Aulas de canto,seria um bom modo começar assim?

Autor Mensagem
Leandro Rigon
Veterano
# fev/12
· votar


Minha ex professora de canto, quando eu estava começando com as aulas, perguntou se eu já tive algum problema nas cordas vocais, e sugeriu que eu fizesse uma videolaringoscopia para ver se eu não tinha nenhum nódulo. Eu demorei mas acabei fazendo, porém isso é exame feito em otorrino.
Por que ir num fonoaudiólogo antes de começar as aulas é uma boa pergunta.

Leopold
Veterano
# fev/12 · Editado por: Leopold
· votar


Sim, ir num otorirno ainda faz sentido, agora ir direto num fonoaudiólogo antes de aula de canto?

Um professor bom sabe identificar se tem algo errado na emissão a ponto de sugerir que seja feito um exame. Não é médico, mas é fácil perceber se algo não vai bem.

Aí, o professor indica ao aluno a consultar um otorrino. Se houver alguma coisa aí sim vai para o tratamento.

Agora, o pessoal parece que vive desconfiado de professor? Eu tenho aluno novo que pergunta:

- Tem certeza que é isso mesmo? olha estou confiando em você hein...

Nós acabamos tendo que ouvir essas asneiras por conta de professores burros e incompetentes que estão espalhados por aí.

MestreJuca
Veterano
# fev/12
· votar


Christhian
E professor de canto não é diapasão.

Mas tem que saber muito de afinação. E é o que muitos não entendem. Querem corrigir postura, respiração e o cara continua cantando desafinado.

MestreJuca
Veterano
# fev/12 · Editado por: MestreJuca
· votar


Christhian
Por que raios um professor de canto mandaria alguém no fonoaudiólogo antes das aulas?

Por que um professor de uma academia de ginástica pede um atestado médico? E é Otorrino. (Me expressei mal)

Leandro Rigon
e sugeriu que eu fizesse uma videolaringoscopia para ver se eu não tinha nenhum nódulo.

É o que todo professor com bom senso faz.


b]Leopold[/b]
olha estou confiando em você hein...

E se você estiver errado?

Leopold
Veterano
# fev/12 · Editado por: Leopold
· votar


E se você estiver errado?

Ahã...eu estou errado.
Certo está o aluno que começa hoje e não sabe porra nenhuma...

E você? que base pode ter para fazer essa pergunta? Você faz essa pergunta a todas as pessoas que dão aula de qualquer outra coisa? Que direito então teria de fazer ao professor de canto?

Eu aliás, vou adotar a prática de que se acontecer novamente, dispensar imediatamente o aluno, não importando se ele teve más experiências no passado. Existe uma postura que deve ser respeitada entre mestre e aluno, se isso não existe não é possível o aluno aprender.

Um profissional que sabe o que faz não pode aceitar um questionamento dessa natureza e muito menos, um questionamento do tipo: E se vc estiver errado.

Quem sabe algo, tem que ter firmeza nas suas convicções para poder ensinar ao outro. Nesse nível não há lugar para dúvidas.

Quem se propõe a aprender está se expondo ao risco SEMPRE de o fazer com alguém bom ou não, seja particular, na universidade ou onde for.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/12
· votar


MestreJuca
Mas tem que saber muito de afinação.
Cantar afinado não tem necessariamente a ver com identificação das notas, mas com percepção tonal e musical. Novamente, qualquer um que tenha feito aulas de canto decentes, sabe disso. Mas não me parece ser o seu caso, quanto mais querer responder como se soubesse "quais as obrigações de um professor".

Por que um professor de uma academia de ginástica pede um atestado médico? E é Otorrino. (Me expressei mal)
Você não se expressou mal, você errou. É a mesma coisa que dizer que um professor de academia deveria mandar um aluno ao fisioterapeuta antes de começar as aulas.

E um professor de canto de bom senso, usando suas palavras, não precisa mandar um aluno ao otorrino antes das aulas. Manda durante, também, por que conhece tanto de voz, que sabe identificar um problema por mais simples que seja. Já tive um aluno que apresentou uma tosse severa por algumas aulas e que só foi curada quando combinamos que ele ficaria afastado para resolver o problema com um médico. A causa não tinha nada a ver com o canto, mas refletia nele.

Seria MUITO interessante fugir dos pseudo-clichês e falar apenas do que se tem certeza.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/12
· votar


Leopold
Pense na situação: Há um tempo atrás, uma garota veio me procurar, depois de ter visto um aluno cantando em altíssimo nível na noite em São Paulo, em um estilo que era o mesmo que ela. Ou seja, mais do que me ver cantando, ela viu um aluno, conversou com ele e ele disse tudo o que eu havia feito pela voz dele, que foi fruto de 3 anos de aulas contínuas (e continua estudando comigo).

Pois bem, ela chegou aqui dizendo que havia visto o rapaz cantar e ficou impressionada. Eu mostrei pra ela uma gravação dele de 3 anos atrás e ela não pode nem acreditar que era a mesma pessoa. Novamente, o resultado do meu trabalho ficou mais do que evidente.

Eis que na segunda aula, ela se recusa a fazer as vocalizes e dá um "piti" dizendo que queria aprender logo a cantar e que não precisava saber onde posicionar a voz ou como respirar. E completou dizendo que já tinha feito tudo isso com professores antes e nada havia dado resultado.

Sabe o que eu fiz? Não discuti. Abri a porta, devolvi o dinheiro e disse a ela que não poderia atendê-la. Expliquei que a primeira pessoa que deve ter uma atitude de resultados deveria ser ela mesma e não esperar técnicas milagrosas em aula alguma. E reforcei que provavelmente algum dos professores anteriores deveria estar no caminho certo, mas ela e seus pré-conceitos não permitiram que a aula desse o resultado devido. Ela tentou reverter a situação, mas eu já havia tomado a minha decisão.

E não havia sido a primeira vez que algo semelhante havia acontecido. E tenho certeza que nem será a última. Porém, tenho a minha convicção de trabalho e não permito que esse tipo de situação se estabeleça, em nenhuma hipótese nas minhas aulas.

;-)

Gansinho
Veterano
# fev/12
· votar


Christhian
Rapaz, vê se eu ia fazer isso contigo..
Se tu chegasse pra mim e falasse pra eu pular da ponte que eu ia renascer cantando que nem você, eu pulava! UHAUHAUHA

/exagero

:D

MestreJuca
Veterano
# fev/12
· votar


MestreJuca
Christhian
um professor de academia deveria mandar um aluno ao fisioterapeuta antes de começar as aulas.

Pode mandar. Por que não?

Gansinho
Veterano
# fev/12 · Editado por: Gansinho
· votar


MestreJuca
Pode mandar. Por que não?

Você tá começando a falar merda só pra continuar sendo do contra.
Qual o problema de falar que errou?

E pra responder: não deve mandar. Ele não tem capacidade pra analisar se um aluno tem um problema físico ou não. Um ortopedista tem.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/12
· votar


MestreJuca
Pode mandar. Por que não?

É sério isso? Na sua cidade, professor de academia também dá atestado e prescreve?

Leandro Rigon
Veterano
# fev/12 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Sabe, na verdade todos nós inventamos um monte de coisas absurdas para tentar dizer que cantar é uma coisa difícil, quando na verdade é uma coisa muito fácil.
Então te recomendo que busque material na internet e aulas gravadas que irão ensinar tudo o que você precisa saber. Ta aí uma dica:



Gostou?

MestreJuca
Veterano
# fev/12
· votar


Gansinho
Qual o problema de falar que errou?


*fonoaudiólogo antes começar a fazer aulas.

* Leia-se: Otorrinolaringolista

Errei e corrigi o erro.

leviribeiro
Veterano
# mar/12
· votar


Nossa.. qta discussão em torno de fono/otorrino/prof de canto...

O fato, que (quase)todos nós sabemos aqui, é que a nossa saúde, como um todo, reflete na voz: se você dorme mal, poucas horas por dia, não faz nenhum tipo de exercicio, se está com muitos problemas, estresse, se está com uma dor em algum lugar, tudo pode aparecer na hora de cantar, por isso, para nós que queremos aprimorar nossa técnica como um todo, seria interessante cuidar da nossa saúde.

Mas e aqueles caras que noa fazem nada, fumam, bebem, são obesos, com arterias entupidas, cancer na coluna, nunca fizeram aula, e cantam, ESTETICAMENTE, bem?

Cada pessoa tem uma musculatura, tem um corpo diferente, mas se você tiver bom senso, vai tentar maximizar seu aprendizado, e aí que entram os cuidados com o corpo.

Sobre os exames, é ÓBVIO que é muito interessante fazer.
Necessário? Isso é relativo, vc pode contar com a sorte de nao ter nenhum problema e ir cantar, mas isso é ctg.
E ainda digo mais, ir num ortopedista, fazer yoga, controlar o corpo, e evitar tensões desnecessárias é crucial no canto.
Fazer aulas de dança, pra soltar o corpo, ter ritmo, "destravar" pra nao ficar que nem um poste no palco depois. Teatro também...
Enfim, tem várias coisas que podem te ajudar no canto, até mesmo manter o bom humor.

Mas você pode ir fazer aulas sem exames médicos, ué, você é um ser livre, faz o que bem entende, e durante as aulas, geralmente os professores percebem alguns problemas, ou pelomenos suspeitam, tipo calos, fendas nas cordas vocais.

Nocte Mysterium

Mais especificamente, sobre tua ideia de ser autodidata, enquanto vc não faz aulas, pq vc não dá uma atenção naqueles detalhes que falei, sobre o corpo?
Você toca algum instrumento? Se não, e mesmo se sim, sugiro vc comprar um teclado, pq é melhor pra treinar a voz, se vc aperta um DÓ, sai um DÓ, na guitarra, se vc toca alguma corda, depende da afinação da guitarra, e nas casas, se pressionar muito semitona, pode dar bends sem querer, enfim, teclado é mais preciso pra isso (se estiver funcionando devidamente).
Sobre as aulas pro seu estilo, metal sinfonico, melodico, veja bem, no rock existe muito "cruzamento" de tecnicas, alguns cantores usam tecnicas do canto lirico, um exemplo classico é a tarja, com aquela impostação, tudo soa meio "OHHHHH", alguns já deixam a voz metalizar mais, e por aí vai.

Aulas de canto lirico ajuda pra cantar metal, rock? SIM!
Aulas de canto popular ajuda.. ? SIM!
Aulas de técnica vocal aplicada ao rock (existem alguns professores que dão aulas aqui no brasil sim, e lá fora, uma pioneira nisso foi a Melissa Cross, mandou o cara fazer drive numa laringoscopia e foi estudar oq tava acontecendo)? SIM!

Cantar em corais, é legal, pra vc ir conhecendo, treinando o ouvido, memória muscular (afinação), sim, afinação depende de musculo, vc ouve uma nota ou pensa numa nota, e os teus musculos se "armam" pra fazer aquela nota.

Abraço a todos, rocknroll!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aulas de canto,seria um bom modo começar assim?