Ableton Live 9 - Dúvidas e discussões

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # dez/15


    Geralmente eu não recorreria ao fórum para discutir algo sobre DAW ou qualquer coisa similar, mas estive tanto tempo trabalhando com o Logic que o Live me pareceu coisa de outro mundo.

    Em primeiro lugar, devo elogiar a forma como o mesmo funciona. Ver a coisa de forma vertical e não horizontal, é um benefício enorme na hora de produzir música. Isto porque, na música eletrônica, e até mesmo popular, as coisas tendem a ser muito repetitivas, e arranjar as trilhas em MIDI horizontalmente, como ocorre em todos os outros DAW que usei, é um grande pé no saco. Quando dispostos verticalmente, acionar e parar pequenos clipes é uma tarefa muito mais fácil - é quase como uma Jam, só que gravando sua própria música.

    Ainda assim, busco o fórum para discutir pequenas coisas sobre o software, bem como dicas que poderiam acelerar a produção. Eu poderia buscar vídeos e tudo mais, mas a maioria é muito longo para explicar algo que as vezes é simples.

    Fico no aguardo para saber se alguém aqui tem usados gosta do Ableton para trocarmos uma ideia.

    waltercruz
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Eu! Uso tem 4/5 anos :)

    Uso ele Live inclusive.. Alguns projetos uso Mainstage, mas tem dois que uso o Ableton ao vivo, o Stoyca e o cover do Nine Inch Nails.

    Esse lance dele te dar uma visão não linear da música é excelente.

    "é quase como uma Jam, só que gravando sua própria música."
    Inclusive tem gente que 'produz' assim: organiza os blocos que quer, e depois sai gravando na timeline normal. A partir daí, o resultado ficando legal, é só dar uma refinada e mixada.

    Enfim, precisando, estamos aí! :)

    silvG8
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    waltercruz
    Sensacional! :)

    Fiquei realmente embasbacado com o bicho, em vários aspectos.

    Vamos lá então... pra começar, tenho uma dúvida:
    - Como posso fazer para, no modo vertical, limitar o tamanho de um pattern a 4 compassos por exemplo, no momento que for gravar a trilha MIDI? E mais, como faço overdubbing sobre o clipe gravado nessas condições (ou no geral)?

    waltercruz
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Opa, o nome dessa tela é a 'session view'(acho que facilitará suas pesquisas futuras!)

    Sobre a primeira pergunta, curiosamente eu achei que fosse mais fácil,mas não tem um jeito muito pronto!

    https://www.ableton.com/answers/record-pre-defined-bar-length-into-ses sion-clip

    Sobre a segunda, eu raramente trabalho assim, mas tem um botaozinho lá em cima que faz os overdubs



    silvG8
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    waltercruz
    Interessante o vídeo é bem explicativo. Embora o Live não faça 100% do que eu quero, que seria limitar o tamanho da gravação antes mesmo de gravar, o overdubbing vai me dar alguma paz, no sentido que vou poder deixar um MIDI chip em branco com os quatro compassos que quero e ir adicionando as coisas aos poucos.

    Você tem usado ele no session view ou no modo mais tradicional? Eu imagino que na maioria das vezes vou acabar usando o Live para realmente compor ao vivo, como você comentou anteriormente. Acho que esse é o real apelo dele. Depois de tudo no lugar, usuária o método tradicional para adicionar automações e etc, talvez até gravar áudio. Aliás, ainda não pude testar como é gravar áudio com ele - como estou com o Live 9 Suite, imagino que posso adicionar vários instrumentos MIDI externos.

    Obrigado Walter!

    Sei que é algo que eu poderia procurar, mas trocar uma ideia aqui é bom. ;)
    Abraço!

    waltercruz
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: waltercruz
    · votar


    Para essas coisas ao vivo uso ele completamente na session view. Algumas coisas que eu toco rolam umas coisas pré-gravadas, mas eu não gosto do conceito de backtrack, onde vc toca com tudo syncado, e o ableton me permite trabalhar de forma mais livre. Normalmente eu mando o clique pro baterista, preparo algumas coisas e vou disparando as trilhas no momento certo (um controlador simples como a APC20 e o launchpad ajudam muito nesse sentido).

    Mas eu ainda nao usei ele pra gravar clips das coisas e ir loopando ao vivo, seria um conceito interessante. Tem um device dele chamado Looper, de repente chega mais próximo do que você quer.

    Uma coisa que é interessante tb, mas eu ainda nao fiz: vc pode criar variacoes de um pattern numa coluna e criar probabilidades pra eles irem soltando de modo aleatório. Tipo, toca um dos patterns, aleatoriamente outro, em seguida outro. Eu acho legam um nível de aleatoriedade no processo. (Mas não muita né, precisa ter algum controle)

    Tem uma cantora chamada St. Vincent, e o tecladista dela, Daniel Mintseris, usa o Ableton pra controlar praticamente a banda toda (inclusive ele que troca os patches da guitarra dela). Pra esse lance de usar o ableton com banda ele é uma inspiração pra mim. Mas acho que esse não é o seu caso né? hehehe

    silvG8
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    waltercruz
    Na verdade minha idéia não seria usar um looper ao vivo, e sim realmente facilitar na hora de gravar pequenos padrões de tamanho pré-definido. Facilita muito a vida da gente... mesmo assim, da forma como é, fica cômodo pra mim, principalmente agora que não é mais com notebook.

    Não conheço a banda que falou, vou até procurar alguma coisa. Como você mesmo supôs, minha idéia não é usar ao vivo, embora não descarte completamente a idéia para jaus em grupo - ainda assim, acho que pra jams, o Elektron vai se adaptar melhor.

    Na verdade, o que eu preciso fazer agora é explorar o que o Live tem a oferecer. Em uma breve brincadeirinha aqui consegui me divertir um bocado. Acredito que tenho como fazer coisas muito interessantes com ele. Ainda não passei nem pelos efeitos internos, apenas uma pequena idéia musical e mais nada - tenho muito o que ver ainda!

    Falta agora apenas autorizar o Diva, que estou usando a versão de teste. Miséria de leve de pagar pela licença, mas vou acabar pegando.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    O Ableton Live é uma excelente DAW, não faz parte do meu arcabouço.
    Mas que é bem legal é.
    Sinto o Ableton como uma DAW mais voltada para a pura música eletrônica.
    E a principal característica é o "Live", uma vez que o software inicialmente foi feito para uso ao vivo, mas com o tempo amadureceu em todos os sentidos.
    E tem muitos recursos e uma forma diferente de fluxo de trabalho, e hoje em dia cada vez mais se encontram novos recursos e ferramentas feitas para esta DAW, que não para de evoluir.

    E este VST Diva já usei e considero como muito bom.

    silvG8
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Adler3x3
    Realmente é por aí. Inicialmente pensava que era apenas para música eletrônica, mas o próprio pop atual é montado sobre uma base de música eletrônica na grande maioria das vezes - o bom é que o DAW se adequa a esse ambiente também.

    Além do session view, enxergando a coisa como uma espécie de Jam, deve-se lembrar da qualidade dos instrumentos e efeitos que compõem o pacote, e não somente os métodos de gravação. Existem até efeitos MIDI muito interessantes no Ableton Live 9 Suite. Estou gostando bastante!

    Quanto ao Diva, diria que é o melhor dos VSTs quando o assunto é simular um instrumento analogico. Ele tem um peso e qualidade que não é comum - algo como o V Collection da Arturia fica muito atrás em termos sonoros. Acabei pegando a licença. Bem contente! Agora é hora de começar a diminuir a linha de sintetizadores físicos - infelizmente algo tem que ir...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/18
    · votar


    E aí ...

    Muitos usam esse ABLETON ???

    Vale a pena???

    Peguei (ganhei) um curso completo de um brother, mas não sei nada sobre o software a não ser que é de edição de audio... mas não sei compará-lo com outros softwares similares.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ableton Live 9 - Dúvidas e discussões