Barítonos - se vc é entre aquie deixe sua opinião! - dicas e duvidas

Autor Mensagem
rodrigogarcia
Veterano
# out/06
· votar


Phillipe NF
Dó5?
o.0
Duvido...


do 5 o que?

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# out/06
· votar


Phillipe NF
Dó5?
Provavelmente ele tá usando a notação americana... aqui seria o Dó4!

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# out/06
· votar


Diego MG
cara, seu arquivo deu pau aqui... não consegui ouvir...

rodrigogarcia
Veterano
# out/06
· votar


diego

o site q falei é o aria-database.com, no link http://aria-database.com/ariadbse.html

dai vc escolhe a musica q deseja. o arquivo eu to baixando..., vc fez os graves bem leves nao? interessante! cuida as respiracoes entre cada frase, ok!

Diego MG
Veterano
# out/06
· votar


rodrigogarcia
Vlw por opinar e me da essa dica do sites de árias! Mais tem cada barítono que eu naum aguento! Uns tirando F4 !coisa de loko! Só se estiver na notação americana!hehe!
Ce tem orkut!
Eu tb estou na comunidade dos Barítonos mais ainda não te encontrei por lá!
Depois me add!
Flw T+ e vlwzão!
Obs: vc poderia me dizer a nota mais grave que eu tirei nakeles graves?

rodrigogarcia
Veterano
# out/06
· votar


Diego MG
sim, tudo la ta em nocao americana, vou escreveu a nota q vc pegou em nocao brasileira ok? que é de baritono nota padrao de sol1 a sol3 (a americana é sol2 a sol4).
vc cantou nos 36s a nota sol#1, e a mais aguda nos 55seg um do#3. no orkut to com o mesmo nome.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# out/06
· votar


rodrigogarcia
Cara, eu criei um tópico com aquelas tosqueras que fiz aquele dia no msn...
Dúvidas sobre nossos diferentes registros (duas gravações minhas)

Phillipe NF
Veterano
# out/06
· votar


Dó4? Bem projetado? Com ressonância? Ainda tenho minhas dúvidas...

rodrigogarcia
Veterano
# out/06
· votar


Phillipe NF


tem um video no youtube que tem uma soprano japonesa (bem ruim por sinal) quebrando uma taça e quando ela chegano no do# mais ou menos a taça explode, o video é bem tosco!

rodrigogarcia
Veterano
# out/06
· votar


olha q legal q eu achei!

BARÍTONO DRAMÁTICO

É o timbre mais pesado dos Barítonos, mais escuro e mais metálico, um timbre igualado em ambos os registros com grande amplidão sonora, com generosidade em interpretações dramáticas.

Na Escola francesa

É destacado na categoria

[editar]
Baryton Dramatique
É a categoria do barítono dramático e do barítono heróico. Mais elevado e mais potente que os demais Barítonos, timbre mais escuro, mais agudo e mais potente. Também chamado de Heroïque, d’ opera.

Na Escola alemã

É destacado na categoria

[editar]
Helden Bariton
É a categoria do barítono dramático especial alemão.É o barítono dramático especialmente das operas de Wagner, assim como o tenor possui grande intensidade e ampla sonoridade que pode chegar a 120 dB, o timbre é totalmente escuro, vigoroso e resistente. O registro agudo é metálico e squillante, o registro central é onde possui todas as características de que precisa para os papéis dramáticos, é escuro e ao mesmo tempo brilhante, o registro grave pode alcançar notas tão grave quanto um baixo. É chamado também de Barítono Wagneriano /Baritono Donizetti/Heróico. Um potente instrumento projetante, que não possui apenas um agudo elevado, mas de qualquer maneira um macio, extenso registro médio e grave. Esta categoria é uma criação da Opera alemã e é primariamente reservado para os excepcionais papeis potentes de Verdi, como Amonasro em Aída e os papéis de Wagner incluindo Kurvenal em Tristão, Telramund em Lohengrin e Wotan. A voz deve ser grande e possuir a habilidade para sons cruéis e ainda possuir tremenda e expansiva habilidade. Isto auxilia para ser um grande personagem nesta categoria porem isto não é absolutamente necessário.

Registros

• Registro agudo: É um registro de grande metal e menos extenso que os demais barítonos, mas é intenso até um pouco áspero, a voz é sempre muito potente.

• Registro central: É um registro amplo e rico em metal, sua tessitura central é muito robusta e vigorosa, de cor escura e ao mesmo tempo brilhante.

• Registro grave: É um registro muito generoso em cor e potencia, está muito próxima ao Baixo-barítono e são confundidos nas classificações, embora ambos possam interpretar os mesmos papéis em óperas, com exceção nas óperas wagnerianas que esses dois timbres tem grande destaque em seus personagens.


Personagens


• O Sumo Sacerdote, em Sansão e Dalila, de Camille Saint Säez;

• Scarpia, em Tosca, de Giaccomo Puccini;

• Michelle, em Il Tabarro, de Giaccono Puccini;

• Alcindoro, em La Boheme, de Giaccomo Puccini;

• Lord Enrico, em Luccia de Lammemoor, de Gaetano Donizetti;

• Tonio, em I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo;

• Donn Giovanni, na homônima ópera de Wolfgang Amadeus Mozart;

• Renato, em Un Ballo in Maschera, de Giuseppe Verdi;

• Conde di Luna, em Il Trovattore, de Giuseppe Verdi;

• Iago, em Otello, de Giuseppe Verdi;

• Donn Carlo di Vargas, em La Forza del destino, de Giuseppe Verdi;

• Seid, em Il Corsaro, de Giuseppe Verdi;

• Miller, em Luiza Miller, de Giuseppe Verdi;

• Alfio, em Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni;

• Alberich, em O anel do Nibelungo, de Richard Wagner;

• Kuvernald, em Tristão e Isolda, de Richard Wagner;

• Amfortas, em Parsifal, de Richard Wagner;

• Morald, em As Fadas, de Richard Wagner;

• Fredrich, em Lohengrin, de Richard Wagner;

• Telramund, em Lohengrin, de Richard Wagner;

• Otokar, em O franco atirador, de Calr Maria von Weber;

• Kaspar, em O franco atirador, de Calr Maria von Weber;


Exemplos de cantores


• Giuseppe Taddei, Leonard Warren, Andrea Ramos, Juan Pons, Marck Telavan, Richard Paul Finck, Valck Struckmann, Jean-Phillip Lafon.


Tessitura usual: Fá1 ao Sol3


Barítono Alto
É um tipo de Barítono dramático mais intenso e com um registro agudo seguro, é expressivo, muito metálico de grande amplidão sonora, é o barítono típico de Verdi, cheio de dramatismo e vigor.

Na Escola francesa

É destacado na categoria

[editar]
Baryton Aigu
É a categoria do barítono alto. Voz rica, redonda vibrante, de agudos potentes característicos para cantar papéis Verdianos. Também chamado de Baryton Verdi, d’opera.

Na Escola alemã

É destacado na categoria

[editar]
Karakter Bariton
É a categoria do barítono alto. Uma poderosa voz capaz de diversos nuances e caracterização fina e hábil. Esta categoria inclui os papéis geralmente associados com o repertório de Verdi e Puccini. Este Barítono deve ser um “peso” no palco. Ele deve ser poderoso em som e aparência, e possuir uma ressonante voz aguda. Os principais papéis para Charakter Bariton incluem os papéis padrões de Verdi como Rigolleto e Iago em Otello, e os potentes papéis de Puccini como Scarpia em Tosca, Marcel em Il Tabarro, e Gianni Schicchi. Seu repertorio alemão inclui o Musiklehrer em Ariadne auf Naxos, os quatros vilões em Os Contos de Hoffmann, Alberich em O ouro do Reno e Klingsor em Parsifal.


Registros

• Registro agudo: É um registro de grande extensão, é vigoroso e muito brilhante com timbre muito metálico, possui muita intensidade e uma incrível amplidão sonora.

• Registro central: É o registro onde possui maior amplidão, maior dramaticidade e vigor, é robusto de caráter serio e altivo, mas pode ser grotesco e até cômico.

• Registro grave: É de boa intensidade, muito seguro nas notas graves e extende-se até o registro agudo com a mesma facilidade.


Personagens


• De Sirieux, em Fedora, de Humberto Giordano;

• Guilhaume Tell, na homônima ópera de Gioacchino Rossini;

• Escamillo, em Carmem, de Georges Bizet;

• Barnabá, em La Giocconda, de Amilcare Ponchielly;

• Rigolleto, na Homônima ópera de Giuseppe Verdi;

• Machbeth, na homônima ópera de Giuseppe Verdi;

• Rodrigo, em Donn Carlo, de Giuseppe Verdi;

• Ford, em Faustaffe, de Giuseppe Verdi;

• Faustaffe, na homônima ópera de Giuseppe Verdi;

• Ezio, em Attila, de Giuseppe Verdi;

• Paolo, em Simom Boccanegra, de Giuseppe Verdi;

• Nabucco, na homônima ópera de Giuseppe Verdi;

• Dodge, em I due Foscari, de Giuseppe Verdi;

• Amonasro, em Aída, de Giuseppe Verdi;

• Donn Silva, em Ernani, de Giuseppe Verdi;

• Tonio, em I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo;

• Pizzaro, em Fidélio, de Ludwig van Beethoven;

• Daparutto, em Os Contos de Hoffmann, de Jacks Offenbach;

• Gianni Schicchi, na komonima ópera de Giaccomo Puccini;

• Marcel, em Il Tabarro, de Giaccomo Puccini;


Exemplos de cantores


•Matteo Manuguerra, Gian Giaccomo Guelfi, Dietrich Fischer-Dieskau, Aldo Proti, Piero Mastromei, Gino Bechi, Paulo Fortti, Sebastião Teixeira, Paulo Schotz, Carlo Tagliabue, Dimitri Hvorostovsky, Frederich Burchnall, Paulo Fortes, Robert Merrill, Paolo Silveri.


Tessitura usual: Sol1 ao Lá3.


BARÍTONO LIRICO
É o timbre típico do Barítono: É expressivo, igualmente timbrado, de sonoridade melódica harmônica, dinamicamente flexível. Possui uma cor escura e aveludada, a agilidade não é espontânea, mas não é impossível.

Na Escola francesa

É destacado na categoria

[editar]
Baryton Lyrique
É a categoria do barítono lírico. É a voz mais comum da categoria dos Barítonos, de tessitura restrita e timbre acobreado. Também chamado de d’opera comique.

Na Escola alemã

É destacado na categoria

[editar]
Kavalier Bariton
É a categoria do baritono lírico. Uma voz metalica, que pode cantar ambas frases Líricas e Dramáticas, uma cor baritonal nobre e equiparada, com boa aparência física. O Kavalier Bariton possui uma certa potencia vocal que o Spielbariton e canta uns papéis de maior importância no palco. Ele deve ser atrativo o bastante para cantar Mandryka em Arabella, o papel-titulo em Eugenie Onegin e o de Don Giovanni. Distinto do Lyrischer bariton ele deve possuir a qualidade vocal para cantar Posa em Don Carlos e Germont em La Traviatta. Alem disso, ele é geralmente incumbido com o papel do Conde em ambos Lê nozze di Figaro e Der Wildschütz.

Registros

• Registro agudo: É um registro um tanto curto em comparação aos demais barítonos, mas é expressivo aveludado e possui uma boa intensidade.

• Registro central: É um registro de cor escura, mas aveludado, legato, bastante flexível, apto a declamações e textos falados.

• Registro grave: É um registro de media intensidade. Embora possa cantar papéis de barítono alto.

[editar]
Barítono Brillante
É o barítono lírico com maior agilidade e aptidão a passagens de coloraturas, deve possuir articulação pronta e um registro agudo seguro.

Personagens

Brillante

• Figaro, em O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini;

• Taddeo, em L’italianna in Algeri, de Gioacchino Rossini;

• Dardini, em La Cenerentola, de Gioacchino Rossini;

• Lescaut, em Manon Lescaut, de Giaccomo Puccini;

• Silvio, em I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo;

• Fra Mellitone, em La Forza del destino, de Giuseppe Verdi;

• Conde, em Lê nozze di Figaro, de Wolfgang Amadeus Mozart;

• Guglielmo, em Cosi fan Tutte, de Wolfgang Amadeus Mozart;

• Papageno, em A Flauta Magica, de Wolfgang Amadeus Mozart;

• Belcore, em L’elisir d’amore, de Gaetano Donizetti;

• Valentin, em Faust, de Charles Gonoud;

Lírico

• Sharpless, em Madama Butterfly, de Giaccomo Puccini;

• Marcelo, em La Boheme, de Giaccomo Puccini;

• Albert, em Wherther, de Jules Massenet;

• Mercutio, em Romeo et Juliette, de Charles Gonoud;

• Marullo, em Rigolleto, de Giuseppe Verdi;

• Germont, em La Traviatta, de Giuseppe Verdi;

• Miller, em Luiza Miller, de Giuseppe Verdi;

• Masetto, em Donn Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart;

• Onegin, em Eugenie Onegin, de Piotr Ilich Tchaickovsky;

• Wolfram, em Tannhäuser, de Richard Wagner;

• Escamillo, em Carmem, de Georges Bizet;


Exemplos de cantores

Brillante

• Saturno Melleti, Piero Capuccili, Giuseppe Lammachia, Alan Held, Tito Gobbi, Ernesto Badini, Hermann Wiedemann, Erich Kunz, Hermann Prey, Dale Duesing, Rolando Panerai.

Lirico • Sherril Milnes, Rolando Panerai, Leo Nucci, Jean-Christophe Benoit, Heinrich Schlusnus, Thomas Hampson, Mariuz Szcwiescen, Tito Gobbi.

Tessitura usual: Sol1 ao Lá3.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bar%C3%ADtono_Lirico"


BARÍTONO LEGGERO
É o timbre mais leve entre os barítonos, de grande extensão aguda e cor clara, possui grande agilidade e é flexível dinamicamente, é conhecido no repertório francês em operettas e óperas escritas para a voz de Jean-Blaise Martin – “Barítono Martin” que criou diversos papéis em operetas e um estilo de técnica anasalada que torna o timbre mais claro e menos volumoso, o idioma francês ajuda na emissão anasalada e nas palavras pronunciadas no palato duro.

Na Escola francesa

É destacado na categoria

[editar]
Barítono Martin
É a categoria especial do barítono leggero. Possui a tessitura mais aguda, a mais clara e mais ágil, mas, a menos potente de toda a família dos Barítonos. Também chamado de legér, elevé, tenorisant, di viennois, d’ opérette. [Jean-Blaise Martin (1768 – 1887)].

Na Escola alemã

É destacado na categoria

[editar]
Lyrischer Baryton
É a categoria do barítono leggero. Uma voz maleável, flexível com uma linha madura e um extenso registro agudo. A categoria Lyrischer bariton é extremamente importante nas casas de Operas alemãs, desde que ele tenha de um caráter variado. Este Barítono deve ser um excelente ator e apto para cantar igualmente bem todos os registros de sua voz. Ele também deve ser ocasionalmente decisivo, para executar o papel secundário de Silvio em I Pagliacci de Barítono Dramático. Isto não é necessário possuir um super agudo na ordem para cantar esta categoria, mas, é necessário possuir um bom Sol Agudo.Papageno em A flauta mágica, Figaro em Il Barbiere di Sevilla, Malesta em Don Pasqualle, Harlekin em Ariadne auf Naxos e Dandini em La Cenerentola são típicos papéis de Lyrischer bariton.

Registros

• Registro agudo: É um registro extenso de timbre leve e cor clara, tem grande facilidade em emitir notas agudas e pode até alcançar um Dó agudo de Tenor, ao contrário do Barítenor não possui timbre metálico nem grande volume. A agilidade está sempre pronta e possui articulações fáceis, prestando-se a papéis cômicos e de agilidades.

• Registro central: É um registro de menor intensidade que os outros barítonos a emissão anasalada e a pronuncia francesa ajuda à clareza das notas e a leveza do timbre recai sobre os matizes e a dinâmica muito flexível. De grande aptidão ao legato expressivo e agilidade sempre pronta.

• Registro grave: É um registro menos volumoso de pouca intensidade e sonoridade clara, a extensão é menor até que o tenor Dramático.

Personagens

• Florestan, em Veronique,

• Danilo, em A viúva alegre,

• Pince Sou Chong, em Pays du Sourire,

• Clement Marot, em Basoche,

• O Marques, em Os sinos de Corneville,

• Ange Pitou, em La fille du Madame Angot, de Charles Leqoc;

• Hamlet, na homônima ópera de Ambroise Thomas;

• Silvio, em Il Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo;

• Harleckin, em Ariadne auf Naxos, de Richard Strauss;


Exemplos de cantores

• André Baugè, Gerald Bussey, Gerald Theruel, Armand Crabbé, Charles Panzéra, Pierre Bernac, Jean Périer.

Tessitura usual: Sol1 ao Lá3. (Dó4).

Diego MG
Veterano
# out/06 · Editado por: Diego MG
· votar


rodrigogarcia
Vlw por tirar minhas dúvidas!
Mas que barítono imprestável eu sou! Tessitura pequena!hehe!
Flw vou te procurar lá no orkut!

Danckor
quando vc aparecer no msn eu te passo! Te mais!

John Arch
Veterano
# out/06
· votar


rodrigogarcia
Esse texto aí vc tirou do Wikipédia né? Ampliaram bastante os textos sobre barítonos e baixos lá recentemente.

Mas galera, despeço-me de vcs aki deste tópico, pois eu finalmente tive a oportunidade de me reclassificar, confirmando as minhas expctativas: eu sou baixo definitivamente. O único ponto q levantava dúvidas em minha antiga professora é q a minha extensão em ressonância alta adentra a oitava de barítonos.
Mas o meu timbre sempre foi de baixo, isso era inegável. Pra completar, a minha zona de passagem das ressonâncias é de baixo, e não barítono. Nesse ponto a minha antiga professora era falha, pois adotava ensinamentos oriundos da certa doutrina alemã (tmb de algumas escolas russas), nos quais deve-se esticar a voz de cabeça o máximo tmb para os graves, disfigurando de certa forma a percepção da zona de passagem.
Mas eu mudei prum professor italiano, formado sob os ditames da doutrina italiana, privilegiando mais a ressonância baixa (ñ mais do q deva ser usada, e sim mais do q minha antiga professora queria), e confesso q pra mim tem sido bem mais proveitoso.

Bom, é isso aí valeu!

rodrigogarcia
Veterano
# out/06
· votar


John Arch

nao precisa sair do forum! pode dar uma aula de graves pra gente! parabens por descobrir tua voz, isso sempre é um misterio!

falou mermao

John Arch
Veterano
# out/06
· votar


rodrigogarcia
Eu ñ tava falando em sair do forum, e sim deste tópico. Aí eu criaria um outro só para baixos. Vai ter só eu, mas td bem, pq isso é q é o mais maneiro de ser baixo....haahahahahahahhahahah

Diego MG
Veterano
# out/06
· votar


John Arch
Só pq seja baixo não é necessário sair desse tópico! Afinal temos quase a msmo tessitura só umas duas notas a mais!
Stay here! ;)
flw!

Vick Vaporub
Veterano
# out/06
· votar


Quiero eczercícios simples para aumentar minha ecstensión.

Gracias.

rodrigogarcia
Veterano
# out/06
· votar


Vick Vaporub
se eu conseguir na net eu te passo!

rodrigogarcia
Veterano
# out/06
· votar


Vick Vaporub
ta dificel de achar sobre isso, mas se vc comecar a trabalhar a voz (cantando em coral por exemplo) ela vai aumentando (regiao de tessitura), e o volume tambem! tem um site ai que eu postei neste forum que tem exercicios de passagem (ou seja vai aprender a impostar a voz na regiao aguda), talvez tambem ajude vc.

até mais!

Vick Vaporub
Veterano
# out/06
· votar


rodrigogarcia

Brigado, man!
Depois posto algo na minha voz pra você dar uma "zuvida" no bagulho =Þ

Abraço!

rodrigogarcia
Veterano
# out/06
· votar


Vick Vaporub
claro! posta ai pra "nois"!

Mirandor
Veterano
# out/06
· votar


Cara, eu acho q sou barítono dramático! o_O Só q eu faço Mi1-Sol3(mas se bem q eu to quase fazendo La3) ! XD

rodrigogarcia
Veterano
# out/06 · Editado por: rodrigogarcia
· votar


Mirandor

nao vai muito (é importante mas nem tanto) veja a regiao q é mais facil de cantar, eu alcanço la3 mas é bem dificel fazer no canto lirico! no popular eu faço "um pouco" mais tranquilo. e veja tambem a cor da sua voz! isso ai mermao...

Diego MG
Veterano
# nov/06
· votar


comunidade paradona!

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


E ae galera.. po to cum a maior duvida:

Eu fiz uns testes com a minha voz aqui depois de ler tanto sobre vocais. Usei o Keyboard do Sound Forge... eu cantei a nota mais grave e mais aguda junto com o piano e gravei. Apesar de eu ver qual era a nota e qual era a oitava, para ter ctz de q eu tava fazendo a nota certa, eu ainda passei no Spectrum Analizer dele e verifiquei q as notas q eu cantava eram exatamente as que mostravam como mais destacadas na frequencia. Como nota mais grave, alcancei um Fa3 (176Hz). Em voz de peito, a nota mais alta foi um Si6 (1997Hz) e em falsete foi um Ré6 (592Hz)... ambas no meu maximo... axu q so consigo fazer mais forçandu muito mesmo... hehehe

issu significa que a minha extensao eh de F3 a B6???

Qual seria a minha classificaçao?? Barítono ou Tenor?

So pra avisar, no Sound Forge mostrava essas notas, mas com uma oitava acima (por exemplo, ao inves de F3 ele mostrava F4... mas como eu soube q a notaçao americana eh 1 acima, eu diminui para avaliaçao de vcs). Como ajuda.. se vcs quiserem podem ouvir uma outra musica q vou postar nessa seçao.

Me ajuda ae pessoal! Abraçoo!

Mento077
Veterano
# nov/06
· votar


SylvioLima
Cara, isso ai ta estranho.

Pq um homem geralmente alcança em torno do Mi4 no maximo.

Acho que a notaçao que vc ta usando ta meio esquisita. Ve aonde ta o LA 440Hz. Ele é o La3.

Ou melhor, pega a Viola, toca a mizinha(mi3) e a 12 da mizinha(mi4)

John Arch
Veterano
# nov/06 · Editado por: John Arch
· votar


SylvioLima
Kra, Fa3 a Si6 não é nem barítono, nem tenor, e sequer é soprano (a mais aguda das vozes femininas). Logo, das duas uma: ou vc fez alguma coisa errada, ou vc tem a voz falada mais aguda q a da minha irmã de 5 anos. E ainda, Fa 3 é mto agudo pra ser a nota mais grave de um homem.

EDIT = na minha opinião, vc se confundiu nos nas oitvas (Fa1, 2, 3), além disso, já começou cantando em voz de cabeça, e ainda, não sabe exatametne a diferença entre voz plena e falsete, mas se vc postar aí alguma coisa, facilita

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06 · Editado por: SylvioLima
· votar


Eskisito neh kra.. tbm axei estranho um Ré6 ou Si6... eh muito alto.. mas lah no teclado tava com um seisinhu no inicio da oitava (no Dó)... entaum.. o q eu pensei foi issu.... eu vo te mandar um link com as minhas notas... elas estaum em musicas... a nota si6 eu naum tenhu pq eu alcancei essa nota num treino da musica Fairy Tale... por issu, quando eu cantar de novo eu gravo e boto aki..

entaum lah vai o link... saum trechos das músicas The Blowers Daughter e All by myself...

no The blowers daughter, a nota mais baixa está na ultima palavra da ultima frase... 'I can't take my eyeeeees....'

e na All by myself, eu alcanço um F#6 (na parte do anymooooooooore) e uma nota mais alta ainda, um Sol6 (na segunda 'all by myself' depois do grito anymore...)... espero que naum tenha ficado muito confuso hehehe... e vlw pela ajuda...

Trechos The Blowers Daughter e All by myself

John Arch
Veterano
# nov/06
· votar


SylvioLima
Olha só. Eu to no trabalho agora, e não posso ouvir. Mais tarde eu ouço e te falo. Mas já te adianto uma coisa: se essas notas forem falsete, isso não influencia em nd na sua classificação, pois esta só leva em conta a voz plena, ok? Mas claro, q é mto bom cosneguíl-las! Mas eu msm, consigo notas bem altas em falsete, mas não vou deixar de ser baixo por isso, saca?

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06 · Editado por: SylvioLima
· votar


Mas se eu me confindi nas 3 oitavas... o mais sensato seria que eu alcancei um G3 e um B3... e como nota mais baixa um Fa1.... axu q eh mais 'humano' neh..

Jonh Arch, as notas saum em voz de peito mesmo... a nota em Falsete foi a D3...

John Arch
Veterano
# nov/06 · Editado por: John Arch
· votar


Desculpe, eu não pude ouvir a sua gravação ainda, mas eu chego lá..
Mas aí, então, se o falsete é D3, vc fez as notas mais agudas em peito e as mais graves no falsete?? Boiei..hahah

EDIT = ah tá entendi agora o q vc falou! É possivelmente vc fez essas notas q vc falou agora, ou então da oitava 2 para a 4, e nesse caso, o D4 é q teria sido falsete. Mas ai, só com afinador msm.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Barítonos - se vc é entre aquie deixe sua opinião! - dicas e duvidas