Sylvio Lima - Ti scatterò una foto (Tiziano Ferro Cover)

Autor Mensagem
anonimuzz
Veterano
# dez/07
· votar


Vc pode atingir essa nota e ela estar fora da tua tessitura, sim. A tessitura é simplesmente o registo onde vc se encontra mais confortável e com a voz soando o melhor possível.

Linn
Veterano
# dez/07
· votar


O fato de você atingir tal nota (a que ele citou) é referente a sua extensão mas nem sempre a tessitura, né isso?

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


anonimuzz
Linn
É... eu acho que eu confundi mesmo rs...

Agora está entendido...

Mesmo assim eu gostaria que o christhian me respondesse... não sei se foi por falta de tempo ou por ter ignorado mesmo... mas eu continuo querendo saber como funciona isso...

Pq, pelo que eu venho sabendo, o 'brilho' na voz de uma pessoa varia pro ouvinte, ou eu estou enganado? Talvez o Christhian ouça minha voz e julgue que o meu brilho não está nos graves... Mas outra pessoa acha o contrário. Eu queria saber se existe uma regra pra isso, entende?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Quem sabe eu possa dar uma luz...

como essa nota e as outras podem estar fora da minha tessitura se eu consigo fazer?

Vc pode cantar notas da sua extensão mas que não estão na sua tessitura, ou seja onde a voz tem brilho, tem força. O que acontece é que esse som não é um som firme, normalmente até o timbre fica prejudicado. O fato tb de vc achar que o som é encorpado não quer dizer que ele seja. Isso engana muito.

Pq, pelo que eu venho sabendo, o 'brilho' na voz de uma pessoa varia pro ouvinte, ou eu estou enganado?

Está enganado.
O brilho está nas suas notas de conforto, onde a sua voz rende mais, tem mais força.
Por exemplo: um barítono até pode ter agudos de tenor (e muitos tem), porém continua sendo um barítono e a sua região de conforto para cantar, onde a voz rende mais, tem mais beleza, caracteriza O TIMBRE, não será em músicas que se mantenham sempre na região aguda.

A regra para isso é confiar em "quem" está dando a opinião. Acho que no caso do Christhian dá pra confiar, não dá não? ?

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07 · Editado por: SylvioLima
· votar


Cantante
Muito obrigado pelo esclarecimento, viu? Eu disse que era pro Christhian responder... mas qualquer um que entendesse do assunto poderia me dar uma luz...

E é claro que eu confio no Christhian. Alias, eu sempre confiei nele e em vc sobre os comentários pra minha voz. É que tem gente que realmente fala muita besteira, acha que entende de voz e te classifica errado (sendo que eu tenho claras características de uma certa classificação... que eu nem vou comentar aqui... pq é um dos assuntos que mais gera polêmica nesse fórum). Eu sempre achei a minha voz do jeito que vcs dois acham. Que bom que a minha opnião sobre a minha própria voz bata com a de vcs dois, profissionais do canto.

Abração!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07 · Editado por: Christhian
· votar


SylvioLima
Não entendi. Eu acho meus graves até bem encorpados... e na gravação não demonstrei tanto esforço pra faze-los... não foi?
Não estão encorpados. São graves impostados, diferentes de graves naturais. Sobre o esforço, não é questão de demonstrar. Imagine que sua voz sai assim na sua região de conforto |........| e assim nos graves |..|. Ela está se estreitando, falando mais tecnicamente, existe muito mais esforço nos ajustes pré-fonatórios, fazendo com que a emissão seja fraca, sem corpo. Simplesmente emitir as notas não significa que elas sejam cantáveis (ou melhor, que sejam BEM cantáveis). Sua tessitura é definida pela sua região de brilho, onde vc canta com conforto e onde o timbre é homogêneo e não sofre perdas de formantes.

Acho que já disseram isso algumas vezes, mas vale o reforço. Vc não canta mal, tem facilidade para afinar, mas sua voz é crua. Se fizesse aulas com um professor que lhe explicasse melhor a mecânica da voz, trabalhasse melhor apoio, ressonâncias, emissão, etc. tenho certeza que o ganho seria imenso. O problema de se cantar relativamente bem sem um professor para orientar é que alguns vícios adquiridos são "terríveis" de se retirar depois, criando limitações, as vezes, determinantes para a desenvoltura, inclusive de repertório. Sem contar que o resultado aparecerá, no caso de um profissional, quando outros fatores se somarem, principalmente no palco, como estresse, ansiedade e a falta de técnica, ocasionando, muitas vezes, na perda ou modificação da voz após a apresentação. Isso é destrutivo.

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


SylvioLima
Li agora esta página e vi que o povo esclareceu tudo.

Só vale essa observação:
sendo que eu tenho claras características de uma certa classificação

Eu já li em algum lugar (do passado... ahauhua) que vc (ou era o Jattto) achavam que vc era barítono. Duas coisas: 1- No canto popular, isso é totalmente irrelevante. Vc não vai deixar de cantar uma música por que o cantor original é barítono e vc tenor. Ou só pq vc é tenor, tem que cantar como o Michael Kiske. 2 - Vc não é barítono. Um barítono cantando é realmente algo bem mais grave, com muito brilho nos médios-graves e com um corpo de voz incrível nessa região. Sua voz não tem agudos trabalhados, mas a tendência é muito mais pra esse caminho, principalmente pelo ganho de brilho na região média. O que acontece é que como vc não tem controle dos seus registros, partir para regiões mais agudas "soam pra vc mesmo" como algo mais forçado. Mas como já comentei, aulas devem botar as coisas nos trilhos.

Mas é só pra constar, de modo geral. Nem sei se é isso mesmo que vc pensa da sua voz... :P

Abraços.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Christhian
Não estão encorpados. São graves impostados, diferentes de graves naturais.
Talvez então eu venha a anos me 'machucando'... pois eu sempre cantava músicas na minha regiao meio-grave... como naquela Stand by your side... músicas da Laura Pausini... sempre na transposição homem-mulher... que vc afirmou a um tempo atrás.

Acho que já disseram isso algumas vezes, mas vale o reforço. Vc não canta mal, tem facilidade para afinar, mas sua voz é crua.
Entendo...

Se fizesse aulas com um professor que lhe explicasse melhor a mecânica da voz, trabalhasse melhor apoio, ressonâncias, emissão, etc. tenho certeza que o ganho seria imenso. O problema de se cantar relativamente bem sem um professor para orientar é que alguns vícios adquiridos são "terríveis" de se retirar depois, criando limitações, as vezes, determinantes para a desenvoltura, inclusive de repertório.
Se Deus quiser, vou começar aulas imediatamente e em Janeiro, como eu já afirmei. To correndo atrás de um bom professor por essas bandas... Uma pena que não seja contigo.

Sem contar que o resultado aparecerá, no caso de um profissional, quando outros fatores se somarem, principalmente no palco, como estresse, ansiedade e a falta de técnica, ocasionando, muitas vezes, na perda ou modificação da voz após a apresentação. Isso é destrutivo.
Assim como o Edu é um desastre no palco, não é?

2 - Vc não é barítono. Um barítono cantando é realmente algo bem mais grave, com muito brilho nos médios-graves e com um corpo de voz incrível nessa região.
Muito bom vc esclarecer isso... Apesar de não ser tão importante pra mim. Eu só abri aquele tópico porque tem muita gente que fala besteira... e eu queria que profissionais realmente dissessem o que é. Como vc já ouviu... eu valorizo tanto graves quanto os agudos... gosto dos dois e uso os dois.

Vc não vai deixar de cantar uma música por que o cantor original é barítono e vc tenor. Ou só pq vc é tenor, tem que cantar como o Michael Kiske.
Sei... mas um barítono não tem limitações para cantar músicas do Angra por exemplo, ou basta estudar que dá para cantar qualquer coisa?

Sua voz não tem agudos trabalhados, mas a tendência é muito mais pra esse caminho, principalmente pelo ganho de brilho na região média. O que acontece é que como vc não tem controle dos seus registros, partir para regiões mais agudas "soam pra vc mesmo" como algo mais forçado.
Pra mim soa... mas pros outros soa mais ainda...

Mas como já comentei, aulas devem botar as coisas nos trilhos.

Mas é só pra constar, de modo geral. Nem sei se é isso mesmo que vc pensa da sua voz... :P

Penso sim... sempre pensei. As pessoas é que pensam o contrário... E eu sempre usava vc e o Cantante como exemplo do que falavam da minha voz...

Me desculpa pelo português e pelas frases meio sem sentido. To com cabeça quente aqui por uns problemas... mais tarde eu edito isso aqui hehe

Obrigado pelos comentários. Adoro ler comentários assim. Aulas em Janeiro certamente, viu?

Cantante
Christhian
Um ótimo ano novo pra vcs.
Abraços.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07 · Editado por: SylvioLima
· votar


Christhian
Cantante
Só uma coisa que eu acho que serve de esclarecimento para muitos. Me corrijam se eu estiver errado.

Segundo o que eu li nos posts do Gerson sobre canto, a tessitura de um tenor lírico é:
La1 a Sol3 em voz de peito.
Sol#3 a Do4 em voz de cabeça.

O mesmo esquema vale para todos os tenores... existindo uma tessitura diferente para cada registro...

Acho que talvez seja esse pequeno detalhe que confunde muita gente. Muitos pensam que, por ser tenor, consegue-se um Do4 de qualquer maneira (entende-se por voz de peito... que é a voz que naturalmente temos)... sendo que o correto é conseguirmos com estudo através da voz de cabeça.

Qual a conclusão? Quando um tenor estiver cantando, se alguma nota da música for acima de Sol3 (se a região de passagio dele for nessa nota), ele deve passar pra voz de cabeça... e não continuar em voz de peito... pois a tessitura da voz de peito termina ali.

A região de passagio de um tenor varia entre Fa#3, Sol3 e Sol#3 de acordo com o tipo de tenor que é... do mais grave ao mais agudo.

Para barítonos, a região de passagio seria mais abaixo... em notas como Fa3, Mi3...?

Falei besteira ou é isso mesmo?

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Segundo o que eu li nos posts do Gerson sobre canto, a tessitura de um tenor lírico é:
La1 a Sol3 em voz de peito.
Sol#3 a Do4 em voz de cabeça.


Ok, talvez extensão sim, mas não tessitura. Para um tenor o dó2 já é pouco cantável. Então como tessitura dó2 a dó4, genericamente. Em tenores o passagio está ali entre fá, fá#, é o mais comum.

ele deve passar pra voz de cabeça... e não continuar em voz de peito... pois a tessitura da voz de peito termina ali.

Não termina ali, mas é saudável que ele entre no novo registro. Vc pode fazer mais agudo em voz de peito até o limite possível, mas não é nada agradável. Se pensarmos em notas de conforto, região de conforto, então sim, ali seria o limite.

Barítonos lá pelo Mib 3.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Cantante
=)

Duvidas sanadas senhor Gerson!

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/07 · Editado por: Christhian
· votar


SylvioLima
Voz de peito e voz de cabeça são termos técnicos e acima de tudo, didáticos. O que é "natural" é cantar, usando voz plena (peito e cabeça) ou falsete, sem esforço.

Bom, na maioria das vezes, o que você faz é ir até os agudos com voz de peito, por isso fica meio forçado e algumas vezes soa gritado. A voz de cabeça consiste exatamente em usar melhor a ressonância em prol de manter a consistência vocal e minimizar o esforço em cantar mais agudo. Voz de cabeça é intrinsicamente ligada a cobertura. O que se faz no estudo da passagem de registro é exatamente isso, trabalha-se até uma região de conforto vocal em voz de peito (lembrando que não existe ressonância no peito, é só um termo didático) e a partir de um determinado ponto, usa-se a cobertura para manter a consistência da voz (sem gritos e esforços), além de permitir que se chegue em regiões mais agudas.

No canto popular, principalmente no Rock, a emissão em voz de cabeça é quase uma emissão mista, entre peito e cabeça. Não dá pra cobrir demais, pois soaria um pouco fora de contexto e algumas vezes é necessário empurrar um pouco mais a voz de peito, pelo "punch" diferenciado. Por isso, pra todos os casos (lírico e popular) é necessário que um profissional (um bom, claro, que saiba o que está fazendo) lhe oriente da melhor maneira possível, em prol de conseguir com que você identifique bem esses registros, controle-os e no ato da execução, escolher como fazê-los, para que todo esforço seja minimizado.

Como diz meu orientador: Falar já é um esforço grande. Cantar, é um esforço ainda maior. Cantar em alto nível é quase sobre-humano, por isso "toda a técnica" nem sempre é suficiente. Dominar a voz é o mínimo que um profissional deve fazer.

Abraços.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Cantar em alto nível é quase sobre-humano

Tá aí uma frase que eu gostei.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07
· votar


Christhian
Bom, na maioria das vezes, o que você faz é ir até os agudos com voz de peito, por isso fica meio forçado e algumas vezes soa gritado.
Meio? Tem vezes que acho que soa pior... dependendo do dia.

A voz de cabeça consiste exatamente em usar melhor a ressonância em prol de manter a consistência vocal e minimizar o esforço em cantar mais agudo.
Sei... deixar o som mais uniforme... Cantar bem no registro peito e subir pra notas agudas sem perder a qualidade, o timbre e o volume, que fica a seu critério, não é isso?

No canto popular, principalmente no Rock, a emissão em voz de cabeça é quase uma emissão mista, entre peito e cabeça.
hmmm... beeeem interessante.

Não dá pra cobrir demais, pois soaria um pouco fora de contexto e algumas vezes é necessário empurrar um pouco mais a voz de peito, pelo "punch" diferenciado. Por isso, pra todos os casos (lírico e popular) é necessário que um profissional (um bom, claro, que saiba o que está fazendo) lhe oriente da melhor maneira possível, em prol de conseguir com que você identifique bem esses registros, controle-os e no ato da execução, escolher como fazê-los, para que todo esforço seja minimizado.
=(... Estou procurando um. Acho que até já escolhi... Mas to com medo de que ele faça besteira com a minha voz... me dê vicíos errados... E estou indo por recomendação mesmo. Quero aprender a usar tudo isso que você disse.

Como diz meu orientador: Falar já é um esforço grande. Cantar, é um esforço ainda maior. Cantar em alto nível é quase sobre-humano, por isso "toda a técnica" nem sempre é suficiente. Dominar a voz é o mínimo que um profissional deve fazer.
=)

Ok mestre. Entendido agora (2)

E o falsete? Não vejo muitos se interessarem por ele... mas eu me interessaria se estivesse fazendo aulas. Queria melhora-los... trabalhar extensão com eles pois não acho a minha extensão pra eles muito grande (eu acho que até já disse pro Gerson isso uma vez...)

Como vc disse que meus graves são ruins... eu gostaria de trabalha-los tbm. Mas como vc mesmo disse tbm... eu teria de 'escolher' entre agudo ou grave... pois quando trabalhamos em um 'perdemos' outro, não é?

Christhian
Cantante
O que seria o agudo e o grave da mulher? Em homem, sabemos que o agudo na tessitura genericamente é o Do4 e o grave é o Sol1 (ou Do2). E na mulher soprano? Que nota (em voz de cabeça) seria o Do4 pra elas?

Ouvindo essas 'divas' cantarem... e... principalmente... a Celine Dion, noto que a nota máxima dela nas músicas sempre é um Fa# (sei la qual oitava...). Por isso pergunto isso... Pelo que eu li... Celine é soprano, não?

Abração e obrigado pela paciência. To aproveitando que vcs estão numa 'maré boa' hauahauaha

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/07 · Editado por: SylvioLima
· votar


Maldita duplicidade.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Cantante
Christhian
ooo... eu sei que eu sou chato... mas tira essa dúvida ae!!!

=/

Linn
Veterano
# jan/08
· votar


SylvioLima
Não sei exatamente se foi isso que vc perguntou, mas vou tentar esclarecer algumas coisas. Tem problema?

Até onde eu já li a respeito, a "tessitura" de uma soprano vai do Dó3 ao Fá5. De uma mezzo, vai do Lá 2 ao Si4 e de uma contralto do Mi2 ao Lá4.

No caso da Celine, eu acredito que ela seja uma mezzo-soprano, mas mais pelo "peso" e cor da voz dela... mas aí quem pode te dizer com certeza são os professores do forum. De qualquer forma, dá uma olhada nesse artigo: http://es.wikipedia.org/wiki/Celine_Dion

e nesse, bem básico:
http://www.studiomel.com/9.html

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/08
· votar


Soprano - dó 3 a dó 5
Mezzo-Soprano - lá 2 a lá 4
Contralto - fá 2 a fá 4

Isso bem genérico, mas não dá pra colocar Fá5 como tessitura para uma soprano.

Não é toda soprano que tem grandes agudos. Como cada voz e cada pessoa é muito diferente, tem mezzos com grandes agudos tb, então para TESSITURA eu prefiro a genérica acima.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jan/08
· votar


SylvioLima
Muito bom, timbre bonito cara!
música bonita também, esses italianos sempre mandando bem hein.. rs

só o timbre nos agudos que não gostei muito, mas você pega uma extensão muito boa.. queria ter esses graves que você tem!

falow, parabéns ae!

Linn
Veterano
# jan/08
· votar


Cantante
No site em que eu achei isso, essas notas foram indicadas como "extensão" de uma soprano. Mas eu achei esse Dó3 muito pouco...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sylvio Lima - Ti scatterò una foto (Tiziano Ferro Cover)