Qual o melhor amplificador para violão?

Autor Mensagem
Lucpr
Veterano
# jul/03


Fala galera, Ai, to precisando comprar um amplificador para Violão e não faço ideia do que comprar... Se puderem me ajudar, estive olhando um Meteoro acoustic 200 W, pareceu-me bom, mas nunca testei... Achei interessante pois tem modo aço e nylon... Valeu!

Max
Veterano
# jul/03
· votar


Os amps Laney, Ibanez, Meteoro e Crate são todos legais..
Além dos Fender e Marshal mas o preço é alto!!...como todos!

Mas esses são bem legais..mas não vá pela aparencia do amp

Johnny
Veterano
# jul/03
· votar


O da Laney é muito bom! Acho que é o melhor que já toquei fora o da Fender.

Fernando
Veterano
# jul/03
· votar


Eu já toquei num Meteoro, aquele que tem uns detalhes de madeira na frente, vinho, não lembro o nome. Achei d+, tem um reverb lindo heheh. O meu Eagle fico com um sonzão! =)

dill
Veterano
# jul/03
· votar


dá uma pesquisada nos Roland, vale a pena !!

thifm
Veterano
# mar/04
· votar


Desenterrando este topico, alguem jah tocou num Meteoro Acoustic V40?

Eh bom?

Tks

thifm
Veterano
# mar/04
· votar


ae.. ajuda aih! na boa

meiomundo
Veterano
# mar/04
· votar


Eu só toquei no V200 e é do caralho, tem um puta som, reverb e chorus e uma seleção para o tipo de violão (nylon/aço). V40 não tem esses recursos todos, mas por ter um projeto parecido, deve ter um som semelhante.

crowley666
Veterano
# mar/04
· votar


meiomundo
pra q essa chave?

thifm
Veterano
# mar/04
· votar


meiomundo
Parece que o V40 jah tem reverb de mola.. nao?

meiomundo
Veterano
# mar/04
· votar


crowley666
pra q essa chave?
Acho que é para adequar melhor a equalização do amp ao tipo de som que vem de cada tipo de corda. Mas confesso que na prática provoca pouca (ou nenhuma) diferença.

thifm
Parece que o V40 jah tem reverb de mola.. nao?
Acho que não.

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


É preciso um amp com distorção pra violão?

Se comprar um só com timbre limpo já deve ser suficiente...
E mais barato.

thifm
Veterano
# mar/04
· votar


meiomundo
Vc tem algum da linha Acoustic da Meteoro?

thifm
Veterano
# mar/04
· votar


maggie
Concordo com vc. Alem do que, os amplis feitos para violao, geralmente vêm com tweeters, e acabam deixando o som mais limpo (bright). Ressaltando os agudos.

meiomundo
Veterano
# mar/04
· votar


thifm
Não, não tenho. Só toquei algumas vezes com o V200.

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Senhores, SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
Estou há 3 meses pesquisando amplis para violão, e ainda não me decidi. Tenho o principal problema para bater o martelo: não posso ouví-los, uma vez que aqui, em Poços de Caldas MG, não encontro nenhum em exposição. Logo, resta-me a intuição e algumas dicas dos amigos... Tenho um Roxy Guitar RG 1 (tremendo instrumento), devidamente timbrado via pedaleira BOSS ME-33. Fuçando bastante, até é possível criar uns patches legais. Mas... Plugo o bichão num ampli Crate GX-30M, de guitarra. Daí, por mais que mexa, e mesmo com o tampo sólido do Roxy em plena vibração, ainda tenho aquele "acento plastificado"... O resultado final, apesar de "disfarçável", não convence. Toco em casa e, esporadicamente, nos botecos da vida. Porém, sou meio obcecado por bons timbres de violão. Claro, considerando os limites que o bolso me impõe... Minhas referências "timbrísticas" oscilam entre as palhetadas de Jimmi Page e o intimismo fingerstyle de Ben Harper (eu disse "referências"... ou seja, isso me ajuda a definir o que eu "não quero"...). Bem, dei essa baita volta pra chegar aqui: comecei pesquisando os Meteoros e Warm de 40 watts... daí, fui mais longe e sondei os Ibanez, Laney e Behringer... caros e difíceis de encontrar... namorei o Fender Acoustasonic 30 DSP, mas tb é caro e raro... Então, voltei pro's Meteoros... as opiniões se dividem... Tá na faixa dos 1500,00... Também estudei um Laney LA 60C (fora de linha)... Achei, usado, por 1.200,00... Tá difícil fechar negócio! Em síntese, considerando mortos e feridos, o Meteoro V70 é o que está mais próximo. Alguém aí pode me dizer algo a respeito dele, considerando todo o testamento que eu acabo de escrever? Desde já, agradeço a paciência, solidariedade e saco de todos!!! Valeu!!!

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


caralho, sabe o q eu faria, na boa?
comprava uma caixa de voz e plugava nela, sem dó nem piedade...
eu acho q esse negócio de amp só pra violao uma bobagem.

violao se liga em linha, fica muito bom assim, entao com uma caixa de voz, algo q nao é caro, vc se vira muito bem...

aliás, se vc é mesmo um fanático por timbres de violão, saiba q A BOA é comprar uma bela caixa de voz, um bom pré e um ótimo MICROFONE pra esse seu violão.

infelizmente em shows ao vivo, mesmo os acusticos, as pessoas teimam em ligar os violões por cabos, enquanto q o ideal mesmo seria microfoná-los.

assisti ontem ao acustico mtv do Paul McCartney, q achei no e-mule. O video data de 1991 e é o primeiro acustico mtv de todos, o q deu origem a série.

de cara, vc vê pq o Paul é gênio em tudo q faz. TODOS os instrumentos acusticos sao microfonados. O violao dele, o do outro cara e o baixo, q é um baixolão. Todos microfonados, nada ligado em linha.

Se ele pode, vc tb pode, cara.
;-)

abração

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Michael

Primeiramente, thanx pela atenção!
Segundamente, parabéns pelo bom gosto. Paul é gênio mesmo!
Terceiramente, sou da velha guarda... 35 anos... Minhas referências musicais oscilam entre Beatles, Zeppelin, Hendrix, Cat Stevens e afins. Dos novos (mas com o pé nas décadas de 60 e 70), sou viciado em Ben Harper e Tori Amos. Além das "velharias", gosto muito do Duofel, de André Geraissati e, óbvio, das blueseiras da vida!

Cara, serei prático:
Tenho 1600,00 pra gastar. Dentro destes valores, o que vc pode me indicar, dentro do esquema que sugeriu?

Já ouvi falar das caixas Appotek, mas não testei...

Microfonar é o bicho, mas é difícil e caro, né?

Hoje, fuçando nas Guitar Players, li o teste com os amplis Ibanez Troubador. Falaram muito bem. E o grande lance é que dá pra espetar minha guitarra neles, uma Epiphone Les Paul Standart. Daí, pesquisei, e encontrei o top desta linha, o TA 225, usado, por 1600,00. Ouvi falar muito bem deste equipamento...

A dúvida continua, mas este Ibanez balançou geral...

Valeu por tudo!

Abração!

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Ah, Michael, só pra constar: o preamp do meu Roxy é o ARTEC ASE4. Simples, mas bem razoável. Sei que existem os Fishman e os Não-Fishman... mas este, confesso, me surpreendeu positivamente. Quebra um galhão! Ou seja, comprar um bom pré, agora, é meio fora de cogitação... Detalhe: dentro do possível, gostaria de timbrar o violão com o máximo de acusticidade. Meu negócio é tocar no quarto... raramente, desço pro's botecos da vida... Por isso, talvez, os amplis sejam mais indicados. Viajei?

Valeu!!!

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


fala Marcelo
sobre o pré, saquei, se vc já tem um q te atende, nao precisa mesmo de outro.

sobre os preços, eu tou por fora, mas creio q uma caixa de voz bem honesta não deveria custar nem 1000 pratas, mas posso estar enganado.
E o mic, q deve ser de eletreto, tá uns 200 o modelo da behringer, portanto tb nao é tão caro assim.

mas a vantagem plugá-lo é mesmo a praticidade e mobilidade, algo q vc nao tem com o violao microfonado.

Agora, sobre essa ibanez, nunca ouvi falar!! mas se vc tiver a chance de escutá-lo, faça o teste! tudo é válido..

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Slave, Michael (Schenker?... hehehe...)
Pois é, o "testar" é que são elas... não rola mesmo... isso aqui é o fim do mundo... no entanto, a "fonte" que me indicou é confiável (conhece, como poucos, os violões Roxy Guitar - que eu possuo). Esta mesma "fonte", barrou qualquer intenção minha de adquirir o Meteoro V 70... o cara tem um destes, na loja, e não aprova de jeito nehum... Se quiser me dar um "apoio visual-telepático-intuitivo", clica neste link, e analise o TA 225... Me passou sobriedade e consistência... Já que não dá pra ouvir, tô me guiando pelos olhos mesmo.

http://www.ibanez.co.jp/world/country/frame_brazil.html

Abraço e brigadaço!

Recife_Love
Veterano
# ago/05
· votar


Max
pow..um bom acabamento ajuda a escolher a qualidade do amp...
claru q issu naum eh regra...+ ajuda...
u troço msm eh testa o amp...

João_Luiz
Veterano
# ago/05
· votar


Lucpr
Toco há mais de 20 anos, e ultimamente tenho muita satisfação em tocar num violão Crafter aço.

Você têm duas opções: se for comprar um amplificador compre o Meteoro Acoustic que é muito bom, possui um falante e um tweeter (importante para o violão de aço), reverb, chorus e afinador.

Se for usar o seu ampli de guitarra, compre (por incrivel que pareça!)uma Zoom acoustic que ela tem simulador de amplificador de violão que resgata o brilho como se o falante tivesse um tweeter, ficando excelente.

Falo isso porque toco dos dois jeitos, pois tenho um Marshall valvestate 8080 e sem a Zoom o som do violão fica péssimo, anasalado e sem brilho algum.

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Caro João... Salve, Michael!

Então, acabei batendo o martelo no Ibanez Troubador TA225. Só não sei se é o "aberto" ou com a tela... vejam nos link's: http://www.ibanez.co.jp/world/country/frame_brazil.html e http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=30010683...

Me saiu por 1.400,00. Sábado ou segunda-feira o ampli chegará. Como já disse, o máximo que pude fazer foi apelar pra minha intuição e pelo visual (além das opiniões de alguns camaradas), uma vez que não tenho como testar os equipamentos. É um tiro no escuro mas, caso o ampli "não me caia bem aos ouvidos", serei ressarcido (isso me acalma um pouco).

Fiquei muito perto do Meteoro, porém, mesmo que opiniões sejam coisas pessoais demais, ouvi de uns 3 ou 4 amigos que o V70 deixa muito a desejar. Em contrapartida, outros conhecidos falaram muito bem dos Laneys e Ibanez (pra violão).

Então, a pedaleira ME-33 tem um simulador de captador acústico (não de ampli). E realmente "engana" bem. Faço o seguinte: não uso simulações de ampli (rola meu Crate mesmo); jogo uns 60% de compressão; 0% de médio, 10% agudo, 80% de grave no equalizer; delay curtíssimo e de leve (30%) e um discreto reverb (room - 30%)... No ampli, quase a mesma coisa: 30% de agudos; 10% de médios e 80% de graves... No preamp do Roxy Guitar (um ARTEC ASE4): 5% de médios; 80% de graves e 15% de agudos, além do volume na casa dos 30% e o nível de presença em 70%... Fica legal, sim, o violão ajuda muito! Porém, é aquela história: vc abre o volume e lá se vai todo o trabalho de "timbragem"... segura a onda, mas bye-bye timbre conseguido à duras penas... No ampli, jamais passo do volume 4...

Por isso, pela possibilidade de ter uma resposta sonora um pouco mais fiel à acusticidade, adquiri um ampli acústico. Como levo um som em casa, na santa paz, creio que terei bons resultados. Vez ou outra, chamo uns camaradas, que trazem baixo, gaita, percussão, uma guitar ou outra viola... O que quero, na real, é o máximo possível de qualidade sonora pro meu Roxy. Claro, dentro de minhas parcas possibilidades.

Daí, pelo jeito a coisa vai ficar assim:
VIOLÃO FOLK ROXY GUITAR RG 01 + PEDALEIRA BOSS ME-33 + AMPLI IBANEZ TROUBADOR TA225

Que Jimmi Page, André Geraissati e Ben Harper abençoem meu modesto (porém fiel) set-up!!!

Aguardo "ponderações".

Obrigadaço por tudo!!!



Marcelo

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


eheh
boa sorte cara!
qq coisa, estamos sempre por ae

João_Luiz
Veterano
# ago/05
· votar


Marcelo Brancato
Parabéns, aproveite o seu set que ficou chic.
Não conheço o amp. mas me pareceu muito bom...
Manda para nós suas impressões assim que tocar nele.
Um abraço.

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Pode deixar, João, tão logo eu plugue a viola no Ibanez darei meu ponto de vista (ou seria "ponto de ouvido"?... hummm, péssima... hehehe...). Só tenho q controlar a ansiedade, pois o cara só o trará na quarta-feira, e não mais no sabadão...
Michael, valeu por tudo também!!!

Agora que descobri este canal e, principalmente, os camaradas com SENSIBILIDADE MUSICAL, baterei cartão. Pra fechar, faço minhas as sábias palavras do bruxo Hermeto Paschoal: "EM MÚSICA, O SENTIR VEM ANTES DO SABER"

Que o silêncio e a sutileza dos erros continuem colaborando com a Deusa Música!!!

Peace, Love & Rock a todos!



Marcelo

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Salve, folkeiros, blueseiros e afins!!!
Em especial, os amigos Michael e João!!!

Capítulo especial da Saga Acústica...

Bem, o Ibanez Troubador não rolou, o cara já tinha vendido...

Então, depois de 4 dias, pesquisando no Mercado Livre, encontrei o que parecia a solução pra todos os meus problemas: o cobiçadíssimo, elogiadíssimo e respeitadíssimo FENDER ACOUSTASONIC JR / 80W... E o melhor, por "módicos" R$1.500,00... Melhor ainda, a 40 km de Poços de Caldas... Ainda melhor pelo fato do vendedor ser honestíssimo, corretíssimo e super paciente... E o melhor (...) de tudo: o ampli estava perfeito!!!

Resultado: raspei minha conta bancária e retirei os R$1.500,00... Só faltava testar a fera, coisa que o vendedor, prontamente, resolveu, trazendo o ampli até minha casa. Detalhe: a tira-colo, ele trouxe, também, um Martin (acho que um D-28, juro!), com captação Fishmann (top... aquelas que ficam dentro da boca do violão... a relíquia, portanto, não tinha um corte sequer na madeira para a inserção de preamps)... Quase tive um treco... Por outro lado, comprovei o quanto as medidas e desenho do Roxy são idênticas às dos Martins Dreadnought... E, juro, os timbres e sons não ficam devendo quase nada... Bem, mas isso é outra história... Porém, reforço, os violões Roxy são, de fato, excelentes!!!

Enfim, chegara o momento de plugar ambos, Martin e Roxy, no sonhadíssimo AMPLI DE VIOLÃO, e logo o Fender Acoustasonic Jr 80W... Primeiro, espetamos o Martin - com captação Fishmann, direto, sem os efeitos da pedaleira... Huuummm... Aquela expectativa toda, de ter um som denso, encorpado e macio, foi por terra... Há potência, volume e fidelidade acústica, claro... Mas o som que saiu dos dois falantes de 8' + twiter piezzo me soou DURO, SECO e RÍSPIDO... Meu tesão baixou 60%... Daí, sai o Martin e entra o Roxy, tb sem a intervenção da pedaleira... Não notei quase nehuma diferença, sinceramente... Lá se vão mais uns 15% de perda de tesão... Por fim, pra saciar minha curiosidade (à esta altura, já bem menor...), passei o Roxy pela Boss ME-33, devidamente "temperada" pro violão... Melhorou um pouco mas, confesso, o som que obtive foi praticamente igual ao que consigo quando plugo o Roxy no meu modesto Crate GX30M, de guitarra... Fuçamos nos parâmetros do Fender, da pedaleira e... e a conclusão que cheguei foi a seguinte: NÃO COMPENSARIA EU PAGAR 1500 PRATAS... Lógico, se eu tivesse mais tempo para mexer em tudo, provavelmente obteria resultados melhores, mas ainda assim muito aquém do esperado... O dono do Fender, muito compreensivo, apenas atestou: PÔ, MARCELO, SE ESTE AMP NÃO TE AGRADOU, DESISTA DE PROCURAR POR AMPLIS ACÚSTICOS... E, agora, admito, sou obrigado a concordar com ele. Afinal, se um Fender não me seduziu, quiçá os outros??? O lance de ligar em linha, como muita gente me sugeriu, é mais legal para violões de nylon. No aço, segundo opiniões, não soa tão bem... Opiniões, como eu disse anteriormente, são muito pessoais, compreendo. Contudo, apesar da broxada geral, quase enterrei meus objetivos de comprar um amp específico pra violão... Resta-me testar os Peaveys que, mais uma vez, SEGUNDO DIZEM, são excelentes... Porém, caríssimos!!! É, galera, o jeito é desencanar de plugar violões... Se alguém puder me sugerir alguma idéia, considerando todos os meus "desesperados relatos", agradeço... Na real, quero extrair um bom som de violão plugado, mas para tocar em casa. Não, necessariamente, nos botecos. E tenho, no momento, 1.5 pra investir... Sei lá, uma mesa razoável + 1 ou 2 caixas seria uma alternativa? Que mesa? Que caixas? SOCORROOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Abraços!!!

Marcelo

Michael Vlcek
Veterano
# ago/05
· votar


salve marcelo!
como diria jack o estripador, vamos por partes!

1 - Rá. Vc descobriu o q muita gente sempre diz. Não é pq é de marca (Fender, no caso), q é fodão. E deu sorte ainda, pq descobriu antes de comprar. Imagina a frustração de gastar 1500 paus e depois chorar as lamúrias.

2 - O som duro é típico de violões plugados cara. Eu nao acredito em timbre de violao macio se ele for plugado. Dá pra amenizar fazendo algumas coisas (q com certeza vc já tentou, pois é macaco véio), mas macio mesmo não vai ficar nem com fender ou com peavey ou com caixa + mesa.
O q sugiro é pegar leve nos agudos, MUITO leve nos médios e médio leve nos graves, ehe.

3 - A caixa de voz + mesa sempre foi minha segunda sugestão pra vc. Acho q é mais barato e dá os mesmos resultados q um amp "específico".

4 - Continuo batendo na tecla q, se vc quer gozar (auhauha), tem q usar violao microfonado. Compra um mic condensador de resposta plana (valeu augusto, q me construiu um par desses!), uma mesinha com phantom pra alimentar o mic, uma caixa de voz e SEJA FELIZ.

violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara.

acorde e durma repetindo essa frase!
ehehe

abração e, po, resolve isso logo!
tou curioso pra ver o final feliz desta história.

Marcelo Brancato
Veterano
# ago/05
· votar


Guru Michael!!!

Cara, vou começar pelo final: meu Crate GX 30M é um belo amplificador!
Todos nós, privilegiados intelectualmente ou não, temos a péssima mania de desvalorizar o que nos pertence (de um ampli à mulher... se bem que, no último caso, é dose dar valor à nossa mesmo...). À duras penas, tô aprendendo isso. Depois do desencanto com o Todo Poderoso Fender Acoustasonic Jr/80W, hoje trouxe para casa o modestíssimo Warm Music Accord 40W, que o cara da loja onde frequento me emprestou para testar. Meu amigo, uma tremenda merda... E, por mais merda que seja, ainda assim não é tão distante da frieza e dureza sonora que o Fender me passou. Porém, enquanto um Fender novo, desses que testei, sai por 2.7 paus, o Warm custa 650. Lógico, nota-se, de cara, muito mais potência, definição e brilho no Fender, mas nada que justifique, na minha opinião, tantos reais investidos... E, pra fechar, concluí o seguinte: o timbre que consigo no meu Crate, passando o violão pela pedaleira, é infinitamente melhor do que o consegui com o Warm, e quase idêntico ao que tirei do Fender. Pedaleiras mascaram, é fato, mas com o mesmo setup utililizado nos 3 amps (Crate Guitarra/Fender/Warm) dá pra se tirar uma média. Além do Roxy, pluguei, por curiosidade, minha Les Paul Epiphone nos acústicos. No Warm ficou terrível, no Fender ficou bonito, confesso (ops, isso pq. eu procurava por um ampli de violão!). Mas, no "cômputo" (onde eu fui buscar isso?) geral, descobri que meu velho, empoeirado e bom Crate é um grandissíssimo companheiro. Fiel, bom e, sobretudo, já totalmente incorporado aos meus vícios, manias e gostos! Não vendo, não troco e não empresto... Ele é pobre mas é meu!!!

Agora, qto. aos vossos precisos e salvadores conselhos, pergunto:
1-onde mora Augusto? Augusto é legal? Cobra preço camarada?

2-um mic. condensador de resposta plana vai deixar meu orçamento torto (péssima, não repara...)? Por qual e onde eu procuro?

3-uma mesinha com phantom vai me assustar, ou é algo meio Gasparzinho, bonzinho e baratinho?

4-qual caixa de voz me indicaria? Testei uma caixa ativa Appotek, a seco, é quase vomitei... um horror o som... por isso, te peço outros e bons conselhos...

Vou repetir a frase, antes de rezar...

violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara. violao se toca microfonado, cara...

Pra fechar, quanto, mais ou menos, custaria o esquema que me sugeriu (mic., mesinha phanton, caixa de voz e, quem sabe, serviços do Augusto)?

Grande abraço, e obrigado por tudo!!!



Marcelo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor amplificador para violão?