Ricardo Mascaro!!

Autor Mensagem
Tiago_Cantor
Veterano
# set/05


Ricardo Mascaro

Não da pra mandar via e-mail minha conexao fica caindo =/ vou mandar por aqui mesmo:

Essa é a escala! eu gravei outra melhor mais prefiro por o que ta pior pra vc tirar logo meu coro! hehehe , eu tou com problemas na voz hj.. meus agudos tao esganiçados(forçados) vc vai perceber de cara, eu acho q sou baixo msm , mais que me pega eh que tem certos graves que eu não consigo fazer, por isso acho que não sou tao grave, acho q eu fico entre baixo e baritono se existe essa classificação... Bom a voz não ta legal, ta afetada, dormir mal ontem, e tou com gripe e rinite alergica.. enfim pecimo pro canto.. mais olha aew...

http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/minha_escala_patetica.mp3


Será q tem como vc ver tabem esse trechos dessa musica e identificar em que tom e nota ela alcançou nessa puxada aew!?

http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/que_tom_e_nota_eh_esse.wma

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
· votar


Tiago_Cantor

Bem, eu ouvi os áudios.......

Vou começar falando da nota alcançada pela mulher no trecho da música: foi um C5# (notação americana) em Chest Voice ("voz-de-peito") e como ela está no topo do seu Chest Register dá-se um efeito que costumam chamar de "belting"; a propósito, ela é uma Contralto.

Agora quanto à sua escala..... Vou dar alguns conselhos abaixo (minha intensão é somente lhe ajudar com esses comentários):

- Primeiro, mesmo dando-se os descontos devido aos problemas que vc mencionou acima, vc claramente não está impostando corretamente a sua voz (perceba que vc está praticamente falando-cantando) e isso soa desarmonico/desafinado, então treine mais a impostação (faça os exercícios corretamente e observe como os bons cantores populares fazem a impostação (o som tem que sair harmonico/afinado, confortável e com brilho);

- Segundo, vc está forçando nos agudos (embora com treino - bastante treino - vc vai conseguir atingir esses agudos que vc tenta fazer no áudio), mais eles estão saindo muito "forçados" também devido a incorreta impostação aplicada - eu não preciso lhe repetir, mais lá vai denovo: tudo o que você for fazer com a sua voz tem de lhe ser confortável (e da maneira como vc está fazendo não está sendo), porque somente se for confortável sairá num "som bonito/harmonico", certo ?!;

- Agora quanto a sua classificaçlão vocal.... de longe se vê que vc não é um Baixo..... Pela voz, vc é um adolescente, então é bem capaz que seu sistema fonador nãs esteja totalmente formado, mas mesmo assim vc provavelmente será/é um Tenor (só que vc tem de aprender a impostar a voz corretamete, bem como a utiliza-la melhor); seu timbre naõ é "feio" não, é que vc realmente não está cantando da maneira correta (não está sabendo "dominar" a sua voz)....

Resumindo, vc precisa praticar muito para realmente desenvolver o seu canto (a sua afinação)..... OK ?!

Uma das primeiras coisas que digo aos meus alunos no seu primeiro dia de aula é que a partir daquele momento eles vão ter de mudar o seu jeito de cantar (a forma como eles cantam de costume) e de ouvir música, e esse é o princípio para que eles começem a entender/aprender a arte do canto.... A maioria deles (que nunca estudaram canto), cantam da mesma forma como falam (igual vc está fazendo), não impostando a sua voz na "região do canto", e a maioria deles ouve música no último volume "berrendo" junto ao cantor (nunca param para ouvir em um volume médio-baixo a música analizando cada detalhe que o cantor faz nela)...... (reflita sobre isso e veja se vc já está fazendo isso e se está disposto a realmente mudar isso)....

O que vc precisar de mim, é só me contactar....

ABRAÇOS,

Ricardo Mascaro

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05 · Editado por: Tiago_Cantor
· votar


Valeu mais uma vez cara, nossa quanta coisa, é eu tava pessimo mesmo, acho que além de não ter impostado a voz, não cantei com vontade, minha voz tava "fechada" ontem, Hamram e estou disposto a mudar minha forma de cantar concerteza, se eh isso que eu amo fazer mesmo , quero dar tudo de mim pra conseguir, so não sei como mudar ela, por enquanto vou fazer apenas exercicios de respiração, pq os de "liberar" aa voz eu não tenho nada, eu vi um que vc tem q retocer o corpo todo agachado e tentar falar UGH! bom nem sei direito isso mais... Nunca cantar mais dessa forma sakei... Acho que canto assim pq a pouco tempo acho q 1 més que descobri e comecei a sentir meu diafragma (corretamente) daqui que ele fique forte vai demorar um pouco, e me diz uma coisa eu tenho que fazer esses exercicios a vida toda ou um dia quando ja tiver 100% posso parar?

Mais voltando ao assunto, eu um tenor? nunca imaginei, pensei que minha voz era um baixo, adorei saber disso, mais o que eu preciso era de um bom professor, poxa na minha cidade não tem nenhum , acredita? tem la em natal mais não tou podendo pagar, vou me virar quanto posso... Mas vou contar com seus Toques ok?

Me da uns toque onde eu tenho de por a voz na "região do canto". se vc tiver algo que posso liberar ela.. sei la..

Valeu abração T+

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

Com certeza, seria muito bom que vc procurasse um professor de canto pra te ajudar e te "acompanhar de perto" (isso é muito importante !!!)....

Enquanto não dá, pare um dia (umas "horinhas") e leia com atenção/calma tudo o que está lá no meu BLOG e se possível, acesse de vez em quando a caixa de mensagens do Walla, que está no primeiro tópico do BLOG, para vc ouvir/acompanhar os exercícios (ainda não está tudo lá, pouco a pouco eu vou enviando novas mensagens com novos audios explicativos....)... Eu coloquei no BLOG informações e exercícios básicos que são indispensáveis para qualquer pessoa ir aprendo realmente as "bases" do canto.... Lá no tópico "Registros Vocais" tem um exercício simples de impostação vocal (para identificar a impostação vocal); mas não leia só ele, como eu disse, "começe pelo começo", vá lendo tudo com atenção/calma, assim será melhor compreender e executar todas as informações/exercícios.... Qualquer dúvida, poste aqui neste tópico do fórum..... OK ?!

Abraços,

Ricardo Mascaro

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


OK, PODE DEIXAR , valeu é vou ler tudo , embora ja li quase todo mais por partes.... E vou baixar as mp3s do walla..

Mais uam dúvida: Tenho notado que minha voz ta "pior" ultimamente, não sei se é pq mudei a forma de cantar ou é pelo exercicios de rensonancia que eu fazia q forçava as cordas vocais ficava meio roco com a garganta seca, e com a voz afetada, você nota que não consegue ir em certos agudos com facilidade, a foz não ta limpa, vc acha que é melhor passar 1 semana sem cantar +/-, ou não? menos tempo? pq eu não consigo parar de cantar, ponho musica e quando penso que não tou cantarolando, faz tempo que quero parar de cantar mais o habito eh foda, hehehe diz ai!!!

Um abraço t+

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

Se vc puder, fique sim uma semana sem cantar (e nem cantarolar); seria bom para relaxar as suas pregas vocais e vc pode aproveitar esse tempo para mudar a sua forma de ouvir música (conforme eu falei no tópico acima); aproveite só para escutar num volume médio-baixo as suas músicas, observando como o cantor imposta a sua voz, como ele a ressona, que "efeitos" ele produz, etc.... Vc verá que essa semana será muito produtiva (se vc for lendo na íntegra as informações do BLOG e se readaptando a ouvir suas músicas)..... OK ???? (fique sem fazer os exercícios também, só os leia, se quiser, faça somente os exercícios de respiração (corretamente, hein !!!).........

ABRAÇOS,

Ricardo Mascaro

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


Ok, doutoR!!! até lá!

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05 · Editado por: Tiago_Cantor
· votar


Ricardo Mascaro

Oi .. Trabalhei um pouco na minha voz hoje, fiz exercicios de resonancias e de impostação vocal. Mudei a forma de cantar não sei se ta correta eu ia gravar pra te mandar mais n tive tempo...

Tenho duvidas...

Seguinte você falou que eu era um tenor, não entendo pois tenor não é voz aguda dos homens? já que minha voz é grave!? e o tenor consegue nota maxima é C5 neh?

Bom eu entendo o seguinte, posso ser tenor e ter a voz grave , tipow pavarotti?
Acho que q eu cantava mal antes pq eu tentava imitar a voz dos outros, tentar memos tons e timbres, nossa eu com essa voz nunca conseguiria um agudo alto, aew eu me pergunto e como vou alcançar um C5 sem ser agudo? aew estudando hj observei que você pode chegar a nota altas ou cantar notas agudas de timbres de mulher na sua voz grave so que com o tom alto , tem alguma coisa a ver?
Pq antes eu ia cantando e quando a voz ia aguda (sem contar que eu forçava d+ a voz e o diafragma ou melhor expremia o diafragma!) eu não conseguia as notas ou as vezes até conseguia , mais não saia limpa e controlada, dava a sensação pra quem ouvia ou pra mim mesmo de que eu tava expremendo a voz, estrangulando a mesma, eh +/- isso ne? ja que minhas cordas vocais tem timbre grave?
Observei tabem que quando eu imposto a voz, meu tom GRAVE é mais alto que eu pensava e potente , bom mais n sei se tou cantando certo, tou cantando com mais facilidade e mais controle sobre a mesma e não tou cantando da forma falada mais não sei se ta da forma correta ainda, pelo menos ta diferente da voz falada e meu timbre não lembra nenhuma voz, como se fosse algo original...

Bom eu sendo tenor e gostando de canto popular mesmo, como faço? Tenor não é pra opera(pelo menos eh o que acho) voce pode me dar um exemplo de algum cara que eh tenor e canta musica popular?? pop rock ou qualquer coisa aew.. pode ser internacional tabem...

Quantas perguntas ne? mais sei que você tem respostas pra todas elas!

Abraços T+!!!

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

Pelo que leio, vc não consiguiu ficar nem sequer um dia sem cantar (é a "força do hábito" - srsrsrs).....

Bem, vou tentar responder a todas as suas perguntas ainda que meio fora de ordem.... Primeiro, vc tá confundindo muitas coisas.... Vamos lá:

Quando alguém cita a extensão vocal (ex.: Tenor C3 a C5, Soprano C4 a C6, etc.) é somente para se ter uma idéia das notas que podem ser alcançadas por determinado "tipo" de voz utilizando-se os Registros Vocais: Chest Voice ("voz-de-peito"), Middle Voice e Head Voice ("voz-de-cabeça").... Cada pessoa tem uma Extensão Vocal particular dela, não é necessário alcançar o C5 para ser um Tenor (tem até alguns Barítonos Líricos que conseguem atingir o C5...); para saber qual a sua classificação vocal vc tem que considerar sobretudo o timbre (que pode ser facilmente identificado/classificado observando-se o R.V. = Registro Vocal Médio que tem tudo a ver com a Tessitura (as notas que saem bonitas e bem timbradas).... A classificação vocal é utilizada tanto no canto lírico como no canto popular (todo mundo pensa/associa Tenor à ópera lembrando que o Pavarotti é Tenor, mas Tenor é uma classificação vocal e não uma forma de impostação vocal = Pavarotti imposta "voz lírica" ("tipo ópera"), Brian Mcknight imposta "voz popular" ("tipo normal"), mas ambos são tenores)... Entendeu até aqui ????

Quanto a "estudando hj observei que você pode chegar a nota altas ou cantar notas agudas de timbres de mulher na sua voz grave so que com o tom alto", acredito que vc esteja se referindo ao Registro Vocal Falsetto (Falsete); o Falsete não faz parte da tessitura vocal, literalmente; como eu mencionei, não tem relação com as extensões vocais que são citadas para exemplificar cada "tipo" de voz.... Vc está entendo ???

Quanto aos "agudos estrangulados" é/era porque vc não estava impostando corretamente a voz e nem tão pouco ressonando as notas corretamente; como eu já tinha te falado, trabalhando nisso vc iria melhorar muitíssimo e dominar a sua voz... aí sim vc iria descobrir a identidade da sua voz, sua tessitura, sua classificação vocal, etc....

Vc não tem a voz/timbre tão grave quanto vc pensa (vc aprendendo a impostar corretamente a voz e dominar a ressonância vai conseguir "incorpar" mais os graves e "dominar" os agudos, porém isso não vai mudar a sua classificação vocal).... Quanto a se ouvir "como se fosse algo original", acredito que vc agora está conseguindo identificar/entender a "essência da sua verdadeira voz".....

Por exemplo, o vocalista do Jota Quest, o vocalista daquela banda que canta "o Karla eu te amei", o Robinson Monteiro (aquele do Raul Gil), o Leandro do KLB, o Daniel, etc., são exemplos de tenores "populares"....

Será que eu consegui responder a todas as suas dúvidas (e ter me feito ser entendido) ???? Qualquer coisa, pergunta de novo....

Abraços,

Ricardo Mascaro

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


Ricardo Mascaro

Claro que sim !! hehehe entendi tudinho....

Você só não entendeu essa parte aqui:

Quanto a "estudando hj observei que você pode chegar a nota altas ou cantar notas agudas de timbres de mulher na sua voz grave so que com o tom alto", acredito que vc esteja se referindo ao Registro Vocal Falsetto (Falsete); o Falsete não faz parte da tessitura vocal, literalmente; como eu mencionei, não tem relação com as extensões vocais que são citadas para exemplificar cada "tipo" de voz.... Vc está entendo ???

Deixa eu tentar explicar melhor, assim: deixa eu dar um exemplo! se liga aquela muscia da mariah carey whitouut (+/- isso) .. na parte I cant live... a can't givveeeeeeee. se ligou? se eu for por o Agudo meu de antes(agudo falado) a voz saia feia e expremida, agora se eu cantar no meu grave e por o mesmo tom dela sai legal, como falei sai legal mais n sei se ta 100% ainda...

O que tou querendo dizer é o seguinte, vamos supor que tem uma musica de uma mulher com a voz Bem fina (aguda) num tom tal vamos supor um B4 , aew eu com a minah voz fosse tentar fazer da mesma forma que ela o som iria sair estrangulado sei la... agora se eu por a voz bem forte (mais n aguda) ficaria duas vozes diferentes mais no mesmo tom saka?

Bom o que quiz passar me deu mais uma duvida... se eu alcançar um C5 tendo a voz grave esse tom sera grave ou agudo?
ai meu deus complicou tudo na minha cabeça agora... heheheh

Sim e a respeito da minha voz (nova) qualquer musiquinha que vou cantar eu tenho a tendencia de cantar alto, num tom sempre a mais que o original, tou falando de musicas simples, que sao sempre tom baixo, e essa voz ta saindo alta d+, eu n tou forçando nada, eu acho, mais ta saindo alta, n tao alta, mas mais alta que a outra, e quando vou nos tons altos o som as vezes fica alto , nao feio, mais tenho medo de ta gritando já e n cantando, por isso quero gravar algo pra te mandar...

Tem a possibilidade de eu ta cantando assim por eu ser tenor? ou pq tou domindo essa voz agora? e n tenho controle sobr ela ainda??

Haja perguntas em!! hehehehe......

Abraços!! t++++++++++++++++++++++++++++

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

Acreditou que agora eu entendi.... Vc faz na "sua voz" (sem "imitar" a voz da cantora - não ficando a voz "meio feminina") as notas e antes elas saiam "gritadas/exprimidas" e agora saem "normal", com um som mais cheio (não gritado/alto, mas sim "encorpado", com mais "brilho").... Agora eu entendi até aqui ??? Vc também me entendeu ????

Quanto ao tom/notas = todas as notas acima de C5 são/podem ser consideradas "agudas".... O seu timbre/voz (como homem, mais grave que o de uma mulher) tem de ficar bem claro em todas as notas (as pessoas tem de ouvir, seja lá qual nota/tom for, e tem de identificar o seu timbre - "ah, é o Tiago que tá cantando, não é o Ricardo, muito menos a Joana"); o som de uma mulher alcançando um C5 pode até parecer mais agudo do que de um homem alcançando a mesma nota, mas isso é devido ao timbre e não ao tom/nota que é o mesmo..... Entendeu ????

Se vc normalmente está "cantando acima do tom" (ou o som lhe parece ser "mais agudo") pode ser devido ao fato de vc ter "descoberto" ser um Tenor que canta normalmente nessa voz/tom (embora isso tem de ser treinado/trabalhado); coforme vc mencionou, acredito que vc esteja fazendo com muita intensidade conforme vai-se ficando mais agudo as notas - vc tem que aprender a dominar, senão vc pode até estar cantando uma nota que lhe é confortável mas numa intensidade que não é, acabando por prejudicar-lhe, sem contar que muita intensidade acaba dando o aspécto de estar sendo forçado/gritado as notas..... Observe bem isso e perceba se o que vc está fazendo agora é mais "bonito/harmonico" do que o que vc estava fazendo antes e se é mais confortável (não dói a garganta, não fica raspando, dando vontade de tossir, enfim, que "esteja saindo numa boa")...... OK ?!

Abraços,

Ricardo Mascaro

Obs.: é difícil acomparnhar essa sua "evolução" porque, como eu já falei, não tenho a possibilidade de estar com vc ouvindo-o e instruindo-o durante uma hora (como nas aulas particulares)... Então vc vai ter de contar com a sua percepção para identificar o que é confortável e o que não é, se tá saindo melhor ou não, se não está gritado, etc, etc.... Lembrando: não é para "forçar" a sua voz (isso é muito sério !!!!!).....

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05 · Editado por: Tiago_Cantor
· votar


Isso vc entendeu certinho..

Seguinte.. embora eu cante com a voz alta, extrondante, nunca mais senti roquidao, dor ou garganta seca. Por mais que eu ponha muita intensiadade na voz ta saindo sem força as cordas focais, como eu falei n forço nada, so tou tentando incorpar a voz aew ela sai assim... Bom eu acho que ela ta meio gargantada, pois ta muito forte o timbre incorpado d+, bom olha aew gravei alguma coisa nas carreras so pra você ve com ela ta +/- se ta correta ou piorou a situação!
Unica coisa que ta estranho, quando canto da a sensação de ter algo engasgado... urr... o som n sai limpo... mais acho que deve ser pq tou custumando ainda..

Trecho de uma musica que eu creio que você deve ter ela no seu pc pois eu ja postei ela com minha voz falada, It must been love(roxette)

OBS.: a voz não pode ta muito legal pq tou descobrindo agora e logo depois que gravei descobri que posso impostar essa voz com a boca mais aberta. Que resoa bem mais bonito e menos gargantado(se eu cantei gargantado mesmo)...
Não note a letra, pois eu cantei tudo doido so pra vc ter noção da voz.. vai dar pra notar que improvisei legal...

http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/Teste1.mp3

Exercicio do seu site pra impostar a voz eu fiz com o A... vê se a voz saiu legal e a voz tem que ser +/- isso... enfim vê se tou fazendo corretamente!

http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/exercicio.mp3


Abraços T+..... nossa Deus te abençoe vc n sabe o quanto você ta me ajudando...

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

Não está legal...... (vou ser sempre sincero com vc, OK ?!)

A impostação não está legal... vc até que nos graves parace que vai colocar corretamente mas nos agudas acaba saindo como antes (vc percebeu isso - eu comparei as duas gravações, essa e a anterior... melhorou só um pouquinho.... ainda tem que "melhorar muito" - não é desanimando, não, é "pegando no pé" para que vc treine mais e corretamente, sempre visando o seu bem - não vai ficar chateado comigo., não, vai ???)....

O exercício também está errado.... Faz assim, eu vou gravar o "coro" da música e o exercício e vou colocar lá no Walla (vou mandar pra lá um e-mail com o título "Para o Tiago !!!!!" - vc sabe entrar lá - daqui a pouquinho vc entra e verifica....)....

Aguardo saber se vc ouviu e entendeu.... OK ?!

Abraços,

Ricardo Mascaro

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

Não vai dar para eu gravar hoje........

Amanhã provavelmente eu gravo e posto lá no Walla (aí amanhã vc entra a noite no Walla e vê/ouve a mensagem/arquivos, OK ?!).....

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


ok sem problemas ... De forma alguma que eu vou ficar chateado! tou adorando você ser sincero so assim eu melhoro, pelo menos eu sei que voce ta falando que n ta legal, pq vc entende do assunto, n como os outros antes que desanimava agente, seja sempre sincero mesmo, e a respeito dos agudos cara n sei n o que mais impor nessa voz meus agudos sao pessimos, vc é da onde? sim esqueci de ti dizer as vezes quando passo pra o agudo, quer voltar a aquela voz de antes, mais eu n deixo escapar, mal costume eh triste viu, nossa!! principalmente habitos errados, agente quer se livrar mais n consegue, hehehe... sim... a respeito dos agudos , cara eu tento fazer o impossivel com minha voz mais n tou achando o ponto certo, pode ser que os exercicios eu esteja fazendo errado aquele seu e os outros, sou burro pra interpretar as coisas... ehehehe principalmente de canto, so hj tou fazendo o exercicio do diafragma certo...

Quando a voz vou descançar mesmo, nessa altura n adianta, mexer mais, pq assim n tou conseguindo impostar mais, vou experar os seus exercicios ...

Valeu abraços t+

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

Já enviei a mensagem para o e-mail do Walla....

Agora é só vc entrar lá, baixar os dois arquivos e acompanhar algumas explicações contidas no e-mail....

Depois me mande um e-mail dizendo o que vc entendeu/aprendeu, OK ?!

Eu esqueci de mencionar no e-mail mais um "erro" seu (como eu disse não é para desanimar, mas sim para "focar" vc em determinados aspéctos fazendo com que vc estude/se esforce mais (sempre sem "forçar" a voz)..... Vc não está fazendo o Vibrato (a famosa "tremidinha") da maneira correta, ficando parecido com a "voz trêmula" (que acaba por ser um "grande" problema)..... Preste atenção quanto a isso.... tem que "movimentar" coordenadamente o diafrágma (perceba a barriga se "mexendo") e não o pescoço ou qualquer outro lugar (procure sobre Vibrato e exercícios no meu BLOG e sempre preste atenção na forma como vc o está fazendo) OK?!

Abraços,

Ricardo Mascaro

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05 · Editado por: Tiago_Cantor
· votar


Ricardo Mascaro

Acho melhor falar por aqui mesmo, pq meu e-mail eh muito cheio de onda e passa um ano pra abrir...

Ouvi os audios, a respeito da imspotação achei muito esquisito, sei la.
Eu vou tomar vergona e estudar serio agora, vou dormir agora, e acordar cedo e passar 1:30 fazendo todos os exercicios, estudar serio mesmo, até agora so fiz enrolar e nada... tomar vergonha na cara. Mais meus agudos é foda, não sai vou tentar de todas as formas possiveis... como vc falou eh horrivel estudar canto sozinho, pq vc acaba fazendo merda sempre...

Bom, vou tentar resonar melhor, quer dizer que eu tenho que cantar com a boca bem aberta??? mais eu n consigo... sei la minha boca eh pequena...
Tem um negocio que tem que sentir o ar passar por traz do nariz... eh verdade?
Não gostei de eu poder NÃO ser tenor|:(| eu tava tão feliz... Mais se o teste for aquela musica naquele seu tom, achei aparentemente facil, vou ver amanha, hehehe, a proposito vc é o que? tenor tabem?
A musica ficou meia estranha como se tivesse sendo opera... sei la hehehe...


Queria que você identificasse duas vozes pra mim , você conhece aquele cantor que canta aquela música forever by your self(Manhattans) ele é tenor? acho que é pq robson fez versao dessa musica. Mais pode ser que robson adaptou sei la, eu acho a voz dele tao grave, eu acho q ele no maximo eh baritono o Manhattans , e o zezé da dupla zezé de camargo é tenor ou baritono , pq a voz dele eh fina e consegue oitavar , aew eu acho q ele deve ser sei la..

Eu sou curioso, hehehe..

Voltando, hj peguei um dvd emprestado de uma amiga(que inclusive é musicista e professora de canto) de Daniel, antes nas antigas, eu custumava cantar muita musica dele, cantava bem, as pessoas custumam dizer que meu timbre parece com o dele, n sei se a classificação tabem, bom eu consigo cantar as musicas dele sem nenhuma dificuldade até hj em dia, até saia legal antes tabem, na epoca eu tinha 16 anos hj tenho 17, nao sei se isso tem algo a ver...

Pode ser que sim mais acho que você não se enganou não, o que acho que tenho tanta dificuldade que na minha mente tá registrados, tons altos como agudos femininos, ou agudos de homem tabem, ta endendo? tipow quando vejo alguem cantando alto principalmente mulher automaticamente minha voz e mente pensa naquele tom bem fino , aew quando vou passar pra minha voz, q por sinal é meio grave, aew fica estrangulado, sabe aquela sensação de vc ter a voz bem grave e ter que cantar como se fosse um ratinho, saka +/-? acho que voce tabem eh meio grave deve ter sentido essa sensação um dia, eh a mesma coisa quando vc mulher voz fina quer por grave n sai de forma alguma... Mais mesmo assim eu não entendia, achava que tinha potencial e que poderia um dia com tecnicas chegar naquele tom agudo, com minha voz do jeito que é , posso ate com muito treino e tecnica conseguir, mais n vai ser natural e confortavel..
Sim... Por exemplo não sei se isso conta, em vez em quando, quando tou cantando musicas que passam pro falsete , eu tenho voz pra continuar com minha voz mesmo, no meu "grave" no mesmo tom, eh certo isso? ficar com minha voz sempre? pq antes eu tentava "imitar" a forma das pessoas cantar, nos falsetes(q por sinal sou pessimo falsetista, tou melhorando mais com os execicios de diafragma mais n quero usar eles prefiro minha voz mesmo) aew quando passavam la ia eu, estrangulando a voz e desafinando.
Bom o que ficou entendido pra mim que eu cantava de uma forma totalmente incorreta, e agora vou passar a pelo menos tentar cantar da forma mais correta, e preciso agora acustumar meu cerebro de novo, e minha voz consequentemente, mais hj cantei algumas musicas e tou bem mais colocado, hj acho que consegui impostar corretamente a voz numa musica, chega tava saindo um tom alto, sem força, que vibrava no ouvido e na cabeça toda e com muito brilho, eu chega notei a diferença e como foi bonito.. quando eu tava cantando com a linha no meio da boca, sem por ela nem no céu da boca e nem na posição de repouso eu n tava nem sentindo ela, tava involuntaria ali, acho q foi mais por isso q consegui, a lingua influi muito no canto e onde ela deve ficar?? em baixo(repouso, atraz dos dentes inferiosres) em cima ou no meio??
Percebo que quando ponho ela em baixo fica mais grave a voz, e no meio mais agudo... :)

Aja duvidas e perguntas, hehehe sim tenho uma gravação aqui de uma voz das antigas, vê se nessa epoca eu impostava a voz, nessa epoca eu cantava de outra forma, e avalie a classificação vocal se for possivel.

http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/Tiago_gravacao_antiga1.mp3


Ei abraços e T+...

OBS.: comecei a fazer aula com ela mais ela eh muito enrolona, as aulas duravam pouco aprendia pouco, enfim n valia a pena, e ela n era sincera como vc, eu quero alguem q trabalhe duro comigo e não moleza...

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Vc é de São Paulo - Capital ????

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


nao sou de tao longe!!! Natal-RN.

Mais responda pliz.. vc baixou a musica? deu preguiça de ler tudo? hehehe

T+ vou dormir

Diego MG
Veterano
# set/05
· votar


Obrigado Tiago_Cantor
mas eu acho que minha voz naum é tão boa assim naum!ainda mais aqui na minha cidade vai ser dificil encontrar prof de canto!cidade pequena!
depois vc me da o seu e-mail pra gente conversar e trocar material!
meu e-mail é: dofundodomato@city10.com.br
vamos melhorar nosso canto juntos!! hehe
Com a ajuda do Ricardo Mascaro è claro né!
flw até mais e firmeza nos exercícios!!
obs:exercícios que eu sei (aprendi) é só o de respiração, to fazendo todos os dias!!Queria aprender os de aquecimento...
flw até mais! e sucesso pra nos dois!

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


melhor natal n! falou natal pq ngm conhece aqui, Parnamirim.

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


Diego MG

Como todo bom músico, somos perfeccionistas, sabemos que ainda não estamos prontos :) hehehe! mais como eu falei sua voz n é feia, pelo menos seu timbre presta o resto eh so arrumar... hehehe baixa aew essa mp3 minha pra vc me ouvir essa gravação eh antiga, minha voz mudou um pouco e me diz o que achou sinceramente...
Eu tabem moro em cidade pequena... eu vou contar com a ajuda do mascaro, mais tou vendo se acho um "BOM" professor de canto, mais aqui eh dificil. vc mora no MG ou vc joga algum jogo que tme um char chamado MG?

http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/Tiago_gravacao_antiga1.mp3


Abraços.... Ricardo responda o outro post por favor!!!

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Aguarde aí que eu já vou responder.....

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


huahuahahua!!! relaxa cara , não tem pressa n fica avontade, vou dormir, uma boa noite de sono pra amanha pegar firme... !!! ei baixei la no seu e-mail os exercicios de respiracao, scattato, etc... e vi as vozes todas elas dez de falsetes resonado a cheist voice!! hehehe :)

Amanha quando acordar vejo seu posti.

Boa noite!!! T+

Diego MG
Veterano
# set/05
· votar


Eu moro em Minas Gerais mesmo! e a propósito o link naum está funcionando(pelo menos aqui em casa naum funcionou) entaum naum deu para escutar! coloca ele denovo q eu vou ter prazer em escutar ainda mais para ajudar um colega!
afinal qual a sua idade?
eu tenho 17!
obs: o link funcionou to baixando pra escutar!
até mais!!!

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


Tiago_Cantor

Indo por partes, eu tenho um "timbre lírico natural" e eu estou gripado (por isso que tudo o que eu canto "parece ópera" - mas como falei no e-mail, é só para vc ter uma noção - vc consegui entender/diferenciar o que vc estava fazedo com o que eu fiz ????)..... Eu sou "tenor" nessa gravação (minha classificação vocal é "meio complicada", eu já comentei com o Diego MG, eu sou um Sopranista).... mas deixando isso de lado, eu vou gravar o trecho dessa música Brasil em dois tons para vc (vou de novo mandar lá no Walla - amanhã) diferenciar o Barítono do Tenor e exemplificar melhor a impostação popular... (não tá muito legal a impostação nessa gravação também.....)

Agora, sendo sincero mesmo, o que vc achou estranho nas minhas gravações (além de parecer "tipo ópera" - mais um pouco, nem tanto assim, né ???) ????

Quanto a "sentir o passando por trás do nariz" é verdade....

A sua boca tem de sempre ir ovalando conforme o som vai ficando mais agudo, não significa que vc tem de ficar a música toda como se estivesse com um ovo na boca....

Eu não conheço o cantor que vc falou.... O Zezé di Camargo é um tenor (que "berra" bastante e faz uma trêmulo tremendo); o Daniel também é tenor.... Vc consegue cantar a música "A eu adora amar você..." no tom dele ??? Embora essa de cantar no tom pode diferenciar (um Barítono pode cantar no tom do Tenor (não os mais agudos) só que ele tem o timbre mais grave, entende ???)...

Te classificando por esta última gravação, seria Barítono.... (mas eu não quero me equivocar/adiantar de novo.... vamos com calma..... vamos trabalhando mais e verificando.... OK ?!)

Quanto a procurar um professor, como já lhe falei, seria ótimo porque ele estarei lhe "acompanhando de perto" (a tacada do "BOM" professor de canto foi para mim ou para sua ex-professora "enrolona" - tem de ver se vc também estava se esforçando para obter resultados...... ?????)

Qualquer coisa que eu não tenha respondido ou que vc queria argumentar, é só postar aqui.... OK ?!!!

Eu só quero, realmente, te ajudar.... é um pouco difícil assim pela distância (o melhor seria eu poder ao menos estar com vc um dia para te dar umas dicas/exercícios "acompanhando de perto"... vc me entende ???)....

O que vc quiser falar, pode ser sincero comigo também.... OK ?!

Abraços,

Ricardo Mascaro

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
· votar


Tiago_Cantor

Vc gostou/entendeu os exemplos lá do Walla e tudo o mais ???? Sinceramente, o que vc achou ???

Diego MG
Veterano
# set/05
· votar


escutei vc é gostei bastante do seu timbre e com sinceridade hein!eu só acho que vc deveria soltar mais a voz(quem sou eu pra falar né)!
continue nos exercício e sorte para vc na busca de um professor de canto!
até mais!!

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05
· votar


Diego MG

Todo mundo fala essa de eu soltar mais a voz, mais quando eu invento de soltar a voz ela foge.... aew desafino .. hjaajajiajiajuhauhauhaauhhauahuuhaa


T+ hehehe

Tiago_Cantor
Veterano
# set/05 · Editado por: Tiago_Cantor
· votar


Ricardo Mascaro

Vc esqueceu de comentar sobre essa parte

Sim... Por exemplo não sei se isso conta, em vez em quando, quando tou cantando musicas que passam pro falsete , eu tenho voz pra continuar com minha voz mesmo, no meu "grave" no mesmo tom, eh certo isso? ficar com minha voz sempre? pq antes eu tentava "imitar" a forma das pessoas cantar, nos falsetes(q por sinal sou pessimo falsetista, tou melhorando mais com os execicios de diafragma mais n quero usar eles prefiro minha voz mesmo) aew quando passavam la ia eu, estrangulando a voz e desafinando.

Esqueceu de falar sobre a lingua tabem..... !!! a colocação da lingua!!

Bom, cara eu achei estranho no sentido da musica e a imspotação que vocÊ pois na voz. Não a a sua voz em si , e os exercicios entendi direitinho.
A respeito do bom professor foi com ela, pq ela enrola d+, e vc eh muito melhor que ela, pelo menos até de longe faz o imposivel pra me ajudar e ela aqui na minha rua ta nem ai, pra ser uma musicista de ponta como ela fala que é.
Bom a respeito de ser sincero vou ser, vc é um otimo professor isso da pra perceber de longe, vc tem a percepção perfeita q todo bom professor de canto tem que ter, você é afinado tabem, agora eu n achei o seu timbre legal, não me leve a mal pelo amor de deus e n pare de se corresponder comigo, vc pediu pra eu ser sincero, mais acho que você tava gripado e cantou algo que não tem nada a ver com vc, a proposito vc canta Rock lirico? ou o q vc canta? ou vc curte so ensinar ?

Cara achei otimo, as coisas la do Walla!!
pq vc ta tao preocupado com isso? alguem ta te pondo pra baixo eh? não fique assim. ta tudo otimo!!!

Bom vou la estudar canto... T+ abraços!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ricardo Mascaro!!