Quando chegar o Cab poderei então ligar o Send no In da placa de som e o Out no Return para gravações e usar os efeitos dos VSTs no amp certo (com o cab ligado)?

    Você pode ligar o send no in da placa de som e não ligar nada no return. Mesmo com a caixa conectada, não vai sair som dela. A timbragem você faz direto pela saída da placa de som, com fones de ouvido ou monitores de estúdio. Assim, o timbre não é afetado pelo falante do amp (que nunca tem resposta hi fi). Você provavelmente vai querer algum dipo de simulação de falante, seja com um Amplitube da vida, seja com um VST para carregar impulse responses.

    mrfluorescent
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Bog

    Já aqui tenho o brinquedo há uns tempos e hoje estava a fazer uns testes de gravação com micro x gravação através do line-out/send -> placa de som-> cubase-> VST Impulse responses.

    Você pode ligar o send no in da placa de som e não ligar nada no return. Mesmo com a caixa conectada, não vai sair som dela.

    Na verdade quando faço isso continua a sair som da caixa. A única forma que eu vi de poder gravar em silencio foi ligar também o line out da minha placa de som ao return do amp e ligar os phones na placa, ou seja, impossibilitando-me de usar os monitores (porque a minha placa só tem uma saída stereo e uma saída de phones - M-Audio fastrack).

    É normal acontecer isto? Posso continuar a fazê-lo sem problema?

    Desculpe o exagero de perguntas mas é difícil encontrar coisas sobre o assunto... Um obrigado desde já!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso ligar o meu Head Valvulado á minha placa de som externa?