Aulas de lírico aplicadas no popular?

Autor Mensagem
Magno Guedes
Membro
# jun/13


Olá, meu nome é Magno.
Comecei a fazer aulas de canto lírico, mas quero cantar popular, muitos dizem q sou um bom compositor (faço letras estilo Capital, Legião) e quero ter uma banda e seguir carreira como compositor e vocalista.

Porém estou na dúvida devo para com o lírico e começar o popular?
Meu estilo é Legião, Capital, Bastille, Imagine Dragons, Bon Jovi, CBJR, etc...

GersonM
Membro
# jun/13
· votar


Magno Guedes

Eu diria que essa é a coisa mais correta a fazer, pois certamente você aprenderá mais, porém, tem uma questão que deve ser levada em conta. Se esse professor não vai insistir em mudar o seu repertório, ou seja, a parte dele é aplicar a boa técnica para fazer com que você cante bem dentro do estilo escolhido. Digo isso porque já vi muito professor insistindo em trazer o aluno que NÃO QUER ser cantor de ópera para este lado.
Se houver essa insistência aí não acho válido.

Magno Guedes
Membro
# jun/13
· votar


Não entendi GersonM o mais certo a fazer é ir para o popular?

daniloaurelio
Veterano
# jun/13
· votar


Magno Guedes

Eu não teria dúvidas. Procuraria um professor popular que cante de uma maneira próxima a que você queira cantar, que conheça e goste do estilo que você quer aprender.
Qualquer professor profissional terá exercícios e técnicas novas para te passar. Ele pode até te convencer que você precisa aprender aquilo para cantar o que você quer, mas essa história de que o lírico prepara para tudo que você quiser é pura enrolação.

GersonM
Membro
# jun/13 · Editado por: GersonM
· votar


mas essa história de que o lírico prepara para tudo que você quiser é pura enrolação.

Creio que todos os meus alunos que cantam música popular discordariam da sua opinião.

E quantas aulas de canto lírico você já fez e que não atingiu o seu objetivo de cantar melhor no seu estilo?

Magno Guedes

Se vc encontrar um bom professor que não queira fazer você mudar de estilo, então o melhor sem sombra de dúvida é fazer com o professor de lírico. Certamente você terá muito mais informação.

GersonM
Membro
# jun/13
· votar


Magno Guedes

Duas opiniões bem distintas. Agora é só você escolher, eheh.

Magno Guedes
Membro
# jun/13
· votar


Decide ficar no lírico mesmo pessoal.
Minha professora vai me ajudar pq ela sabe q mesmo dando aula de lírico, meu negocio é canto popular.

OBS: Esses dias posto um vídeo meu para avaliarem minha voz.

Ate mais,
Pessoal

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/13
· votar


daniloaurelio
essa história de que o lírico prepara para tudo que você quiser é pura enrolação.

Tudo moldado no canto lírico. O que tem de enrolação nisso aí?

https://soundcloud.com/chrismiyai3
https://soundcloud.com/chrismiyai2
https://soundcloud.com/chrismiyai

daniloaurelio
Veterano
# jun/13
· votar


Christhian
Realmente minha declaração não faz muito sentido. O canto lírico pode te prepara para tudo que você quiser dependendo do que você quiser.
refaço a frase:
"essa história de que o canto lírico prepara pra tudo é enrolação."

Sobre as gravações. Dá pra entender direitinho a sua proposta e ver que você é competente no que se propôs. Não queria ofender ninguém.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/13
· votar


daniloaurelio
Realmente minha declaração não faz muito sentido. O canto lírico pode te prepara para tudo que você quiser dependendo do que você quiser.
refaço a frase:
"essa história de que o canto lírico prepara pra tudo é enrolação."


Continua sem nenhum sentido.

GersonM
Membro
# jun/13
· votar


daniloaurelio

Eu queria saber com base em que, com que experiência, você faz uma afirmação dessas?

daniloaurelio
Veterano
# jun/13
· votar


Primeiro quero dizer que respeito todos os estilos e escolas musicais, não acredito que a minha formação me capacite para fazer o que eu nunca fiz, não tenho nenhum interesse em denegrir o canto lírico e acho totalmente possível que uma pessoa que estudou canto lírico cante qualquer estilo, desde que estude-o. Nesse processo de estudo de um novo estilo um professor que já tenha passado por uma experiência semelhante ajuda na grande maioria das vezes.
Se vocês acham que cantando só canto lírico uma pessoa está capacitada a cantar qualquer estilo eu respeito a opinião de vocês, mas só vou rever a minha quando começar a ver isso na prática.


Christhian
Continua sem nenhum sentido.
A frase tem um sentido. O que eu quis dizer é que na minha opinião o canto lírico não te prepara para cantar qualquer estilo. Se uma pessoa quiser aprender a cantar um estilo diferente ela terá que estudá-lo com dedicação por algum tempo e que se tiver um professor que a ajude será melhor. Você pode concordar com ele ou não, mas que a frase tem um sentido tem.

GersonM
Eu queria saber com base em que, com que experiência, você faz uma afirmação dessas?
Eu afirmo baseado nas minhas experiências como músico, produtor e professor. Cansei de ver vocalistas que estudaram só canto lírico se dando mal em jam sessions de jazz mundo afora, ensaios então nem se fala. Hoje em dia uns 20% da minha renda mensal vem de cantoras que passaram anos fazendo exercícios de canto lírico com a esperança de conseguirem cantar samba e jazz até que elas desistiram e vieram fazer aulas comigo, que nem me considero cantor, para conseguirem evoluir.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/13 · Editado por: Christhian
· votar


daniloaurelio
Se vocês acham que cantando só canto lírico

Verbo errado. O certo é "estudando", pois é disso o que estamos tratando: Do estudo da técnica e não do repertório. Mas creio que não seja só uma questão semântica, pois na frase abaixo você usa o verbo certo:

Cansei de ver vocalistas que estudaram só canto lírico se dando mal em jam sessions de jazz mundo afora, ensaios então nem se fala.

O erro desses "vocalistas" que você se refere é pessoal deles, de objetivo. Quem estuda canto lírico pensando em aplicar em outros estilos, tem plenas condições de fazê-lo, necessitando apenas de uma adaptação para a linguagem musical desejada.

O curioso é que você mesmo cita isso, sem se dar conta:

Se uma pessoa quiser aprender a cantar um estilo diferente ela terá que estudá-lo com dedicação por algum tempo

Aliás, isso se aplica a qualquer instrumento. Um guitarrista de heavy metal e rock que tem uma técnica refinada e se propõe a tocar música árabe, por exemplo, fará com competência desde que estude corretamente.

Hoje em dia uns 20% da minha renda mensal vem de cantoras que passaram anos fazendo exercícios de canto lírico com a esperança de conseguirem cantar samba e jazz até que elas desistiram e vieram fazer aulas comigo, que nem me considero cantor, para conseguirem evoluir.

Isso explica muita coisa.

Nesse caso, não é evolução, ainda mais considerando que você não "se considera cantor", portanto, não tem um conhecimento técnico apurado. O que você faz é simplesmente passar a sua leitura da linguagem musical que essas pessoas querem cantar.

Mudando os verbos (por falar neles): Você não ensina a ler, você lê para elas. E elas não aprendem a ler. Aprendem a mimetizar você.

Concordo que com a ajuda de um professor, a coisa torna-se mais fácil. Mas existem POUQUÍSSIMOS professores com conhecimento técnico consistente e conhecedores de diferentes estilos musicais.

daniloaurelio
Veterano
# jun/13
· votar


Christhian
Caramba você é rápido!
Sobre a primeira questão que você levantou eu me referi ao verbo "cantar" como um todo que envolve técnica, repertório, etc. Quando eu falo para os outros que eu toco jazz eu nao me refiro exclusivamente ao meu repertório, mas a toda uma "escola musical" a qual me dedico há algum tempo.
Eu não citei nada sem me dar conta. Eu disse aquilo conscientemente. Não acho que fazer aulas de canto lírico faça com que a pessoa se torne incapaz de cantar outros estilos, só acho que ela terá que se dedicar e que um professor especializado nesse outro estilo irá ajudar muito.
Eu realmente não tenho conhecimento técnico apurado de canto, nem falo isso para os meus alunos. O que eu ensino de canto se restringe a passar os exercícios vocais que eu aprendi quando fiz aula de canto jazz fora do Brasil, exercícios esses que elas nunca tinham ouvido falar.
Fora isso eu foco mais no aprendizado de teoria musical e percepção específicos de jazz (e as vezes alguns mais genéricos). Não faço com que elas imitem a minha forma de cantar de forma alguma, até porque como eu já disse, não me considero cantor. Eu acho que isso as ajuda muito, mas no fim cabe ao aluno julgar, pois ele e quem sabe como ele cantava antes e depois de ter aulas comigo. Eu não sei se vc leu a parte que eu falei que eu sou músico (guitarrista) e produtor musical. Eu já fiz aula de violão erudito, baixo elétrico, bateria, canto jazz (inclusive com uma professora que era formada em canto lírico e jazz), arranjo, guitarra rock, guitarra jazz, piano popular e erudito... Isso me possibilitou dar aulas além da mera técnica de guitarra ou qualquer outra coisa.
Sobre os "vocalistas" que eu já vi se estreparem... Eles falham sempre na questão rítmica e na questão da improvisação, que são tratadas diferentemente no jazz e na música erudita
Eu discordo totalmente de você que uma mera "adaptação" basta para um cantor lírico cantar qualquer estilo. Realmente acredito que demanda muito estudo, dedicação e que um professor especializado por ajudar bastante. Isso vale também para um vocalista que fez 10 anos de aulas só de jazz , ou seja, se ele quiser cantar música erudita ele vai ter que estudar. Claro que quanto mais ele tiver estudado música, mais fácil será para ele, desde que abra mão de preconceitos e formas pré-estabelecidas (o que as vezes é mais difícil do que começar do zero).

Mas voltando a questão inicial:
Quero dizer novamente que não sou contra o canto lírico, que e uma escola totalmente respeitável e que pode ensinar muito a todos.

Gostaria que você me esclarecesse:
1) se você realmente acredita que estudando só canto lírico a pessoa estará apta a cantar qualquer estilo bastando uma mera adaptação em pouco tempo, sem auxílio de professor nem nada.
2) Se essa capacidade vale também para alguém que estudou outro estilo. Por exemplo: Você acredita que uma determinada pessoa que estudou canto jazz por anos e atingiu um nível muito alto estaria pronta para cantar qualquer outro estilo independente de estudo pesado e orientação de professor?


PS. Estou assumindo que você usou a palavra "adaptação" como algo fácil e rápido, pois isso não ficou claro.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/13 · Editado por: Christhian
· votar


daniloaurelio
Eu discordo totalmente de você que uma mera "adaptação" basta para um cantor lírico cantar qualquer estilo. Realmente acredito que demanda muito estudo, dedicação e que um professor especializado por ajudar bastante. Isso vale também para um vocalista que fez 10 anos de aulas só de jazz , ou seja, se ele quiser cantar música erudita ele vai ter que estudar.

O ponto é exatamente esse. Antes de cantar qualquer coisa, o sujeito precisa aprender a inspirar corretamente, apoiar, trabalhar a emissão vocal, tensões na voz, ressonâncias, impostação, foco, afinação e mais um monte de rudimentos. Perceba: isso NÃO tem a ver com música propriamente! É técnica vocal, pura e simples.

Com um "especialista" ele vai desenvolver um fraseado específico para estilo, além de compreender a métrica característica do ritmo, ornamentos e outras coisas. Mas para chegar aqui, se não estiver preparado com técnica vocal, o desenvolvimento será pífio.

O ponto é que o canto lírico vai FUNDO na questão da técnica vocal, ao passo que 99% desses professores de "estilo" são focados no repertório e na estética. Cara, o que eu recebo de gente aqui vinda de professores famosos, que foram induzidas ao erro, seja por desconhecimento e despreparo técnico ou por ter imposto ao aluno algo que funcionou na própria voz, é uma fábula.

Sobre suas perguntas:
1 - Não só acredito, como foi o que eu fiz na minha voz. Nos links que postei acima, você vai achar Jazz, MPB, Rock, Metal e até música japonesa. Todo o meu desenvolvimento em relação ao ESTILO foi por conta, por estudar exatamente o que citei: fraseado, ritmo, etc, etc. mas a técnica vocal é toda talhada nas aulas de canto lírico. Sem elas, eu precisaria de duas vidas inteiras pra cantar todos esses estilos minimamente.

2 - Não. Não acredito em estudo de estilo como base. Quer cantar Jazz? Primeiro você precisa de técnica vocal (não só para conseguir cantar, mas para ter saúde vocal para o resto das coisas em que usa a voz), que você não vai conseguir na aula de Jazz, ao menos que o professor tenha estudado canto lírico... Mas não é exatamente disso que estamos falando?

Abraços.

Gansinho
Veterano
# jun/13
· votar


daniloaurelio
Cara, eu acho que você tá se confundindo em uma coisa..
Pelo que eu tô entendendo, você tá falando que "estudar canto de tal estilo" é saber "o jeito" do estilo, cantar com o cacoete do estilo. A gente não tá falando disso aqui. A gente tá falando de técnica vocal.

Se você quiser aprender técnica vocal pra aplicar essa técnica em qualquer estilo, estude canto lírico. É isso que eles querem dizer. O canto lírico dá a base técnica pra você aplicar em qualquer estilo.

Se você vai ter o "feeling", o "jeito" de cantar determinado estilo, isso depende de você. Um exemplo é o Chris. Estudou canto lírico, mas sempre cantou rock/metal. Ele usou toda a técnica aprendida no rock/metal, e não no canto lírico.

Estudar canto é diferente de estudar repertório.

GersonM
Membro
# jun/13 · Editado por: GersonM
· votar


daniloaurelio

O que tem que ser levado em conta é que tem cantores e cantores. Gente que estuda canto lírico anos e não canta bem, seja por incapacidade própria ou má técnica.

Qualquer cantor lírico (oriundo de uma boa escola) tem a capacidade de cantar qualquer coisa, bastando para isso estudar o estilo e se dedicar a ele, mesmo que precise "desconstruir" a própria técnica para cantar o que deseja.
Se pensarmos apenas em técnica vocal, e formos fazer um comparativo, um cantor de jazz por exemplo, não conseguiria cantar ópera mas um cantor de ópera cantaria jazz sem problemas. Porque essa diferença? Veja que no canto lírico a voz tem que ir a extremos, tanto em extensão como em projeção. É o que tem de mais difícil de fazer em termos de canto, justamente por conta dessa necessidade de vencer um grande teatro.
Não tem nada a ver com ser especialista em determinado estilo como jazz, por exemplo, e sim na capacidade que este tipo de estudo dá.
E isso se repete em instrumentos. Um pianista clássico tocaria teclado de olhos fechados, mas um tecladista não vai se dar bem em um piano de cauda. Ele poderia tocar um concerto? Sim, um dia, mas depois de anos de estudo.
Eu só não posso aceitar, sem ao menos retrucar, ser colocado no balaio dos enroladores, visto que eu que sou cantor lírico e dou aula também para cantores populares de todo tipo. Além do que, retorno ao mundo do canto popular de vez em quando.
Eu posso cantar o que quiser, só não vejo motivo para sair da minha zona de conforto, porque dá muito trabalho modificar o repertório.
Por isso perguntei com base em que você afirmava, porque é muito diferente quando vc é cantor, quando faz isso há anos e anos, quando já passou pelo popular e pelo canto lírico e percebe a diferença de conhecimento que o erudito proporciona.

Por isso hoje se alguém me pergunta o que seria melhor estudar, eu diria que SE o professor de canto lírico tb der aulas para cantores populares e não tiver a teimosia de querer se intrometer no gosto do aluno, eu faria aula com esse professor sem dúvida, para aprender todas as nuances de técnica e mais tarde, já com a base bem feita, iria atrás de alguém especialista no repertório de interesse.

daniloaurelio
Veterano
# jun/13
· votar


Christhian
Cara eu ouvi a sua versao de "Cry me a river" e tudo só reforçou o que eu venho falando.
Se aquilo pra você é jazz, desculpe te dizer, mas você não sabe o que é jazz. Você usa divisões extremamente comuns, desafinou as vezes, não conseguiu improvisar uma nota, não usou dinâmica nem teve groove em momento algum. Eu entendo esses deslizes como falta de técnica vocal voltada para o jazz.
É impressionante como quando você canta rock a coisa encaixa direito. Dá pra ver que voce fez um cover da Ella (http://www.youtube.com/watch?v=2Gn9A-kdsRo), mas convenhamos, faltou se debruçar um pouco mais sobre a gravacão original e quem sabe fazer umas aulas com alguem que sabe cantar jazz tambem poderiam ajudar?
Uma balada assim é muito difícil de cantar/tocar. A base da sua versão tambem está totalmente sem swing. Eu desconfio que voce nem saiba o que é swing....
Desculpe a franqueza, mas quando você falou que canta jazz eu tive que checar e acabei vendo que não é bem assim.

Se quiser comparar vai ficar bem nítido o que eu to tentando dizer sobre a ligação que existe entre técnica e estilo. Repare como a Ella está segura na música, improvisando e groovando a vontade:
http://www.youtube.com/watch?v=2Gn9A-kdsRo

E voce não:
https://soundcloud.com/chrismiyai2/cry-me-a-river-chris-miyai

Desculpe, mas não é questão de gosto. Se eu mostrar essa versão para 10 músicos de jazz os 10 vão concordar comigo.

GersonM
Sabe o que é Gerson.... não eram músicos ruins. Tinham técnica, sabiam solfejo, participavam de bandas há anos. Mas para cantar um estilo diferente como o jazz faltava-lhes técnica específica do estilo.
Quando eu estava em Berlin fiz aulas de violão erudito com um americano chamado Seth Josel. Ele tocava com filarmonicas do mundo todo, dava palestras em faculdades, participava de gravações, etc. Sempre com música erudita, ele mesmo admitia que eu improvisava melhor do que ele e que ele pouco poderia me ajudar com a parte de jazz, improvisação, etc...
Tambem tive aulas com a senhora Sophie Tassignon que depois de se formar em música clássica resolveu fazer faculdade de Jazz (e não uma ou outra aula) e concordava comigo que para cantar jazz era necessário fazer aula com alguem que soubesse a técnica do jazz que é diferente da música erudita.
Antes do que você diga "aha! ta vendo! você foi atraz de fazer aula de música erudita!" eu vou lhe dizer que sempre admirei a musica erudita e procurei ter aulas para me aprimorar como músico. Sempre tendo em vista que aquilo seria um suporte, um algo a mais, não algo que iria substituir os meus estudos no estilo que eu me identifico mais. Um exemplo disso seria um piloto de formula 1 que faz musculação e corrida para ter condicionamento físico. É óbvio que ele não quer ser campeão olímpico de levantamento de peso, mas aquilo ajuda na sua atividade principal.

GersonM
Membro
# jun/13 · Editado por: GersonM
· votar


daniloaurelio

Eu não sei, ainda parece que está havendo uma confusão entre técnica e repertório.

Eu não compreendo um cantor lírico que escute uma gravação, ou gravações de jazz, por exemplo, ou outra coisa, e que diga assim:

- Olha, não tenho técnica pra fazer isso, ou eu não sei como faz isso.

Isto não acontece. Não há o que não se possa repetir ou imitar se você tem um sólido conhecimento técnico. E a pessoa tem a obrigação de saber como fazer.

Acho que é essa a questão. Eu não canto esse repertório, mas não vejo nenhuma dificuldade em reproduzir o que faz um cantor de rock, mpb, jazz, sertanejo ou seja lá o que for, tecnicamente falando.
Se vai ficar bom é outra história. Isto só se consegue com anos de experiência no estilo escolhido.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/13
· votar


daniloaurelio
Dá pra ver que voce fez um cover da Ella

Manja muito, hein? :)

A versão mais famosa dessa música não é da Ella e sim da Julie London. Esse é o problema de embasar o conhecimento no primeiro resultado da busca do Youtube.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Julie_London
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cry_Me_a_River

A base da sua versão tambem está totalmente sem swing. Eu desconfio que voce nem saiba o que é swing....

E por falar em conhecimento, a base que eu usei é a original, da música da Julie London. Os caras não sabiam o que era swing? Criticar a minha interpretação é problema seu, mas quem é você pra criticar esses músicos que fizeram história antes de você sonhar em fazer peso na terra, meu amigo?

Se aquilo pra você é jazz, desculpe te dizer, mas você não sabe o que é jazz. Você usa divisões extremamente comuns, desafinou as vezes, não conseguiu improvisar uma nota, não usou dinâmica nem teve groove em momento algum.

aehuaehuae é isso aí, campeão! Mostrou que sabe muito, em todos os sentidos! aehuahae

Gansinho
Veterano
# jun/13
· votar


Christhian
É Chris, o conceito de "groove", "swing" pra essa galera, é abusar dos melismas, mandar uns graves, cantar certas partes como se estivesse bêbado, abusar do vibrato... Se você não fizer essas coisas, você não tem "groove".

GersonM
Membro
# jun/13
· votar


Sempre se repete no fórum. Pessoas que não são cantores, geralmente instrumentistas, não conhecem técnica vocal, portando a bandeira do: eu acho que é assim e se os cantores disserem que não é, eles que estão errados.

Isso já aconteceu antes e sabemos onde termina. Parei por aqui.

McBonalds
Veterano
# jun/13
· votar


daniloaurelio

Cara, por falta de tempo eu não cheguei a ver nenhuma das gravações postadas por você ou pelo Christhian, mas tirando o que você falou sobre a afinação, todo o resto tem a ver com teoria musical. Não vou ser o primeiro a dizer isso, mas acho que você está confundindo as regras do estilo, com a técnica vocal propriamente dita.

Mesmo dentro do canto lírico tem N tipos de repertório com estilos diferentes. Você não pode querer cantar uma ária antiga da mesma maneira que cantaria Verdi, por exemplo. E para transitar entre os estilos é necessário, sim, um tempo de estudo, mas não exige nenhuma "técnica específica" do estilo. O mesmo vale para o Jazz.

A impressão que eu tenho é que o que você chama de "técnica de jazz" na verdade é um apanhado de regras típicas do estilo, mas que não são nada de diferente em termos de técnica.

daniloaurelio
Veterano
# jun/13
· votar


Gansinho
É Chris, o conceito de "groove", "swing" pra essa galera, é abusar dos melismas, mandar uns graves, cantar certas partes como se estivesse bêbado, abusar do vibrato... Se você não fizer essas coisas, você não tem "groove".
A frase acima mostra o quanto você conhece e respeita o jazz. A Ella tinha esse tipo de swing aí que vc descreveu???

GersonM
Ok Gerson então eu também paro por aqui. Só quero deixar um link que deixa claro que professores de canto e cantores também podem pensar como eu:
http://www.thetutorpages.com/tutor-article/jazz-pop-singing/can-classi cal-singers-sing-soul-and-jazz/2924

McBonalds
Então esse site aqui está viajando quando ele separa canto "classical singing" e "jazz singing", explicando a diferença das "techniques" e dos "styles"?

http://vocalizing.com/blog/vocalizing-articles-and-helpful-tips/classi cal-technique-vs-jazz-technique/

Veja que a conversa inicial é a seguinte:
Eu defendendo que para cantar determinado estilo o melhor é ter aulas com alguém que domine aquele estilo muito bem. Eu penso isso porque pelo que vi na prática as pessoas que se dão melhor no jazz foram as que fizeram aulas de jazz, as grandes escolas de música do mundo também fazem isso. Na Europa, EUA, Japão, etc. se você quer cantar música erudita entra numa escola de música erudita, se quer cantar jazz vai para a escola de jazz.

O Christian e o GersonM defendendo que independentemente do que a pessoa quiser cantar o melhor é ter aula com alguém que saiba canto lírico e isso bastaria para qualquer ambição. Eles defendem essa idéia porque acham que a técnica vocal da música clássica é tão poderosa que possibilitaria ao aluno adotar qualquer estilo posteriormente.

Sobre o debate entre estilo e técnica. Eu uso a palavra estilo para me referir ao Gênero musical. Instrumentação, repertório, contexto, etc..
Técnica para mim é o "como" você executa. Nesse sentido usar divisões comuns pode ser uma descaracterização do estilo ou mesmo falta de técnica por não saber usar divisões mais elaboradas. A mesma coisa vale sobre o improvisar, ter groove, etc. Não é uma mera opção, precisa saber fazer e para saber fazer precisa saber treinar, os cantores de jazz tem diversos exercícios para essas coisas e os praticam muito, para mim isso é técnica.

Christhian
Realmente eu me precipitei ao falar da base. Ela tá retinha justamente porque é da Julie London, grande cantora por sinal, mas não é um exemplo muito comum de técnica de jazz. Eu pessoalmente acho ela espetacular, mas já tive que discutir isso com muita gente.
Também quero deixar claro que só critiquei a sua versão porque você colocou na discussão que era um exemplo de um cantor que aprendeu canto lírico e consegue cantar todos os estilos, só quis mostrar que não é bem assim, nao quis te ofender. O que importa no fim é você se sentir bem com a sua gravação e atingir os seus objetivos artísticos e profissionais, não ligue para o que eu falei se não fizer sentido para você.

McBonalds
Veterano
# jun/13
· votar


daniloaurelio
Então esse site aqui está viajando quando ele separa canto "classical singing" e "jazz singing", explicando a diferença das "techniques" e dos "styles"?

E por que o site não pode estar enganado? Aliás, qualquer site que se proponha a ensinar alguém a cantar tem bastantes chances de estar errado.

Mas no caso desse site em específico, tudo que ele aponta como diferenças técnicas do jazz pode ser conseguido tranquilamente por um cantor lírico. Veja por exemplo essas características:

Voice Quality:
Can be earthy or breathy. Close to speaking voice.


Você acha que um cantor lírico que canta com a emissão alta o tempo inteiro não consegue fazer uma emissão mais baixa ou soprosa, se assim quiser?

Singers also required to sustain long phrases and scat. But since the sound doesn’t need to as resonant, or as powerful, learning nuances of mic technique becomes essential.

Um cantor lírico que conheça a escola de Bel Canto pode fazer isso com um pé nas costas e ainda pode ficar melhor que alguém que não estudou lírico. Nem tudo no canto lírico é potente e fortíssimo o tempo todo.

Vibrato:
Often used minimally and at end of phrases.


O vibrato é uma conseqüência do relaxamento na voz, e surge naturalmente. Assim sendo, um cantor lírico pode tirar e colocar vibrato quando quiser, mesmo tendo sido ensinado a cantar relaxado o tempo todo.

Range:
Ranges of more than an octave unnecessary but often desired. Vocal improv takes the singer to the extremes of the voice both low and high.


E por que alguém que aprendeu a usar 3 oitavas de voz no canto lírico iria precisar fazer aula para cantar só com uma?

Eu não vou abordar todos os itens que ela descreveu no site, mas absolutamente tudo que ela descreveu ali pode ser sim facilmente adaptado a partir de uma boa técnica erudita sem precisar estudar com um professor específico do estilo, como defendem o Christhian e o GersonM.

Veja por exemplo o Thomas Quasthoff, cantor lírico especializado em lied:



Agora veja ele cantando jazz:





Você acha que ele precisou fazer aula com um professor específico de jazz, para aprender "técnicas específicas"?

Gansinho
Veterano
# jun/13
· votar


daniloaurelio
A frase acima mostra o quanto você conhece e respeita o jazz. A Ella tinha esse tipo de swing aí que vc descreveu???

Eu respeito o Jazz. E o que eu falei só descreve o que ela usa na gravação dela de Cry me a River. Só não acho que fazer isso seja primordial pra ter uma resultado com "feeling", "swing".

McBonalds
Thomas Quasthoff

Nunca tinha ouvido! Excelente voz.

McBonalds
Veterano
# jun/13
· votar


Gansinho
Nunca tinha ouvido! Excelente voz.

Sim, muito bom. Pena que tenha parado de cantar.

GersonM
Membro
# jun/13
· votar


Sim, muito bom. Pena que tenha parado de cantar.

Deve ter sido por causa do jazz, eheheh.

GersonM
Membro
# jun/13
· votar


Sim, muito bom. Pena que tenha parado de cantar.

Deve ter sido por causa do jazz, eheheh.

McBonalds
Veterano
# jun/13
· votar


GersonM

Acho que foi excesso de groove hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aulas de lírico aplicadas no popular?