Uma soprano pode cantar uma música interpretada por uma contralto?

Autor Mensagem
CarolRodrigues.
Veterano
# ago/12


Não sei se vocês entenderam minha pergunta, vou explicar, é o seguinte: Sou soprano. Eu entrei em um coral há pouco tempo (eu sempre achei que fosse mezzo-soprano, mas depois do regente fazer o teste três vezes eu finalmente me convenci que sou soprano) e o regente disse que da pra cantar uma música em diversos tons. Enfim, vamos direto ao assunto (o problema é que falo demais e tudo muito detalhado) como já disse sou soprano, e amo a música Set Fire To The Rain da Adele e adoraria cantá-la, na verdade, estou sempre cantando ela para lá e para cá, só que a Adele é uma contralto perfeita, né? Que voz, my Goshhh! Ao contrário de mim, que sempre desafino em algumas partes mais baixas. Gostaria da opinião de vocês, como posso cantar ela música com o meu tom de voz?

Desde já agradeço!! :)

gravity
Veterano
# ago/12
· votar


Sobe o tom né...Experimenta aumentar 1 tom e meio.

Joaozin
Veterano
# ago/12
· votar


É só fazer como o gravity disse, tente aumentar 1 tom, se ainda ficar baixo, 1 e meio ou até 2 tons. Faça o teste e veja em qual tonalidade vai ficar mais confortável pra sua voz. Eu sou barítono e amo hard rock, a maioria das bandas que eu ouço os vocalistas são tenores, mas de vez em quando eu abaixo alguns tons e canto algumas dessas músicas por diversão mesmo.

bruno.pdias
Veterano
# ago/12 · Editado por: bruno.pdias
· votar


Qualquer cantor pode cantar qualquer música do mundo
É só colocar na sua tonalidade

Não adianta um homem ser baixo e tentar cantar uma música do Firehouse no tom original... mas mudando de tom vai ficar bonito, brilhante e encorpado, sem perder a essência da música

(tem muito vocalista que reluta em mudar de tom, por ter a impressão que "não dá conta de fazer o original", mas isso não influencia em nada. Cada um com a sua voz)

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


bruno.pdias
mas mudando de tom vai ficar bonito, brilhante e encorpado, sem perder a essência da música

Nem sempre. Às vezes cantar num tom diferente tira completamente o feeling da música. Tem que mudar e ver se fica bom.

bruno.pdias
Veterano
# ago/12
· votar


não é isso, cara.. com certeza pode dar uma nova cara pra música... não é que tira o "feeling", é que dá outra identidade, e isso as vezes é bom, prefiro ouvir um cover na voz própria da pessoa que ta cantando, do que ouvir ela tentando imitar a musica original...

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


bruno.pdias
prefiro ouvir um cover na voz própria da pessoa que ta cantando, do que ouvir ela tentando imitar a musica original...

Cantar no tom original não tem nada a ver com "imitar a musica original".

bruno.pdias
Veterano
# ago/12
· votar


mas nesse caso qualquer voz diferente vai dar uma cara nova pra musica

se não alcança o tom, é só transpor todos os arranjos pra outra tonalidade que não compromete a essência da música.

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


bruno.pdias
se não alcança o tom, é só transpor todos os arranjos pra outra tonalidade que não compromete a essência da música.

É o que eu disse, às vezes compromete. A música perde totalmente a "empolgação", o feeling.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


CarolRodrigues.

Uma soprano pode cantar uma música interpretada por uma contralto?
Dentro do contexto de música erudita e composições de óperas, teoricamente, não. Cada timbre possui cor diferente e as composições são feitas para cada tipo de voz conforme sentido sonoro e interpretativo que o compositor quer dar.

Já na música popular, basta mudar a tonalidade, conforme já foi dito. Muitas vezes é preciso adaptar o arranjo para não descaracterizar o clima da música, mas PODE SIM.

Feeling está relacionado em maior parte com interpretação, não com a frequência da onda. :) Nos instrumentos diferentes da voz, é mais fácil de perceber essa diferença interpretativa, que varia o feeling do que está sendo tocado.

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


Jattto
Feeling está relacionado em maior parte com interpretação, não com a frequência da onda.

Sim, em maior parte. Mas não adianta um homem pegar uma Someone Like You da Adele e cantar 2 oitavas abaixo. Perde completamente o feeling da música.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


Gansinho

Discordo. Depende da voz e da interpretação feita. Como um baixo não vai poder cantar uma música que queira passar determinado sentido interpretativo? Como isso seria possível? Só com incompetência ao meu ver.

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


Jattto
Não é questão de competência.. É que simplesmente não fica legal. Principalmente se você já conhece a original.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


Gansinho

Eu acho que aí já é questão de gosto pessoal e não da quantidade de feeling aplicado na interpretação.

bruno.pdias
Veterano
# ago/12
· votar


Não é questão de competência.. É que simplesmente não fica legal. Principalmente se você já conhece a original.


Exatamente o que o Jatto falou... pura questão de gosto pessoal

Um cara pode sim cantar 2 oitavas abaixo e ficar com um puta feeling, as vezes até melhor que a música original

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


Jattto
Eu não entendo uma coisa então.
No erudito, as composições são feitas para cada tipo de voz conforme sentido sonoro e interpretativo que o compositor quer dar. Por que que no popular um compositor não pode ter o mesmo intuito?

Não tô comparando popular com erudito, são completamente diferentes.
Mas às vezes, no popular, se você muda o tom da música, fica bem ruim.

E eu disse desde o começo que ÀS VEZES não fica bom.
Não sei porque você estão tratando como se eu tivesse dito que "nunca tem feeling se você muda o tom da música".

Leopold
Veterano
# ago/12
· votar


Um cara pode sim cantar 2 oitavas abaixo e ficar com um puta feeling, as vezes até melhor que a música original


Isso não existe. Mudar muito o tom em 99,9% fica ruim.

bruno.pdias
Veterano
# ago/12
· votar


Isso não existe. Mudar muito o tom em 99,9% fica ruim.

Nunca.

Sabendo adaptar, fica bom em 100% das vezes. Depende da competência do cantor, e só.

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


Isso não existe. Mudar muito o tom em 99,9% fica ruim. [2]

bruno.pdias
Veterano
# ago/12
· votar


Ué, Gansinho, vc não estava falando que a música só fica ruim ÀS VEZES?
Agora já mudou para 99,9%? Que pensamento mais influenciável pelos comentários alheios.


Enfim, eu não vejo nada de errado em mudar o tom
É pura questão de gosto pessoal. Eu não vejo nada de mais em um baixo querer cantar uma música de uma soprano, com a tonalidade diferente e os arranjos adaptados. Felizmente isso existe aos montes e temos ótimas versões de músicas por aí.

Gansinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Gansinho
· votar


bruno.pdias
Talvez se você exercitasse a leitura um pouco, você perceberia que eu falei "às vezes" com relação a mudar o tom.

Com relação a mudar MUITO o tom (que foi o que eu falei no tópico citando a música da Adele) eu acho que quase sempre fica ruim sim. Tanto que nesse exemplo eu disse que "ficaria ruim", e não que "poderia ficar ruim".

Nem me conhece e vem falar da minha personalidade.

gravity
Veterano
# ago/12
· votar


A questão é que depois que se ouve a original já se tem uma expectativa daquela música na cabeça. Mas eu acho que,desde que a música esteja numa boa região da voz, encaixa legal sim... Se a pessoa interpretar bem pode ficar até melhor.
Música antes de tudo é liberdade. Não é um mísero tom que vai impedir alguém competente de fazer um bom trabalho.

Leopold
Veterano
# ago/12 · Editado por: Leopold
· votar


Sabendo adaptar, fica bom em 100% das vezes. Depende da competência do cantor, e só.

Prove, me mostrando UMA vez em que isso deu certo. Digo, de alguém que tenha mudado MUITO o tom e tenha ficado bom.

bruno.pdias
Veterano
# ago/12
· votar


Have You Ever Seen the Rain, a versão original do Creedence
http://www.youtube.com/watch?v=Gu2pVPWGYMQ

e agora a versão cover, da banda Jeevas (cantado mais grave)
http://www.youtube.com/watch?v=FQW_Ymtgq7w


Não estou falando que ficou melhor (isso é questão de gosto), mas não da pra falar que ficou ruim ou que perdeu a identidade.

bruno.pdias
Veterano
# ago/12
· votar


Gansinho
Nem me conhece e vem falar da minha personalidade.



Mi mi mi mi mi.

Leopold
Veterano
# ago/12
· votar


bruno.pdias

É só um tom e meio.

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


Gansinho

Por que que no popular um compositor não pode ter o mesmo intuito?
Bom, ele pode até ter, mas aí estaria tendo mais influência do erudito, que é justamente o caso das composições de um amigo de Natal para MPB, com as quais participamos de festivais em parceria. O arranjo está engessado e a voz também, como na música erudita. Tem partitura e tal. Ele quer que seja executado exatamente daquele jeito e faz as músicas pensando na minha voz. Mas isso não quer dizer que alguém de fora adore a música, queira gravar não possa mudar o tom pra isso. Pode. Mas, logicamente, não vai atender mais à expectativa do compositor (ele tem formação em dois conservatórios de piano erudito). Enfim... a maior parte das músicas populares não têm esses preceitos e por isso mudanças podem se dar sem mudar a proposta e clima da música.

E eu disse desde o começo que ÀS VEZES não fica bom.
Certo! Tens razão. :D

o/


- - - - - - - - - -
Isso não existe. Mudar muito o tom em 99,9% fica ruim. (2)
Com isso eu concordo plenamente. Já fiz experiências com isso.

Mas, para começar, nem faz sentido uma mudança muito brusca. Porque, na maioria das músicas, não será preciso mudar MUITO o tom para ajustar à tessitura do intérprete. Quando eu tinha minha banda de pop/rock, rock, nós montamos um repertório de 40 músicas e as mudanças de tom sempre foram de 1 semitom a 1,5 tom. Acho que duas mudamos 2 tons e tenho certeza de que somente duas mudamos 2,5 tons. Estas de 2,5 tons talvez já tivessem um pouco de perda da proposta/do clima da música. Porém o resto foi bastante interessante o resultado (pela falta de "diferença" na cara da música).

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


Acrescentando: faz sentido mudar até 3 tons apenas. Depois disso, a mudança perde um pouco da lógica, já que, por exemplo, uma música que tu queres aumentar 3,5 tons pode ser cantada diminuindo 2,5 tons. Um exemplo melhor é com relação a mudanças que beiram uma oitava: uma música que tu queres aumentar 5 tons (6 tons = 1 oitava), tu podes cantar descendo 1 (6 - 5) tom apenas.

Deco_ufrj
Veterano
# ago/12
· votar


bom, a gente ta falando de adaptar a voz à musica né? quem acha que ficou ruim?



bruno.pdias
Veterano
# ago/12
· votar


É só um tom e meio.


então qual é o conceito de "Mudar muito"? se a voz do cara encaixou legal em 1 tom e meio, então pronto.. na voz de outra pessoa poderia ficar melhor mudando 2 tons. Na voz de outra, talvez 3 tons. O som sai brilhante e encorpado de acordo com a tessitura da pessoa, e o tom é que se encaixa nela (e não o contrário)

Fora isso, é o que foi falado aí em cima, não faz muito sentido mudar... nesse intervalo de alguns tons (pra cima ou pra baixo) dá pra cantar tudo

Já ouvi a Família Lima tocando My Heart Will Go On, da Celine Dion, com o vocal grave. Para o meu gosto musical, ficou bem melhor que o original. Tudo bem, não tem os agudos estridentes e potentes da Celine, perdeu aquela energia, mas isso não impediu os caras de fazerem uma versão ótima.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma soprano pode cantar uma música interpretada por uma contralto?