Definitivo: Classificação e extensão vocal

Autor Mensagem
lost prophet
Veterano
# mar/05
· votar


juca_22
"Por exemplo, é muito raro mesmo um barítono alcançar um lá3 "


eu alcanço... na verdade si3 tem sido meu limite, e ainda sou baritono, eheh
abraços!

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


Lost Prophet,

Cara, desculpe dizer, mas das duas uma:

Ou você não é barítono ou você está usando falsete.

Algum maestro ou professor confirmou sua classificação ou tessitura?... porque é "raríssimo um barítono chegar em lá3". Geralmente esses cantores estudam ou estudaram canto lírico por vários anos, têm uma tremenda técnica, a voz é treinada para chegar nessas notas e ao contrário do que se pensa a voz é emitida com um tremendo volume e a voz é encorpada!
O que eu quis dizer no tópico anterior é que um barítono iniciante geralmente não chega nessas notas (sol3, lá3...), assim como um tenor iniciante também não chega em si3, dó4 facilmente. Geralmente quando estudamos canto popular ou lírico por pouco tempo ainda não temos uma voz formada, treinada o suficiente para tanto, então confundimos as notas reais com falsetes.
Pra um cara ser tenor ele não precisa pegar um dó4, assim como um barítono não precisa chegar em um sol3, o que vai definir se o cara é tenor ou barítono é a cor da voz. Para vozes sem técnica (vozes que ainda não estão preparadas para o canto lírico ou que ainda estão em desenvolvimento), principalmente em coral, há uma classificação de notas mínimas para que os alunos sejam classificados em conjunto com o timbre, pois geralmente quando se inicia o canto os alunos possuem entre uma oitava e uma oitava e meia de extensão, gerlamente não chegam á duas oitavas sem utilizar falsete.

lost prophet
Veterano
# mar/05
· votar


juca_22 ,
Há uma sub-classificação nos barítonos.. barítonos leves, e esse é o meu caso...pego lá1, e sol1 no máximo nos graves, pego lá3, e si3 no limite.
não sou tenor...pois há uma diferença clara no timbre e nas notas emitidas...minha voz é totalmente baritonal... (segundo meu professor de canto lírico, tenor). Falando nisso, em muitos casos, barítonos são colocados pra cantar muitas partes de tenores em corais (já que a classificação "barítono" é meio recente). E a diferença entre falsete e voz natural é bem clara, totalmente perceptível até pra iniciantes...
Bom, citando um exemplo de barítono que pegava lá3 sem maiores problemas, e até passava: Paulo Fortes!

mais uma vez, abraços!

juca_22
Veterano
# mar/05
· votar


LOST PROPHET

Realmente o Paulo Fortes era um caso à parte. De qualquer existem poucos como ele.
Puxa vida.., você é barítono de sorte hein!!... mas se você não tivesse comentado sobre seu timbre e sobre seu professor eu ia achar que você era um tenor, pois sua extensão está mais próxima dos tenores que dos barítonos. Lá3 e Si3 é muitíssimo alto p/ um barítono...., os barítonos que fazem parte do coral onde estudo não conseguem chegar nesta nota sem utilizar de falsete.

Leandro Rigon
Veterano
# mar/05
· votar


Bom, "sou barítono". Quantoa minha extensão, eu alcanço um la3, mas é um tanto sofrido. Mas faz 11 meses que eu faço técnica, então acho que a minha extensão pode abrir um pouco ainda. Com a voz desaquecida, chego a um mi1. E agilidade não é problema. Segundo minha professora, provavelmente fico entre um baritono buffo ou um tenor dramatico, e isso fica incerto pois a extensão ainda está indefinida. É aguardar para ver. hehe.

rodrigogarcia
Veterano
# mar/05 · Editado por: rodrigogarcia
· votar


existem tenores que cheguem a sol1?
barítonos existem ou sâo tenores ou baixos sem técnica?

alguém responda por favor!

Leandro Rigon
Veterano
# abr/05
· votar


rodrigogarcia

barítonos existem ou sâo tenores ou baixos sem técnica?

Claro que existem. Quantas árias dentro da música Clássica existem para essa classificação vocal. Alguns Exemplos:

Figaro, do Barbeiro de Sevilha (Rossini)
Figaro, de Le Nozze di Figaro (Mozart)
Rigoletto, de Rigoletto (Verdi)
Enrico, de Lucia di Lammermmor (Donizetti)
Don Giovanni, de Don Giovanni (Mozart)
Iago, de Otello (Verdi)
Dentre tantos outros.

Existem diversos tenores que gravaram árias para barítono, mas sol1 exatamente não me recordo.
Luciano Pavarotti gravou Largo al Factotum, ária do Barbeiro de Sevilha, tb La ci darem la mano, do Don Giovanni, ambas para barítono, e outras tantas tb.
Na minha opinião, as gravações ficaram até interessantes, mas claro que faltou todo o peso de voz necessário para a interpretação dessas árias.

Linn
Veterano
# abr/05
· votar


Se não fosse isso eu não saberia pq eu não consigo dar muitos agudos...¬¬ Eu sou 2º contralto, só vou até Fá4, acho....

Pedro S Guimarães
Veterano
# abr/05
· votar


gente, o fry e o falsete contam na extensao?

rodrigogarcia
Veterano
# abr/05
· votar


urgente!!! video do agudo de georgia brown

achei no site

http://www.rankbrasil.com.br/2004/georgia/video.asp

escutem com fone de ouvido que fica melhor de escutar!!!

rodrigogarcia
Veterano
# abr/05
· votar


como eu faço para entrar na central de downloads?

sou meio novo no site!

valeu!!!

Attila Okada
Veterano
# abr/05
· votar


Minha voz vai de um ré1 até um sol3, sempre cantei no naipe da baixos, mas quero perguntar outra coisa, porque o meu falsete não vai muito além da nota que chego com a voz normal, acho que chega só no si3?

rodrigogarcia
Veterano
# abr/05
· votar


estranho isso meu!

tambem canto nos baixos, mas sou baritono voz de peito (sol1 a fa#3)
voz de cabeca Si3, com falsete C5, mas aquele som que parece um apito chego a C ou D6 depende o dia.

em relacao a qualidade nestas notas é outra historia he! he!
nunca ouvi falar em alguem que nao tenha falsete, tenho um arquivo com o som de apito! opinem, acho que isto é o tao comentado whistle!!

http://s9.yousendit.com/d.aspx?id=1OOZIB91MLHEM09AI34S0KBVNZ

Luís ChuCkRP
Veterano
# abr/05
· votar


Qal é a classificação do Humberto Gessinger?

João Ferr
Veterano
# mai/05
· votar


Soulface

Tem uns outros termos nesse link. Mas tá em inglês e italiano. Vê lá se em algo que interessa pra colocar no tópico!

http://www.opera-l.org/files/vocal_terms-2.mv

Lobao_mm
Veterano
# mai/05
· votar


BLz..... eu sou um barítono e gosto de dar falsetes tb.. mas nada como o timbre natural....
gostaria de perguntar se existe alguma forma de um barítono hegar a notas mais agúdas um pouco sem prejudicar a voz... mas sem falsete.
E uma observação... Qdo foi mensionado o vocalista do grupo Queen... como um fã muito enjoado da banda gostaria de corrigir a escrita do nome dele.... Freddie Mercury.. e não Fred como foi mencionado....
bom.. mas parabéns pela iniciativa de postar sobre as diferentes classificações de voz....

denkino
Veterano
# mai/05
· votar


poxa... eu acho q é o seguinte, nenhum vocalista homem deixa de ser baixo, barítono ou tenor, o que há acima dessas classificações é uma extensão, tipo, o cara deve ser barítono mas se estende até contra-tenor... Sei lá... Em I want out ele soh usa falsete naquelas partes críticas (Leave me alooooooooone) e, logo depois, (to be freeeeeeeeee...) né? O refrão é voz de cabeça, né?

Thadeu
Veterano
# mai/05
· votar


Tive um professor barítono, que ia do sol bemol 1 até o si bemol 3.

AndresCamin
Veterano
# mai/05
· votar


Barbara Jolie
Jolie... eu acho q sou baritono
você tb acha...
mas Baritono o que ?
qual sub classificação ?

Sniperage
Veterano
# mai/05
· votar


eu sou baixo-barítono

alcanço de Eb1 até F#3, consigo mais agudo, só que com muita perda de qualidade.
em relação ao graves, eu gosto do meus! hehe

ABS

Thadeu
Veterano
# mai/05
· votar


Eu já consegui chegar no lá0 se é assim que se chama, porém raríssimas vezes. Geralmente vou do E1 ou D1 até o F3, geralmente, ou até, nos melhores dias, A3. Nos agudos tenho que me exforçar muito. Nos graves, a potência é baixa. O grave no início do aprendizado é realmente de baixa qualidade e depois melhora muito? Eu sou barítono mesmo ou posso ser um baixo-barítono?
PS: tenho só 10 meses de aula.

Garota Power
Veterano
# mai/05
· votar


Nossa, fazia tempo que eu não encontrava um lugar tão legal e que acrescentasse tanto...
Valeu e tô muito feliz de um belo dia, por acaso ter encontrado esse forum...
Beijos.

Ulisses Maciel
Veterano
# mai/05
· votar


Bom gente, não resisti e vou dar meu palpite. Classificação vocal é algo bem mais científico do que se imagina e está estreitamente relacionada com a famosa "passagem" (já citada várias vezes nessa comunidade). Existem cantores de extensão excepcional (quando eu digo extensão me refiro a notas relamente cantáveis, de palco, com qualidade, timbradas, não aqueles agudos miados da Mariah Carey ou alguns que arrotam após beber Coca-Cola e se julgam baixos profundos), mas suas vozes têm realmente o máximo proveito no que chamamos tessitura. Muitas mezzos têm agudos de soprano (Bartoli, Kasarova, Zajick) mas as notas sobreagudas não são confortáveis para elas (assim como o são para os sopranos ligeiro). É a tessitura que define se vc é barítono, baixo ou tenor (o mesmo para as mulheres).

O timbre só ajuda em vozes já trabalhadas. Muitos alunos inexperientes tendem a escurecer ou clarear a voz usando mecanismos fisiológicos (existem livros excelentes que falam a respeito...espero dentro em breve postar alguns para vcs). Se vc classificar somente por timbre pode cometer um erro grave. Ele serve apenas para AUXILIAR na classificação. O timbre é determinante na subclassificação (se sua voz é ligeira, lírica, dramática etc.).

Em vozes já trabalhadas, aí sim a classificação pode ser dada facilmente usando o timbre do cantor. Podem existir mezzos e barítonos ligeiros e nem por isso são sopranos ou tenores.

Ulisses Maciel
Veterano
# mai/05
· votar


E outra coisa: falsete não conta EM NADA na classificação.

Barbara Jolie
Veterano
# jun/05
· votar


AndresCamin
ligeiro, mas eh soh um palpite, ;)

Ulisses Maciel
Valeu Ulisses pela sua colaboração aqui no nosso fórum.
Obrigada!

brjona
Veterano
# jun/05
· votar


que conjunto de vozes fica legal ?
tipo assim soprano
baritono
baixo
podem me explicar
ficarei muito grato
obrigado

Lobao_mm
Veterano
# jun/05
· votar


Já li q o andré eh tenor lírico mesmo....

BrUnOmArU
Veterano
# jun/05
· votar


OLÁ galera sou novo no forum e canto a um ano faço aula de tecnica vocal.

Tipow tenho umas duvidas que quero tirar com vcs..........

sou 1º Contralto. Sou de Lá 2 a Fá 4...

tipow e o andré MAttos dizem que ele eh tenor e outros Baritonos.....

entao eu sou mais agudo que ele de natureza..........

sera que se eu treinar meus falsetes eu chego mais agudo que ele???!!!

tipow claro que xego mais digo assim... por ter a extensao mais aguda que ele de natureza entendemm.....

tipow quero saber a opiniao de vcs..........

e outra coisa........

vi essa parada de Drive no forum por ai..........

meu timbre eh bem rouco........ consigo cantar Gun's n'roses na boua tipow nao na extensao pois meus falsetes nao tem tecnica que nem do axl....

+ tipow eu rasgo naturalmente e minha professora flow que isso eh natural da MINHA voz, (nao de todos)......

tipow eu rasgo de boua + preciso treinar pra fika + nitido.....

tipow sera que eh natural meu mesmo ou eu to regassando my voz sem saber.......

Bom se flei alguma merda me disculpem, mas me respondam as 2 perguntas ai...... a partir de agora faxo parte daki tbm......
abraxos do Maru...

coralUfes
Veterano
# jul/05
· votar


Alô galera , gostei muito das infarmações deste grupo. Olha eu participo como tenor 01 em um coral aqui em meu estado( Espiríto Santo), eu fiquei sabendo por alto que aqui no Brasil o numero de soprano é pouquissímo e que a maioria dos maestros colocam as meso soprano para cantar como soprano, este cochicho procede????????? Há e outra coisa alguém ja ouviu a execução da Música Thedeum ( não me lembro no momento o nome do autor) mais especificamente o solo do tenor? Pessoal o cara é um mostro.
Por a caso algum tipo de exercício ( que possa ser feito a sos ) para auxiliar tenores e sopranos na execução de notas agudas??????

AndreCassemiro
Veterano
# jul/05
· votar


poxa legal esses toques, mas eu preciso saber como faço p/ não desafinar, claro que agora tem sido raras as vezes em que eu desafino mas eu preciso de pessoas com experiencia p/ mim dizer como faço p/ melhorar. mim respondam

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Definitivo: Classificação e extensão vocal