Aulas de lírico aplicadas no popular?

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daniloaurelio
Veterano
# jun/13
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McBonalds
O Bobby Mcferin realmente teve aulas de jazz, inclusive no Ensino Médio.... Sobre os outros não posso afirmar, mas certamente estiveram próximos de músicos de jazz e do jazz em geral...

McBonalds
Veterano
# jun/13
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daniloaurelio
O Bobby Mcferin realmente teve aulas de jazz, inclusive no Ensino Médio.... Sobre os outros não posso afirmar, mas certamente estiveram próximos de músicos de jazz e do jazz em geral...

Não falei do McFerrin, falei do Quasthoff.
Ele pode até ter estado próximo de músicos de jazz (afinal ele tocou com eles), mas ele não precisou fazer nenhuma aula específica voltada para o jazz. Tudo que ele precisava saber para cantar esse estilo ele já aprendeu no erudito.

daniloaurelio
Veterano
# jun/13
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McBonalds
Aquela página que eu te enviei (http://vocalizing.com/blog/vocalizing-articles-and-helpful-tips/class ical-technique-vs-jazz-technique/), independentemente de aquele site se propor a ensinar a cantar, é uma tabela que deriva de um workshop dado pelos autores na National Assoc. of Teachers of Singing... provavelmente haviam cantores líricos e cantores de jazz nesse workshop e eles devem ter pago para ouvir aquilo. O texto que precede a divisão entre jazz e clássico tambem esclarece muito bem.
Devo admitir que não conhecia muito bem o Quasthoff, apesar de ter ouvido falar. Pelo que pesquisei ele vive em Berlin e leciona na Hans Eisler. Coincidentemente toquei com muita gente da Hans Eisler que não sabia tocar jazz. Claro que não é o caso do Quasthoff, apesar de ele não ser um improvisador ele circula muito bem nessa mistura de erudito e jazz.
O que consegui ver é que ele não teve uma educação formal em música, somente aulas particulares... não podemos afirmar se algum desses professores particulares lecionou jazz ou não. Claro que conviver e trabalhar com gente do jazz substitui qualquer curso ou aula. Conviver com gente que saiba do assunto e esteja disposta a ajudar é fundamental, pagando ou não. A dúvida do tópico sempre foi: "Para aprender um estilo é melhor ter aula desses estilo ou canto lírico?"
Pesquisando na net vi um artigo do John Lewis (!!!) em que ele entrevista o próprio Quasthoff. Veja que interessante as críticas que ele faz a música erudita, e o que ele fala da técnica no jazz. http://www.guardian.co.uk/music/2007/oct/03/jazz.urban
Repare que ele fala não só que estudou muito jazz, mas que o próprio jazz o ajudou na música erudita!!!!


Quasthoff falando: "I have enjoyed and sung jazz for a long time. When Bryn [Terfel] did his pop album, he was still singing in his classical voice. He did it very well, but I like jazz to sound like jazz, not like BAAAAA!"

"I don't think you can learn how to swing," he says. "That only comes from listening to jazz. Technique can be taught, in jazz as much as classical music. And jazz singers often have incredible technique. Sarah Vaughan had a range of nearly five octaves."

"But when he played jazz, I loved it. I loved the freedom, the improvisation, the rhythmic complexity. My father bought me an Oscar Peterson double album called The History of An Artist, which I played constantly. Then I moved on to free jazz - Charlie Parker, John Coltrane, Ornette Coleman, Don Cherry. And then the singers ..."

Has jazz improved Quasthoff 's understanding of classical music? "Rhythmically, it has helped. I used to hear people saying, 'Listen to Furtwängler's recordings - hear the rhythmic freedom!' When I was younger, I wondered what the hell they were talking about. But when you understand jazz, you understand what they mean. Furtwängler used rhythm very freely ."

"Of course I love Schubert lieder, but technically they are often simple folk songs. American show tunes are also folk songs in a way, but they are of a very high intellectual level. If you look at the quality of these compositions - harmonically, emotionally, lyrically - it is pure heaven".

Gansinho
Entendi errado ou você quis dizer que gosta de jazz, mas não gosta de Ella ?
Eu não falei nada sobre "feeling", para mim é um conceito muito abstrato. Eu falei sobre swing quando me referi a gravação do Christian.
Procure no google o que é swing feel. É algo bem mais concreto do que você imagina. Um pouco mais de esforço e você tambem consegue saber o que é groove (tambem é algo mais concreto do que vc imagina). Qualquer coisa é só perguntar. :)

McBonalds
Veterano
# jun/13 · Editado por: McBonalds
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daniloaurelio
National Assoc. of Teachers of Singing

Nunca pesquisei a fundo sobre essa associação, mas depois que eu vi eles promoverem um workshop com o Seth Riggs (inventor do Speech Level Singing) eu fiquei com uma péssima impressão deles. Essa impressão acabou se confirmando agora, quando eu procurei os vídeos dos cantores que formam a diretoria da associação e vi que - ao menos daqueles que eu consegui encontrar o vídeo - nenhum canta nada que preste.

provavelmente haviam cantores líricos e cantores de jazz nesse workshop e eles devem ter pago para ouvir aquilo.

Isso não quer dizer nada. Tem muito cantor lírico que paga pra ouvir todos os tipos de besteira que se possa imaginar, e no final ainda sai todo contente achando que virou um outro cantor.

O que consegui ver é que ele não teve uma educação formal em música, somente aulas particulares... não podemos afirmar se algum desses professores particulares lecionou jazz ou não.

Ele só não entrou no conservatório porque não podia tocar piano. Mas é até possível que ele tenha aprendido as regras do estilo com professores particulares, mas se ele já era um cantor lírico, tecnicamente não havia nada a acrescentar.

Eu também não disse que as informações do site que você postou estão erradas. Eu só disse que é possível fazer tudo aquilo que vocês (você e o site) apresentam como "técnicas específicas" do jazz tendo apenas a base técnica do canto lírico, e a entrevista que você postou do Quasthoff ainda corrobora para essa nossa afirmação.:

"I have enjoyed and sung jazz for a long time. When Bryn [Terfel] did his pop album, he was still singing in his classical voice. He did it very well, but I like jazz to sound like jazz, not like BAAAAA!"

Ou seja, o Terfel usou a técnica que ele já sabia do canto lírico, mas não seguiu o estilo do que ele estava cantando, por falta de estudo ou por opção mesmo.

"I don't think you can learn how to swing," he says. "That only comes from listening to jazz. Technique can be taught, in jazz as much as classical music. And jazz singers often have incredible technique. Sarah Vaughan had a range of nearly five octaves."

Tendo um alto conhecimento técnico, basta ouvir e estudar as músicas para conseguir reproduzir o estilo, nada de mais. E foi isso que ele fez.
Mas é bom deixar bem claro que aqui estamos falando única e exclusivamente de voz. Talvez outros instrumentos tenham sim técnicas específicas para determinados estilos.

Has jazz improved Quasthoff 's understanding of classical music? "Rhythmically, it has helped. I used to hear people saying, 'Listen to Furtwängler's recordings - hear the rhythmic freedom!' When I was younger, I wondered what the hell they were talking about. But when you understand jazz, you understand what they mean. Furtwängler used rhythm very freely ."

Isso não contradiz em nada o que foi dito aqui. Ele fala apenas de ritmo, que não tem nada a ver com técnica vocal, mas com teoria e percepção musical. Mais uma vez, estamos falando de técnica, e não das regras de estilo.

GersonM
Membro
# jun/13 · Editado por: GersonM
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Já que o assunto está caminhando...uma coisa tem que ficar bem clara, se já não ficou.

Qualquer cantor lírico com uma base razoável (nem tão boa) pode reproduzir tranquilamente isso (tecnicamente falando), mesmo porque essas reproduções e efeitos são EXTREMAMENTE simples para quem estuda técnica vocal.

Qualquer coisa além disso...é pura enrolação.

daniloaurelio
Veterano
# jul/13 · Editado por: daniloaurelio
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GersonM

Lembrando que o tópico se inicou por causa de uma dúvida relativa a estilo e não "técnica vocal". Como o próprio Quatshoff falou "technique can be taught, in jazz as much as classical music."

Agora estilo você aprende com quem sabe do estilo que você quer aprender. Ficar anos aprendendo técnica vocal, italiano e alemão para depois cantar Capital Inicial e CBJR, isso sim é enrolação!

Gansinho
Veterano
# jul/13
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daniloaurelio
Lembrando que o tópico se inicou por causa de uma dúvida relativa a estilo e não "técnica vocal".

Negativo. Ele só mencionou o estilo dele, mas ele perguntou se devia parar com o lírico e começar com o popular. Se ele quer aprender a CANTAR, o canto lírico vai dar a base necessária pra cantar qualquer estilo.

Ficar anos aprendendo técnica vocal, italiano e alemão para depois cantar Capital Inicial e CBJR, isso sim é enrolação!

Onde você aplica a técnica que você tem é escolha sua. Mas uma coisa é certa: quanto mais técnica vocal você tiver, mais facilidade você terá pra cantar qualquer estilo.

McBonalds
Veterano
# jul/13
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daniloaurelio
O tópico começou falando de estilo, mas pegou fogo mesmo quando você deu essa declaração abaixo hehehe

mas essa história de que o lírico prepara para tudo que você quiser é pura enrolação.

Enfim, quando se entende a diferença entre estilo e técnica, já se pode perceber que a técnica tem que vir antes do estilo, porque ela dá a liberdade para o cantor fazer o que quer com a voz. E quanto maior for o estudo técnico, mais possibilidades para o cantor. Por isso o canto lírico pode preparar pra qualquer tipo de música, porque ele é o que há de mais refinado em termos de técnica.

Mas claro que estamos falando de uma boa técnica de canto. Tem muito cantor lírico mequetrefe por aí que não consegue cantar nem "ciranda cirandinha" direito.

daniloaurelio
Veterano
# jul/13
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McBonalds
Claro que técnica vocal e conhecimento sobre música erudita nunca é prejudicial. Assim como aprender história da música, filosofia da arte, ter um bom condicionamento físico, dominar diferentes idiomas...
Mas a vida tem um tempo limitado então infelizmente as vezes temos que sacrificar o estudo de determinadas coisas e focar em outras.
Por isso que aconselho sempre a procurar professores que possuam as qualidades que desejar alcançar. Posteriormente esses objetivos podem mudar e o professor também deve mudar.


Gansinho
Ele foi bem claro... disse que faz aulas de canto lírico e quer cantar popular, é compositor e que seguir carreira como compositor e vocalista (acredito que ele não compõe música erudita).
Ele não disse que quer ter técnica para cantar qualquer coisa ou que quer aprender toda a técnica vocal necessária para cantar qualquer estilo. Se fosse isso o meu conselho seria procurar um professor que faça isso.
Qualquer aprendizado requer tempo, aprender a língua alemã, aprender toda aquela "diva shit" (citando o Quasthoff hehehe), etc.... Sem dúvida é muito bom e vai ajudar quando a pessoa tiver 40 anos e encontrar um professor do estilo que ele quer se desenvolver.... Mas aí ele já vai ter 40 anos e estará dando aulas de "técnica vocal" para pagar as contas ao invés de seguir o sonho dele que é ser compositor e vocalista de música POPULAR e não um mestre do canto lírico que se preparou a vida inteira para depois "aplicar" sua técnica cantando CBJR...

GersonM
Membro
# jul/13 · Editado por: GersonM
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daniloaurelio

Você está confuso e tem uma ideia errada do que é estudar canto.

Estilo você aprende, diz você, mas de que adianta aprender o estilo e não ter capacidade de executá-lo de maneira decente?

É muita pretensão sua ficar dizendo que o trabalho dos outros é enrolação, sendo que você nem o ofício conhece.
Se conhecesse não iria nem pensar uma coisa dessas, e principalmente escrever num fórum de canto.

Depois, cada uma escolhe o que quer cantar.
E que mal há em alguém aprender técnica anos e depois querer cantar Capital Inicial?
Quem somos nós para escolher o repertório do outro? Canta-se o que é adequado para a própria voz.

Quanto mais conhecimento da voz, mais fácil escolher o próprio repertório.

Se aprende técnica para ter também saúde vocal, aguentar a maratona de shows, e poder cantar até os 70 anos numa boa.

daniloaurelio
Veterano
# jul/13
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Veja bem GersonM....
Eu estou desde o princípio tentando rebater argumentos e expor meu ponto de vista... O Magno Guedes foi bem claro quanto aos objetivos dele e eu tentei ser claro na minha resposta.
Você se sentiu ofendido pessoalmente? É o que parece. Será que você é um desses professores que aconselham as pessoas a aprender alemão para poder cantar? Ou você é um desses professores de canto lírico que não sabem sequer falar alemão? Eu poderia deduzir qualquer coisa sobre você, mas preferi me ater aos seus argumentos.
Eu não disse que seu trabalho é enrolação, afinal eu nem conheço seu trabalho, eu nem sei se você é cantor, professor de música ou mecânico automotivo. Neste caso interessam apenas os seus argumentos.
Eu disse que falar que o canto lírico prepara para qualquer coisa é enrolação, se a carapuça serviu não é minha culpa. Eu não falei que a técnica vocal desenvolvida em aulas de canto lírico não contempla outros estilos. Porém existem muitas outras coisas para aprender se o objetivo é ser um bom cantor e compositor popular (objetivos colocados pelo autor do tópico) e muitas dessas coisas não são contempladas pelo estudo do canto lírico puro. Você mesmo disse que para um cantor lírico cantar outros estilos é necessário dedicação.
Eu digo que se o sujeito quer aprender um estilo um professor que domine esse estilo vai ajudá-lo mais do que um que não domine, não falei que esse professor não pode ter formação erudita, nem que o professor não pode ter técnica vocal.

Agora tomando a liberdade de sair um pouco do assunto do tópico:
Você desde o princípio utilizou a falácia do ataque ao argumentador. Como eu disse que não sou cantor, meus argumentos não são válidos. Agora você diz que eu "não conheço o ofício". Eu não conheço o ofício de professor de canto ou de música? O que é conhecer o ofício? Anos de aulas de canto e dezenas de amigos cantores e professores de canto (inclusive canto lírico e que concordam comigo no aspecto levantado no tópico) não bastam para eu conhecer o ofício e não me qualificam para dar a minha opinião? Minha experiência como músico e produtor também não ajudam em nada?
Durante todo o meu desenvolvimento procurei conhecimento buscando professores de canto, composição, piano, conversando com músicos dos mais variados estilos....
Aprendi muito mais sobre fraseado com professores de canto do que com guitarristas, aprendi mais sobre harmonia com um professor de piano do que com qualquer professor de guitarra que eu tive. Hoje faço aulas com um baixista que manja muito de ritmo e estou aprendendo muito. Acredito mesmo que a música seja antes de tudo uma arte e trabalho para ampliar meus horizontes e destruir preconceitos. Acho que isso basta para muitos visitantes do forum, apesar de para você não ser o suficiente.
Acho que o maior objetivo de um forum é contribuir com o desenvolvimento dos que procuram o forum. É um ambiente democrático porque todos podem dar a sua opinião e cabe ao leitor julgar quais são válidas ou não. Nesse sentido não importa se a pessoa é malabarista de circo, faxineiro, motorista de ônibus... Todos tem o direito de expressar sua opinião e não cabe a ninguem classificar quem está apto ou não.
Quando iniciei meus estudos utilizei muito essa ferramenta para sanar dúvidas e hoje tento dar a minha contribuição e continuo aprendendo. Não vou parar de dar a minha opinião.

voltando ao assunto do tópico:
E que mal há em alguém aprender técnica anos e depois querer cantar Capital Inicial?
Não há mal nenhum se esse for o objetivo da pessoa. Não me pareceu o objetivo do Magno Guedes e não era o objetivo da maioria dos cantores populares que tiveram sucesso em suas carreiras. Pelo que entendi ele não quer ser um cantor popular de banda de baile que vai ter que cantar country, rock e pagode. Acho que como compositor ele quer desenvolver um trabalho próprio, ou seja, ele não quer fazer circo, ele quer fazer arte.
Para isso ele não precisa ter a melhor técnica vocal do mundo, não precisa solfejar, não precisa ler partitura, não precisa tocar piano. Tudo isso ajuda, mas não é necessário e tá aí a história da música que não nos deixa mentir.

Eu vou parar de participar desse tópico porque acho que o assunto já foi debatido à exaustão.
Parece que o seu objetivo sempre foi defender a escola erudita, algo totalmente desnecessário porque ela não foi atacada em nenhum momento.
Você mudou o foco colocado pelo Magno Mendes que era bem claro em relação à questão do estilo para a questão da técnica vocal, argumentando que o canto lírico tem uma técnica vocal mais avançada do que as outras escolas. É uma opinião que respeito, mas concordo com o Quasthoff, que diz que se pode aprender técnica vocal tanto no lírico quanto no jazz e que a Sarah Vaughan tem uma técnica fenomenal (isso sem falar da criatividade, bom gosto, domínio de todos os aspectos rítmicos e melódicos, etc). Pelo que eu pude ver, para você o que ela faz são "efeitos" que qualquer pessoa que faça algumas aulas de canto lírico pode fazer. eu não sei se você é professor, mas se você me mostrar uma gravação de um aluno seu cantando metade do que a Sarah Vaughan faz, eu vou até você fazer aulas de canto, esteja você onde estiver e pago bem!
O que foi questionado por mim foi essa premissa de que aulas de canto lírico te preparam para tudo. Essa premissa é frequentemente usada por professores que não tiveram contato com outras escolas e precisam garantir o seu ganha pão.
Quando comecei a tocar era comum ouvir que para tocar guitarra eu tinha que aprender violão erudito, hoje vejo que as aulas de violão erudito ajudaram muito, mas não contemplaram a maior parte do que eu achei necessário aprender.
Ao meu ver a única coisa que te prepara para tudo é estudar tudo.

pra mim é fim de papo, se você quiser continuar a discussão acho que, por respeito ao forum e seus frequentadores, devemos criar um novo tópico com o título : "Aula só de canto lírico basta para cantar qualquer coisa? " e aí continuamos lá.

GersonM
Membro
# jul/13
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daniloaurelio

Bem ao que parece toda a experiência por vc alardeada não serviu para nada. Você ainda não consegue diferenciar estilo, de técnica para executar.

É pena você ter desperdiçado tanto tempo estudando, se é que o fez mesmo, para resultar em quase nada, a não ser em teimosia sem conhecimento de causa.

Vc fala de canto lirico. Quantas aulas de canto lírico vc fez? Nenhuma, certo? Não conhece nada. Não é cantor. Não sabe o que é estudar técnica a fundo. Não pode opinar sobre isso. Vc pode achar muita coisa, mas não tem dados, não tem base para sustentar as suas teorias.

E tenha certeza, que vc não conseguiria estudar comigo nem "pagando bem" como vc diz, porque eu seleciono muito bem os meus alunos.

GersonM
Membro
# jul/13
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Eu realmente não entendo o que move um cidadão a escrever praticamente um livro, ser extremamente desagradável, usando a desculpa de que está defendendo a sua opinião.
Se assim fosse, não usaria frases de duplo sentido e insinuações.

Alguém que tem a capacidade de escrever uma tolice como a frase abaixo, realmente não deve ser levado em consideração.

Ou você é um desses professores de canto lírico que não sabem sequer falar alemão?

Mais um que não canta, que vem ao fórum fazer alarde, tentar se auto-promover, e se colocar num pedestal. Como todos os outros, vai fazer sua bagunça e desaparecer.

Espero que o autor do tópico pense bem nas questões levantadas aqui e não dê ouvidos a gente que não vivencia as coisas a não ser "conversando" com cantores e professores. Tem que saber na prática. O resto sim é falácia.

daniloaurelio
Veterano
# jul/13
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Pelo jeito o seu problema é de compreensão de texto...
Eu não alerdeei experiência, foi você que pediu para que eu falasse sobre a minha experiência e depois fez questão de usar a minha experiencia para desqualificar o que falei:

GersonM
Membro Novato
# 10/jun/13 às 14:24
"Eu queria saber com base em que, com que experiência, você faz uma afirmação dessas?"

E quem se pôs em pedestal dizendo que possui técnica, isso e aquilo para cantar qualquer coisa foi você. Eu imagino como você seleciona os alunos, só pega os que caem no seu papo... Se você quiser ter aulas comigo será muito bem vindo, sejam aulas de guitarra, teoria musical, canto ou quem sabe até compreensão de texto e alemão?

e lá vou eu esclarecer suas dúvidas de novo (mas é a última nesse tópico...):
"Eu realmente não entendo o que move um cidadão a escrever praticamente um livro, ser extremamente desagradável"

foi por causa disso: (acho que você já tinha entendido, mas mesmo assim...)
"Se conhecesse não iria nem pensar uma coisa dessas, e principalmente escrever num fórum de canto."

Mais uma dica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia
e chega de mimimi GersonM , se o que eu digo te incomoda você vai ter que aprender a lidar com isso, a vida é assim.

shoyoninja
Veterano
# jul/13
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Como o Chris e o Gerson falaram, eh melhor procurar um professor de canto lirico porque ha muito mais garantia de que o embasamento tecnico correto existe e sera bem transmitido.

Ao passo que procurando professores de "estilos", voce pode acabar na mao de alguem que nem cantor eh.

GersonM
Membro
# jul/13
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daniloaurelio

Ué, vc não disse que era fim de papo? Mas parece sempre querer dar sempre a última palavra não é? Só que aqui amigo a sua palavra não está valendo muita coisa.

Como eu disse, caras como você já passaram por aqui e fizeram a sua festa, você não é diferente.

Eu ri bastante com a sua ideia de querer dar aula de canto para um professor de canto, eheheh, e estufar o peito para dizer que sabe alemão? ahahahah...

Boa tentativa mas não deu. É por causa de gente como você, que pensa dessa maneira que tem pessoas por aí que cantam mal, tocam mal.
São os que pensam que sabem, mas não conseguem nem segurar o próprio ego. Desde o primeiro momento você quis desqualificar os outros dizendo que tudo é enrolação.

Como eu disse antes, espero que o autor do tópico perceba a diferença do que está sendo dito aqui e de quem está dizendo.
Eu não vou dar margem para discussão sobre canto com guitarrista, que se tivesse um pingo de vergonha na cara, ficaria bem quietinho na sua área.

Aprendi a lidar com isso e vou fazer o que deveria ter feito desde o início que é ignorar você, por falta de conteúdo.

Fazer o que...a vida é assim.

daniloaurelio
Veterano
# ago/13
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GersonM
Eu não disse que tudo é enrolação eu disse que pessoas como você são enroladoras.

GersonM
Membro
# ago/13 · Editado por: GersonM
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daniloaurelio

Pode preparar o bolso, amigo. Você cometeu um crime e vai responder judicialmente. Apagar não vai adiantar, as páginas estão todas salvas.

GersonM
Membro
# ago/13
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daniloaurelio

Olha cidadão, vou fazer uma coisa que não costumo fazer com frequencia e vou lhe dar a chance de se retratar aqui no fórum mesmo, antes de entrar com um processo por difamação.

Você não pode achar que é porque estamos num ambiente de internet que você pode escrever tudo o que quer. Você afirmou anteriormente:

Eu imagino como você seleciona os alunos, só pega os que caem no seu papo...

Você está insinuando que engano as pessoas, mentindo para elas e somente por isto que eles resolvem fazer aula.

Eu não disse que tudo é enrolação eu disse que pessoas como você são enroladoras.

Novamente e agora você afirma que o trabalho que eu faço é enrolação ou seja, novamente diz que estou enganando as pessoas.

Pois bem, você não está falando com um aventureiro da área. Sou um professor de canto conhecido no meio e você não pode chegar aqui e escrever determinadas coisas. O que diria um novato no fórum que lê algo desse tipo? Sabe as consequencias de difamar alguém? De difamar o trabalho de alguém? E isso sem nem conhecer a pessoa em questão?

Eu não deveria, mas vou abrir para você se retratar a respeito das coisas que afirmou. É uma chance ainda para você, aproveite-a.

daniloaurelio
Veterano
# ago/13
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GersonM
Eu não quis dizer que você engana as pessoas. Eu acho que você acredita no que você fala.
Quando digo que pessoas como você são enroladoras me refiro especificamente a idéia de que alguém que não sabe cantar determinado estilo possa ensinar rapidamente e de maneira fácil uma outra pessoa a cantar esse mesmo estilo. Aí o termo "enrolação" não se trata de "enganar" ninguém, mas sim do tempo que todo o processo levará.
Minha intenção não é prejudicar seu trabalho, eu não te conheço. Quem começou a falar de pessoas foi você, até agora muitos discordaram de mim e apresentaram argumentos lógicos (Christian, McBonalds, shoyoninja, entre outros). Você foi o único a buscar denegrir a minha pessoa ao invés de contrapor os meus argumentos.
Você também disse para mim que "por causa de gente como você, que pensa dessa maneira que tem pessoas por aí que cantam mal, tocam mal". Eu entendi a frase como uma a crítica ao meu modo de pensar e não a mim diretamente, até porque você também não me conhece. Foi nesse sentido que eu usei a expressão "pessoas como você" são enroladoras. Repare que a expressão é exatamente a mesma que você usou, portanto está claro que a minha intenção não era ofendê-lo, nem difamá-lo.
Acho que é melhor daqui em diante nos concentrarmos somente no tópico que é "Aulas de Canto lírico aplicadas no popular".

FBlues_rock
Veterano
# ago/13 · Editado por: FBlues_rock
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edit: autor já leu

GersonM
Membro
# ago/13
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daniloaurelio


Acredito que um cuidado na hora de usar determinados termos seja necessário.
Está claro que não iremos concordar nunca sobre o assunto do tópico, pois eu creio no que falo, claro. Meus 25 anos lidando exclusivamente com canto me dão certa bagagem para isso, mas enfim, não se pode obrigar ninguém a acreditar em nada e nem mudar o modo de pensar.

Que decida o autor do tópico e quem tiver lido, qual o melhor caminho a seguir, segundo suas convicções.

GersonM
Membro
# ago/13
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FBlues_rock

Eu penso que antes de tudo, tem que se conhecer a técnica de execução para conseguir ter a liberdade de interpretação. É o caso de um violonista clássico, por exemplo, que passe para a guitarra ou de um pianista que vá tocar teclado, como eu citei antes. Já que se tem a agilidade e a habilidade de execução apurada, o que vem a seguir é apenas a adaptação ao estilo escolhido.
No canto, o que tem de mais aprofundado, o que é mais difícil e que demora mais tempo de aprendizado é o canto lírico. São anos e anos de exercícios, de vocalises, aperfeiçoamento da emissão, da dicção que fazem do cantor um grande conhecedor da sua própria voz, do seu instrumento. Óbvio que existem más técnicas, maus cantores líricos, mas os que realmente sabem o que estão fazendo tem praticamente domínio absoluto da própria voz.
SE o professor em questão conseguir transferir este conhecimento que tem para o trabalho com canto popular, os resultados são muito eficientes, seja qual for o estilo.

GersonM
Membro
# ago/13 · Editado por: GersonM
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