Como Criar Linhas melodicas Para Uma Musica?

    Autor Mensagem
    GianBerselli
    Veterano
    # fev/08


    I ae Galera?
    Eu to com 1 probrlema!

    tenho varias musicas semi prontas, ou seja, ja tenho a letra e as partes do violao inteiras prontas... minha maior dificuldade é e sempre foi fazer o vocal da musica! tenho noçao das escalas possiveis.. ressonancias e td mais... custumo tentar fazer no piano! mais simplesmente nao sai!!!! nada q eu faço eu gosto!!
    preciso de ajuda sao varios anos deixando de compor pq simplesmente nao conssiigo fazer um vocal legal!!

    =D

    se possivel me deem essas dicas!

    Obrigado
    Gian

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08
    · votar


    Quer um conselho? Só tentando e tentando e tentando. Poder vc pode só que vai demorar muito mais que alguém que tem "o dom" pra coisa. Mas que sai, sai.

    cybx
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    GianBerselli

    Eu nunca faço letras antes da linha melódica, atrapalha demais. Faça isso: crie primeiro a linha melódica, e depois coloque a letra.

    GianBerselli
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Isso eh fato CYBX!! vc fica mt preso a ritimica ja imposta pela letra e td mais... ta foda... mais essa musica q to preso hj a letra saiu na inspiraçao! e vcs musicos sabem... qnd sa inspiraçao bate nao pode parar!! agora eu to preso aqui pra grava essa musica para uma mulher! e quero q fique bom!! temos q conquistar afinal neh ;)
    bom se alguem mais tiver dicas serao bem vindas... Tenho 1 bom conhecimento musical e tenho otmo ouvido... so nao peguei o jeito de fazer melodias vocais PROpias! Droga

    Fabinhomusic
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    GianBerselli

    Não sou muito muito bom nisso cara mas minhas composições normalmente saem juntas.....Tipo letra e musica....Comigo acontece da seguinte forma...Eu to em algum lugar qualquer daí vem a mente tudo de uma vez como num filme.....normalmente eu paro o que estou fazendo escrevo a letra pra não esquecer e fico cantando a melodia até eu poder para e sentar no piano pra Harmonizar tudo.....parece meio maluco mas comigo só acontece assim....nunca consigo pegar e falar assim...." Agora eu vou compor " dai eu sento e começo....Não, comigo não funciona assim nao sei pq.....hehehehehe......

    Mas um conselho brother já que vc não é igual a mim ......siga o que o cybx te disse ai acima.....é mais facil e melhor no seu caso, pq se não vai acontecer exatamente o que ele te falo......vc vai se prender a letra e a melodia vai se confundir toda...vc se limitará somente a letra e deixar de progredir na melodia......!!!

    Abraço irmão!!!! Té mais!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Pense na voz como um instrumento musical (como de fato é).
    Pegue a escala musical que mais se adapta a música, e faça como se você estivesse inventando um solo por exemplo para guitarra.
    Claro que há diferenças e particularidades entre um solo de guitarra e um solo vocal, mas a criação deles na minha opinião segue uma mesma linha.

    Eu faço assim e dá certo. inclusive quando eu vou criar a segunda voz. Eu não fico preso a terças, quintas, etc. Para a segunda voz eu crio uma melodia totalmente nova dentro é claro da mesma escala usada para a primeira voz (que geralmente é a escala diatônica maior ou pentatônica), e fica muito mais legal o mix das duas.
    Pra que se limitar as terças e quintas, se tu tens uma escala inteira para trabalhar!!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08
    · votar


    GianBerselli
    Em primeiro lugar, vc precisa pensar que é a melodia da voz que as pessoas irão cantarolar, quando ouvirem o seu som. Partindo dessa premissa, vc cria uma vocalização, seja com a voz mesmo ou com algum instrumento (piano, guitarra, violão) seguindo um padrão harmônico e de repetições. Melodia vocal é, em geral, algo que se repete em sua estrutura. Vc varia usando lógicas de repetição. Por exemplo: A-B-A-C (A primeira melodia é igual a terceira, mas a segunda e a quarta são diferentes).

    Vou lhe passar um exemplo do que já fiz. Perceba como mesmo sem entender corretamente a letra, a melodia fica na cabeça. Se vc ouvir a música umas 3 ou 4 vezes, já sai cantarolando a melodia.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/167452/

    No mais, é necessário ouvir muita coisa diferente na linha do seu som, para ter noção de intenções (conseqüentemente de escalas, métricas, etc).

    Abraços.

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Você deve estudar os campos harminicos de todos os acordes maiores e menores, e deve estudar ás escalas menores melódicas,
    e outra use sua sensibilidade música é isso.

    André_89
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    kra.... nao que eu acredite q eu tenha condição de te repsponder.... mas esse lance é mais de inspiração do que de estudo..... estudo ajuda? claro que ajuda... mas sabe quando a coisa sai tao naturalmente, q vc sente que é aquilo q vc queria passar de mensagem? eu axo q é por aí o raciocínio.... tenta relaxar, e passar ao maximo a emoção que está aí dentro....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como Criar Linhas melodicas Para Uma Musica?