Para Camilla e Gippe (Whistle mais uma vez)

Autor Mensagem
Eduardo Mazziotti
Veterano
# mai/04


Camilla, acabei de ouvir o arquivo do Gippe, na PVI. Você chegou a ouvir o exemplo da aluna do Alfred Wolfsohn, que mandaram há umas duas semanas atrás na lista ? Não notou uma certa semelhança ? Até comentaram na lista, da "voz de passarinho"...Vou ver se mando uma mensagem pra lista apontando isso.

O Whistle que eu faço é bem diferente disso, Gippe; é extremamente agudo, mas não chega a ser um assobio como o do Gippe. Pelo que eu ouvi, é uma colocação diferente; meu whistle vem mais soproso, porque eu não aprendi a colocá-lo direito (e nem sei se vou), e exige relaxamento de pregas vocais e tensão (sim, tensão) da musculatura da laringe, mas sem sua elevação. Isso falo por mim mesmo, não sei qual a colocação você utiliza nem o nível de tensão que, estou me baseando apenas no exemplo sonoro, portanto posso estar bem errado.

Quando você faz esse "whistle", qual a sua sensação ? Você expele ar ou o faz inspirando ? Sente algum tipo de tensão ? Aonde ? Já conseguiu fzer uma passagem sem quebra, mesmo que seja em vogal estática (só As, só Es, ets...) ou em vocalizes ?Consegue articular palavras ou só "gritos" como o do exemplo ?

Desculpe tantas perguntas, mas essa colocação é totalmente nova pra mim (acho, pelo menos) e quero tentar entendê-la.
Abraço

Camilla
Veterano
# mai/04
· votar


Eduardo, Gippe e demais participantes do Fórum,

Nenhum dos associados da PVI se manifestaram à respeito do som que o Gippe chama de "Whistle Register"... estou aguardando a opinião deles ainda.

Não quero PROVAR QUE ESTOU CERTA E QUE O GIPPE ESTÁ ERRADO; apenas quero saber a verdade... pois até onde sei, vozes masculinas NÃO ENTRAM EM REGISTRO DE APITO(WHISTLE).

Vejo muita gente aqui falando torta-direita deste registro sem ao menos saber O QUE É... muitos participantes vêem aqui na boa intenção de aprender algo, pois não possuem recursos, tempo ou sei lá o que para buscar um professor de canto... então é bom que aprendam CERTO.


GIPPE,

O som que você demonstra é realmente bem agudo; mas nem por isso é um WHISTLE REGISTER!!! Pra mim, o que vc fez nada mais foi que um tipo de VOCALISE numa afinação bem aguda; vibração de LÍNGUA!!!!

E eu já disse uma vez aqui: VOCALISE É UMA COISA... CANTAR É OUTRA. O registro "whistle" é caracterizado quando A CANTORA usa uma voz muito semelhante a um APITO para CANTAR. Vide Mariah Carey. Se você conseguir cantar "Parabéns pra vc" ou "atirei o pau no gato" NESSA AFINAÇÃO, então PODE SER que você faça o tal registro.

A imagem que veio a minha cabeça, ouvindo o som, foi que você usou altíssima pressão para coaptação(fechamento) das pregas vocais... vc deve ter ficado "vermelho" e com a voz alterada (meio rouca)... estou certa?

Bem, pra mim ainda, vozes masculinas NÃO ENTRAM EM WHISTLE REGISTER.

Estou aguardando opiniões dos professores de canto da PVI.


Beijos,
Camilla.

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


Camilla
eu acho que você está errada...

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


FáBiO LiOnE
não tá não amor, esse registro não é aplicado aos homens....até q se prove o contrário.....não estou dividando d nada, é q do ponto científico ela está correta....

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


floor jansen
aaaaaaaaaahhhhhhhhh...mas é mesmo provado científicamente???nossa...que estranho...já vi um montão de gente falando que tem o apitinho!!a ciência errou ou o pessoal confunde as coisas!!
aquilo que eu ouvi do gippe é bem agudo...não pego aquela nota com falsete...

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


FáBiO LiOnE
é agudo sim....mais parece um assovio, mas é bem diferente do whistle, sério...por exemplo no final de someday, a Mariah faz um...como não é o mais fino dela, consigo fazer sossegado no agudo, e tbém no whistle....
então não é difícil qdo se tem um super agudo, mas o modo de execução do whistle é bem diferente....

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


floor jansen
alguém pode me explicar como fica as pregas vocais nesse registro?

Camilla
Veterano
# mai/04
· votar


Gente,

O Márcio Mazziote deu uma grande idéia... por favor visitem este endereço; lá tem um link onde vocês poderão escutar uma cantora fazendo toda a extensão de um piano(!!!!)... em um dado momento, ela faz um som muuuuito semelhante ao que o Gippe demonstra na gravação; AQUILO NÃO É WHISTLE!!!! APESAR DE SER HIPER AGUDO...

http://www.showandtellmusic.com/pages/galleries/gallery_t/voxhumana.ht ml


beijos,
Camilla.

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


Camilla
acabei d ouvir é igual ao do Gippe ou muito parecido, e não whistle mesmo....

FáBiO LiOnE
não sei explicar direito, mas as cordas vocais ficam tensas - mas não pode doer...e p/ soltar o som tem q ficar muito relaxado, e fazer muita força com o diafragma...treino há muito tempo, e só agora q eu consigo...mesmo assim não é perfeito, e eqto a Mariah brinca com o registro dela, eu só consigo fazer uma subida....

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


Camilla
eita que estranho!!mas ai é mulher!

Camilla
Veterano
# mai/04
· votar


Ai, gente!

Eu desisto!

Então, tá! HOMENS ENTRAM EM REGISTRO DE FLAUTA, IGUAL A MARIAH CAREY, YMA SUMAC E RACHELLE FERREL!

É por isso que muitos cantores masculinos cantam como a Mariah! É por isso que a gravação do Gippe é IGUALZINHO os gritinhos trinca pedra da Mariah...

Eu não toco mais neste assunto.

Fui,
Camilla.

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


Por favor, eu quero ouvir este arquivo.

floor jansen
Veterano
# mai/04
· votar


Barbara Jolie
está na PI...acho q vc tem q se registrar....

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


Eita... pq sempre qnd um tópico eh com meu nome dah polêmica? Bem, como diria Jack, o estripador, vamos por partes:

Eduardo Mazziotti
BEm, na verdade aquela gravaçaum num tah das melhores, mas dah pra c ter uma idéia. A vocalize em trrr no começo serve para facilitar a passagem pro apito no começo da gravaçaum (num chamo mais de whistle soh pra ninguém me chingar), aquilo obviamente eh expelindo o ar do início ao fim da escala. Depois, na escala retrógrada (q por sinal tava falhando, q bost*) fiz de fora pra dentro, isto eh, puxando o ar para o pulmaum, eu num sei explicar exatamente a posiçaum q minha garganta torna internamente, mas posso lhe dizer q ela encolhe, se expreme mesmo, mas sem machucar nem nada, num cansa, num dói, num arde, num fico vermelho e geralmente a balada num falha tanto qnt falhou, mas eh aquilo mesmo, agudo, chato e irritante. Se num me engano (com certeza naum, minha fessô q disse) paira na sexta escala, o tom mais confortável eh o mi6. Bem, na verdade minhas aulas ainda estaum direcionadas a treinar meu tenor e tal, as anomalias ficam para depois, como sugeriu minha professora.

Camilla
Bem, eh um tanto petulante cogitar a hipótese q um homem humilhar uma profissional mulher (mariah Carey) no registro agudo, caso num pense assim, peça para mariah me humilhar no registro de peito e sub-basal, mas em fim, se num eh whistle, num sei o q eh, apenas desconheço qualquer outro tipo de denominaçaum. Naum fico vermelho nem nada disso, num uso tecnologia de alta pressaum (hauhauhauah) e muito menos fico rouco, como vc citou, pelo contrário minha voz fica melhor. Dah pra falar nesse tom (pareço uma formiga dos dezenhos disney) e dah pra cantar parabéns pra vc, atirei o pau no gato, se vc estiver interessada eu gravo e mando, mas vou logo avizando, eh chato bagarai.

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


Camilla
eita...calminha moça!!defenda seu ponto de vista até o último momento oras!!não fuja da discussão não!

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


Ae!!!!
Quem tiver o arquivo e tiver meu msn, passe pra mim por favor?

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


http://www.showandtellmusic.com/pages/galleries/gallery_t/voxhumana.ht ml

Cara. o_O!!!! É mais ou menos isso q faço, se isso for o whistle entao eu faço, ahahah.
só q é mto feio o dessa muié ae.

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


Gippe
Aêêê!!!! Ouvi!!!!
Parabéns cara, tu é um fenômeno....eheheh
Vamos trocar as cordas???? ehehehe

De mais........se eu precisar em algumas musicas minha, do whistle, tu já tá contratado. Para fazer os arranjos.blz?
Puts...consegue em vários tons, beleza!!! =D



Alguém mais consegue aqui?

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


dah pra ver nitido q eh whistle. Ele "pula" do registro normal para o de flauta.


E gippe, vc consegue os harmônicos tb?

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


Barbara Jolie
Vamos trocar as cordas???? ehehehe
Opa, vamos, tua voz eh linda, hauahauhauua, aih eu saio no lucro :D
Bem, qnt aos arranjos, beleza, ateh consigo uma quantidade relativamente boa de notas, mas ainda num vejo beleza alguma naqueles apitos, mas eh engraçado, convenhamos. Pareço a própria formiga atômica, hauaauhauahauhauha

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


Barbara Jolie
E gippe, vc consegue os harmônicos tb?
Como assim??

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


Gippe
tua voz eh linda, hauahauhauua, aih eu saio no lucro :D
Puxa! Nem esperava elogio, sério mesmo....eheheh valeu! =]

mas ainda num vejo beleza alguma
Mas tipow....tu nao vai ficar soh nos apitos....vai ter outras vozes juntos...melhor conversar contigo pelo msn, pra te falar nossas idéias.


os harmônicos q digo, várias vozes produzida por uma pessoa só, tipow os overtones, mas nao tao graves qnto ao dos monges lah. Se tu conseguir isso tb, te digo, tu é um FENÔMENO. Minha professora de teoria falou, o instrumento é considerado ótimo pela quantidade de harmônicos q ele faz, tipow violino. Imagina na voz, se ninguém faz, se conseguir um harmônico já é assustador....eeheheh =P

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


Barbara Jolie
Ah, soh faltava o overtone, daih sim me dissecavam para estudos ufológicos. Gippe, o ET do forum... NM.

PS.: NM, pra quem num sabe, significa ninguem merece.

Barbara Jolie
Veterano
# mai/04
· votar


Gippe
heheheh se eu fosse vc, nao daria a mínima para isso.

Mas ae, q diz da minha proposta?

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


Barbara Jolie
...ah, Qnt ao msn, soh posso no fds... pobre eh uma desgraça.
pega ae meu endereço: rafa_chrono@hotmail.com

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


Barbara Jolie
Mas ae, q diz da minha proposta?
To nessa, o q vale eh a experiencia.

FáBiO LiOnE
Veterano
# mai/04
· votar


Gippe ae formiga atomica!

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


FáBiO LiOnE
ae baby (o porquinho cor de rosa do forum, hauahauhau)... to sabendo q vai fazer 18 aninhos logo, hehehehe. Cuidado com o q faz apartir de agora, pode ir preso. Por isso eh sempre bom tratar logo de tirar um diploma, rockeiro sempre acaba se metendo em encrenca, mas com diploma a cela eh vip, hauahuahauahauhauah

Eduardo Mazziotti
Veterano
# mai/04
· votar


Camilla
em um dado momento, ela faz um som muuuuito semelhante ao que o Gippe demonstra na gravação; AQUILO NÃO É WHISTLE!!!! APESAR DE SER HIPER AGUDO...
Exatamente isso que eu quis dizer na minha primeira mensagem.
Gippe
Depois, na escala retrógrada (q por sinal tava falhando, q bost*) fiz de fora pra dentro, isto eh, puxando o ar para o pulmaum
Então, na escala descendente, não é whistle "por definição", digamos assim. O registro de Whistle é como um registro de voz natural, você deve expelir o ar, não puxá-lo pra dentro.
Dah pra falar nesse tom (pareço uma formiga dos dezenhos disney) e dah pra cantar parabéns pra vc, atirei o pau no gato
Na colocação da escala ascendente ou descendente ?
Barbara Jolie
É mais ou menos isso q faço, se isso for o whistle entao eu faço
Não, não é whistle, infelizmente.
dah pra ver nitido q eh whistle. Ele "pula" do registro normal para o de flauta.
Sim, há uma quebra, mas isso não quer dizer que é uma quebra do agudo para o whistle. O resultado sonoro (e, provavelmente, a conformidade muscular) é bem diferente do whistle.

Gippe
Veterano
# mai/04
· votar


Eduardo Mazziotti
Dah pra fazer tanto pra dentro qnt pra fora, mas os espelir o ar foge muito do meu controle, desafina e falha horrores, por isso costumo fazer pra dentro. Minha mana tem whistle, dela estou certo q eh, ela geralmente o faz para fora, mas se o fizer para dentro atinge tons ainda maiores e com mais facilidade.
Ateh onde eu sei, whistle eh um assovio emitido de dentro da garganta, "da mesma forma q eh possível assuviar para fora, tbm eh perfeitamente possível assuviar para dentro" (refiro-me ao assovio normal, com os lábios), estou certo q no whistle ocorre o mesmo, minha mana eh a prova disso. Num sou nenhum bacharel em técnica vocal nem nada, mas entendo como registro de flauta o apito com a garganta. Bem, se derem outro nome para o apito q faço, num faz a menor diferença, continuo fazendo mesmo assim, mas fiquei mais curioso agora... se num eh whistle, eh o q? Tem alguma denominaçaum ou num foi estudado ainda?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para Camilla e Gippe (Whistle mais uma vez)