Não encontrei no forum de canto fartura de dicas-aulas explicando a respeito de tudo de Canto.

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/12


    Não encontrei no forum de canto fartura de dicas-aulas explicando a respeito de tudo de Canto.

    Se compararmos com o fórum de guitarra, por exemplo, onde tudo (ou quase tudo) é explicado no detalhe do detalhe - como é EXATAMENTE que se estuda/executa determinadas técnicas, riffs, licks, regulagens e tipos de equipamentos, etc, poderemos observar que aqui, em poucos posts, vemos alguém passando o "segredo da maionese" como fazem no fórum de guitarra (se alguém vai conseguir fazer a "maionese" aí é outro papo).

    Qual seria o motivo do pessoal aqui não passar o "segredo da coca-cola"???
    Algo tipo:
    a-) Técnica "A": - Passo 1 - "Estude assim ...". Passo 2 -"Faça dessa forma ...". Passo X -"Finalize assim ...";
    b-) Técnica "B": - Passo 1 - "Estude assim ...". Passo 2 -"Faça dessa forma ...". Passo X - "Finalize assim ...";
    c-) Técnica "C": - Passo 1 - "Estude assim ...". Passo 2 -"Faça dessa forma ...". Passo X -"Finalize assim ...";
    x-) Exercícios ou Dicas ou "Cereja do bolo" para finalizar essa "vasta" e quase completa (sei que difícil algo 100% completo) aula de "tudo" sobre canto ...

    Vejam a dica no vídeo que fiz e subi no U2B como fazer cada um dos passos ...


    E aí a pessoa finalizaria com:

    " Se precisarem de albsolutamente qualquer coisa ou se tiverem qualquer dúvida é só postar e assim que possível estarei respondendo"


    É parecido com isso (talvez até meio desorganizado hehehehe) que acontece no fórum de guitarra (pedais e amplis tb) ...

    A procura de um professor de guitarra (sei que alguém vai fala aqui que é preciso procurar um professor) é sempre recomendada lá no fórum para a pessoa "confeitar o bolo" que já está pronto, em um caso ou outro até bem feito, só faltando a cereja para finalizar com o professor.

    E aí pessoal, usei a busca, mas não encontrei a fartura de informações aqui ...

    ps. não quero discussões ou qq outra coisa - só estou relatando o fato e querendo saber o motivo ...

    ABR

    Leopold
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Fernando de almeida

    Meu amigo, o motivo é que estudo de instrumento não dá pra comparar com estudo de canto. Você não consegue estudar canto sozinho, com receitas prontas.
    Nós não colocamos essas informações que vocês julgam ser essenciais, porque simplesmente sabemos que não ia adiantar nada.
    Fazendo aula presencial já é dificílimo, já demora muito tempo, imagine o sujeito tentar fazer sozinho?

    É perda de tempo pra nós e para o candidato a cantor. Eu poderia escrever três páginas descrevendo a respiração correta e apoio detalhadamente e isso para você seria grego. Nunca iria conseguir fazer sozinho. Por isso as informações são apenas o básico do básico, só para dar uma noção se o caminho que a pessoa está trilhando é correto. E esse caminho tem que ser com um professor. E bom.

    Esse assunto já foi comentado por essas bandas várias vezes. E por mais que a gente repita, ainda o pessoal não entende/aceita.

    Canto e instrumento não são comparáveis. Você tem uma guitarra nas mãos e pode ver quando erra, mas cantando? É só percepção e quase 100% tem a percepção falha a respeito do próprio som que produz.

    É só por causa disso tudo, caso contrário estas informações já estariam aqui faz muito tempo. Seria muuuuito mais simples para nós ao invés de ficar sempre explicando a mesma coisa várias vezes..

    bruno.pdias
    Veterano
    # out/12
    · votar


    exatamente o que o Leopold falou.
    Nos instrumentos vc consegue enxergar as notas, sabe em que casa/tecla ela está e sabe quando aperta a casa/tecla errada.
    Já no canto não é bem assim... não dá pra vc saber se está fazendo certo sem alguém muito bom te observando e corrigindo... e se vc simplesmente "achar" q está fazendo certo, acaba pegando vícios que são mto difíceis de corrigir depois.

    O que rola nesse fórum é mais discussão sobre técnicas e avaliações de vozes, mas sempre a pessoa precisa ter um tempo de aula pra ter noção disso.

    McBonalds
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Sem contar que os estragos que você pode provocar estudando errado um instrumento são bem menores àqueles causados na voz.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/12 · Editado por: Christhian
    · votar


    Fernando de almeida

    Há uma explicação no tópico fixo de técnica vocal. A questão já foi abordada por diversas vezes. Nem aula por Skype funciona, por conta da necessidade de verificação de algumas tensões que pequenas nuances acústicas denunciam, quanto mais por texto ou vídeo. Vou mais além: Um usuário daqui fez aulas PRESENCIAIS com o maior produtor de vídeo aulas do país. Para se ter noção do conhecimento do sujeito, o depoimento de como a voz dele estava seria esclarecedor.

    Mas vamos à um exemplo, para que você entenda. Vou lhe descrever as considerações que um professor tem que ter para uma questão simples.

    "Vou lhe contar agora, o segredo do canto sem esforço: O foco. "

    Para tal, você terá que trabalhar a sua vogal I. O primeiro passo é fazer com que esse I soe próximo aos dentes superiores, com uma sensação clara de vibração no céu da sua boca. Após isso, aproxime a sua vogal A desse I, movimentando o trato vocal com cuidado para não quebrar a homogeneidade do som, sem abrir a boca em demasia na horizontal, fazendo com que a ponta do som venha para o foco, mas o seu corpo use o palato mole para ressonar, sem ficar entubado.

    Fácil, certo?

    Considerações importantes:
    - Se o I ficar soproso, você certamente irá forçar a voz, criando tensões e produzindo uma fenda em pouco tempo. As chances de você mesmo perceber que está soproso são pequenas, mas serão maiores se você se gravar. Porém considere o fato de todos nós acharmos nossa voz "feia" quando ouvimos a mesma gravada e, portanto, não temos a exata percepção do que estamos produzindo. Pode ser então que nem gravando você consiga perceber.
    - Se ficar pesado, pare e reveja. A execução poderá ficar viciada e o esforço produzirá inicialmente uma voz grave e talvez rouca. A persistência, trará um calo ou um pólipo.
    - Seu A deverá ressoar leve, mas sem soprosidades. Denso, mas sem tensões. Ressonante, mas focado. Pra frente, mas encorpado.

    Pensei em pelo menos mais 3 considerações e cada problema que você criar tentando produzir o que está acima, poderiam gerar outras considerações na mesma linha. A questão técnica só estaria resolvida quando o I for emitido com facilidade, além de todos os outros fonemas vocálicos ficaram alinhados, para que a homogeneidade da voz seja mantida. E para cantar usando isso, a articulação de suas consoantes tentar que estar bem definida, para que não haja quebra na ligação e transição entre as vogais. Recomendo que tente com um solfejo primeiro e depois com a letra, minimizando os riscos de uma produção vocal equivocada, já que no solfejo você o faria com 12 fonemas, no máximo e poucas variações vocálicas.

    Ah! E faltou dizer que se você tiver entre 14 e 18 anos, você poderá afetar sua muda vocal e sua voz para o resto da vida, caso faça algo errado.

    Alunos de canto provavelmente vão se identificar facilmente. Com auxilio de seus professores, as informações acima podem até ser úteis. Mas como sou responsável, vou deixar o aviso: Quem tentar fazer isso sozinho, PODERÁ e DEVERÁ lesionar sua voz e comprometer sua comunicação para o resto da vida.

    Como é de praxe: Obviamente eu não sou responsável por nenhuma lesão que você possa causar a sua voz, tentando o que está acima.

    Ficou claro? :)

    Abraços.

    shoyoninja
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Christhian
    Sou eu esse aí? Não sei quem é o maior produtor de vídeo aula :P.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/12
    · votar


    shoyoninja
    haha se entregou! :P

    shoyoninja
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ahahah eh, imaginei que sim :p

    Bom então vamos lá. Fiz dois anos de aulas com o cidadão em questão. Muito bem recomendado e de certa forma renomado.

    Apoio era força, força e mais força. Voz pra fora e: pra cantar agudo, força e jogar pra trás.

    Nunca trabalhei o I, o foco da minha voz era, segundo as palavras do chris, bizarro hahaha. Totalmente espetado, irritante até.

    Um puta dum esforço para um resultado mínimo.

    E a parte realmente bacana é que só recentemente, 3 anos depois, consegui realmente deixar pra trás algumas tensões decorrentes disso. Por causa desse foco todo torto dei um belo trampo pro Chris para ajustar o I, que é exatamente o que ele escreveu ali. haha

    Dava pra escrever bizarrices aqui por páginas e páginas. Já que estamos aqui Chris, vou regravar a Perfect Strangers, você tem aquela belezura que gravamos no começo das aulas? Aí vai ficar bem ilustrado acho eu :p

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Leopold
    Nós não colocamos essas informações que vocês julgam ser essenciais, porque simplesmente sabemos que não ia adiantar nada.

    Não julgo nada hehehhe ... só estou perguntado pois confesso que sou leigo no assunto ...


    e quase 100% tem a percepção falha a respeito do próprio som que produz.
    Isso eu já notei ... muuuuitas falhas ...



    McBonalds
    Sem contar que os estragos que você pode provocar estudando errado um instrumento são bem menores àqueles causados na voz.
    Não sei se realmete bem menores ... Vc já deu uma olhada num tópico que escrevi sobre Psicologia da Técnica (para guitarra) ? (link: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/184912/ ) - óbvio que não esgotei o assunto, foi só uma pequena observação que fiz - Os danos podem ser irreversíveis.




    Christhian
    Ficou claro? :)
    Opa, muito esclarecedor ...
    Mas você não acha que, talvez com mennos probabilidade de ocorrer, tocar guitarra (ou qualquer outro instrumento) também tem esses detalhes que podem arruinar com a vontade de um aspirante a instrumentista? Se machucar ou até mesmo um enrijecimento muscular, no caso do "aspira" praticar de forma errada seu instrumento??? Veja um texto (uma pequena visão que tenho a respeito do assunto) sobre isso na guitarra:
    - link: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/184912/


    shoyoninja
    Um puta dum esforço para um resultado mínimo.

    Aí é treta ... hehhehe

    Leopold
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não julgo nada hehehhe ... só estou perguntado pois confesso que sou leigo no assunto ...

    é, rs, eu generalizei...não era pra ser, eheh.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não encontrei no forum de canto fartura de dicas-aulas explicando a respeito de tudo de Canto.