Aulas - canto lírico ou popular?

    Autor Mensagem
    dixie
    Veterano
    # mai/05


    Aulas - canto lírico ou popular?

    dixie
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ops, desculpem. Esqueci de colocar o texto XD:

    Eu sei que essa questão já tinha sido discutida aqui antes. Mas, se tiverem paciência, por favor, dêem sua opinião.
    Eu tenho 14 anos e faço canto lírico a cerca de um ano e meio. Tenho uma ótima professora, muito exigente, e graças a isso evolui muito.
    Mas...
    Ela é muito "cabeça fechada" quando se trata de música popular! Diz que ela não me ensinou pra que ficasse cantando esses "lixos". E, apesar de gostar muito de canto lírico, acho que a tendência da maioria de nós, jovens (sem generalizar), é preferir o popular.
    E agora? Devo procurar uma professora de popular? Será que a minha base de lírico é suficiente? Devo continuar com o lírico e aproveitar a linha dura de minha professora pra melhorar e tentar, sozinha, desenvolver o popular?
    Eu pretendo seguir carreira, por isso, não posso ficar simplesmente pulando do lírico pro popular quando minha vontade mandar. Ou será que o popular abriria mais caminhos pra mim?

    rodrigogarcia
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ola! acho melhor nao dar palpite que interfira no teu futuro como cantor,
    mas acho que é melhor escolher o tipo de música q tu gostas mais!

    Ja pensou vc cantando musica lirica e nao ter prazer em cantar- las no futuro ou vice versa? pode tambem aprender a cantar musica popular e ver se é tua praia!

    espero nao ter te confudido mais ainda! cara musica é foda! quanto mais agente aprende, mais descobrimos que temos muito a aprender ainda! (he he)

    boa sorte nas tuas escolhas!

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Não entendi a sua pergunta sinceramente...

    Pq tudo que vc aprende no canto Lirico pude muito bem ser usado no canto popular... pq o popular tem base no Lirico... cabe só a vc adaptar a sua técnica pro popular...
    Dificilmente uma professora de canto lirico vai dar algo popular pra vc cantar... Canto Lirico é só arias mesmo. Mas isso n empede que vc cante popular fora da aula.... se ela n gosta problema é dela, ela é paga pra ensinar e não ficar enchendo.

    Eu acho o seguinte: A Aula tá sendo produtiva pra vc? Tá dando Resultado? aguenta firme e procura fazer aquilo que a sua professora pede.
    Quando vc ver que já não tá te servindo mais aquela aula, que vc já aprendeu e absorveu tudo que dava, procura um professor especializado no que vc quer... Se for cantar metal por exemplo, procura alguem do ramo.

    paulao_jazz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    dixie

    cara, é uma questão difícil demais essa. Muito polêmica. Por isso vou dar a minha opinião:

    A base é a mesma. A forma de emissão e o controle do regime de expulsão de ar é que são diferentes.

    Eu concordo em sair do lírico para o popular (ou da técnica do lírico para a técnica do popular), e não ir direto fazer aula de canto popular.
    mas tb não concordo, se vc for cantor popular, ficar fazendo aula de lírico, colocando vozeirão, apoio de lírico, sendo que vc vai cantar sempre num microfone e numa região diferente.

    anyway... raros são os professores que ensinam técnica vocal popular. Ela existe, e vem da base lírica.

    Agassi
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    dizem que lírico se aprende muitto mais coisas..
    explorar a voz ao maximo se podesse faria lirico....

    paulao_jazz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Agassi
    dizem que lírico se aprende muitto mais coisas..

    no canto lirico vc explora todos os seus ressonadores, o máximo que sua voz pode chegar, etc... no canto popular, vc só usa alguns dos ressonadores, ou mais uns do que outros.

    se pUdesse faria lirico....

    pq não pode?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu voto no lirico...eheheh... =P

    Twister Metal
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cante o que voce quiser, sem se importar com a sua professora
    Voce ja aprendeu o que tinha de aprender com ela
    Voce quem sabe ate onde voce pode chegar
    A tendencia hoje em dia e canto popular

    Schaffer Jr
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    professores de canto nao ensinam, eles doutrinam um aluno
    eh por isso q nunca fiz aulas de canto

    Arthur Barlow

    Morgana Turunen
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Schaffer Jr
    professores de canto nao ensinam, eles doutrinam um aluno

    Ah, eu naum concordo não... acho que aí entra a personalidade do aluno tb, ele tem desenvolver suas opiniões e seu estilo.

    dixie
    Aulas - canto lírico ou popular?
    Se vc quer desenvolver muuuita técnica, dominar sua voz, talz, acho que vc deve ficar com o canto lírico, mas aí depende de vc néh, das suas necessidades no canto.

    Quando eu comecei a fazer canto, eu escolhi o lírico pq vi que com ele eu poderia desenvolver muito mais técnica e trabalhar melhor a minha voz, afinal eu pretendo cantar coisas voltadas para o heavy metal... até então eu já ouvia alguma coisa de ópera, música erudita, mas depois que comecei a estudar canto lírico, cai totalmente de amores pela musica erudita....

    paulao_jazz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Schaffer Jr

    cada um com seus problemas e cabeças fechadas. eu infelizmente tb pensava assim, e isso me atrasou uns bons 10 anos na minha vida musical.

    Morgana Turunen
    Se vc quer desenvolver muuuita técnica, dominar sua voz, talz, acho que vc deve ficar com o canto lírico, mas aí depende de vc néh, das suas necessidades no canto.

    qualquer um que cante tem que aprender a técnica. e a técnica foi desenvolvida pelo canto lírico. E só quem tem professor retrógrado e sem mente aberta é que faz aula de lírico sem aplicar no popular.

    Morgana Turunen
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    paulao_jazz
    qualquer um que cante tem que aprender a técnica. e a técnica foi desenvolvida pelo canto lírico. E só quem tem professor retrógrado e sem mente aberta é que faz aula de lírico sem aplicar no popular.
    É óbvio que todos os tipos de canto exigem técnica, mas se ele quer o top dos tops, então que fique com o lírico.

    E outra, se o professor é meio cabeça-dura, o aluno não pode deixar-se influenciar, jamais o aluno deve ser um marionete do professor. É por isso que o cara tem que procurar bem, procurar levar um papo com o professor antes de sair assinando contrato... tomara que ele tenha a felicidade de encontrar um ótimo professor de canto lírico para ensinar a ele tudo que ele possa esperar e que também tenha uma mente aberta para fazer dele um cantor bem versátil.

    angelo venturatto
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    canto ave maria no tom origial , sou tenor , baritono ou baixo.

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Dixie,

    Escrever algo é quase repitir o que já foi dito acima...

    Você deve verificar se realmente estão sendo eficientes as aulas e você tem progredido.

    Eu já passei pelo que você está passando... Comecei estudando canto lírico (mesmo porque eu, ainda criança, achava que só os cantores líricos tinham grandes vozes e cantavam bem, os outros cantores popules eram ruins...), depois de alguns anos comecei a fazer canto popular com um professor apaixonado por Soul (que acabou me viciando! rsrss) e abriu minha mente: foi então que percebi que eu não gostava de canto isso nem canto aquilo, o que eu realmente gostava era de CANTO...

    Tive outros professores (tanto de canto lírico como de canto popular) e enfrentei alguns confrontos de ambas as partes quando nas aulas eu "misturava" as técnicas e impostações...

    Hoje, dando aulas, sei bem o que é isso... Existem professores um tanto ainda ultrapassados quanto à junção de estilos, mas nós professores temos que atender as necessidades do aluno e explorar/incentivar onde melhor se encaixa a voz e o geito do aluno...

    O que eu posso te dizer é que se você realmente gosta de canto lírico e está aprendendo com esta professora, continu estudando com ela e começe desde já a pesquisar sobre técnicas de canto... Leia muito... Relamente a base das técnicas de canto são do canto lírico; você conhecendo-as e domiando-as, conseguirá assimilar facilmente outras técnicas e até aprender autodidaticamente muitas coisas...
    Só vai mais uma dica: nunca force a sua voz !!! Tenho muitas alunas que procuram fazer canto lírico porque querem por que querem alcançar os agudas da Mariah Carey, homens que querem fazer os falsetes do Freddy Mercury e os graves de um baixo-profundo, etc... Por isso, se for estudar sozinha, nunca force a sua voz além do seu limite para que você não tenha problemas futuros...

    De coração, desejo que você ache a si mesma e seja uma grande cantora, quer seja popular, quer seja lírica.

    Ricardo



    Para maiores informações sobre Canto, visite este tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/103720/

    Lá vocês encontrarão informações relacionadas a este tópico e poderão postar suas dúvidas sobre este e outros tópicos...

    sostenesmel
    Veterano
    # out/05
    · votar


    olá galera, tudo bem?, gente eu tô com o maior problemão, olhem só:
    ha dois anos eu tomei um mini curso de canto lirico na IASD, hoje eu canto em uma banda de axé, durante algums ensaios eu escutava comentarios afirmando que eu queria imitar Andreia bochelli. diante desta cituação eu me desesperei e começei a cantar junto com o cd, ou seja eu colocava por ex: o cd de calcinha preta e tentava chegar perto do timbre de Daniel Dial. resultado: deu em merda!! hoje a minha voz é de lua!! sério! tem dias que eu me sinto o tal, e tem dias que eu me sinto uma boa merda!!!
    Galera se alguem ai souber a cura pra isto, eu agradeço uma aresposta!!

    valeu!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aulas - canto lírico ou popular?