Ajuda com Aulas de canto (comecei a fazer, é assim mesmo?)

    Autor Mensagem
    HikNapolitano
    Membro
    # mar/13


    Olá pessoal...
    Comecei a fazer aula de canto e gostaria de saber se estou no caminho certo, ou se meu professor está me enrolando..
    Na 1ª aula, ele me passou uns exercícios de respiração e uns tal de vocalize (desculpem-me, sou leigo)
    Legal, gostei.
    Na 2ª aula ele fez eu ouvir uma música nacional e tirar ela em casa pra cantar na aula.. Eu ouvi e tirei..
    Na 3ª aula ele me fez cantar a música, disse que minha afinação é boa e me deu umas dicas pra melhorar no apoio..
    Na 4ª corrigiu umas coisas que eu estava fazendo errado ao cantar.. Até que eu cantasse a música razoavelmente bem.. Depois me pediu pra tirar uma musica de meu gosto para cantar nas próximas aulas.. Escolhi Let It Be, dos Beatles..
    Na 5ª aula (e última até agora) ele me fez cantar Let It Be.. eu cantei ele falou q tava show de bola e q na proxima aula ia fazer um arranjo nela e corrigir umas passagens de tempo que fiz errado...

    A questão é... É normal em uma aula o professor ficar apenas pedindo músicas pra cantar na aula e corrigir... Ao invés de passar uns fundamentos sobre canto e tals..?
    Até agora ele não falou NADA sobre voz de cabeça.. Eu não sei o que é isso, mas já li muito "VOZ DE CABEÇA" aqui no fórum entao acho que deve ser importante.. E ele não disse nada sobre.. Apenas sobre falsete e voz de peito..
    E até agora, nada de fundamentos.. só música após música..
    Será que é porque é apenas o começo, ou isso tá sendo enrolação? Gostaria de saber. Obrigado :)

    McBonalds
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Bom, eu faria diferente.
    Eu não passaria nenhum repertório para o aluno antes de fazer vocalize por alguns meses (isso se o aluno fosse iniciante).

    Quanto à voz de cabeça, não vai adiantar ele falar sobre isso se você não souber fazer a passagem. Aí é que entram os vocalizes.

    HikNapolitano
    Membro
    # mar/13
    · votar


    McBonalds, de vez em quando ele me passa um pouco de vocalize, mas ele nem dá muita importancia pra isso.. Será que cada caso é um caso? Ou ele tá me enrolando?

    HikNapolitano
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Ninguém mais vai responder? Só porque sou novato? Que preconceito! Preciso de ajuda, respondam aí! Up!

    Will_NSNTP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Pelo menos no violão, o professor te ensina a fazer algumas batidas e algumas trocas de acordes (fazendo uma comparação com a voz isso seria a afinação), para poder te ensinar uma música. Ele faz isso durante um tempo.
    Acho que isso serve para o cara gostar de cantar/tocar antes de aprender a parte "chata".

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Não sei. Você diz que ele só passou música mas que passou também vocalize.

    Voz de cabeça antes de definir legal coisas mais básicas como um apoio que funcione e emissão é perda de tempo, só leva a confusão. Então até aí normal.

    A questão é que só de você ter que recorrer ao fórum ao invés de poder tirar as dúvidas com ele já é um sinal de alerta. Algo está errado no trabalho, e era para você estar ralando de estudar em casa.

    Will_NSNTP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Fale para o teu professor que tu quer aprender as técnicas primeiro.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/13
    · votar


    Bad teacher detected!

    pOkiz
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: pOkiz
    · votar


    Não acho um mal professor.

    Primeiramente é óbvio que começa do básico, ele vai ver se você tem alguma base e partir daquele ponto. Então começa com tempo, vocalizes mais fáceis, apoio, impostação e talz.

    Em relação a pegar músicas... cara isso é um artifício que muitos professores usam para prenderem o aluno e o manter interessado, afinal um novato não iria achar nada interessante ficar subindo e descendo escalas e dando "soquinho diafragmático" pra fortalecer esse músculo. A música é só uma forma de manter você interessado e animado, além de visualizar por qual caminho seguir para ter uma evolução mais rápida.

    Mas você tem o livre arbítrio de comentar tudo isso com ele pow, se realmente só quer vocalizes e exercícios de início, fale com ele, mas pode ter certeza que isso vai ficar mais massante. E outra... não adianta tanta técnica se não sabe colocar tudo isso na prática, afinal, a técnica ajuda muito e é a base de tudo, mas você está lá com um só objetivo, CANTAR MELHOR E DE MANEIRA MAIS CONFORTÁVEL E SALDÁVEL, pensa nisso.

    Já a voz de cabeça, isso é coisa mais avançada, vá com calma, não queira dar um passo maior que a perna.

    Se depois de tudo isso e de algumas sequencias de aula você não estiver feliz, simplesmente pare e comece com outro.

    Só acho errado nego vir no tópico e através de 1 pequeno texto ja avaliar seu professor, não da moral não; quem vai ver se ele é bom ou não é você através da sua evolução e desenvoltura.


    Abç

    HikNapolitano
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Obrigado a todos que responderam, e tem razão pOkiz, não dá pra avaliar um professor assim logo de cara... Valeu!

    snd
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Não entendo nada de canto, mas posso te dar uma dica fundamental.
    Antes de contratar aula de qualquer coisa, pergunte sobre o PROGRAMA. Todo professor deveria em tese seguir um programa, ter um método. No inicio o professor deveria passar uma lista com todos os tópicos que tem quer ser abordados, incluindo algum tipo de exame (como conseguir cantar determinada música) para que aquela etapa possa ser considerada concluída.
    Isso é básico!

    McBonalds
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    HikNapolitano
    de vez em quando ele me passa um pouco de vocalize, mas ele nem dá muita importancia pra isso.. Será que cada caso é um caso? Ou ele tá me enrolando?

    Aí fica meio complicado mesmo. O meu professor sempre me deu 1:30h de aula, sendo 1h só de vocalizes, e o resto de repertório.

    Eu acho estranho ele não dar importância para os vocalizes, que é o que vai preparar a sua voz para o repertório mais tarde. Eu teria dois pés atrás se fosse você.

    snd
    Todo professor deveria em tese seguir um programa, ter um método. No inicio o professor deveria passar uma lista com todos os tópicos que tem quer ser abordados

    Isso não se aplica ao canto. Nem todo mundo chega na aula de canto cantando igual, por isso não se pode aplicar um método fixo para todo mundo. O professor tem de se adaptar às necessidades do aluno aplicando os exercícios que conhece ou mesmo criando novos exercícios à medida que achar necessário.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Aulas de canto (comecei a fazer, é assim mesmo?)