Lírico e Popular = A mesma coisa? (HARMONICOS

    Autor Mensagem
    Jonathan Engelbert
    Veterano
    # nov/04


    Pessoal, comecei à fazer aula de canto com um professor q tb é coordenador dos cursos de graduação da faculdade de musica aki de minha cidade. Ele é graduado, se formou com Denise Sartori. Então me parece ser um kra gabaritado, q entende do assunto canto. Só q ele disse algo q me perturbou um pouco. Qd começamos, foi só respiração ( o q eu já esperava). Mas conversamos claro, sobre o q eu gostava de cantar e tal. Dae eu perguntei, "será lirico ou popular?" Ele disse q hj em dia é ultrapassado separa - los. Os dois estilos são cantados com uma só fisiologia, portanto, o q se ensina é o CANTO. O q acontece é q a pessoa vai dosar o q quer na sua técnica.

    Disse ainda q tudo depende muito da quantidade ou riqueza, como queiram, de harmonicos empregados à voz. Se usamos muito(issu de usar muito eu já tinha noção, tem à ver com a colocação da voz) fica mais impostada, por issu mais potente e rica de harmonicos, além do vibrato, e issu confere akela coisa caracteristica do lirico. No caso de usar uma mais BRANCA, ela sai mais simples, sem tantos harmonicos. Gostaria de dicutir issu com vcs. O q vcs pensam dissu td?

    paulao_jazz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Jonathan Engelbert

    pra mim, falou e disse. É isso mesmo!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Concordo tb.

    Mael Sullivan
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    O Canto Lírico trabalha de uma forma mais objetiva para a música erudita, necessitando de uma técnica (não tão diferente), mas adequada para o repertório do mesmo, incluindo exercícios de respiração e impostação que muitas vezes não observamos no que seria seria somente Canto. Agora não concordo muito com o cara, pois conheco pessoas que são feras no canto (horas e horas de ensaios particulares e comunitários) que tenta cantar lírico, mesmo com a técnica que adquiriu, mas não sai com o brilho que uma pessoa que especificamente estuda lírico. Será que isso é pessoal? Acabamos dediscutir que o canto lírico e popular não se distingue...

    Maria Fernanda
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Eu estudei canto com uma professora que se voltava para o lírico, tanto que ela se concentrava na ressonância da voz de cabeça e tudo mais. E ela falava dos outros estilos de música. E isso ajudou muito minha voz, mas não deixo de utilizar as outras "técnicas" quando convém.

    Sharlander
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Sharlander
    · votar


    Uma explicação mais detalhada sobre harmônicos seria um presente para a legião de leigos desse fórum na qual eu faço parte.
    Usando o recurso de áudio fica mais claro. Alguém se habilita a esta tarefa ?

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Jonathan Engelbert
    ae jon é nois no C&R :D
    já dei minha opinião sobre o assunto né...então belezinha...

    floor jansen
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Jonathan Engelbert
    vendo pelo ponto d vista do seu prof - desde q ele t ensine todas as técnicas voltadas aos dois estilos eu concordo, mas lírico e popular não são a mesma coisa....

    Jonathan Engelbert
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    FáBiO LiOnE

    Se Deus quiser irmão
    Se Deus quiser...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lírico e Popular = A mesma coisa? (HARMONICOS