Dúvidas sobre nossos diferentes registros (duas gravações minhas)

    Autor Mensagem
    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok


    Olá, pessoas...

    Esses dias aí, eu estava conversando na net com o rodrigogarcia e fiz uns testes de impostação na brincadeira... talvez vocês possam me ajudar também!

    Eu gravei um Fá3 (notação nacional - primeira casa da primeira corda do violão) em quatro diferentes impostações. É um arquivo só, com uma sequência de quatro Fá3.

    - O primeiro Fá3, acredito que seja voz de peito, mas tá muito soprada... (não é falsete);
    - O segundo, eu fiz em voz de cabeça (imitando uma impostação tipo André Matos);
    - O terceiro, não sei exatamente o que é... creio seja voz mista (imitando uma impostação tipo Bruce Dickinson);
    - O quarto é falsete.

    Minhas dúvidas estão mais no primeiro e no terceiro registro, que não consigo identificar muito bem onde está ressonando.

    Eis o arquivo: Fá3 - Danckor


    O outro arquivo é um Ré4 que fiz com a mesma impostação do terceiro registro do arquivo anterior. Se eu tentar esse Ré4 em voz de cabeça como no segundo registro do arquivo anterior, acabo caindo em falsete. Mas fazendo da forma que fiz aí, tenho impressão de ser voz mista! Entretanto, por ser uma nota bem agura para um barítono, pode ser que seja apenas voz de cabeça.

    Eis o segundo arquivo: Ré4 - Danckor

    Estou postando essas dúvidas, porque ainda não consigo diferenciar totalmente os passaggios de peito-cabeça e cabeça-falsete... além do que, muitas vezes não sei quando estou em voz de peito, mista, cabeça ou falsete, quando canto nessas regiões de passaggio.

    Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar!


    OBS.: A qualidade dos arquivos não está muito boa, pois gravei enquanto conversava no msn!!!

    Mento077
    Veterano
    # out/06
    · votar


    putz cara poe em outro host, pq no rapidshare só da pra pegar um arquivo por hora, hehe

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    O primeiro fá é espremido, na garganta.
    O segundo é de peito, pois não tem cobertura é todo aberto.
    O terceiro é a mesma coisa só que o som está coberto ou seja já é voz de cabeça.
    Quanto ao ré4, me parece voz plena então: voz de cabeça novamente.

    Resumindo: barítono onde? isso é cor e extensão de tenor. Não tem nenhum barítono aí.

    rodrigogarcia
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    cara vai por mim lembra q agente tem quase o mesmo timbre! a minha voz é minima coisa mais grave! observa estes 3 baritonos... e tem gente q diz q renato russo e elvis sào tenores, mas juro q nao vou discutir isso de novo, mesmo! e sua voz é lirica!

    - observa a cor dos tres a sua é a cor do baritono mais agudo! 1 min e 55 seg, ou canta um musica do josh groban q vai sair bem parecido!

    rodrigogarcia
    Veterano
    # out/06
    · votar


    esse d4 meu é voz de cabeça e a ultima nota é meia mista hahaha (é q um professor falou) eu nao faça a menor ideia do que to cantando só tentei fazer a nota, mas ta engraçado.

    http://rapidshare.de/files/37286529/d4_por_rodrigo.wma.html

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06 · Editado por: membro
    · votar


    Então tá então. Um falsetão desses.

    Pensam que cantar essa ária é brincadeira? Esse é o Gedda e muito poucos tenores conseguem pegar um ré cheio (decente).

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Tem que tomar cuidado pra ver se não é um barítono sem graves eheheh

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cantante
    rodrigogarcia
    Minha cabeça deu um nó...
    Eu vou fazer o seguinte: vou gravar uma escala de F1 até G2, uma escala de C3 até A3 numa impostação e C3 até D4 (se eu tiver fôlego) em outra impostação. Daí eu posto aqui pra vocês darem uma comparada!!!

    ___
    Cantante
    O segundo é de peito, pois não tem cobertura é todo aberto.
    O terceiro é a mesma coisa só que o som está coberto ou seja já é voz de cabeça.
    Isso foi exatamente o que eu não entendi... pensei que tinha feito voz de cabeça no segundo e mista no terceiro. A minha cobertura dá idéia de limitação, mas quando eu postar as escalas que citei, vai ficar mais claro o que eu to fazendo!

    Obrigado por ouvir minha tosquera aí! =D

    ___
    rodrigogarcia
    Cara, eu não achei que foi falsete não! Se bem que a qualidade da gravação não está muito boa, tá saturando nos agudos, daí fica difícil saber, pois a saturação muda um pouco o timbre! Mas que foi agudinho, foi sim!!! Hehehe...

    ___
    Mento077
    Dá idéia de outro host aí, meu!!! =)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    È uma coisa simples. Se vc for tenor a sua passagem deve ser entre mi e fá#3. Tudo o que estiver abaixo dessas notas e o que vc fizer acima delas SEM cobertura é registro de peito. (lembra do belting, registro de peito em agudos que para uma boa saúde deveriam estar cobertos, mas não estão)
    Dessas notas de passagem para cima COM cobertura vc estará no seu registro de cabeça. Um ré4 só é possível no registro de cabeça, porque tem que ser coberto senão não sai. Daí a dizer que acho dificil vc ser baritono porque a não ser que vc seja um fenômeno, baritono não tem essa nota (ré4).

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cantante
    Se você puder, dá uma ouvida (não sei se você já ouviu... não me lembro!!!) na minha gravação de Aces High!

    Ali eu gravei com a mesma impostação que fiz o Ré4!

    =)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Meu...QUEM disse pra vc que vc é barítono????? nada a ver.

    Aproveitei pra dar uima analisada na voz. Ótimo vc alcançar os agudos, MAS a voz está muito presa. Está saindo na força. Isso feito desse jeito por enquanto sai, mas daqui há algum tempo vai ficar cada vez mais difícil.
    Tem que tirar da garganta, deixar a voz livre. Está saindo na raça e a tendência é decair. Alcance vc tem. Agora tem que fazer isso com menos esforço.

    felipecfh
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Vc deve ser um Tenor Dramático...
    Dá uma olhada na descrição:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tenor_Dramatico

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cantante
    Meu...QUEM disse pra vc que vc é barítono?
    Bom, quando entrei no Coral da UFU, a regente (Edimar Ferretti - soprano) disse que eu "poderia" ser barítono e me colocou junto com os baixos. Depois de um tempo, comecei a cantar com os tenores, mas tinha dificuldade com o Sol3 (hoje não tenho mais). Nunca consegui ir além do Lá#3 sem falsete, a não ser quando uso aquela impostação que usei em Aces High!

    Depois, ouvindo tenores e barítonos, não me identifiquei muito com os tenores... e no fórum, mais de uma pessoa disse que eu poderia ser barítono, talvez barítono lírico!

    Aproveitei pra dar uima analisada na voz.
    Você ouviu as outras gravações minhas? Em Regression e em Boas Vindas, achei que minha voz soou mais baritonal! Sei lá...

    MAS a voz está muito presa.
    Pois é... se eu libero mais a voz, parece que vai cair na garganta, fico com medo, parece que vai doer... hehehe... não sei se estou usando muita cobertura, e daí é dificílimo passar para o falsete! Se eu canto como aquele Fa3 que eu achava ser voz de cabeça e você disse que era peito, eu faço um passaggio mais seguro...

    Ainda não consigo controlar direito as coisas e não quero forçar muito, sabe! Realmente os agudos estão saindo na raça, mas ainda não sei como diminuir o esforço... consigo menos esforço cantando no que eu achava ser voz de cabeça!!!

    Tô ficando lelé da cuca já... hehehe...

    ___
    Galera
    Na verdade, não estou tããão preocupado com minha classificação vocal! Quero saber onde minha voz está ressonando, por isso vou gravar as escalas que falei assim que estiver em casa, com uma qualidade mais decente, daí dá pra vocês analisarem melhor...

    Muito obrigado a todos vocês pela ajuda aí... \o/

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Exato, vc está cobrindo em excesso, daí tem que subir na força. O negócio é liberar a voz cantar mais aberto (porém coberto nos agudos), mas mais aberto do que vc está fazendo. Aproveite bem cada A que tiver na música e pense neles como Á com acento.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    mas ainda não sei como diminuir o esforço... consigo menos esforço cantando no que eu achava ser voz de cabeça!!!

    Cara, talvez seja uma questão de treino. Procure pegar alguns momentos só pra acertar o posicionamento da laringe para que a voz saia mais fácil, sem cantar nada, sabe? Lembra do lance do bocejo que eu te falei uma vez?? Então, procure emitir a voz como um instrumento de sopro, sem esforços e tentando controlar minimamente cada nota. Va praticando isso aos poucos, sem forçar muito de uma vez. Eu sempre te dizia que professor era importante (lembra?) justamente pra esse tipo de situação. Exercícios são chato, mas são fundamentais. Me lembro qdo comecei a cantar e ficava doido com os exercicios de respiração, mas lembro tb que cantava 5 músicas no ensaio e me sentia cansado, sem folego. Hoje eu saio praticamente do msm jeito que entrei.

    Abs!

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cantante
    Aproveite bem cada A que tiver na música e pense neles como Á com acento.
    Hummmm... to sacando!!!

    ___
    Christhian
    Vou tentar treinar mais, mas eu já vivo fazendo isso aí que você falou: tentar controlar a laringe em cada nota sem cantar nada, e acho que já dei uma melhorada!!!


    Thank you all folks... I'll be back!

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cantante
    Christhian
    Caras, a regente do Coral me disse de novo que eu sou barítono (mas ela não tem muita certeza)... disse que meu timbre é de barítono. Quando falei sobre o Ré4, ela disse que era impossível pra mim!!! E disse que a ópera mais aguda vai no máximo a Dó4...

    Ela queria me ouvir, mas como era ensaio do coral, nem deu... ela desconfiou mesmo que era possível mandar um Ré4 sem falsete!!!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Primeiro de tudo tem ópera que tem nota mais aguda que dó4 para tenor.

    Eu tenho um amigo que cantava o mi4 em voz plena na boa e não era vozinha pequena não.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cantante
    Pois é... eu li alguns posts aqui no forum e li algo sobre Sol4, então acho um Re4 bem xué perto disso! Hehehe...

    Você poderia dar uma ouvidinha na minha última postagem e comentar por lá?

    Eis o link: No One Like You - Sarah Brightman

    Abração, meu fi!!!

    Leopold
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Sumiu tudo rs...

    Gansinho
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    É a cara do Chris fazer isso. uhauhauha
    E já já a gente toma esporro por continuar postando no tópico! auhuhauha

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/12
    · votar


    Né? Eu sou o faxineiro do fórum! :P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre nossos diferentes registros (duas gravações minhas)