Ricardo Mascaro!!

Autor Mensagem
Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
· votar


Tiago_Cantor

Eu sou apaixonado por canto lírico ("ópera") e é o "repertório" mais indicado para o meu "tipo" de voz.... Realmente eu não estou muito legal e aquela música eu nem sequer conheço a original.... gravei em cima daquilo que vc havia me enviado para te dar uma noção da impostação (mas acho que eu invéz de ajudar/exemplificar, acabei confundindo mais....)..... Eu também canto estilo Jazz, Soul/Black Music, e um pouco de POP (das Divas) no estilo "negro americano" que acaba por "encaixar na minha voz (e porque estes são os estilos que eu realmente gosto....)...

Como te falei, vou estar enviando dois exemplos com a música "Brasil" (em dois tons diferentes para vc ter uma noção da impostação popular - ainda que no "grave" vc vai indo bem, só que na hora de ir "subindo o tom" (indo para os "agudos" e "liberando mais a voz") vc acaba saindo - vc mesmo já percebeu isso)..... Depois a noite vc vê lá no e-mail do Walla.... OK !!!???

Quanto ao "falsete que vc continua com a sua voz grave mesmo" eu não posso te dizer muito porque não te ouvi (p/ex.: no exercícios de impostção que eu te passei a nota aguda que eu faço em Chest Voice provocando o efeito "Belting" muitos tenores e barítinos "populares" fazem em falsete....).... Vc não deve "imitar" a voz de ninguém, deve sempre "cantar com a sua voz", dando a sua interpretação pessoal e impondo a sua personalidade na música (acredito que seja até isso que vc "estranhou" na música que eu gravei....)....

Quanto a língua, é uma questão de articulação.... vc tem de a deixar "livre" (quando "ela quiser" subir ao céu da boca ou ficar relaxada, deixe-a fazê-lo, porque isso possibilitará uma melhor articulação do som/"dicção"....).... OK ?!

Abraços,

Ricardo Mascaro

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


A bom...

Cara seguinte, eu estudei um pouco fiz exercicios de resonancia respiração, impostação , mais acho que minha voz hj ta um merda, nossa pq acontece isso? quando vc precisa dela ela vacila com nós, bom, eu gravei algumas coisas com minha nova voz, bom... vc classifica de novo, se o que sou tenor ou baritno, eu cantei uma musica, uma nessa minha voz , forte, e outro com uma voz que nunca tinha te passado, eh uma voz que eu n forço nada e sai até bonitinha eu acho, so que com essa voz eu n abro muito a boca, por isso que acho penso que ela eh errada, pq canto com a inha boca um pouco mais fechada e cantando dessa forma eu acho mais conrfotavel ate pra ir nos agudos consigo mais apoio, e o controle de respiração, n fico sem folego... mais veja e diga se pelo menols eu tou cantando aew... e até mais!!!

Seja sincero totalmente!! OK???

http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/final2.mp3

Musica negra que voce falou eh tipow , whitney, fugges, tony braxton ??

Ei até mais abração...

Tiago Cantor

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

As cantoras populares de que eu mais gosto são: Mariah Carey, Celine Dion, Whitney Houston e Aretha Franklin (elas fazem um "POP negro" - porque tem tendencias R&B, Jazz, Soul e Black Music, entendeu assim ???....)... Outros cantores populares que eu acho "o máximo" é o Brian Mcknight e o Peablo Bryson (vc conhece esses cantores/cantoras que eu mencionei ????... só ouvindo-os dá-se para aprender bastante coisas quanto a técnica/impostação vocal......).

Agora sim.... vc tá descobrindo a impostar a voz.... na sua "nova voz"/voz totalmente doida"/"totalmente diferente" vc está fazendo correto - vc dá dando um pouco mais de vazagem/passagem para o ar o de dá um "áspecto aveludado" (+ - Vento e Voz) que fica mais bonito (assim não é necessário realmente abrir muito a boca - mas sempre lembre-se de ir abrindo-a ovalando-a, porque nós temos o costume de ir abrindo ela "sorrindo" e a princípio não é bom assim porque se não vc se acostuma e vai sempre fazendo assim..... OK ?!).... Vc na primeira vez que cantanou a música (antes da "nova voz") também não está totalmente errado não, ela tá meio impostada, precisa "arredondar" mais (impostando mais e buscando apoio para ressonar o som... OK ?!)....

Agora as escalas... não estão legais ainda.... vc não está impostando (esta falando-gritando - não está saindo confortável e nem harmonio).... como eu falei, vc tem que buscar apoio p/a ressonancia (vc tá fazendo tudo "na garganta" e isso não é bom....).... Observe como vc faz na "nova voz/voz doida" e tente fazer na escala (jogando mais ar e buscando ressonar a voz).... veja se não fica melhor.... (depois gradativamente vc vai retirando o ar mas sempre buscando o apoio de ressonancia (nunca deixando só na garganta...)....)

Quanto a classificação vocal, é difícil dizer assim (e nem é muito correto, visto que precisamos trabalhar mais a voz para que vc mesmo "descubra" a sua verdadeira voz - existem alguns professores que só classicam as vozes de seus alunos depois de um ano ou mais de aulas - por exemplo, sabe aquele Tenor que canta nos três tenores junto com o Pavarotti, o Plácido Domingo ???? ele foi classificado como Barítono e chegou a interpretar papés de Barítonos nas óperas, só que com o tempo ele foi identificando/descobrindo que ele era um Tenor (inclusive um dos melhores que o mundo já conheceu).... Entendeu ??? eu não quero me precipitar para lhe passar uma informação errada e que vc "carregue pela sua vida"... OK ???!!!)... Eu pude observar que vc tem uma maior facilidade na região grave do que na região aguda (com treino vc acabará domindo melhor essas regiões); por causa disso eu vou, agora, classificá-lo como Barítono (meio que sem certeza como eu te falei.... vc me entendeu ???)...

Outra coisa.... vc está fazendo Trêmulo (voz trêmula) e não Vibrato...preste atenção nisso porque pode se tornar um vício a lá Zezé di Carmargo e é ruim.... (pesquise no meu BLOG e aqui no fórum sobre Vibrato e observe as informações/exercícios.... OK ?!)

Mais uma coisa.... referente as notas "que são do falsete e vc faz com a sua voz normal (grave)", acredito que vc esteja equivocado... a nota mais aguda que vc "alcançou" no "exercício de impostação" é uma nota "normal" para Chest Voice ("voz-de-peito" normal).... OK ?!

Abraços,

Ricardo Mascaro

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

Acredito que não tenha necessidade de eu gravar e mandar a música Brasil lá no Walla.... é só vc treinar mais com a sua "nova voz" (com um toque de vento e voz) que vc vai "adquirindo" a impostação....

Qualquer dúvida, poste aqui....

Abraços,

Ricardo Mascaro

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


Ricardo Mascaro

Cara Meu Deus , OS ANJOS DO CÉU SOPRARAM PRA MIM.. que bom que eu pensei em fazer aquela (bonita) que achava que era errada porque eu n abro muito a boca, e sempre vi que tem que se abrir bem a boca na hora de cantar, da a impressão de eu ta cantando como se tivesse assufiando
Cara depois disso se vc me dissesse q eu era n tava legal eu ia desistir.... nossa cara, eu n aguento mais , treinar , ler varias coisas e nada, como te falei, nunca achar a voz, porque realmente nao tem voz, tem aquela estrangulada nos agudos(falada) e a outra com a graganda a falada gritada, e essa a ultima e que quase eu n aprensentava pra vc, a cantada huahuahuahuauhaauuha!!!

Q bom! nossa! eu fiquei mal o dia todo cara, pq com essa voz eu tou cantando da forma minha mesmo, no meu tom, e em tudo meu, e eu acho que devo ser um baritono mesmo.
Cara e nessa voz eh tudo otimo, os agudos saem bem melhor e eu n tenho a triste sensação de ta estrangulando a voz, por mais fino que seja, sai legal, e natural, sem contar que consigo fazer falsete com a mesma imspotação da boca, basta mudar o timbre, n preciso fazer nada nem força , era tudo que eu queria... Eu falei pra vc q era pessimo falsetista lembra? acho que n tava sabendo impostar direito... hehehe...

Agora outra coisa tem q ficar clara além de achar q era a voz errada
por nao abrir a boca, eu tinha um pouco de cansaço ao cantar com ela, por isso não cantava sempre com ela, ngm merece fazer algo que não eh confortavel, até nos graves eu me saia bem, e nos agudos a voz nao espremia, e sim o diafragma n suportava...

Mais com os exercicios que tou fazendo (do seu site corretamente expandindo todo o torax) Tou bem melhor, sem cansaço e tou conseguindo agudos bonitos limpos e bem legais, sem estrangular a voz... tou tao feliz,... consegui tons de mulheres que eu nunca conseguia na outra voz, sem estrangular, mais como tudo é na base da calma e estudo, não vou gravar nada pra te mandar, primeiro vou explorar a voz correta, e melhorar em todos os sentidos...! so dai faço uma nova escala e te envio ok?

Acho que a voz eu ja tinha o q tava faltando era a respiração... e naquela musica brasil eu nao cantava dessa forma doida... era a voz expremida.. misturada com a gritada.. uhahuahua! q patetico!!!

Agora queria te pedir uma dica, cantando da forma doida , tou pensando em por a voz encorpada(gritada) mais com a boca fechadinha sem arreganhar, ou vc acha melhor eu deixar ela assim, aveludada e com a vento??tou com medo de estragar ela... e sai legal... melhor do q antes, mais afinado, mais sai meio pesado o som, saka? e o outro totalmente "suave" e limpo... sme contar que minha voz fica otima depois... n fica cansada!!

OBS.: vc conhece um Maestro(geral) chamado Paulo, ? UFRN? as tecnicas dele eh meior que da escola federal daqui, ele eh otimo foi eleito em 8º do brasil ou do ranking dos musicos do mundo , bom n sei , mais ele eh muito conhecido no brasil e conhecimente mora na minha cidade perto da academia q eu faço, um amigo(violaonista) e aquela amiga (fulera musicista) me indicaram ele, aew tenho que fazer um teste, lá é coral, coral é bom pra voz? ja que quero cantar popular?? estragar n vai ne???

Ei valeu!! ate q fim me descobri!! ei t+ abraçoss

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


foi mal os erros, é a emoção vou jogar jaja volto aqui pra ver o posti . t+

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

Para fazer o Vento e Voz é necessário um maior controle respiraótio visto que há mais "vazagem/passagem" de ar na emissão sonora (entendeu porque vc antes não conseguia fazer legal essa "nova voz doida" e ficava cansado ???)... Vá calmamente estudando e "descobrindo" a sua voz (depois de um tempo vc posta algo para eu "avaliar"....)....

Que bom que vc "descobriu" o Falsetto (Falsete) - vá com calma e sem "forçar" - pouco a pouco vc vai domindo isso (preste atenção no Passaggio (a "passagem" onde vc sai do Chest Voice e entra no Falsetto); vc tem de fazer essa "passagem" o mais natural e "automático" possivel (que vai muito tempo/estudo para fazer - só estou te alertando para vc prestar atenção nas suas notas de "passagem".... OK ?!)....

Nada de colocar a "voz encorpada ("gritada")".... acostume-se a utilizar a "voz aveludada" e pouco a pouco vá tentando diminuir a "vazagem/passagem" de ar, sempre mantendo a "impostação"... OK ?!).... Eu não entendi muito bem o que vc quis dizer a partir do "tou com medo de estragar ela... e sai legal... : colocando a voz encorpada com a boca mais fechada sai melhor do que antes (mais afinada) e assim vc não ficxa cansado e a voz fica ótima ??? ou é que com o "vento e voz" a sua voz fica mais suave e limpa e não cança a voz ??? (eu não entendi muito bem....)....

Quanto a entrar num coral, é bom para vc desenvolver a sua percepção e aprender a se "portar em grupo".... Sempre é bom poder participar de atividades ainda mais acompanhado de um bom "condutor" (eu acredito que já ouvi falar nesse Maestro, mas não me recordo muito bem quem é ele...)... Vc tem de ver se a proposta desse coral é canto lírico ("coral lírico") ou a proposta é canto popular ("coral popular"); de qualquer forma vai lhe ajudar (mas saiba que não é objetivo em um coral trabalhar uma voz expecificamente como deve ser feito em uma aula particular (me entendeu ???))....

Abraços,

Ricardo Mascaro

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


Sim sakei... bom é canto popular mesmo


tou com medo de estragar ela... e sai legal...
não cantando com a boca mais fechada e com o tom encorpado, sai mais afinado de q antes com a boca aberta e tenho mais controle da respiração.. mais o timbre não fica mais bonito que o dessa voz doida sem encorpar nada, saka?
Essa voz doida eh a que tem o timbre mais bonito, e mais afinado, so que encorpando a voz fica com mais poder, n sei se tou gargantando aew, sei la.. ta entendo? eh melhor deixa a doida sem nada a +, ou tentar encorpar com a boca fechada?

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
· votar


Vá deixando a voz "doida" somente por enquanto... depois, pouco a pouco (depois que vc estiver + - acostumado com a voz doida) vá tentando diminuar a "vazagem/passagem" de ar... OK !!!!????

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


OK ???????

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


ok, ia responder ontem, mais so que minha fonte queimou uhahuauhahua!!!! ainda bem q ja arrumei.

Bom, pq tenho q tirar essa vazagem/passagem? é feio? eh ruim pq?

Sim a voz ta cada vez melhor , tou conseguindos tons altos sem força e agudo mesmo, n precisa ser grave, mais como te falei vou continuar essa voz, mais como te falei da pra encorpar ela e cantar dessa forma, com a boca fechada sentindo todo o envolvimento dos musculos da boca, e outra nada de abrir, quando abro a voz sai do jeito de antes, ngm merece, cada pessoa com seu jeito de cantar, e descobri o meu.

A respeito dos tremulos, ate nessa voz doida ta tabem? acho q nessa voz doida eu nem forço pra sair com aquela tremidinhas sai naturalmente...
Inclusive tem certos tons altos, que eu faço aqui e semitono aew eu consigo atingiar aquela nota ou pelos menos disfarça e sair sem desafinar na canção, já percebi q as vezes semitonar ajuda a conseguir tons acima, e n ficar feio, pq tipow vc aumentar 1 tom eh foda d+, ja um semi ate da.. saka +/-??

e as respeito dos falsetes depois gravo algo pra vc pra vc ver meu passagio... mais acho que ta +/- n ta dos piores n! meu falsete eh fino d+, normal??? preciso treinar ele mais com vasagem de ar, aew le vai ficar bonito tipow os da britney spears, acho belo os falsetes dela, hj em dia ela so consegue notas altas no falsete , huahuahua!

T+ abraços amigo! t+

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


amigo me diz uma coisa, Bryam Adams ele é o que ? baritono né?

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Bom, o Bryan Adams é Barítono (e ele tem uma "voz rouca natural"...)...

Quanto ao falsete é normal sair "fino" e conforme vc "joga mais ar" a tendencia é ficar melhor.... (mas vc tem de saber controlar isso também....)....

Quanto ao trêmulo na "voz doida" não está ocorrendo (ao menos na gravação que vc me mandou...).... verifique se conforme vc vai subindo o tom (nas notas agudas) não está saindo esse "tremolo descontrolado".... mesmo assim, vale muito a pena treinar o Vibrato.... Obs.: quando a impostação está bem feita (correta) é normal sair corretamente o Vibrato, normalmente.....

Quanto a vc tirar a vazagem/passagem de ar, isso é para vc aprender a controlar essa vazagem/passagem (não que seja errado e ruim/feio fazer com muito, mas se vc só fazer assim vc acaba se acostumando e não consegue fazer de outro jeito (correto!)... fica que nem o KLB (só "sopra"... rsrsrsrs....)..... Mas pode continuar da forma como vc gravou, está legal..... vá só treinando e se aperfeiçoando mais... OK ?!

Abraços,

Ricardo Mascaro

Diego MG
Veterano
# set/05
· votar


cara tentei gravar um exercicio !ta la no meu tópico vai lá vê!
flw até mais!

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Diego MG

Grande parte das dicas que eu dei para o Tiago_Cantor também servem para vc.... leia-as e observe-as....

Inclusive o Tiago_Cantor "descobriu" a impostação correta da mesma forma como vc faz nos primeiros áudios que vc havia me enviado lá no outro tópico.....

Tiago_Cantor

Vc se baseou nas gravações do Diego MG para "descobrir" a "voz doida" (correta!) ????

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


não de forma alguma... quando o ouvi indetifiquei que ele tinha um ti,bre parecido com o meu quando ele fazia aquilo, aew eu percebi, achei bonito mais reprimi, achando que tava cantando de forma errada pq n abria a boca.. hehehe.. eu descobri essa voz faz uns 2 meses...

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


descobri tentando fazer uma segunda voz, pra uma cantora aew nem me lembro quem, aew quiz "Arredondar" a voz e semitonar aew eu comecei a explorar e trouce pro meu tom normal... hehehe

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Ok.... continua "trabalhando" ela.... depois vc me conta novidades (e provavelmente perguntas suas dúvidas - rsrsrsrs...)....

Sem problema quanto perguntar.... "estamos aqui pra isso...."

Abraços,

Ricardo Mascaro

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


eu sei q tem na seu site, mais minha apostila n ta perto do pc, minha extenção vocal eh de A2 a A4 eh? baritono

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Já estou com MSN: tudosobrecanto@hotmail.com

Agora não estou muito familiarizado com o MSN: eu tenho de adicionar as pessos (e-mails) ou só elas me adicionando no seu MSN elas são "automaticamente" adicionais na minhas lista de contatos ???

(agora sou eu quem preciso da ajuda de vcs - rsrsrrs....)

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


eh facil
eu te aDD pow!! q rox!!
vai ser melhor agora nos se fala mais!!! agora aceite! o meu convite...

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


taz on agora?

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

A Extensão Vocal é particular de cada um.... essas extensões vocais que são mencionadas no meu BLOG são somente para "se ter uma idéia" das notas que podem ser alcançadas por determinados "tipos" de vozes" e não é "necessário/obrigatório" que se alcance todas essas notas (duas oitavas).... Entendeu ???

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


Aew amigo... aqui seguem:

Teste 1 voz doida "normal"

http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/Tiago_teste.mp3

Teste 2 voz doida "encorpada"

http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/Tiago_Teste2_voz_forte_i_confo rtavel_nos_agudos.mp3

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ricardo Mascaro!!