iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões

Autor Mensagem
mauropsouza
Veterano
# nov/17
· votar


eu acho que não é compatível. São poucos hardwares compatíveis com ipad e iphone, isso usando todos os recursos do hardware. se for uma coisa midi mais simples sim. Poucas placas de audio são compatíveis. Só umas bem simples ou umas dedicadas feita s para o ios mesmo. há... e usa o cck original se não não rola.

makumbator
Moderador
# nov/17 · Editado por: makumbator
· votar


hdab

Em geral, no caso de IOS, os acessórios não oficiais costumam dar problema ou mesmo nem serem reconhecidos. Não precisa necessariamente compra da Apple, pois tem marcas autorizadas que fazem acessórios compatíveis, mas precisa ficar atento quando comprar pra ver se o que está pegando vai mesmo funcionar.


mauropsouza
Poucas placas de audio são compatíveis

Tem várias que são compatíveis, mesmo que não ofereçam todos os recursos. Muitas interfaces Class Compliant rodam no IOS desde que se tenha o adaptador e uma fonte de energia separada. Boa parte da linha da Focusrite por exemplo trabalha do IOS. Eu jáusei uma 18i8 da primeira geração com ipad air e IOS 11 sem problemas. Obviamente precisa de adaptador (pra ligar o cabo dela no lightning do tablet).

Aqui uma lista com algumas interfaces (dedicadas ao IOS ou compatíveis):

https://www.gearank.com/guides/ipad-audio-interface

Fabiano Worshiper
Membro Novato
# nov/17
· votar


Estou usando com o sampletank, simplesmente maravilhado com a qualidade de timbres!

Agora surgiu outra dúvida, existe algum app para ipad onde seja possível carregar patches externos?

hdab
Membro Novato
# nov/17
· votar


makumbator

Em geral, no caso de IOS, os acessórios não oficiais costumam dar problema ou mesmo nem serem reconhecidos. Não precisa necessariamente compra da Apple, pois tem marcas autorizadas que fazem acessórios compatíveis, mas precisa ficar atento quando comprar pra ver se o que está pegando vai mesmo funcionar.

com relação ao funcionamento, isso já deixou de ser problema. já usei o music studio, já gravei e tudo o mais, sem dor de cabeça. o lance é ter no ios a funcionalidade que asio/wasapi me propiciam, que é a de enxergar o mx-1 como agregador de dispositivos, ou seja, poder gravar os 18 canais - bem como midi.

Fabiano Worshiper
Membro Novato
# nov/17
· votar


Pessoal, meu ipad 4 não aceita mais o Garage Banda e não tenho grana pra comprar um ipad novo. Alguém me indica algum app de DAW que o substitua?

hdab
Membro Novato
# nov/17
· votar


Fabiano Worshiper

auria? music studio? cubasis?

mauropsouza
Veterano
# dez/17
· votar


Fabiano Worshiper
Membro Novato


Estou usando com o sampletank, simplesmente maravilhado com a qualidade de timbres!

Agora surgiu outra dúvida, existe algum app para ipad onde seja possível carregar patches externos?

Cada app tem seus patches e podem ser compartilhados via itunes . o sampletank pelo menos é ótimo pra isso. ja trasnferi de ipads diferentes. já o Im1 da Korg pode também mas zera tudo que voce fez. Se alguém tiver um jeito. me ajude.

Caio ES BR
Membro Novato
# jan/18
· votar


Pessoal,

Quanto a questão da atualização do iOS, o iPad não se torna rapdamente obsoleto? Isto é, se eu comprar um iPad hoje por quanto tempo ainda vou poder utilizá-lo? (Sei que é meio incerto mas é uma dúvida).

Qual teclado/ controlador vocês recomendam pra tocar Oficina G3?

makumbator
Moderador
# jan/18 · Editado por: makumbator
· votar


Caio ES BR

Se você se refere a poder atualizar seu ipad para IOS mais novo, fique tranquilo, pois eles podem ser atualizados por anos a fio (ao contrário dos tablets Android, que recebem uma ou duas atualizações do fabricante e são abandonados).

Se está se referindo a ele não resistir ao aumento de poder e processamento de apps mais novos após alguns anos aí até há fundamento, mas tenho um ipad air com alguns anos de uso e ainda é bastante usável para apps recentes pesados de música e vídeo

Caio ES BR
Membro Novato
# jan/18
· votar


makumbator
Você citou os dois casos a que me referia rs. Valeu!

mauropsouza
Veterano
# jan/18
· votar


Eu tenho um ipad mais antigo que não atualizei... Pelo contrário fiz tipo um dawgrade nele. Não seise foi correto mas com a pouca capacidade dele a atualização deixou ele mais lento, porque tras mais recusrsos de video, de camera etc... Que nós não vamos usar, porque usamos especificamente pra musica, que ja consome muita memória, processamento etc... então minha dica é Ipad antigo: Compre os apps que mais forem uteis e que possam ser usados pela capacidade dele e se possível não atualize. Deixe ele do seu jeito e pronto. Como um teclado que voce usa por anos sem atualizar nada..... Ipad novo: Compre e configure, e atualize até deixar ele na performace adequada. depois congele ele use.... Não da pra ter um Ipad antigo e instalar um Colossus Piano com Gigas de memória... É perder tempo e dinheiro. Existem aplicativos excelentes e super leves como o Korg Im1, com todos os cards - Você terá zilhões de sons configuráveis , com camadas, layers etc, troca rápida de timbres, e sem comsumir processamento nem memória.

mauropsouza
Veterano
# jan/18
· votar


Tenho um mais novo e turbinado também, rsrsrsrs. NewIpad 2017 128 Gb e se usar o AUM ou AudioBUS com muitos efeitos e camadas ele as vezes "buga" tem Drop-outs , estalidos. Não tem jeito. O jeito é configurar a máquina pra a capacidade dela...

hdab
Membro Novato
# mar/18
· votar


salve!

pergunta mais ou menos relacionada: essas interfaces midi/usb genéricas funcionam bem com a combinação cck/ipad? eu tenho uma da roland (um-one) e essa não tem "perhaps". estou querendo comprar algumas, mas tenho essa dúvida.

mauropsouza
Veterano
# mar/18
· votar


O fórum ta meio parado.... Uma pena ... Eu não tive boas experiencias com esse tipo de interface, mas tem videos no youtube que a galera diz que rola normal. Se voce ja tem o CCK original tenta alguma barata pra ver ou usa a da Roland - mais confiável. Se não tem o CCK compra logo uma placa que vem ja com o conector lightning . É mais caro mas só o CCK original é mais de 100 reias... UM que carrega ao mesmo tempo vai pra quase 200. Tem placas que fazem as 3 coisas: Conecta, carrega e tem o midi.

silvG8
Veterano
# mar/18
· votar


hdab
Eu tenho uma UM-One Mk2 e ela funciona com o iPad + CCK. A Mk1 simplesmente não funciona com iPad.

Eu recomendaria o CCK original. Vai rodar mais liso e sem surpresas. Nunca tive problemas com iPad, e uso desde que o original saiu.

Eu tenho atualmente um iPad Pro, mas rodava várias coisas legais no 2 sem atualizar como um colega falou acima.

hdab
Membro Novato
# mar/18
· votar


mauropsouza e silvG8

o cck "paralelo" funcionou sem problemas, tanto que o ipad (CoreMIDI) reconheceu todo mundo: um-one, roland mx-1 (mix performer), m-audio mtrack plus ii.

o problema é que a roland fez os aparelhos da linha aira "not usb-compliant', ou seja, eles dependem de driver proprietário, e assim eu não consigo fazer com que a iDAW grave o que vem de midi pelo mx-1 (no os-x e no win esse dispositivo é visto como um agregador). pra contornar esse problema eu queria a confirmação de que interfaces midi/usb genéricas não são um $ jogado fora, já que a idéia aqui é gravar o MIDI e gerar as partituras para registro das faixas junto a FBN.

makumbator
Moderador
# mar/18
· votar


hdab

Não tem como responder de maneira generalizada sobre as interfaces. Você precisa pesquisar antes cada modelo pra saber. Nunca usei genéricas com ipad, mas tem tempo que uso uma focusrite 18i8 com cck original, e funciona perfeitamente.

Acho difícil, pra não dizer impossível, atestar de maneira abrangente sobre a compatibilidade de interfaces e ipad.

hdab
Membro Novato
# mar/18
· votar


makumbator

Acho difícil, pra não dizer impossível, atestar de maneira abrangente sobre a compatibilidade de interfaces e ipad.

não me refiro à interface de áudio, caso não tenha ficado claro... o setup já está operacional: ipad2 + cck paralelo + hub usb passivo/ativo + m-audio m-track plus.

a pergunta era sobre esses "conversores" midi/usb xing ling. :)

makumbator
Moderador
# mar/18 · Editado por: makumbator
· votar


hdab

Essa maudio tem conexão midi e o ipad não reconhece? Ou é outra coisa?

Mas se for pra transcrever música pra registro eu sempre achei mais fácil simplesmente escrever direto em programas de partitura (que é o que faço com frequência). Essas captações midi sempre ficam meio sujas.

hdab
Membro Novato
# mar/18
· votar


makumbator

Essa maudio tem conexão midi e o ipad não reconhece? Ou é outra coisa?

essa interface de áudio da m-audio (m-track plus) tem midi. e o ipad reconhece tudo que eu conecto no hub usb: m-audio, um-one, roland mx-1...

o problema é que o mx-1 - produto da linha aira, da roland - faz sua magia no windows/mac por intermédio de driver proprietário, ou seja, o produto não é class compliant. assim sendo, as mensagens midi dos diversos equipamentos conectados a ele (dr-202, mc-303, tb-3, tr-8, system-1) não são enviadas pro ios. isso me atrasa a vida, porque é contraproducente executar uma faixa 5 ou 6 vezes pra gravar o midi de cada instrumento usando a um-one. (eu faço música eletrônica, então fica meio sacal escrever a partitura no programa.)

tô vendo o que é mais jogo... manter a idéia inicial, descolar uma interface midi com 2 midi in/out, ou uma com 4 midi in/out... não sei. só sei que não é viável gastar quase 1000 reais em 4 um-one... aí eu vendo o ipad e compro um laptop com windows.

Edilsontriton
Veterano
# abr/19 · Editado por: Edilsontriton
· votar


Opa galera, dando uma ressuscitada no tópico... no meu caso tenho um Alesis QS7.1 e um Kurzweil SP 4-7 comprei o CCK original Apple (R$ 250,00) + cabo MIDI/USB paralelo (R$ 25,00) e funcionou perfeitamente nos dois!!
Agora queria saber se existe algum app de ritmos, tipo teclado arranjador como os PA 60 Korg, que ao tocar com a mão esquerda no teclado ele produza acompanhamento automático, se é que me entenderam...fico no aguardo...vales galera

Edilsontriton
Veterano
# abr/19
· votar


Obs, pode ser tbm um app com loops de bateria,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões