Dúvida sobre bel canto, speech level singing e canto em geral

Autor Mensagem
Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


TitoOliveira

Exato Tito.
É exatamente o que eu estou dizendo. Ainda não vi ninguém explicar tecnicamente o porque do SLS ser uma merda. Só pq copia outra técnica? Pq resultados eu posso garantir que trazem, estou sentindo-os dia a dia.

Leopold
Veterano
# out/11 · Editado por: Leopold
· votar


Lex Vox

Bom pra você então que se dá bem no estudo.

E a propósito vc que faltou com respeito com os outros, mas se não consegue admitir isso, realmente não se tem mais nada a dizer aqui.

Nós atacamos o método, e você as pessoas.

Fim de conversa.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11 · Editado por: Christhian
· votar


TitoOliveira
Lex Vox
Então vamos lá.

O suposto "método" foi criado de forma a popularizar (com objetivos claramente comerciais) o ensino do canto, baseando-se em imagens cotidianas da fala para trabalhar os mecanismos da voz - dai o nome Speech level singing. Não se trata de um método DE CANTO inovador, mas de TRANSMISSÃO da informação, que NÃO FOI DESENVOLVIDA pelo tal Seth Riggs, mas pelas escolas de canto tradicional, especialmente a italiana, pelo fato do belcanto ter em sua fundamentação a estética e a virtuose.

Acontece que o canto lírico SEMPRE fez isso de maneira muito mais eficaz ao longo dos séculos. Algumas questões no canto - que só quem fez um estudo mais profundo, formal e de alto nível da técnica pode dizer - são totalmente contrárias à natureza da FALA, por exemplo, como o tal método sugere e só podem ser desenvolvidas com muita REPETIÇÃO E ACOMPANHAMENTO e não baseando-se simplesmente em imagens mentais. Alias, na própria explicação do 'criador' no vídeo da página anterior, ele mesmo foge da linha da fala - até pela falta de habilidade - e faz uma vocalização em uma região média com um volume muito mais alto do que a fala e muito mais forçoso do que deveria ser.

Compare, portanto, o SLS com o aprendizado de um idioma. Entendam que ninguém está a inventar uma 'nova língua', mas mudando apenas a maneira de ensinar, atribuindo essa abordagem ao espetacular - coisa que não é. Seguindo a mesma linha de raciocínio, comparar o estudo do canto lírico regular com esse método, é o mesmo que comparar quem aprende o idioma na origem, com nativos, com quem aprende inglês no CNA, por exemplo. Variáveis que você pode considerar em ambos os casos: Consistência do aprendizado e da qualidade da informação, além da segurança de procedência da informação, tempo de resposta prática (quem já estudou idioma por imersão em intercâmbio, por exemplo, sabe o que é se ver obrigado a falar com certa correção), prática com correção e sem margens para erros, visualização de fluência e domínio a médio e longo prazo, entre mais um milhão de paralelos que eu poderia citar.

Já o Brett Manning é um cara carismático que viu no método uma oportunidade de desenvolver uma carreira em algo voltado para a música. Quem viu os bootlegs dele cantando Bohemian Rapsody e o vídeo 'Brett Manning skinning a cat", por exemplo, sabe que ele não tem a menor condição de falar de técnica vocal, pois não tem nenhuma noção do que faz com a voz. Esse, alias, solicitou recentemente no Youtube que todos os seus vídeos 'não oficiais' no youtube fossem removidos, pois não havia um que se salvasse.

Sobre a garota do Paramore e outros que possam ser atribuídos a esse método: Esqueçam isso. Diferentemente da maioria aqui, essas pessoas já chegam cantando nesses professores, algumas até profissionalmente. Eu mesmo tenho alunos aqui que chegam cantando MUITO BEM por um talento às vezes nato. Meu trabalho vai na mão de pegar aquilo e transformar em algo saudável e duradouro, mas não é possível atribuir exclusivamente a mim o fato dessas pessoas cantarem com beleza.

Dica de quem estuda canto há mais de 15 anos: Se querem aprender de VERDADE, fujam desses métodos que prometem resultados espetaculares. Alguém aí se lembra do 'inglês fluente em 8 semanas'? Pois é, é igual.

Abraços.

shoyoninja
Veterano
# out/11
· votar


Não estou defendendo a técnica, mas ninguém aqui me convenceu de que ela não vale nada ainda. E coisas do tipo "olha o vídeo do cara, óbvio que é uma bosta", tão longe de servir de argumento. Afinal existem 1 milhão de fatores pelos quais aquele vídeo específico pode ter sido uma merda.

Na boa, o cara é rouco, se isso não é informação suficiente eu não sei o que mais pode ser.

Se começarem a criar tópicos com todos os tipos de bobagens que você encontra no youtube sobre canto, e para cada um for necessário que se faça explicações técnicas detalhadas das falhas dos vídeos, o fórum vai virar um depósito de lixo.

Por exemplo, tem um cara completamente maluco que coloca vídeos no youtube onde ele diz que dá AULA e tem a voz toda torta... Mas o cara fala com uma certeza absoluta do assunto, como se tivesse descoberto segredos miraculosos da voz humana.

No tópico sobre técnica vocal está bem claro que aprender com vídeos prontos NÃO funciona, inclusive com uma explicação bastante detalhada dos motivos.

E bobagem pode ter certeza que a galera aqui não perdoa. De fato não é prática comum por aqui ficar tentando convencer os outros de uma ou de outra coisa, a informação está disponível nos tópicos fixos, basta ler e assimilar. Se não sabe ler, não é escrevendo que vamos convencer alguém.

Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


Christhian

Pronto, resumiu tudo e explicou o que precisava ser explicado.

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


Pronto, resumiu tudo e explicou o que precisava ser explicado.


Precisava nada. Ninguém é obrigado a dispor de tempo e paciência pra isso só porque um panaca fica exigindo dos outros.

Lex Vox
Veterano
# out/11
· votar


Cristo, dai-me paciência com a infantilidade alheia de quem só tem coragem de falar algumas coisas pq está protegido pelo anonimato da Internet

Amén

McBonalds
Veterano
# out/11
· votar


Anonimato e internet são palavras que não combinam mais nos dias de hoje. Além do mais, tenho minhas dúvidas se alguém que já postou vários de seus vídeos aqui, e é conhecido por nome e sobrenome por boa parte do fórum pode, de fato, ser chamado de anônimo.

Já quanto a outros, que aparecem só pra reclamar e que nunca contribuíram de fato para o fórum até se pode discutir.

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


Lex Vox

Ah, agora não gostou de ser xingado? Pois é, quem sabe você aprende a não fazer o mesmo com os outros.

E você aqui é um perdido, nem sabe o que está falando.

Já vi que vc é um cara que quer sempre dar a última palavra e que fica cobrando explicações dos outros, só que a coisa não funciona assim. Explica quem quer e tem paciência pra isso e no seu caso que pouco sabe de técnica pior ainda.

É muito irritante alguém que ainda não sabe de um assunto a fundo ficar dando uma de questionador e ainda me vem com essa de anonimato. Perdidaço...

Aqui neste fórum não perco meu tempo para escrever mais uma linha para você cidadão. Agora pode dar a sua "última" palavra.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/11 · Editado por: Jattto
· votar


O que eu percebo, não só aqui no fórum mas na vida em geral, é que diante de tantas relações (familiares, de amigos e amorosas) superficiais, cheias de agrado sistemático e de falsidade (algumas vezes* até inconsciente), é complicado as pessoas entenderem que objetividade e sinceridade são essenciais para vida corrida de hoje em dia.

Ser sincero e objetivo, sem "papas na língua", mesmo que de forma seca, NÃO caracteriza um sinônimo para falta de educação, de respeito, de esnobismo ou qualquer outra coisa alegada por quem simplesmente tá acostumado a ter relações frívolas, onde as partes se agradam mutuamente (muitas vezes fazendo coisas que nunca fariam somente para agradar a outra) em vez de serem autênticas e se imporem como realmente são, provocando a real aceitação ou rejeição, sem máscaras.

Ratifico: transparência é o caminho.


*edit

TitoOliveira
Veterano
# out/11
· votar


É muito irritante alguém que ainda não sabe de um assunto a fundo ficar dando uma de questionador e ainda me vem com essa de anonimato. Perdidaço...

Cara, mas não é justamente por não se conhecer um assunto a fundo que se criam questionamentos?

Se conhecêssemos tudo, todos nós teríamos as respostas e nenhuma pergunta, afinal já seriamos especialistas. O que eu não vejo sentido é em entrar na defensiva, se sentir ofendido e metralhar falácias para a pessoa quando ela questiona suas "crenças" (atentar para as aspas). E isso principalmente quando o questionador tem dúvidas autênticas e não está apenas querendo trollar. O que é muito fácil de identificar.

Esse post não foi direcionado pra ninguém em especial, falei isso pra todo mundo.

shoyoninja
Veterano
# out/11 · Editado por: shoyoninja
· votar


TitoOliveira
"Questionamento" com o seguinte sentido exemplificado abaixo:

Voce vai ao medico e pergunta:

- Doutor, o que eh uma conjuntivite?

A resposta, simplificada para que voce consiga ter uma ideia:

- Eh xyz.

Ai vem a pergunta:

- Po mas eu vi o Brett Manning na internet dizendo que eh WXZ.

O medico diz:

- O Brett Manning nao entende porra nenhuma de medicina.

E voce comeca a insistir que o Brett Manning ja tratou do resfriado da Zizi Possi.

O medico vai te mandar pra pqp e provavelmente vai recusar tratar sua conjuntivite.


Pois bem:
O Brett Manning entende tanto de canto quanto entende de medicina.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


A parte mais chata de ser moderador desse fórum é ter de lidar com assuntos que não condizem com o fórum, mas com o comportamento das pessoas.

PAREM COM ISSO, por favor. Vocês não são crianças e eu não deveria sequer precisar chamar a atenção de ninguém para isso.

Vamos fechar um consenso aqui?

- Se não há o que responder ou se a resposta for desnecessária, simplesmente NÃO RESPONDA.

- Em contrapartida, se alguém lhe der uma resposta que você considere OFENSIVA, denuncie no link que existe em cada post. A moderação irá avaliar e julgar se a resposta teve algum caráter ofensivo ou se foi apenas impessoal.

- Se você está lendo uma resposta dada a OUTREM e achou ofensiva, denuncie também. Mas não venha aqui querendo levantar questões sobre a natureza das respostas alheias e o andamento do fórum.

Eu já cansei de falar por aqui que FÓRUM DE CANTO é pra quem CANTA, assim com o fórum de GUITARRA não é pra quem nunca encostou no instrumento querer aprender modos gregos, pra tocar como o Joe Satriani do dia pra noite. Esse não é um lugar pra quem acha que existem fórmulas ou métodos milagrosos pra APRENDER a cantar pela INTERNET, mas para quem tem uma noção pelo menos rudimentar de canto (e não precisa fazer aula pra isso) discutir e colher opiniões e informações.

Pra quem chega aqui querendo descobrir como fazer drive, cantar agudo, fazer gutural, ou qualquer outra coisa que dependa de uma técnica mais avançada de canto, não há outra recomendação possível que não seja FAÇA AULAS.

Ponto final na discussão e no tópico.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre bel canto, speech level singing e canto em geral