Aulas de canto,seria um bom modo começar assim?

Autor Mensagem
Nocte Mysterium
Veterano
# jan/12


Oi,sou novo aqui no fórum e tbm no canto.Eu me interesso pelo Metal Sinfônico e as minhas bandas favoritas são Evanescence,Within Temptation e Epica,vcs conhecem alguma aula de canto no RJ que ensine as técninas vocais mais apropriadas para esse estilo musical?Pelo pouco que eu sei,acho que as aulas ideias seriam de canto lírico ou canto erudito,tem diferença?E enquanto eu não faço aulas pretendo estudar sozinho o básico,daí preparei um percurso(do básico) para estudar enquanto estou sem professor,podem mudar,adicionar ou excluir qualquer coisa que julguem necessário nesse percurso,fiz esse percurso baseado em uma apostila de canto.

Obs:Como observei o canto necessita de harmonia corporal,e em cada parte do percurso vou estudar os músculos necessários,tudo direitinho.

1- Cuidados com a voz

2-Postura

3-Respiração

4-Diccção

5-Impostação Vocal

6-Afinação

7-Notas Musicais

8-Classificação Vocal

TitoOliveira
Veterano
# jan/12
· votar


Todo mundo aqui vai te dizer que não adianta querer estudar essas coisas sem um professor supervisionando. E é verdade.

leviribeiro
Veterano
# jan/12
· votar


RJ, eu nao sei velho, mas em SP vai ter http://www.audivide.com.br/ariel_coelho_vocal_rock/

Leandro Rigon
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Todo mundo aqui vai te dizer que não adianta querer estudar essas coisas sem um professor supervisionando. E é verdade
[2].

francisco2004
Veterano
# jan/12
· votar


Eu fico pensando... será que um professor de técnica vocal está habilitado para dizer o que faz e o que não faz mal para as cordas vocais?

Porque me parece que a pessoa melhor habilitada para entender de anatomia da voz é um fonoaudiólogo, mas uma pessoa com formação em música não necessariamente é um ás em anatomia, fisiologia.

Então, eu acho que o tema é complexo e o ideal seria tomar lições de canto E de fonoaudiologia, pois um único profissional talvez não seja suficiente para ensinar como extrair o máximo da voz com um mínimo de desgaste...

Leopold
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leopold
· votar


francisco2004

Você deveria pensar então que um fonoaudiólogo não entende lhufas de técnica vocal.

Quantos fonoaudiólogos existiam no tempo de Mozart e já se cantava com técnica.
Fonoaudiólogo é um auxiliar do cantor, interessante na parte de manutenção diária, de otimização ou quando há alguma patologia a ser tratada, mas não é um elemento imprescindível, desejável, mas não imprescindível na vida de um cantor que estuda com alguém que entenda bem de técnica, e nesse universo a autoridade maior é o professor de canto.

francisco2004
Veterano
# jan/12
· votar


Leopold
Você deveria pensar então que um fonoaudiólogo não entende lhufas de técnica vocal.
Concordo contigo que vivemos numa era dos diplomas, das comprovações de conhecimento por vias formais. Acho sim que deveríamos buscar aprender de forma sistêmica, multidisciplinar, e na verdade a minha resposta foi mais para provocar os leitores.

Eu confiaria a saúde de minhas cordas vocais a um fonoaudiólogo, enquanto o professor de canto daria lições de música E técnica vocal mais voltada para recursos de timbragem.

Se é para investir nisso, então tem que investir direito. O professor de técnica vocal pode ter um conhecimento mais informal de fonoaudiologia, mas o fonoaudiólogo em tese está a par das últimas pesquisas na área.

Eu fiz quase nada de técnica vocal e cantei num coral... mas como eu não quero alcançar o agudo impossível ou participar do FAMA, para mim está ótimo. Ah, tocar um instrumento ajuda também a perder o cacoete de centroavante (quer aparecer mais que o resto da banda). Tocar alguma coisa ajuda a desencanar um pouco com essa coisa de extrair o máximo da voz :P

Leopold
Veterano
# jan/12 · Editado por: Leopold
· votar


Eu confiaria a saúde de minhas cordas vocais a um fonoaudiólogo, enquanto o professor de canto daria lições de música E técnica vocal mais voltada para recursos de timbragem.

Amigo, o professor de canto vai ensinar a vc tudo o que vc precisa para cantar. O resto é informação a acrescentar, conhecimento teórico, etc, mas o vamos ver mesmo, só com professor de canto.

Fonoaudiólogo para cantor é desejável, mas tb dispensável. Aliás complementando, desejável é ter o trio: professor de canto / fonoaudiólogo e Otorrino. Porém!!! Desses para cantar bem, o professor de canto é imprescindivel, os outros dois não. E o fono e o otorrino tem que ter muita experiência com cantores, senão de pouco ajuda.

Wagnand
Veterano
# jan/12
· votar


Nocte Mysterium, um professor de canto é indispensável para ter aulas de canto. Realmente, é perigoso praticar por conta própria. Você pode acarretar problemas as pregas vocais irreversíveis. O professor de canto, de primeira mão, irá te pedir uma exame de videolaringoscopia, para ver como está suas pregas vocais e verificar qual o trabalho a ser realizado com você. O professor vai te ensinar a respirar, ter postura para cantar, ensinar a ouvir e ensinar técnicas para, quem sabe, aumentar sua tessitura vocal(faixa do piano que você atinge). O meu conselho para você, é que, se não tiver como pagar um professor agora, pratique respiração e aquecimento vocal, que pode ser encontrado facilmente na internet. Com isso você já vai perceber nitidamente uma evolução.

Nocte Mysterium
Veterano
# jan/12
· votar


Wagnand

Ok,não é nem por falta de dinheiro ou coisa parecida que ainda não comecei,é pq agora vou fazer aulas de violão clássico primeiro,depois aulas de canto e pretendo fazer de lira,piano e harpa tbm.Vc sabe me dizer qual a diferença entre canto lírico e erudito e qual o melhor para o metal sinfônico?

paaulo
Veterano
# jan/12
· votar


Olha, não entendo de metal mas canto lírico e canto erudito são a mesma coisa.

Mas assim, pelo pouquinho que eu ouço e que conheço, eu acho que são mais as mulheres que usam a impostação lírica no sinfônico (tipo a Tarja).

Não me consigo me recordar de uma voz masculina lírica num metal sinfônico, e posso estar completamente enganado, mas acho que os homens usam mais técnicas de rockstyle, o tal do drive, o mix, a voz de cabeça, etc. Mas como eu já disse, "só sei que nada sei".

Por outro lado o aprendizado da técnica lírica vai te ajudar DEMAIS, independente de estilo musical (experiência própria).

Nocte Mysterium
Veterano
# jan/12
· votar


paaulo

Sim,por isso mesmo quero fazer o lírico,é o que acho que mais vou tirar aprendizado.Não só pelo metal sinfônico mas acho q td tipo de música clássica mt bonita,por isso mais um motivo pra eu fazer canto lírico.E vc conhece homens que cantem metal sinfônico?A única música que vi um homem cantando metal sinfônico foi Trois Vierges e uma outra banda de metal que ouvi foi Blind Guardian e realmente ele não usa canto lírico,ele usa distorções.Aqui vai uma música do Blind Guardian e Trois Vierges tbm :D





Nocte Mysterium
Veterano
# jan/12
· votar


paaulo

Olha,eu nunca ouvi essa versão ao vivo e nem dá pq minha internet é lenta então se o cara não cantar é só pôr "Trois Vierges Epica" no google e clicar na versão de estúdio.

leviribeiro
Veterano
# jan/12
· votar


Nocte Mysterium hoje em dia, os professores ja estão cientes que um fonoaudiólogo estuda sobre a saude da voz e blablabla.

Existem diversas pesquisas feitas, sobre drives, por fonoaudiólogos.

Wagnand
Veterano
# jan/12
· votar


Tanto o homem quanto a mulher podem cantar qualquer estilo musical. Por isso temos as classificações vocais. Vozes graves, médias e agudas.

Mulher Homem
Soprano Tenor - vozes agudas
Mezzo Barítono - vozes médias
Contralto Baixo - vozes graves

Quanto a diferencia entre canto lírico e erudito, sinceramente nao saberia te informar. Mas isso você pode pesquisar facilmente na internet.

Emily_Cantora
Veterano
# jan/12
· votar


Olá! eu também sou novata e como você eu ando questionando se um professor vai ajudar mais.
Olha eu acho que ajudar ajuda, mas tem várias pessoas famosas ( ou não) que tem uma potência vocal mas nunca fizeram aulas de canto.
Eu acredito que tudo não passa de você querer aprender, se pessoas do mundo aprendem inglês sem aulas porque nao aprender canto? Claro, vai aprender em mais tempo e vai ser mais desgastante ficar procurando, mas pense comigo: você vai querer tudo de "mão beijada" na vida? ou vai querer aprender por si mesmo? pense como você terá orgulho de dizer "eu aprendi sozinho!" ou seus familiares dizerem "fulano (seu nome) ta se esforçando pra aprender a cantar sozinho, acredita?"
Mas se você quiser um professor tudo bem! aqui foram as minhas dicas e espero que tenha o ajudado!
LUTE COM GARRA!
Beijos...

Leopold
Veterano
# jan/12
· votar


Emily Corrêa

È ingenuidade comparar o aprendizado de uma língua com o aprendizado do canto.
No canto tem certas coisas que fogem da lógica e por isso não se consegue aprender sozinho. Vc conclui de uma maneira, mas aquela maneira é que é a errada por mais lógico que pareça.

Vc pode comparar com uma arte marcial. Como disse o Christian uma vez comparando com se tornar faixa preta de karatê. Sozinho não dá.

Emily_Cantora
Veterano
# jan/12
· votar


Leopold
É, isso é verdade.
Bom, mas eu acho que respondi isso a mim, tenho vergonha de cantar pra alguém ou até mesmo de fazer aulas então me forçei a acreditar que consigo sozinha.
Mas não é verdade...
Sabe de algum tópico que ensina como ter coragem?
Beijos

francisco2004
Veterano
# jan/12 · Editado por: francisco2004
· votar


Emily Corrêa
Eu não gosto de generalizar, mas a subjetividade é, por si só, uma generalização da utopia da verdade. Dito isto, vou generalizar:

A grande maioria das pessoas canta mal. Canta mal segundo o senso comum, pois se formos discutir profundamente sobre estética, vamos chegar à conclusão de que Rogério Skylab canta bem (coisa que concordo). Continuando, a maioria das pessoas não é capaz de cantar uma música simples do Legião Urbana sem desafinar.

A minha comprovação é empírica... há 15 anos vou a churrascos, rodas de violão, bandas e são raros aqueles que conseguem cantar as músicas com um mínimo de qualidade. Mínimo de qualidade = não desafinar. Se alguém quiser cantar Child in Time do Deep Purple cantando como João Gilberto, ótimo. Pode não ter dado os gritinhos do Ian Gillan, mas ao menos não terá desafinado.

O que eu quero dizer com isso é que você não precisa ter vergonha de cantar, pois, na hipótese de você cantar mal - essa é a sua suposição -, não tem problema, pois a maioria das pessoas cantam sem dar a mínima para isso. Cantar é dar vazão às emoções através da voz, assim como a dança é através de linguagem corporal.

A propósito, eu danço mal para caramba, mas tenho certeza de que quando danço, danço dentro do tempo, seguindo uma cadência lógica. E mesmo que discordem disso, dane-se. Cante porque você precisa, não para agradar os outros.

Sobre o comparativo que o Leopold mencionou sobre o caratê, concordo com ele, mas prefiro ser um lutador de rua vira-latas que bota medo do que um faixa preta mecânico, asséptico, sem suingue. Mas admiro quem consegue conciliar ambas as características, esse sim é f***.

Emily_Cantora
Veterano
# jan/12
· votar


francisco2004
Bom, supondo do que você falou eu concordo, a minoria das pessoas para que cantei disseram que eu canto (exageradamente) bem, e eu concordo com isso, ja fizeram varias propostas de aulas e grupos pra mim mas não aceitei nenhuma porque fico contando os pontos negativos de cantar para um publico ou uma pessoa que nao é minha intima.
Estou até ensaiando a música Someone Like You da Adele, mas a pergunta que me faço é: O que eu vou fazer com isso???
Tenho medo que as pessoas me vaiem pois não aceito opiniões negativas muito bem. Talvez eu desafine na hora H ou coisa do tipo, mas pretendo gravar um video ou áudio e a primeira coisa que vou fazer é abrir um tópico e postar ele aki pra vocês avaliarem.
Obrigado por tudo e saiba que se um dia eu for reconhecida, saberá que usei pelomenos um pouco das suas dicas...
Beijos, da futura cantora Emily Corrêa kkkkkkkkk

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/12 · Editado por: Jattto
· votar


Emily Corrêa

não aceito opiniões negativas muito bem
Isso é característico da tua idade. Não há espanto aqui.

Mas saiba que com o tempo tu vais aprendendo a aceitar e, melhor que isso, vais entender o quanto isso é, na verdade, importante para o teu crescimento (naquilo que tu fazes, não em altura/largura... hehehe).

:*

Emily_Cantora
Veterano
# jan/12
· votar


Jattto
Verdade, jovem e imatura... kkk
queria perguntar uma coisa, a musica Someone like you da Adele é boa pra cantar? é que tem uma parte do refrao (Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you, too
Don't forget me, I beg, I remember you said
Sometimes it lasts in love
But sometimes it hurts instead, yeah) que eu tenho que afinar a voz porque a música é assim, você acha que ficaria melhor se eu mudasse o tom de voz ou sairia do rítimo da música?
Agradeço desde já.
Bjs

Emily_Cantora
Veterano
# jan/12 · Editado por: Emily_Cantora
· votar


queria perguntar uma coisa, a musica Someone like you da Adele é boa pra cantar? é que tem uma parte do refrao (Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you, too
Don't forget me, I beg, I remember you said
Sometimes it lasts in love
But sometimes it hurts instead, yeah) que eu tenho que afinar a voz porque a música é assim, você acha que ficaria melhor se eu mudasse o tom de voz ou sairia do rítimo da música?
Agradeço desde já.

Será que alguma alma caridosa pode responder porfavor?

Nocte Mysterium
Veterano
# fev/12
· votar


Por sorte a minha abriu uma escola de música na rua de trás da minha casa!Lá tem de td violão,canto lírico/popular,piano,teclado e por um preço mt bom.Vou fazer primeiro o de violão e aí eu faço o de canto.Saí do Metal(pra cantar,continuo ouvindo mas não me interessa por fazer música nesse meio)e queria saber se pra cantar músicas do estilo Pop Rock:Joni Mitchell,Stevie Nicks,Alanis Morissette eu faço canto popular ou lírico.Tem como eu fazer canto lírico sem ficar com aquele toque HIPER LÍRICO?Se tiver como,eu faço o lírico mas se não vou no popular mesmo.

Leopold
Veterano
# fev/12
· votar


Nocte Mysterium

Faça lírico, mas cante apenas o repertório que vc listou.

MestreJuca
Veterano
# fev/12 · Editado por: MestreJuca
· votar


francisco2004
a pessoa melhor habilitada para entender de anatomia da voz é um fonoaudiólogo

Mas todo professor pede para o aluno ir ao *fonoaudiólogo antes começar a fazer aulas.

* Leia-se: Otorrinolaringolista

MestreJuca
Veterano
# fev/12
· votar


Emily Corrêa
ando questionando se um professor vai ajudar

Questionamento errado. Só um exemplo: Se você emitir um DO. Você sabe se este DO está na frequência certa? (Se está afinado). A não ser que você pegue um afinador e fique brincando com ele até acertar o tom.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/12
· votar


MestreJuca
Por que raios um professor de canto mandaria alguém no fonoaudiólogo antes das aulas?

E professor de canto não é diapasão. É essa total ignorância a respeito do que é uma aula de canto que afasta as pessoas e faz pensar esses absurdos que se lê aqui.

Leopold
Veterano
# fev/12
· votar


Eu não sei o que as pessoas pensam por aí? Que professor de canto ensina o que? Paisagismo?

Nocte Mysterium
Veterano
# fev/12
· votar


Ok,então vou fazer o lírico mesmo.Eu vou falar com o profº de canto,se ele achar necessário eu consultar o fono primeiro,então eu vou.É meio difícil falar coisas assim pela internet sem nunca nem ter ouvido minha voz pq é meio rouca sim pq eu ficava brincando com a voz fazendo aqueles drivers estilo Taylor Momsen em Blonde Rebellion e Blender.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aulas de canto,seria um bom modo começar assim?