Definitivo: Classificação e extensão vocal

Autor Mensagem
EDUARDO DANTAS
Veterano
# jan/05 · Editado por: EDUARDO DANTAS
· votar


NINGUÉM RESPONDE AS PERGUNTAS POR AQUI ?

Barbara Jolie
Veterano
# jan/05
· votar


Galera!!!
Esse tópico é mais explicativo. Portanto se vcs tiverem mais dúvidas, creio q a boa idéia é pesquisar no BUSCA e se não encontrarem nada a respeito então criem tópicos com as respectivas dúvidas.

Mas ajudando:

Christina Amaral
1º Contralto:
2º Contralto:
Como eu sei a diferença?

Pela sua tessitura, região confortável da sua voz. Na primeira página explica. ;)


EDUARDO DANTAS
É POSSIVEL UM CANTOR BARÍTONO ALCANÇAR REGIÕES DO CONTRALTO , MESO, E EM ALGUMAS NOTAS DO SOPRANO?
Não entendi mto bem sua dúvida, mas é o seguinte:

Barítono já canta na região de uma contralto, mas dependendo de cada voz, este pode alcançar notas de tenor, até de soprano, eu disse alacançar e não cantar como tenor ou soprano.
Qualquer coisa, crie um tópico para o pessoal poder te auxiliar.

Abraços!

alexander valu
Veterano
# jan/05
· votar


essa vai para os que sabem classificar as vozes aqui no fórum: eu consigo cantar confortavelmente, por exemplo, canções do a-ha. As pessoas dizem que é muito parecido e que alcanço a nota que o vocalista Morten Harket coloca na canção. Consigo cantar tb canções de outras bandas como algumas de heavy metal. Mas por vcs agora saberem que eu consigo cantar canções do a-ha, como por exemplo: Crying in The Rain, Early Morning, Summer Moved On, Minor Earth Major Sky, Stay On These Roads, Hunting High and Low, Scoundrel Days e outras; que tipo de voz eu devo ter.

alexander valu
Veterano
# jan/05
· votar


eu consigo cantar angra confortavelmente, a-ha, algumas do maiden (fase bruce e d'ianno) e helloween tb (fase kiske e deris). Que classificação eu devo ter??

João Ferr
Veterano
# jan/05
· votar


Peguei o bonde andando, até porque acabei de entrar pro forum. Mas sei que vcs tao falando de classificacao de voz e tal... naum sei se vcs conhecem Dream Theater (devem conhecer). queria saber qual seria a classificacao da voz desse cara (James Labrie). Só pra exemplificar: Ouçam "Take The Time" (na parte: "...The unbroken spirit...") e "Learning To Live" (lá pros minutos de musica, uando ele faz um "o-o-o..."). É muito agudo, muito fino mas não é falsete. Digo porque já vi ele fazendo isso ao vivo e ele faz uma força considerável pra alcançar o tom... Detalhe: o começo de "Learning To Live" é bem grave pra quem chega num agudão desses...

alexander valu
Veterano
# jan/05
· votar


E aí galera??
Eu fico impressionado como o Bruce Dickinson consegue fazer um set inteiro e no dia seguinte ainda ter voz para outro show do Iron. Será que ele não fica rouco logo ao fim de cada show?? Porra, segurar a onda num show inteiro de 18 faixas, que é o que em geral a banda toca, e levando em consideração que são canções com o tom lá no céu... Ele deve ter muito preparo de aquecimento, não?? Alqguém saberia falar sobre um preparo correto pra aguentar uma maratona pesada de shows dessas???

Chun
Veterano
# fev/05
· votar


Olá galera.
Eu sou a Chun. vcs que entendem mais, eu gostaria de saber qual é a minha classificação vocal?
Minha tessitura é do fá2 até dó5.
E também gostaria e saber nomes de óperas que tem solos de contraltos.
Adoraria resposta.
Chun

Diego Ramalho
Veterano
# fev/05
· votar


a alguns anos eu tentava saber o que era barítono essas outras classificações por mim, no momento, inimagináveis no ramo musical ehhe, abraços e obrigado ae pro criador do tópico

Ciro Gonça
Veterano
# fev/05
· votar


Tah olha só pessoal, sou novo no forum, jah me apresentei lah no Topico de apresentações. eh o seguinte, eu consegui achar minha voz, eu começo no Sol mais grave, e ela fica boa ateh a primeira oitava (nem sei se eh assim q se diz,) mas ae disseram que o registro médio era 11 notas, e eu fui até 13 notas (fui subindo casa por casa no violão, e alcancei a primeira oitava de sol.), isso quer dizer que eu sou Barítono? se alguem puder me dizer aih vlw mesmo!

Leandro Rigon
Veterano
# fev/05
· votar


Bom, não sei se ajudo ou confundo, mas lá vai:

Considerando
1. O do central do piano é o Do 3.
2. Contratenor = falsetista
3. Extensão vocal (aproximadamente, por favor!)
_________________________
|Voz | Extensão |
----------------------------------
|Baixo | Fa1 Fa3 |
|Baritono | La1 - La3 |
|Tenor | Do2 - Do4 |
|Contralto | Fa2 Fa4 |
|Mezzo | La2 - La4 |
|Soprano | Do3 - Do5 |
|_______________________|

Diante do esquema acima, podemos verificar quais são as vozes equivalentes
Contralto - Baixo
Mezzo - Barítono
Soprano - Tenor

Pelo conhecimento que tenho e que já foi anteriomente mencionado, a partir do momento que você passa a utilizar o registro

aguda da voz (falsete), você passa a utilizar apenas uma regição das suas cordas vocais, não me recordo se a região central

ou a periferia. O efeito é similar ao você, em um violoão ou violino, pressionar exatamente a metade de uma das cordas, você

acaba começando a trabalhar em uma oitava acima.
O falsete pode ser realizado por homens e mulheres.
No caso dos homens, em especial, a partir do momento que vc passa a utilizar o registro agudo, você passa a trabalhar como

contratenor e passa a ter o registro (extensão) das vozes femininas, mais especificametne das vozes equivalentes, então

Tenor - falsete - Contratenor Soprano ou Sopranista
Barítono - fasete - Contratenor Mezzo Soprano
Baixo - falsete - Contratenor Contralto, ou Contratenor Alto ou Contraltista

Curiosidades:

Ãs classificações de vozes mezzo soprano e barítono são mais recentes que as demais e os cantores com essas vozes acabavam "migrando" para os outros naipes (mezzos mais agudas para sopranos, mais graves para contraltos, idem com barítonos)

NA verdade, os termos sopranista e contraltista são termos utilizados nos séculos XVII e XVIII para designar os Cantores

castrati que possuiam, respectivamente, as vozes Soprano e Contralto.

Existe uma discussão muito grande se existem ou não contratenores naturais, e há (pelo que por aí lí) até uma certa busca com relação a isso justamente para substituir os afamados Castrati, para que esses contratenores passem a cantar árias antigas compostas justamente para esse naipe vocal (se posso chamar assim) não mais existente.

Existem na net as gravações do último castrati, Alessandro Moreschi, disponíveis para download em programas como Kazaa e Win MX (gravações de 1902 e 1904 ainda em cilindros de Cera).

Leandro Rigon
Veterano
# fev/05
· votar


Chun, 1º, se vc aguenta do fa 2 para o do 5, parabéns.
Mas vc deve utilizar com certeza falsete para alcançar isso.
Com a extensão que vc falou, pode ser "qualquer coisa"
Veja qual a sua extensão sem falsete e principalmente qual a sua região de conforto para o canto (mais grave, mais aguda). Talvez pouco mais ou pouco menos, vc conseguira ficar mais ou menos em duas oitavas (ex: la1 - la3) e a partir disso você pode ter uma idéia do que seja, NÃO uma certeza.

Vou usar meu exemplo:

Eu faço canto há 1 ano. Quando comecei, minha extensão era Sol1 - mi3 e a voz tinha um peso enorme, quase de arrasto, e eu conseguia chegar até o mi1 de um baixo. (não estou falando de falsete aqui. Meu falsete é horrível, mas se eu utilizá-lo, chego até o La#4). Por extensão, provavelmente eu era baixo ou um baixo-barítono. Mas desde a primeira aula que fiz fui classificado como barítono pela coloratuda da minha voz.
Aula vai aula vem, minha voz foi perdendo o peso, ganhando agilidade e a extensão aumentando, e hoje eu chego ao Fa1 até o La3. A classificação? continua indefinida. Agora ou eu sou um barítono buffo ou um tenor dramático.

Resumindo: não vai ser só a extensão que vai definir a sua classificação vocal.

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Leandro Rigon
Existem na net as gravações do último castrati, Alessandro Moreschi, disponíveis para download em programas como Kazaa e Win MX (gravações de 1902 e 1904 ainda em cilindros de Cera).
Nossaaaa........quero mto ouvir isso...e creio q o povo aqui do forum gostaria de ouvir tb. Temos um topico falando dos castratis, vc teria como disponibilizar essa gravacao pra nós neste server: www.yousendit.com ou enviar por email?

Leandro Rigon
Veterano
# fev/05
· votar


Tentarei disponibilizar sim, assim que possível
(na verdade eu acabei baixando o cd inteiro da net)
Alessandro Moreschi era o regente da Capela Cistina em Roma, e na própria Capela foram realizadas essas gravações. São solos, trios e músicas para coral (Coral da Capela Cistina)

Só que não espere boa qualidade das gravações, afinal são gravações feitas em discos de cera no processo acústico de gravação ainda (sem o uso de eletricidade).
Outra coisa: Alessandro Moreschi foi o último castrati, e era um cantor extremamente medíocre. Já lí um livro sobre o assunto, e parece que esse cantor não chegava nem aos pés de um Farinelli, de um Cafarelli, etc. Nas gravações é fácil perceber quando o cantor utiliza o falsete ou não, dificuldades para empostação, etc, mas, sem sombra de dúvida, é algo fascinante de se ouvir, já que o último representante dessa voz faleceu em 1922 e a época de ouro dos castrati acabou em +- 1830/40.

Barbara Jolie
Veterano
# fev/05
· votar


Bom, achei o tópico, ele eh meio zuado no comeco, mas a galera dá a informacoes que conhece a respeito....

Dê uma conferida, e se puder ajudar ;)

Segue o link:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/64514/p0

Joab Nascimento Dias
Veterano
# mar/05
· votar


Vocês já ouviram Sérgio Saas, Tom Carfi, scooby, Panthro, Leonardo Gonçalves??? esses que são os Caras!!!! Mandam muito!!! Procurem sobre eles, vocês não vão se arrepender!!! por falar nisso entrem nesse site aqui http://www.trofeutalento.com.br/votacao/
votem no Sérgio Saas por favor!!!!!!!!!

Chun
Veterano
# mar/05
· votar


Leandro Rigon, aqui é a Chun, eu acho que já sei mais ou menos qual é a minha classificação vocal,acho que sou uma mezzo com uma extensão um pouco fora do normal, de do3 a d4, eu alcanço 4 notas pra cima e 4 notas pra baixo. Mas os graves eu faço melhor.

Chun
Veterano
# mar/05
· votar


mas do sol 4 até o dó 5 eu preciso d etreinar um pouco pra ir, mas chego lá, agora o ré 5 nem com o maior treinamento do mundo capaz de eu alcançar, eu ficomuitoo tonta.rssssss

Cristina Tomita
Veterano
# mar/05
· votar


Me tirem uma dúvida!!!!!

Minha Professora de canto me disse que sou Mezzo Soprano Mezzo | La2 - La4 | essas notas são da tessitura ou da extensão vocal?

FuckinPoser
Veterano
# mar/05
· votar


primeiro topico q escrevo aqui, confesso q num fui bem recebido, mas beleza.., jah que eu vi q naum sirvo pra lancar topicos vou comentar no do pessoal mesmo..
Bom.., eh isso ae
Fui!

SOYMON
Veterano
# mar/05
· votar


só registrando mesmo minha presença...Meu ex-professor de canto disse que sou tenor "azulão-marrom" sei lá o que ele quer dizer com isso mas nao me ligo muito nisso já que nao quero ser cantor lírico. TAmbém porque tenho uma caracteristica na minha corda vocal (fiz 6 meses de tratamento fonoaudiogico, depois de uma videolaringoscopia...***) que se chama fenda fusiforme (por isso sou o roco que passa do baixo para o agudo de uma vez). O que importa é ser afinado :p

DBkun
Veterano
# mar/05
· votar


Gente eu sou um baritono proximo dos tenores e consigo cantar muitas musicas de heavy metal com um poko de esforço sera que num tem exercicios pra aumentar a extenção naum? O_o

rodrigogarcia
Veterano
# mar/05
· votar


Li as mensagens e acho que sou um baritono meio fora do normal, se estensâo vocal é com falcete junto eu vou de Sol1 à Do6!

Pedro Santos Guimarães
Veterano
# mar/05
· votar


na extensão conta o falsete e o fry?
se contar, eu faço de (sei lá) F0 até um G4
se não,
E1-C3

Pedro Santos Guimarães
Veterano
# mar/05
· votar


o que será q eu sou?
barítono? acho q não, meus agudos são ruins
tenor? menos ainda
baixo? nao tenho muitos graves (mas dependendo do dia eu mando um Eb1 e de manhã sai um C#1)
mas talvez isso seja por eu nunca ter estudado canto
quem sabe fazendo umas aulas eu melhoro?

rodrigogarcia
Veterano
# mar/05
· votar


o que significa espinto na classificaçâo vocal?

Leandro Rigon
Veterano
# mar/05
· votar


Bom, sou obrigado a fazer um comentário:

Do conhecimento que tenho, a extensão de um tenor seria +- do2 - do4.
O comentário que eu quero fazer é o seguinte: a partir do momento que um tenor começa a cantar como contratenor, sua extensão seria "igual" ao de uma soprano, do do3-do5, isso porque a freqüência (não o timbre, claro) da oitava mais aguda da voz tenor (do3-do4) é igual da oitava grave quando você canta em falsete (do3-do4).
Então, ao utilizar o falsete, um tenor ganharia somente mais uma oitava de extensão aguda, e não duas.

Só escrevi esse comentário pq a maioria das vozes tem como extensão duas oitavas, como já mencionei anteriormente, e por isso acho um pouco, digamos, estranho, para tentar não ser indelicado, vários membros deste forum possuirem uma extensão extremamente fenomenal passando de quatro oitavas.

rodrigogarcia
Veterano
# mar/05
· votar


Achei num site de classificaçâo vocal e achei interessante
Do agudo ao grave:



Soprano:
- leggero
- coloratura
- lírico coloratura
- lírico
- lírico dramático
- spinto
- drammatico d'aggilità
- dramático

Mezzosoprano:
- leggero
- coloratura
- lírico
- dramático

Contralto:
- leggero
- coloratura
- profondo

Contratenor

Tenor:
- leggero
- lírico
- lírico dramático
- spinto
- dramático

Barítono:
- Martin
- lírico
- dramático

Baixo-barítono

Baixo:
- cantante
- buffo
- profondo

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


Leandro,


Achei muito legal a sua postagem sobre Voz e Extensão, mas acho legal explicar para o pessoal que essas notas são alcançadas por cantores que já possuem voz formada, que possuem muita técnica. Por exemplo: é muito raro um baixo que alcance um Mi3 com voz plena, um Barítono que chegue em Sol3 e um Tenor que consiga alcançar Dó4. São necessários anos e anos de estudo e técnica para emitir estas notas de forma correta. Existem vários cantores líricos (tenores por exemplo) que não alcançam Dó4, possuem uma extensão até Lá3 ou Sí3. Vale lembrar que o timbre e tessitura são itens que definem a classificação da voz de acordo com a forma que essas notas são emitidas.
Por exemplo, é muito raro mesmo um barítono alcançar um lá3 (já são raros os que alcançam Sol3 sem falsete)..., o cara tem que ter uma tessitura muito leve, com uma cor próxima à de um tenor... " o famoso barítono martim" ..(como dizem alguns e que é raríssimo). Por outro lado um tenor não precisa necessariamente alcançar um Dó4, pois se ouvirmos um tenor e um barítono emitindo um Lá3, perceberemos a diferença nítida entre um e outro por causa da cor da voz.

andreirff
Veterano
# mar/05
· votar


Olá pessoal,

Adoro acompanhar o forum do cifraclub, mas tem muita mensagem postada que é um verdadeiro "bate-papo" furado, o que atrapalha a real intenção dos foruns...
Vamos colaborar galera!

Abraços,

André Irff
Guitarrista e Produtor Musical
andreirff@yahoo.com.br

rodrigogarcia
Veterano
# mar/05
· votar


Algem sabe o que significa spinto?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Definitivo: Classificação e extensão vocal