iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões

Autor Mensagem
freitas_silva
Veterano
# jun/14
· votar


vadimvv
pauloedson

Bem eu sempre uso acessórios originais apple. Pode ser caro, mas pelo menos tenho garantia de usabilidade.

Já uso meu iPad com Kit Câmera + Hub USB + Interface de Audio USB + Controlador (ou guitarra em algumas gigs) a quase 3 anos.
Muita coisa evoluiu de lá pra e hoje pelo audio bus é possível até mesmo rotear audio IN e dos aplicativos para saídas distintas da placa.

Falo isso pois quero deixar claro que TODO INVESTIMENTO É VÁLIDO pra uma maquininha dessas... Tem muito poder de fogo.

pauloedson
Veterano
# jun/14 · Editado por: pauloedson
· votar


vadimvv,

fera, em relação a esse Adaptador de Lightning (http://store.apple.com/br/product/MD821BZ/A/adaptador-de-lightning-par a-c%C3%A2mera-com-usb?fnode=5b3abcc454654c56a0e1d775d3d6376db8041083c9 ce7e2898d21e1eb184a3ad6e0cfc3bf2491a37e86048c22a77079570707acc4e2677e2 a7d412cfb3146608).

por acaso, a interface midi/usb "prelude conecta" é encaixada nesse Adaptador de Lightning?!

por exemplo, as duas pontas midis da "prelude conecta" vão para o piano e a ponta usb da "prelude" vai ser encaixada na ponta usb do Adaptador de Lightning?! é assim?!

vadimvv
Veterano
# jun/14
· votar


pauloedson
Sim, isso mesmo.

O Ipad só possui essa conexão para periféricos, esse modelo novo se chama Lightning pois o anteriores, de 30 pinos, era maior.

E o adaptador do link é para 'transformar' o lightning em USB, nesse caso o adaptador é Lightning/USB Fêmea, onde você vai conectar o USB Macho do Midi/USB.

Aqui tem uma foto dele virado, dá pra ver melhor como é a conexão fêmea:
http://www.pocketables.com/images/2013/02/lighning-to-usb-camera-adapt er-2-608x397.png

São R$119 em um cabo de uns 15cm :)
A Apple não alivia no preço.

pauloedson
Veterano
# jun/14
· votar


vadimvv,

oh carissimo, mais uma vez obrigado. sabe... sou neofito nessa "onda" e é sempre bom conversar com quem ja sabe para assim nao sair comprando desnecessariamente!

valeu mesmo!!!

pauloedson
Veterano
# jul/14
· votar


turma,

quando tento baixar um app gratuito da apple, la na frente, pede o nº do meu cartão de credito. porem, meu cartão é apenas debito, nao tem a função credito. e a apple nao está permitindo eu baixar o app gratuito.

portanto, é obrigatório ter habilitada a "função credito" no cartão, para baixar apps gratis?!

pauloedson
Veterano
# jul/14 · Editado por: pauloedson
· votar


gente,

baixei o garageband (versao gratis) para o ipad air. mas como fazer para o instrumento selecionado no ipad poder ser tocado no meu korg sp-280?!

tipo como esse carinha faz aqui nesse video


o que está faltando, afinal?! no meu korg... so sai o som do proprio korg hehehe

obs.: a prelude conecta ja está ligada ao ipad e nas duas entradas/saidas midi 5 pinos do korg

pauloedson
Veterano
# jul/14
· votar


outra coisa, pessoal,

a prelude conecta possui dois leds: "power" e "atividade".

a luz do "power" é mais fraca, enquanto que a luz do led "atividade" é mais intensa/forte. isso quando o ipad não está em modo suspenso.

quando o ipad entra no modo suspenso o led "atividade" fica sempre piscando

enfim, isso é normal?! estou começando a desconfiar que a prelude conecta está com problemas...

Edson Caetano
Veterano
# jul/14
· votar


pauloedson
Está funcionando normalmente? Então não tem problemas correto kkk

Provavelmente quando o iPad entra em suspensão a interface fica emitindo mensagens midi esperando uma resposta que não virá, tranquilo

Edson Caetano
Veterano
# jul/14
· votar


E sim, para usar a Apple STORE é necessário cartão de crédito internacional, mesmo para baixar itens gratuitos , lembre que a maçã não é poderosa a toa, ela quer que você um dia eventualmente vá gastar em sua loja e não ficar apenas nas grátis

E conseguiu fazer funcionar as coisas aí?

pauloedson
Veterano
# jul/14
· votar


ola edson!

depois de quebrar muito a cabeça consegui hehehe

a grande sacada era as pontas midi 5 pinos: a ponta "in" do cabo... deve ser encaixada na "out" do piano; por sua vez, a ponta "out" do cabo... deve ser conectada na "in" do piano.

mas funfou sim!

guibarcelos
Veterano
# ago/14
· votar


Amigos, sem dúvida este tópico já tratou incansavelmente sobre o que vou perguntar. Primeiramente, portanto, peço perdão aos colegas, mas é que estou sem tempo esses dias e preciso de uma resposta "rápida" de algum dos amigos...

Comprei por esses dias meu iPad, depois de quase 2 anos de labuta, de amadurecimento. Alguns aqui irão lembrar de mim, o cara mais indeciso que já passou pelo FCC hehehe, quem dirá Edson Caetano....

Amigos a interface que preciso conectar meu alesis QS7.1 com meu iPad é esta: http://store.apple.com/br/product/MD821BZ/A/adaptador-de-lightning-par a-c%C3%A2mera-com-usb ?

e quanto ao cabo Midi USB, qualquer desses de 15 reais serve? ou os amigos recomendam uma determinada marca conhecida pela durabilidada?

grato a todos.

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


guibarcelos
Até onde sei, o adaptador é esse mesmo. Meu iPad é o 2, entao a conexão não é esta nova. Qual cabo vai conectar ao seu QS7 vai depender se ele é passível de ser usado com cabo USB ou não... Pra poder usar um cabo USB comum, desses de impressora, seu instrumento precisa ter saída MIDI USB, o que não é comum em um instrumento mais antigo. Alem de ter a saída USB, ele precisa ser class compliant, o que significa que ele não pode exigir instalação de driver para funcionar via USB. No final das contas, se seu QS7 não tem saída USB, voce vai gastar 120 do cabo Apple + ~120 de uma interface (leia-se cabo) MIDI/USB.

guibarcelos
Veterano
# ago/14
· votar


silvG8

Olá amigo. Comprei o ipad 4, e realmente o adaptador parece ser diferente do ipad 2. Irei efetuar a compra pelo site da apple hoje mesmo. Quanto ao cabo midi Usb, não entendo de marcas sobre tal, por isso da minha pergunta, mas acho que não tem grande relevância. Obrigado.

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


guibarcelos
Não ignore... Voce provavelmente vai precisar de uma interface MIDI>USB, como a UM-One MK2.

guibarcelos
Veterano
# ago/14
· votar


silvG8

acho que você entendeu errado amigo. Como meu alesis não tem saída usb, apenas midi, então terei que comprar um desses cabos que no teclado será plugado o midi e a saída usb pro ipad, não é?

queria saber se esses cabos aqui funcionam com o iPad, ou por serem "baratos" corro o risco de não ser compatível?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573979552-44-cabo-adaptador-int erface-audio-midi-x-usb-in-out-_JM

Harva
Veterano
# ago/14
· votar


guibarcelos

Eu tenho um deste cabos midi USB baratos e funciona tanto no Mac quanto no Ipad, basta ter o adaptador original. Comprei alguns baratos e nenhum funciona com o IPad Air.

Edson Caetano
Veterano
# ago/14
· votar


Interface midi para iPad não é qualquer uma que rola, estas baratinhas eu nem perderia meu tempo, existem vários modelos compatíveis e nenhuma é muito baratinho, talvez o Prelude conecta seja mais em conta

guibarcelos
Veterano
# ago/14
· votar


Edson Caetano

como vai? acho que se lembra de mim...hehehe
lendo minhas postagens antigas vejo que só o tempo nos mostra como amadurecemos hehehe.

pois é amigo, estou na dúvida, mas uma prelude ta na faixa de 150,00...
cara, gastar uns 300,00 so pra conectar um iPad, kkkkkk

você conhece alguma um pouco mais em conta que a prelude que pegue com certeza no iPad?

pliscki
Membro
# ago/14
· votar


guibarcelos

Olá, eu comprei esta interface aqui: http://m-audio.com/products/en_us/Uno.html

Eu sei que não resolve teu problema de gastar pouco, mas pelo menos é garantia de bom funcionamento.

Rômulobio
Membro Novato
# set/14
· votar


olá galera, estou pensando em adquirir um Ipad 4 para substituir meu notebook, estou com algumas dúvidas quanto ao uso dele, essas perguntas já devem ter sido respondidas, mas de qualquer forma ai vão:
1 - É possível com IPAD utilizar o garage band, por exemplo, ao mesmo tempo que utilizo o icifra?

2 - Existe algum app pro Ipad que leia arquivos .NKI, semelhante ao Kontakt?

Desde já agradeço as respostas.

silvG8
Veterano
# set/14
· votar


Rômulobio
1. Sim. Não sei exatamente se o GarageBand novo possui a função, mas qualquer aplicativo que possua background audio é capaz de fazer isso (a maioria tem).

2. Não.

Mauro Candido
Veterano
# set/14
· votar


Será que existe alguma possibilidade dos Tablets que usam Android entrar nessa briga de aplicativos destinados a produção musical? Principalmente pelo fato de vários modelos serem bem superiores aos Ipads da vida.

silvG8
Veterano
# set/14
· votar


Mauro Candido
Será? É possível.

O problema é que existem superiores e inferiores. A pessoa não consegue programar de uma forma abrangente. Aplicativos musicais precisam de estabilidade, além de latência mínima. Eu não vejo nada num futuro próximo pra Android como existe pra iOS.

Mauro Candido
Veterano
# set/14
· votar


Minha dúvida surgiu por causa desses produtos:
http://www.ikmultimedia.com/products/irigmic/
http://www.ikmultimedia.com/products/irigpre/

Edson Caetano
Veterano
# set/14
· votar


Mauro Candido
silvG8
Eu acho, inclusive já deveria ter acontecido, de outros sistemas móveis entrarem para brigar pelo nosso nicho, a gente só tem a ganhar, não sou fãboy de marca alguma, então que os fabricantes e desenvolvedores se virem nos 30

O grande trunfo do sistema da Apple é a quantidade mínima de aparelhos, então o desenvolvedor não tem que se preocupar se vai rodar no ultra mega top tablet e também naquele xing ling duvidoso , ele faz e pronto

A ik não é boba, quer pegar a maior quantidade de clientes possível, claro que vai tentar desenvolver para o andróid, mas hoje, final de 2014 ainda não da para largar o iOS em se tratando de música móvel, e não sei em que ano isso poderá mudar

Pé de chinelo
Veterano
# set/14
· votar


Marcando o tópico pra acompanhar

VadimVladimir
Veterano
# set/14
· votar


Será que existe alguma possibilidade dos Tablets que usam Android entrar nessa briga de aplicativos destinados a produção musical? Principalmente pelo fato de vários modelos serem bem superiores aos Ipads da vida.

Especificação de hardware é para fazer vender. Saber utilizar o que tem é o primordial, e a Apple sabe !

Procure pela api de desenvolvimento midi do android e você vai ver que meio mundo todo reclama com o google e eles não estão nem aí. Há uma página do google para discussão de desenvolvedores e eles ficam putos com isso.
Essa latência do android ninguém sabe se é só do software ou é alguma coisa do hardware também. Como eles não tem interesse a Apple vai dominando, acredito que hoje já seja impossível reverter a situação.

freitas_silva
Veterano
# set/14
· votar


Rômulobio
Primeiramente gostaria de dizer que o iPad não vai substituir seu notebook, nem agora nem talvez nunca. É importante frisar isso pois, pela popularidade que os dispositivos móveis vem tendo no meio musical, achamos que ele é um equipamento incrivelmente insubstituível, mas não!
A plataforma iOS juntamente com os gadgets da Apple evoluíram muito e hoje conseguem fazer muita coisa quando se fala em música: instrumentos virtuais, controladores MIDI, processadores de efeito, sequenciadores e até DAWs completas. Porém é inegável que o hardware de um equipamento desses não pode se equiparar ao de um PC ou NOTE.
Falando assim até parece que eu não usaria um sistema assim, mas ao contrário uso até demais. Apenas citei esse comentário para que você tome consciência de que o iPad faz muita coisa e bem feita, mas para trabalhos que exigem mais processamento você terá que recorrer a outros equipos.

Mudando de assunto e respondendo suas perguntas, a grande maioria dos apps musicais da apple store possuem o recurso BG Audio, onde você mantem o app funcionando mesmo minimizado. Isso te permite por exemplo controlar vários apps simultaneamente enquanto visualiza suas cifras. Agora a quantidade máxima de apps que você pode usar ao mesmo tempo depende do quanto o aplicativo consome de CPU e do modelo do seu iPad.
Em algumas gigs que toco em quarteto, faço teclado e guitarra. Processo o audio da guitar no JamUp Pro e controlo o Sampletank, ILektric e Sunrizer tudo ao mesmo tempo e nunca tive problemas (uso um iPad 3 com uma interface Komplete Audio 6 da NI).


Mauro Candido
Bem amigo, muita gente acha que é impossível fazer música no Android, mas é um engano tremendo. Claro que por limitações do sistema (me refiro a "compatibilidade exagerada") a latência ainda é um sério problema quando se fala em tocar ao vivo. Mas para outros tipos de trabalhos a google play tem uma infinidade de apps musicais, na grande maioria sequenciadores, controllers MIDI e drum machines.
Para você que busca trabalhar com produção, pode ser uma saída arriscar no android. Você não vai ter um trabalho fluido como é no iOS, mas alguns apps podem te ajudar muito na hora de produzir/criar já que o trabalho vai ser quase todo feito num esquema de piano roll e/ou tigger.
É importante ter um bom hardware, de preferência celulares ou tablets tops, afim de minimizar o máximo a latência. Neste link você encontra uma boa coleção de apps pra começar: http://musicapps.com.br/2013/12/musica-no-android-os-melhores-apps-mus icais-para-android-comentados/
Vlw amigo.

------------------------
Vejo um mercado muito promissor esse da música móvel. O iOS tem se tornado cada vez mais uma plataforma preocupada em atender essa fatia do mercado. Comprova-se isso claramente vendo a tragetória de atualizações do sistema como a vinda do core midi de forma nativa, o recurso de audio em background, portas midi virtuais e agora o inter-app, fora aplicativos como o Audiobus, que flexibilizou bastante o trabalho de quem trabalha com vários aplicativos interligados.
Hoje eu recomendaria sem medo o iPad a qualquer um pra qualquer tipo de trabalho que seja. É um equipamento extremamente versátil e que quando combinado com bons equipamentos (bons controladores e boas interfaces) é quase imbatível. Veja bem, QUASE! ;)

Edson Caetano
Veterano
# set/14
· votar


freitas_silva
VadimVladimir
Dizer "impossível reverter", "nem talvez nunca" quando se trata de tecnologia é arriscado, hoje concordo com vocês, amanhã não sei, ano que vem certamente tudo mudou

A pouquíssimo tempo a grande maioria usava sistemas 32 bits, agora os 64 são realidade incontestável, até hoje vejo um monte de gente queimando a língua com comentários desses kkk

Em 2010 não me via sem um Notebook, menos de 5 anos depois o uso dele é cada vez menor... Sendo que tem 2 desktop Windows parados, imagine o que vai virar estes tablets em 2020? A música certamente vai agradecer

Mauro Candido
Veterano
# set/14
· votar


Em vista de que vivemos o presente, e eu precisava atualizar meu tablet urgentemente, comprei um iPad Air de 32 gigas, mesmo sabendo q em dezembro tem novidade. Agora é me acostumar com o sistema iOS .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões