rodrigogarcia Veterano |
# out/06
· votar
olha q legal q eu achei!
BARÍTONO DRAMÁTICO
É o timbre mais pesado dos Barítonos, mais escuro e mais metálico, um timbre igualado em ambos os registros com grande amplidão sonora, com generosidade em interpretações dramáticas.
Na Escola francesa
É destacado na categoria
[editar]
Baryton Dramatique
É a categoria do barítono dramático e do barítono heróico. Mais elevado e mais potente que os demais Barítonos, timbre mais escuro, mais agudo e mais potente. Também chamado de Heroïque, d’ opera.
Na Escola alemã
É destacado na categoria
[editar]
Helden Bariton
É a categoria do barítono dramático especial alemão.É o barítono dramático especialmente das operas de Wagner, assim como o tenor possui grande intensidade e ampla sonoridade que pode chegar a 120 dB, o timbre é totalmente escuro, vigoroso e resistente. O registro agudo é metálico e squillante, o registro central é onde possui todas as características de que precisa para os papéis dramáticos, é escuro e ao mesmo tempo brilhante, o registro grave pode alcançar notas tão grave quanto um baixo. É chamado também de Barítono Wagneriano /Baritono Donizetti/Heróico. Um potente instrumento projetante, que não possui apenas um agudo elevado, mas de qualquer maneira um macio, extenso registro médio e grave. Esta categoria é uma criação da Opera alemã e é primariamente reservado para os excepcionais papeis potentes de Verdi, como Amonasro em Aída e os papéis de Wagner incluindo Kurvenal em Tristão, Telramund em Lohengrin e Wotan. A voz deve ser grande e possuir a habilidade para sons cruéis e ainda possuir tremenda e expansiva habilidade. Isto auxilia para ser um grande personagem nesta categoria porem isto não é absolutamente necessário.
Registros
• Registro agudo: É um registro de grande metal e menos extenso que os demais barítonos, mas é intenso até um pouco áspero, a voz é sempre muito potente.
• Registro central: É um registro amplo e rico em metal, sua tessitura central é muito robusta e vigorosa, de cor escura e ao mesmo tempo brilhante.
• Registro grave: É um registro muito generoso em cor e potencia, está muito próxima ao Baixo-barítono e são confundidos nas classificações, embora ambos possam interpretar os mesmos papéis em óperas, com exceção nas óperas wagnerianas que esses dois timbres tem grande destaque em seus personagens.
Personagens
• O Sumo Sacerdote, em Sansão e Dalila, de Camille Saint Säez;
• Scarpia, em Tosca, de Giaccomo Puccini;
• Michelle, em Il Tabarro, de Giaccono Puccini;
• Alcindoro, em La Boheme, de Giaccomo Puccini;
• Lord Enrico, em Luccia de Lammemoor, de Gaetano Donizetti;
• Tonio, em I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo;
• Donn Giovanni, na homônima ópera de Wolfgang Amadeus Mozart;
• Renato, em Un Ballo in Maschera, de Giuseppe Verdi;
• Conde di Luna, em Il Trovattore, de Giuseppe Verdi;
• Iago, em Otello, de Giuseppe Verdi;
• Donn Carlo di Vargas, em La Forza del destino, de Giuseppe Verdi;
• Seid, em Il Corsaro, de Giuseppe Verdi;
• Miller, em Luiza Miller, de Giuseppe Verdi;
• Alfio, em Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni;
• Alberich, em O anel do Nibelungo, de Richard Wagner;
• Kuvernald, em Tristão e Isolda, de Richard Wagner;
• Amfortas, em Parsifal, de Richard Wagner;
• Morald, em As Fadas, de Richard Wagner;
• Fredrich, em Lohengrin, de Richard Wagner;
• Telramund, em Lohengrin, de Richard Wagner;
• Otokar, em O franco atirador, de Calr Maria von Weber;
• Kaspar, em O franco atirador, de Calr Maria von Weber;
Exemplos de cantores
• Giuseppe Taddei, Leonard Warren, Andrea Ramos, Juan Pons, Marck Telavan, Richard Paul Finck, Valck Struckmann, Jean-Phillip Lafon.
Tessitura usual: Fá1 ao Sol3
Barítono Alto
É um tipo de Barítono dramático mais intenso e com um registro agudo seguro, é expressivo, muito metálico de grande amplidão sonora, é o barítono típico de Verdi, cheio de dramatismo e vigor.
Na Escola francesa
É destacado na categoria
[editar]
Baryton Aigu
É a categoria do barítono alto. Voz rica, redonda vibrante, de agudos potentes característicos para cantar papéis Verdianos. Também chamado de Baryton Verdi, d’opera.
Na Escola alemã
É destacado na categoria
[editar]
Karakter Bariton
É a categoria do barítono alto. Uma poderosa voz capaz de diversos nuances e caracterização fina e hábil. Esta categoria inclui os papéis geralmente associados com o repertório de Verdi e Puccini. Este Barítono deve ser um “peso” no palco. Ele deve ser poderoso em som e aparência, e possuir uma ressonante voz aguda. Os principais papéis para Charakter Bariton incluem os papéis padrões de Verdi como Rigolleto e Iago em Otello, e os potentes papéis de Puccini como Scarpia em Tosca, Marcel em Il Tabarro, e Gianni Schicchi. Seu repertorio alemão inclui o Musiklehrer em Ariadne auf Naxos, os quatros vilões em Os Contos de Hoffmann, Alberich em O ouro do Reno e Klingsor em Parsifal.
Registros
• Registro agudo: É um registro de grande extensão, é vigoroso e muito brilhante com timbre muito metálico, possui muita intensidade e uma incrível amplidão sonora.
• Registro central: É o registro onde possui maior amplidão, maior dramaticidade e vigor, é robusto de caráter serio e altivo, mas pode ser grotesco e até cômico.
• Registro grave: É de boa intensidade, muito seguro nas notas graves e extende-se até o registro agudo com a mesma facilidade.
Personagens
• De Sirieux, em Fedora, de Humberto Giordano;
• Guilhaume Tell, na homônima ópera de Gioacchino Rossini;
• Escamillo, em Carmem, de Georges Bizet;
• Barnabá, em La Giocconda, de Amilcare Ponchielly;
• Rigolleto, na Homônima ópera de Giuseppe Verdi;
• Machbeth, na homônima ópera de Giuseppe Verdi;
• Rodrigo, em Donn Carlo, de Giuseppe Verdi;
• Ford, em Faustaffe, de Giuseppe Verdi;
• Faustaffe, na homônima ópera de Giuseppe Verdi;
• Ezio, em Attila, de Giuseppe Verdi;
• Paolo, em Simom Boccanegra, de Giuseppe Verdi;
• Nabucco, na homônima ópera de Giuseppe Verdi;
• Dodge, em I due Foscari, de Giuseppe Verdi;
• Amonasro, em Aída, de Giuseppe Verdi;
• Donn Silva, em Ernani, de Giuseppe Verdi;
• Tonio, em I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo;
• Pizzaro, em Fidélio, de Ludwig van Beethoven;
• Daparutto, em Os Contos de Hoffmann, de Jacks Offenbach;
• Gianni Schicchi, na komonima ópera de Giaccomo Puccini;
• Marcel, em Il Tabarro, de Giaccomo Puccini;
Exemplos de cantores
•Matteo Manuguerra, Gian Giaccomo Guelfi, Dietrich Fischer-Dieskau, Aldo Proti, Piero Mastromei, Gino Bechi, Paulo Fortti, Sebastião Teixeira, Paulo Schotz, Carlo Tagliabue, Dimitri Hvorostovsky, Frederich Burchnall, Paulo Fortes, Robert Merrill, Paolo Silveri.
Tessitura usual: Sol1 ao Lá3.
BARÍTONO LIRICO
É o timbre típico do Barítono: É expressivo, igualmente timbrado, de sonoridade melódica harmônica, dinamicamente flexível. Possui uma cor escura e aveludada, a agilidade não é espontânea, mas não é impossível.
Na Escola francesa
É destacado na categoria
[editar]
Baryton Lyrique
É a categoria do barítono lírico. É a voz mais comum da categoria dos Barítonos, de tessitura restrita e timbre acobreado. Também chamado de d’opera comique.
Na Escola alemã
É destacado na categoria
[editar]
Kavalier Bariton
É a categoria do baritono lírico. Uma voz metalica, que pode cantar ambas frases Líricas e Dramáticas, uma cor baritonal nobre e equiparada, com boa aparência física. O Kavalier Bariton possui uma certa potencia vocal que o Spielbariton e canta uns papéis de maior importância no palco. Ele deve ser atrativo o bastante para cantar Mandryka em Arabella, o papel-titulo em Eugenie Onegin e o de Don Giovanni. Distinto do Lyrischer bariton ele deve possuir a qualidade vocal para cantar Posa em Don Carlos e Germont em La Traviatta. Alem disso, ele é geralmente incumbido com o papel do Conde em ambos Lê nozze di Figaro e Der Wildschütz.
Registros
• Registro agudo: É um registro um tanto curto em comparação aos demais barítonos, mas é expressivo aveludado e possui uma boa intensidade.
• Registro central: É um registro de cor escura, mas aveludado, legato, bastante flexível, apto a declamações e textos falados.
• Registro grave: É um registro de media intensidade. Embora possa cantar papéis de barítono alto.
[editar]
Barítono Brillante
É o barítono lírico com maior agilidade e aptidão a passagens de coloraturas, deve possuir articulação pronta e um registro agudo seguro.
Personagens
Brillante
• Figaro, em O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini;
• Taddeo, em L’italianna in Algeri, de Gioacchino Rossini;
• Dardini, em La Cenerentola, de Gioacchino Rossini;
• Lescaut, em Manon Lescaut, de Giaccomo Puccini;
• Silvio, em I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo;
• Fra Mellitone, em La Forza del destino, de Giuseppe Verdi;
• Conde, em Lê nozze di Figaro, de Wolfgang Amadeus Mozart;
• Guglielmo, em Cosi fan Tutte, de Wolfgang Amadeus Mozart;
• Papageno, em A Flauta Magica, de Wolfgang Amadeus Mozart;
• Belcore, em L’elisir d’amore, de Gaetano Donizetti;
• Valentin, em Faust, de Charles Gonoud;
Lírico
• Sharpless, em Madama Butterfly, de Giaccomo Puccini;
• Marcelo, em La Boheme, de Giaccomo Puccini;
• Albert, em Wherther, de Jules Massenet;
• Mercutio, em Romeo et Juliette, de Charles Gonoud;
• Marullo, em Rigolleto, de Giuseppe Verdi;
• Germont, em La Traviatta, de Giuseppe Verdi;
• Miller, em Luiza Miller, de Giuseppe Verdi;
• Masetto, em Donn Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart;
• Onegin, em Eugenie Onegin, de Piotr Ilich Tchaickovsky;
• Wolfram, em Tannhäuser, de Richard Wagner;
• Escamillo, em Carmem, de Georges Bizet;
Exemplos de cantores
Brillante
• Saturno Melleti, Piero Capuccili, Giuseppe Lammachia, Alan Held, Tito Gobbi, Ernesto Badini, Hermann Wiedemann, Erich Kunz, Hermann Prey, Dale Duesing, Rolando Panerai.
Lirico • Sherril Milnes, Rolando Panerai, Leo Nucci, Jean-Christophe Benoit, Heinrich Schlusnus, Thomas Hampson, Mariuz Szcwiescen, Tito Gobbi.
Tessitura usual: Sol1 ao Lá3.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bar%C3%ADtono_Lirico"
BARÍTONO LEGGERO
É o timbre mais leve entre os barítonos, de grande extensão aguda e cor clara, possui grande agilidade e é flexível dinamicamente, é conhecido no repertório francês em operettas e óperas escritas para a voz de Jean-Blaise Martin – “Barítono Martin” que criou diversos papéis em operetas e um estilo de técnica anasalada que torna o timbre mais claro e menos volumoso, o idioma francês ajuda na emissão anasalada e nas palavras pronunciadas no palato duro.
Na Escola francesa
É destacado na categoria
[editar]
Barítono Martin
É a categoria especial do barítono leggero. Possui a tessitura mais aguda, a mais clara e mais ágil, mas, a menos potente de toda a família dos Barítonos. Também chamado de legér, elevé, tenorisant, di viennois, d’ opérette. [Jean-Blaise Martin (1768 – 1887)].
Na Escola alemã
É destacado na categoria
[editar]
Lyrischer Baryton
É a categoria do barítono leggero. Uma voz maleável, flexível com uma linha madura e um extenso registro agudo. A categoria Lyrischer bariton é extremamente importante nas casas de Operas alemãs, desde que ele tenha de um caráter variado. Este Barítono deve ser um excelente ator e apto para cantar igualmente bem todos os registros de sua voz. Ele também deve ser ocasionalmente decisivo, para executar o papel secundário de Silvio em I Pagliacci de Barítono Dramático. Isto não é necessário possuir um super agudo na ordem para cantar esta categoria, mas, é necessário possuir um bom Sol Agudo.Papageno em A flauta mágica, Figaro em Il Barbiere di Sevilla, Malesta em Don Pasqualle, Harlekin em Ariadne auf Naxos e Dandini em La Cenerentola são típicos papéis de Lyrischer bariton.
Registros
• Registro agudo: É um registro extenso de timbre leve e cor clara, tem grande facilidade em emitir notas agudas e pode até alcançar um Dó agudo de Tenor, ao contrário do Barítenor não possui timbre metálico nem grande volume. A agilidade está sempre pronta e possui articulações fáceis, prestando-se a papéis cômicos e de agilidades.
• Registro central: É um registro de menor intensidade que os outros barítonos a emissão anasalada e a pronuncia francesa ajuda à clareza das notas e a leveza do timbre recai sobre os matizes e a dinâmica muito flexível. De grande aptidão ao legato expressivo e agilidade sempre pronta.
• Registro grave: É um registro menos volumoso de pouca intensidade e sonoridade clara, a extensão é menor até que o tenor Dramático.
Personagens
• Florestan, em Veronique,
• Danilo, em A viúva alegre,
• Pince Sou Chong, em Pays du Sourire,
• Clement Marot, em Basoche,
• O Marques, em Os sinos de Corneville,
• Ange Pitou, em La fille du Madame Angot, de Charles Leqoc;
• Hamlet, na homônima ópera de Ambroise Thomas;
• Silvio, em Il Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo;
• Harleckin, em Ariadne auf Naxos, de Richard Strauss;
Exemplos de cantores
• André Baugè, Gerald Bussey, Gerald Theruel, Armand Crabbé, Charles Panzéra, Pierre Bernac, Jean Périer.
Tessitura usual: Sol1 ao Lá3. (Dó4).
|