Apito/Whistle e Flauta/flageolet

Autor Mensagem
Gippe
Veterano
# mai/04


E ae galera, há um tempinho atrás ouve um certo rebuliço qnt ao registro whistle, Mariah Carrey, e tal, e as coisas se perderam no ar. Ouve uma polêmica qnt ao registro whistle em voz masculina, e achar q aquilo q a Mariah faz em suas canções é whistle. Bem, uma parte da galera q causou o reboliço acabou num postando mas aqui, e o assunto se perdeu sem muitos esclareciments, mas acho q aqui vale esclarecer a quem estiver interessado.
1° - Mariah Carrey naum faz whistle (naum q eu saiba), aqueles gritinhos delas saum denominados registro de flauta, ou flageolet register, e quanto a esse registro, aqui vaum as palavras do Felipe Abreu:
"Esse registro é caracterizado "por
uma grande tensão longitudinal dos ligamentos vocais, um "damping"
considerável da parte posterior das PPVV (pregas vocais) que gera uma massa
menor de vibração das PPVV, e tb pressão subglótica elevada. É um registro
que começa (em geral) a partir do dó 5 (dó 6 na literatura anglo-saxônica).
(OBS: "damping" é quando uma parte das PPVV não vibra, deixando a vibração
apenas numa pequena porção das PPVV - o efeito é naturalmente a agudização -
pensem no mecanismo das cordas do violão quando pressionadas p/ gerar uma
nota mais aguda - apenas uma parte vibra, a outra não)."


Registo de apito/whistle eh outra coisa, uma conformidade diferente q se resume em assobio das pregas vocais (quem ouviu aquela minha gravaçaum deve lembrar, aquilo eh whistle, consequentemente, HOMENS TEM SIM WHISTLE, agora quanto ao registro de flauta/flageolet, talvez, num se sabe ao certo ainda). Bem, aqui vaum as palavras do Felipe quanto a este registro:
"O assobio laríngeo, segundo Zemlin, seria caracterizado pela extrema tensão
das PPVV e há uma pequeníssima fenda (em torno de 1 milímetro) por onde o ar
passa, exatamente como em um assobio."


Bem, esclarecendo um terceiro equívoco. Na gravaçaum q eu postei e q apenas alguns daqui escutaram, havia primeiro uma escala em trrr onde eu entrava em whistle, e em seguida eu entrava num registro ainda mais agudo, porém diferente do primeiro, pois tal registro era inspiratório (puxando o ar). Esse registro chama-se fonaçaum inspiratória, q naquelas notas pode ser descrito basicamente como "um whistle ao contrário", pois o assobio laríngeo se dá de fora para dentro.

Bem, o post eh longo, eu sei, mas achei necessário esclarecer alguns conceitos errôneos q foram apontados aqui pra galera do forum de [o].

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


Gippe
o gippe querido...tudo o q vc postou, com exceção da última parte, sobre Felipe Abreu eu postei no outro tópico....então o assunto não ficou tão perdido assim...acho q vc não leu....

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


floor jansen
Ah eh??? q tópico??? Num me lembro de ter lido.

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


Gippe
num dos tópicos da Mariah...esse material é da PV...e Felipe Abreu não confirma o whistle masculino, apenas disse q não há escrito em lugar nenhum q é tipicamente femino como no caso do registro d flauta....
Não leve a mal o q estou dizendo, é q como postamos o q foi dito por outra pessoa, temos q ser fiel no q a pessoa diz, pq aqui algumas pessoas fazem parte da PV, então poderia ser interpretado d maneira errada...

marcio bigeyed
Veterano
# jun/04
· votar


quando o Gippe fala de um agudo inspirando lembro que o que a Mariah Carey faz, junto c/ o agudo expirando, na música All in your mind, versão do CD, pode bem ser isso ... quanto ao registro de flauta sempre pensei que era o mesmo do whistle. Ambos são bem agudos, né? Intaum, tem alguma diferença prática?

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


marcio bigeyed
Acredito eu q sim, no modo da execução....

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
eu jah penso que não.
O registro de apito e o de flauta na execução tem diferenças e no som que se parecem. Penso assim.

Gippe
Ah gippe, vc falou uma vez de "fry". Por acaso tu tens alguma definição correta de fry pra me passar?

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


Gippe
eu faço esse registro puxando o ar...soltando não!

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
pela definição do Felipe tem sim...

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
e lendo o q vc disse, foi exatamente o q eu disse....tem diferença na execução....
pq vc disse não?

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
ih, acho q nao entendi...ahahah...

Tá mas entao vc concorda comigo e pela definição do Felipe dá pra se basear nisso, que:

"Os sons de registros de flauta e de apito são parecidos, mas a execução é diferente."


pra deixar bem claro...eheheh =]

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
exatamente!!! SEM SOMBRA D DÚVIDA...rs....

Gippe
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
Oi linda!!! Naum, quanto ao whistle ele confirma sim, mostrei pra ele pessoalmente e ele afirmou q era registro de apito. Por isso q soube q o inspirado se chamava fonaçaum inspiratória, foi ele q me exclareceu, ele soh num compreendeu o fato de eu ter várias notas nesse registro, mas infelizmente no dia q eu mostrei pra ele minha mucosa estava levemente alterada, num deu pra mostrar pra ele bem legal, mas ele conseguiu captar.

marcio bigeyed
Sim, tanto o whistle qnt o flageolet saum bem agudos, mas o de flauta eh mais belo, possibilita o vibrato e talz. Se bem q acredito q a mariah consiga unir o registro de flauta com o de apito (se eh q isso eh possivel), isso explicaria o fato dela atingir notas taum altas (o de apito geralmente eh mais agudo q o de flauta)... Ela tbm faz o registro expirando??? Nossa, num sabia, em q música, nessa all in your mind??? vou dar uma escutada... d q cd eh?

Barbara Jolie
Fry, tanto homens qnt mulheres te a capacidade de executar... mas a definiçaum mesmo eu vou consultar a apostila q ganhei no Workshop do Felipe, lah tah definindo direitinho, daih eu posto aqui. Abro um tópico sobre o assunto, de repente.

FáBiO LiOnE
Qnd vc puxa o ar, vc consegue variar as notas, ou fica apenas numa coisa soh?

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Gippe
Ok, faz isso sim, nao esquece, pois tenho dúvida qnto a isso.=]

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


Gippe
consigo algumas notas si!

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Gippe
q máximo!!!!!!!!!!!!!!PARABÉNS!!!!!!

Gippe
Veterano
# jun/04
· votar


FáBiO LiOnE
me grava e me manda por email. Quero ouvir como os outros soam nesse registro, pode ser???
Barbara Jolie
Jamais esqueceria de vc, barbarita... pode deixar q eu posto abro um tópico amanhã mesmo, com a definiçaum exata de fry...

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


Gippe
Ainda tenho que trabalhar melhor!!!
por que eu não ligo direitinho com a voz...sabe...

Gippe
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
Parabéns??? Pq, eh meu niver og??? hehehheheheheh... o dia q eu aprender a usar esse registro eu me sentirei parabenizado, mas ateh lah isso soh me serve pra imitar o mickey mouse!!

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Gippe
já escutei painkiller do Judas Priest? Tem uma hora na música, q começa 1min47 - q me parece muito um whistle, tanto q nem dura muito...escute e me fale....

Gippe
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
Jah escutei, mas prefiro a versaum do angra... mas vou escutar a versão do judas soh pra ver se capto o whistle do cara.

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


Gippe
tbém prefiro o Dedé claro...mas escute....

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


Gippe
floor jansen
PREFIRO 10 mil vezes o halford nessa música!!

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


FáBiO LiOnE
eu não....Dedé é tudo d melhor...

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
não não!!o fábio lione é tudo de melhor! ;)

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


FáBiO LiOnE
só se for vc...do contrário se for o outro, fico com o Dedé...

marcio bigeyed
Veterano
# jun/04
· votar


marcio bigeyed
Sim, tanto o whistle qnt o flageolet saum bem agudos, mas o de flauta eh mais belo, possibilita o vibrato e talz. Se bem q acredito q a mariah consiga unir o registro de flauta com o de apito (se eh q isso eh possivel), isso explicaria o fato dela atingir notas taum altas (o de apito geralmente eh mais agudo q o de flauta)... Ela tbm faz o registro expirando??? Nossa, num sabia, em q música, nessa all in your mind??? vou dar uma escutada... d q cd eh?


Na All in your Mind do 1° CD, ela vai e volta com o agudo, então acho que ela inspira e expira, blza!

floor jansen
Veterano
# jun/04
· votar


marcio bigeyed
não ouvi, mas acredito q esta inspiração seja para buscar o ar...

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
sou eu sim!!!que lindo!!

FáBiO LiOnE
Veterano
# jun/04
· votar


floor jansen
você prefere euzin do que o dede?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Apito/Whistle e Flauta/flageolet