Por que há pessoa que nunca fizeram aula de canto e cantam super bem?

Autor Mensagem
sanabria
Veterano
# mai/13


Eu já vi cantores que cantam muito bem, mas fico impressionado ao saber, que eles nunca fizeram aula de canto!! E quando aparece pessoas que cantam mal, a primeira coisa é dizer para fazer estudar canto, mas pergunto se canto não seria então mas uma questão de dom do que técnica?

Desculpe se disse bobagem.

brunolegionario
Veterano
# mai/13
· votar


Desconheço algum bom cantor "natural" que não fez/faz aulas.

Geralmente quando algum cantor tem uma boa voz e se destaca na mídia, é bem natural que entre em aulas para aperfeiçoar o que já é bom.

O Zeze di Camargo ao que me parece quando tava iniciando a carreira não fez aulas de canto (não tinha grana) mas com certeza depois que ganhou destaque e din din deve ter feito.

GersonM
Membro
# mai/13
· votar


brunolegionario

Tem um cantor de rock em Curitiba que vive dizendo pra quem pergunta, que nunca fez aula, que é talento natural.

Um amigo dele deixou escapar que ele fez aula por dois anos.

Pé de chinelo
Veterano
# mai/13
· votar


sanabria

Cara, alguns nascem com uma facilidade, sim. Eu acho que tem mais a ver com o timbre da voz. Você nasce aí com seu timbre e dificilmente vai mudar, tem cantores que nem acertam todas as notas, pecam na técnica, mas tem o timbre agradável e as pessoas gostam (Bob Dylan exemplo clássico).

Outra é a Beyoncé, eu acho que ela canta mal, já vi mta gente falando isso também, mas tem um mundo de gente que curte ela, então, quem tá errado? As pessoas ouvem quem elas quiserem ouvir..

Agora esse lance aí de ser mais dom do que técnica é um pensamento meio desvirtuado, pq mesmo que vc tenha o dom extraordinário, sem técnica vai ser extremamente limitado.

Então, não estudar é bobagem. Vc tem que estudar as técnicas de qualquer coisa que vc faz na vida, e nunca achar que seu dom vai suprir a ausência de técnica e necessidade de estuda-la.

Abs

sanabria
Veterano
# mai/13
· votar


brunolegionario Sim, mas não esqueça que existe pessoas que não são famosas que cantam bem, que eu conheço e nunca fizeram aula de canto, já que está falando de pessoas famosas, vou citar um exemplo, eu vi em uma entrevista, uma cantora italiana, muito famosa na italiana e na Europa, chamada Laura Pausini, que diz que nunca fez aula de canto e na minha opinião, ela canta muito bem. Lembrando que é apenas uma opinião de um Leigo, se eu dizer besteira, pode me corrigir.

Sobre o Zézé eu não gosto da voz dele, mas isso é opinião pessoal minha.

sanabria
Veterano
# mai/13
· votar


Pé de chinelo Eu vou dar apenas minha opinião de leigo X Experts

Eu concordo, se a pessoa tem um timbre bonito, se ela fizer aulas de canto ela pode cantar muito bem, e também não gosto de Beyoncé, mas é uma coisa, questão de gosto é bem relativo, já vi gostos bem estranhos rsrs

sanabria
Veterano
# mai/13
· votar


GersonM Fica complicado de saber se realmente é verdade ou mentira, mas tudo leva que ele está mentindo, e realmente fez aula de canto.

vinibassplayer
Veterano
# mai/13
· votar


sanabria

andei lendo sobre isso a um tempo atrás.
como me disseram, dpois q seu sistema tá formado, vc tem uma tessitura definida pra sua voz e um timbre ja específico. com aulas de canto vc melhora suas técnicas de projecão, mas o alcance é quase inalterado, ou seja, vc ñ vai cantar tons muito mais altos, e sim saber projetar a voz com clareza e sem danificar o sistema de fala.

Pé de chinelo
Veterano
# mai/13
· votar


sanabria

Talvez a Laura Pausini nunca tinha tido uma "aula oficial" com um professor.

Isso não quer dizer absolutamente nada, pq ela pode ter estudado as técnicas por conta própria, os produtores musicas podem ter lapidado ela, ela pode ter aprendido com erros e acertos.... enfim, de novo não vale de nada usar um exemplo duma pessoa super talentosa, que é uma em um milhão, pra comparar com pessoas 'normais' alegando que a técnica e o estudo pode ser deixado de lado.....

sanabria
Veterano
# mai/13
· votar


Pé de chinelo Não estou alegando de forma nenhuma que o estudo de canto deve ser deixado de lado, se técnicas existem é para ser usadas, eu não tinha pensado nesse lado, agora aproveitando a oportunidade, então quer dizer se uma pessoa, quiser aprender técnicas sozinha ela consegue?

Pé de chinelo
Veterano
# mai/13 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


sanabria

Não sei se consegue aprender e fazer direito, mas pelo menos saber do que se trata e tentar desenvolver sim.

Alguns tem mais facilidade pra aprender sozinhos, outros não. Fazer aulas é sempre mais recomendado por isso, é bom ter alguém melhor que vc, perto, pra te avaliar e orientar saca?

sanabria
Veterano
# mai/13
· votar


Pé de chinelo Entendi!

McBonalds
Veterano
# mai/13
· votar


sanabria

A única coisa que ajuda esses cantores populares italianos mesmo é a língua, que puxa a emissão para cima. Mas como eles tentam a todo custo imitar o jeito de cantar de cantores americanos, acabam indo contra essa "tendência", colocando a voz na garganta, deixando exageradamente soprosa, e outras coisas.

A Laura Pausini, que você citou tem vários defeitos técnicos. Mesmo que o canto dela soe agradável para a maior parte dos leigos, ela poderia conseguir um resultado muito melhor se fizesse aulas.

Não tem por que se nivelar por baixo, se espalhando em gente que canta sem saber o que está fazendo, quando você pode se dedicar de verdade àquilo que gosta e conseguir resultados muito melhores.

Zeze di Camargo

Brr...Esse é o pior exemplo que se pode dar quando se fala de técnica vocal. Começou a carreira gritando, ficou rico, ganhou renome e nunca pensou em se aprimorar e valorizar o instrumento que era o seu ganha-pão. Agora está pagando o preço, tendo que fazer cirurgias nas cordas vocais e quase tendo que parar de cantar de vez.


quer dizer se uma pessoa, quiser aprender técnicas sozinha ela consegue?

Essa pergunta já foi respondida aqui. Mas a resposta é definitivamente Não.
Canto já é difícil de aprender com um professor, dependendo do aluno pode levar vários anos, quem dirá sozinho. É diferente de aprender guitarra ou violão, que você vê o que está fazendo e pode corrigir na hora. No canto, um erro que não é corrigido a tempo pode te atrapalhar por muito tempo.

sanabria
Veterano
# mai/13
· votar


McBonalds Por isso a importância de fazer Aulas de canto, gostei de sua opinião, ele estava bem rouco em algumas apresentações recentes que eu vi.

GersonM
Membro
# mai/13 · Editado por: GersonM
· votar


Pessoal, tudo gira em torno do que a pessoa deseja. Tem gente que não se importa em aprender técnica pois acha que não é necessário. Isso porque essa pessoa tem facilidade e canta direitinho, etc.

Ok, se alguém que cante bem por conta própria não quiser fazer aula, paciência, mas o que esta pessoa não leva em consideração, ou talvez nem se importe, é com a longevidade da voz. Isto sim, é intimamente ligado ao conhecimento técnico porque o tempo não perdoa.

Normalmente as pessoas tomam por base cantores jovens que estão fazendo sucesso e se perguntam: - Mas para que precisa aula?

Cantores sem conhecimento técnico dificilmente chegam aos 40 anos com a voz intacta. Alguns podem pensar que tudo bem, que 5 ou 10 anos de carreira já está de bom tamanho, porém quando passam os 10 anos, a pessoa quer continuar cantando como antes.

Então, como eu disse, é questão do que a pessoa acha importante, em como ela quer se apresentar e ser reconhecido pelo público, se quer cantar em alto nível até ficar velho ou não.

Outra coisa é que poucos tem paciência, comprometimento e força de vontade para estudar canto como se deve, pois não é nada, nada fácil e muito menos rápido.

Gansinho
Veterano
# mai/13
· votar


Pô, eu sei que não tem muita coisa a ver.. Mas vocês realmente acham que a Beyonce canta mal?

Tudo bem que o estilo dela é bem popzão de rádio, mas pô, com as músicas mais lentas ela mostra uma excelente capacidade vocal (pra mim) e manda muito bem ao vivo.

GersonM
Membro
# mai/13
· votar


Gansinho

Eu não acho que ela canta mal não. Só as músicas eu acho uma merda, rs.

(é nóis, de volta, eheh)

Gansinho
Veterano
# mai/13
· votar


GersonM
Agora que fui associar o nome hahahaha
Grande Cantante! =D

McBonalds
Veterano
# mai/13
· votar


Gansinho

Ao meu ver, não é que cante mal. Mas pra mim ela não tem nada de mais. É uma cantora mediana.

Gansinho
Veterano
# mai/13
· votar


McBonalds
É que atualmente, das cantoras pop (com fama), eu não consigo enxergar cantoras melhores do que Beyonce e Jessie J. São poucos atualmente que conseguem executar perfeitamente ao vivo o que gravam em estúdio.

McBonalds
Veterano
# mai/13
· votar


Gansinho

Se um(a) cantor(a) popular não canta com a voz na garganta pra mim já é um achado. Por isso pra mim a maioria dos populares fica nesse nível em que o que mais chama a atenção é a música, e não o(a) cantor(a) em si, com raríssimas e honrosas exceções.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/13
· votar


brunolegionario
O Zeze di Camargo

rá!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/13
· votar


GersonM
Tem um cantor de metal melódico aí, bem famosinho, que fez aulas com o mesmo professor que eu e por diversas vezes nos cruzamos no hall de espera do estúdio.

Um dos meus alunos (que é ex aluno dele) diz que ele fala para os quatro ventos, quando perguntado: "quem me ensinou foi Deus. Eu já nasci musical".

aham... por isso que, vez ou outra, o sujeito parece uma bailarina no palco... :P

Pé de chinelo
Veterano
# mai/13 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


Gansinho

É né, então.... uma Beyonce numa roda de violão com amigos faz sucesso........

Mas pra cantora pop star acho a voz dela bem abaixo da média, mas, questão de gosto né..... eu não curto o timbre e o jeito dela cantar

Mas respeito totalmente quem gosta

Acho a Laura Pausini mesmo, Christina Perri e Norah Jones boas cantoras atualmente

Gansinho
Veterano
# mai/13
· votar


Christhian
De quem tu tá falando?
Não acho que deva ser do Andre Matos, até porque todos sabemos o quanto ele estudou =P

Fala aí Chris. uhauha

sanabria
Veterano
# mai/13 · Editado por: sanabria
· votar


Pé de chinelo O que você acha da Katy Perry como cantora?

GersonM
Membro
# mai/13
· votar


Christhian

Acho que ele se refere ao balé mesmo então ,eheh.

Pé de chinelo
Veterano
# mai/13
· votar


sanabria

A Katy perry, acho que canta legal até.

Mas eu não pararia pra ouvir as músicas dela, acho adolescente demais.

pOkiz
Veterano
# mai/13
· votar


Nossa a Katy Perry é mt ruim, não sigo muito esse caminho do pop, mas minha namorada gosta muito e pelo que ouço os lives que ela tem no cel, dessa nova levada aí quem canta muito é a Jessie J.

Em relação ao Andre, ele estudou muito sim, mas sei lá, o cara gravou o primeiro CD do Viper com 14 anos, será que aquela época ele tinha estudo? Ele cantava pakas já aquela época.

GrungeMan
Veterano
# mai/13
· votar


Um cara muito bom que afirma que nunca fez aulas de canto é Ronnie James Dio (li num artigo em um site de música), ele diz que nunca fez aulas de canto e que o seu segredo foi aprender a respirar certo, coisa que ele conseguiu tocando trompete quando criança. Agora, como o Pé de Chinelo disse, ele deve ser 1 em 1 milhão !

Em relação à aprender sozinho, deve-se ter em mente que se você quebrar uma guitarra você compra outra, agora se você detonar as suas pregas vocais aí já era ! Então muito cuidado com essas coisas de querer aprender sozinho, pois com sua saúde não se brinca.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que há pessoa que nunca fizeram aula de canto e cantam super bem?