【FIXO】 Dicas para começar a fazer / montar pedais!

Autor Mensagem
lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah
desculpe-me pelo erro ortográfico, escrevi de madrugada com muito sono kkkkkkkkkkkkk mas então, pelo que entendi misturar pedais analógicos com digitais é recomendado um buffer certo? E sobre esse macete de ter 1 buffer no começo ou um buffer no começo e no final, realmente funciona para diminuir a perda de sinal? e se eu colocar um buffer no meio do set qual é o impacto?

Em relação ao meu wah-wah cry baby sepultura, vc acha que é verdade que ele aciona o buffer quando o pedal volta pra cima, já que não tem chave de acionamento?

Desculpe-me as dúvidas, mas é um assunto complicado e é difícil encontrar pessoas dispostas a ajudar kkk eu pesquiso muito na internet, mas as vezes não acho tudo, e conversar com um ser humano mesmo que virtualmente eu consigo tirar essas dúvidas que ficam no ar kkk obg de coração!

MauricioBahia
Moderador
# jun/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


lucas.motorbreath: misturar pedais analógicos com digitais é recomendado um buffer certo?

Nem sempre, até pq temos pedais analógicos bufferizados, assim como existem digitais com true bypass.

E sobre esse macete de ter 1 buffer no começo ou um buffer no começo e no final, realmente funciona para diminuir a perda de sinal?

Nem sempre funciona bem. Depende dos pedais que está usando! Na prática, o que acontece é que da guitarra até o amp existem muitas coisas que alteram o "brilho do timbre". Sem contar no volume que está ouvindo. Enfim, não tem regra.

Em relação ao meu wah-wah cry baby sepultura, vc acha que é verdade que ele aciona o buffer quando o pedal volta pra cima, já que não tem chave de acionamento?

Não sei responder. Mas se acionar, é o caso de cima: não tem regra e vai muito do ouvido de cada um.

Abs!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


MauricioBahia
Obrigado cara! Basicamente não tem saída certo? a partir do momento que usamos 1 ou mais pedais já não temos mais o timbre real da guitarra, até mesmo usando cabo né? Quando ligamos tudo por wireless não tem esse problema de perda de sinal, ou tem?

MauricioBahia
Moderador
# jun/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


lucas.motorbreath: Quando ligamos tudo por wireless não tem esse problema de perda de sinal, ou tem?


Eu só posso te dizer uma coisa, pois não sei te responder a questão sobre um set todo wireless: quanto menos elementos no set, menor a chance de passar por problemas pois é tudo energia que abastece os circuitos e a reação de cada elemento do set, desde a captação da guitarra até o amp, depende dessa harmonia energética, digamos. :)

Se ligar um pedal fuzz clássico depois de um pedal com buffer, o fuzz vai pirar no volume e ficar super agudo. O tal casamento de impedância** usa a palavra "casamento" não é a toa. Essa impedância, a grosso modo, é no fluxo de energia que um elemento do set dá/recebe. Se um par não casar, no final das contas teremos uma sonoridade diferente. Não que seja pior ou melhor, mas diferente. Nessa diferença você pode imaginar quantas opiniões podem variar à respeito. Não é a toa que no fórum nunca há consenso quanto à "qual o melhor timbre"; e até da briga! Kkkk

**
Impedância - O tópico definitivo! Entenda o que é, como ela interfere no seu amp, e como associar.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/287596/

SkyHawk
Membro
# jun/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


MauricioBahia
Exatamente por isso meu fuzz silicio + germânio vintage total é o primeiro pedal da cadeia de sinal, ligado direto na guitarra e depois vem o resto. Entre ele e o resto tem um buffer e depois o wha, outro demônio das impedâncias.... kkkkkkk.

Quando sabia menos das coisas, colocava o wha primeiro e o fuzz o resto depois, vício de quem aprendeu tudo no amplitube. Mas no mundo real nunca funcionou assim. Nunca consegui o resultado que queria com o wha antes do fuzz, e mesmo com o fuzz antes do wha e sem o buffer não ficava bom. Bendito dia que descobri esse tal de buffer !!!!

O mesmo vale para o DI, não entendia o sentido de um até que resolvi testar, resultado nunca mais vou viver sem um DI no final da cadeia de sinal. Pode até parecer inútil se você for ligar na cara de um amp, mas mesmo nessa situação ele faz diferença pois de uma maneira muito sutil dá uma filtrada e arredonda o que vai para o amp.

Quanto a DI ativo ou passivo não vou entrar na discussão, mas testei os dois e para mim o passivo foi a luva certa para minha mão.

MauricioBahia
Moderador
# jun/16
· votar


SkyHawk:

:D A experiência/experimento ainda é a melhor saída! hehe

O próprio SRV usava um cabo vagabundo pra deixar o timbre mais "aveludado" pra emular o som do Hendrix em seu amp.

Também li sobre um guitarrista top, que esqueci o nome, que usava um cabo imenso no set pra abafar o som pois o pedal e o amp eram estridentes demais, segundo ele. Se vira nos 30!

Por essas e outras que a única coisa que posso dizer é que, na prática é onde a gente aprende a lidar com o equipo, que é algo muito pessoal, por sinal. Posso dar meus palpites aqui, mas eu não sei se usa captação ativa, a marca do seu cabo ou mesmo se você tem uma audição privilegiada e escuta frequências muito melhor que eu! Abri até um tópico relacionado a isso: Timbre, percepção auditiva e Curva de Fletcher & Munson. Um caso de estudo e debate! http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/259935/

;)

Iversonfr
Veterano
# jun/16
· votar


MauricioBahia
Também li sobre um guitarrista top, que esqueci o nome, que usava um cabo imenso no set pra abafar o som pois o pedal e o amp eram estridentes demais, segundo ele. Se vira nos 30!

Deve ser o Santana, que passa por um cabo de 50' antes de tudo.

http://www.premierguitar.com/articles/20782-rig-rundown-carlos-santana

MauricioBahia
Moderador
# jun/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Iversonfr

Isso, Santana!!! Kkkk. Não lembrava quem era ao certo. Pensei no Warren Haynes também... Eu acho até que vi um set dele fazendo esse "truque".

o/*

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


Valeu pelas dicas pessoal, vou testar tudo o que tiver ao meu alcance até chegar em um resultado satisfatório

Ismah
Veterano
# jun/16 · Editado por: Ismah
· votar


lucas.motorbreath
MauricioBahia
Nem sempre, até pq temos pedais analógicos bufferizados, assim como existem digitais com true bypass.

Senhores, não confundam chaveamento com buffer. Buffer é um op amp com alimentação DC, e que joga a impedância da saída para 0 ohms. Não creio que é todo Boss que tenha buffer quando desligado, mas sim o sinal passa por transistores, e outros componentes que alteram o sinal (pra melhor ou pior é relativo).

A maioria dos digitais tem buffer na entrada do circuito, mas nessa onda de mini pedais, não é de se duvidar que tenha cortado fora.

Basicamente não tem saída certo? a partir do momento que usamos 1 ou mais pedais já não temos mais o timbre real da guitarra, até mesmo usando cabo né?

Na verdade eu considero o "timbre real de guitarra" o que sai nos falantes do amp, e ainda às vezes o que sai depois do microfone... Entre as cordas e som final, tem tanta coisa, que é difícil se chegar a um consenso...

Quando ligamos tudo por wireless não tem esse problema de perda de sinal, ou tem?

Tem na verdade mais problemas... Mas fica como se fosse uma captação ativa. O que não é nem bom nem mau. Dependendo da situação é que fica melhor ou pior...
As falhas possíveis num sistema wireless, não são aceitáveis em estúdio, onde se toca sentado, quieto numa cadeira. Mas são irrelevantes num palco, onde a pessoa se mexe o tempo todo, anda pra lá e pra cá...
E há exceções! O segredo do Back in Black, está no transmissor usado - tem toda uma mítica sobre ele, vale a pena pesquisar.

Iversonfr
MauricioBahia
O próprio SRV usava um cabo vagabundo pra deixar o timbre mais "aveludado" pra emular o som do Hendrix em seu amp.

Também li sobre um guitarrista top, que esqueci o nome, que usava um cabo imenso no set pra abafar o som pois o pedal e o amp eram estridentes demais, segundo ele.


Eu sou outro que faz isso... Como meu 100B tem um reforço de graves por ser de baixo, eu uso cabos 0,20mm², o que melhora drive, e dá uma equilibrada no som. Mas no Pathfinder que tem falante de 6,5" e 10W apenas, os agudos saltam lá pra cima, e os resultados melhroes vem com cabos de 1mm².

MauricioBahia
Moderador
# jun/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ismah: Senhores, não confundam chaveamento com buffer. Buffer é um op amp com alimentação DC, e que joga a impedância da saída para 0 ohms. Não creio que é todo Boss que tenha buffer quando desligado, mas sim o sinal passa por transistores, e outros componentes que alteram o sinal (pra melhor ou pior é relativo).

A maioria dos digitais tem buffer na entrada do circuito, mas nessa onda de mini pedais, não é de se duvidar que tenha cortado fora.


Eu fiz referência aos dois tipos de bypass usado em pedais: o buffered bypass (eletrônico) e o true bypass (analógico)*. Na Eventide Modfactor** (muliefeitos digital), por exemplo, você tem até opção de escolher entre esses dois sistemas de bypass nas suas opções de configuração. Quando altera o bypass vc até escuta um barulho mecânico. Só nisso já dá pra sacar que, ser true bypass ou não, independe do fato de ser um pedal de efeitos digital. Foi isso que quis explicar.

Ainda posso dar exemplo do Tube Screamer***, que usa buffered bypass na entrada e saída apesar do efeito ser analógico e estão ativos desde que ligado em 9V, mesmo quando o efeito não é acionado! E assim são os Boss se não me engano. Tirou da energia, o sinal é cortado pois sem energia o buffered bypass não funciona. Aliás, tirar da energia é um simples teste pra saber se é TBP (True ByPass) mesmo.

* "True bypass", por definição, nada mais é do que desviar a rota do sinal de entrada (input) de um pedal para que o mesmo sinal flua por fora do circuito do efeito, (como se estivesse dando continuidade do cabo da guitarra), até a saída (output) do mesmo pedal. Por isso a história do som passar mesmo com a energia desligada. Uma boa analogia, seria como um desvio nos trilhos de um trem. Ativado, o trem evita o túnel (efeito) e pega a via alternativa. :)

** https://www.eventideaudio.com/products/stompboxes/chorus-flanger/modfa ctor
*** http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/189075/#5254757

Abs!

filipesiegrist
Membro
# jun/16
· votar


Aê galera, quero dar a minha contribuição no assunto. Eu ainda não montei pedal algum, mas agora eu sinto que finalmente estou com o arcabouço teórico para começar a montar (falta só a grana mesmo kkkk, ser pobre é complicado).

Pra quem quer entender lógicas de circuitos eu recomendo procurar no youtube vídeos sobre circuitos elétricos (se não souber nada, procure o básico do ensino médio e depois vá se especializando).

Pra parte mais avançada, de entender o que são os circuitos mais complexos, eu recomendo o canal "Me Salva", que tem uma playlist de Circuitos Resistivos (que vai te dar uma boa introdução sobre alguns conceitos, como o de impedância, transferencia de potencia, entre outros). E outra de Amplificadores Operacionais (os vídeos mais básicos, pois os complexos envolvem cálculo e a galera se apavora).

Pra entender esses assuntos também eu recomendo o canal All Electronics, que fala sobre esses circuitos também, e tem aulas de introdução à eletrônica digital (que é muito importante mesmo pra quem não quer ser maker, pra sacar as diferenças de um pedal analógico pra um digital).

Além desses, o canal Eletrônica Fácil fala desses assuntos também (pra quem está com dúvida ainda). O Canal PETElétricaUFBA também pode ajudar. Além disso o canal Make (e o próprio Manual do Mundo) te ajudam a ter noção mais da parte prática.

Agora eu tenho a minha dúvida. Eu quero começar a montar circuitos impressos e pedais. Vocês poderiam me dizer (ou dizer aonde encontro aonde dizem) quais os produtos básicos que eu vou precisar pra começar? Como se fosse um "Kit Maker". Eu sei que precisa ter o ácido lá, um pote de plástico, fita isolante, essas coisas assim, mas gostaria de ver tudo o que será obrigatório, ou que será de alguma ajuda.

calvino738
Membro Novato
# jul/16
· votar


galera, to na dúvida aqui...sou iniciante nesse meio de efeitos. toco violão e quero começar a trabalhar com efeitos. tenho desejado ter: Reverb, Delay, Equalizador, afinador. me ajudem ai:

opção 1 - pedaleira zoom g3 ( 900 reais ...mas talvez consiga trazer de fora por metade desse valor, sairia por 600 reais) que teria tudo que eu preciso e muito mais, caso eu quisesse passar pra guitarra um dia

opção 2 - set de pedais da mooer e uns genéricos custando ( 1200 reais mais ou menos)...compraria devagarzinho msm

opção 3 - comprar somente um Hall of fame da TC eletronics e ficar so com ele mesmo por 550 reais (trarei de fora) ficaria so com ele por um bom tempo kkk seria grana demais numa lapada só

to muito na dúvida no que investir....o que sugerem?

Iversonfr
Veterano
# jul/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


calvino738

Vai na pedaleira. Se você for interessado e fuçar bastante, consegue sons muito bons sim, e você terá uma gama enorme de efeitos para aprender o que gosta, pois sendo iniciante em efeitos é muito bom você testar de tudo e fuçar bastante, só assim vai aprender o que prefere. Lógico que é tudo simulação, mas você vai ver qual a diferença sonora de um delay analógico pra um digital, de um overdrive pra uma distorção, um phaser pra um flanger, etc. Depois de umas 2 ou 3 pedaleiras, SE você sentir necessidade, aí sim começa a comprar as latinhas conforme achar necessário. Abs!

CanhotoPaulo
Membro Novato
# out/16
· votar


Boa tarde pessoal, tudo bem?

Tenho alguma exp na montagem de pedais e tal, mas tipo, um amigo me trouxe um pedal giannini desses mais básicos com a chave 3pdt quebrada, por ser um serviço simples, me ofereci para troca na boa.

Apesar das cores serem exatamente iguais, os tamanhos são diferentes, a giannini usa uma chave com tamanho menor. Resultado, com a nova chave o pedal n encaixa.

Vocês já tiveram algum problema assim? Moro em Recife-PE, e em nosso centro comercial não achei nenhuma chave de menor tamanho e nem no ML.

Caso haja alguma solução, compartilhem por gentileza.

Valeu gente!

GPONTESFM
Membro
# out/16
· votar


Posta uma foto da chave quebrada

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


MauricioBahia

Eu sabia que tinha tido essa discussão contigo já, apenas não lembrava onde...

CanhotoPaulo
Membro Novato
# out/16
· votar


Pra conseguir retirar sem o risco de danificar a placa eu retirei a chave partindo ela em pedaços e soltando pinto por pino, pois como são 9 encaixados, não tinha como ter garantia de tirar eles sem danificar a placa. O que posso passar é seu tamanho e a diferença entre a 3pdt normal e a que tinha nele, pois a placa tem a impressão dos componentes.

Assim q chegar em casa eu passo.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Man, tu quebrou a chave pra dessoldar ela? O.o

soltando pinto por pino

Ficou mega engraçado kkk

BorderLand
Membro Novato
# dez/16
· votar


CanhotoPaulo
soltando pinto por pino

kkkkkkk desculpe mas eu ri demais quando li!

filipesiegrist
Se entendi de alguma forma oque quis dizer com kit, veja nesse link:
http://loja.multcomercial.com.br/componentes/kit.html

Se não era isso, desculpe.

Também estou na fissura de montar meus próprios drives, clones dos caros demais pra se ter e com sons lindos demais pra se deixar de lado.

Thiago.Guibu
Membro Novato
# dez/16
· votar


boa tarde galera!!!

Sou do interior de são paulo, mais especificamente presidente prudente, rodei a cidade inteira e não achei a chave 3PDT OU DPDT com 9 pinos, e se eu for comprar pelo mercado livre o frete sai mais caro que a chave por si só. por acaso alguem conseguiria me mandar uma pelos correios??? Estou começando a montar os pedais pra eu usar, mais se continuar assim não vou conseguir fazer o primeiro por falta de peças kkkkkkkkkkkk

ou se alguem souber algum lugar aqui que tenha essa peça agradeço!!!

Valeu

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


DPDT realmente não existe de 9 pinos, apenas de 6. Se tiver de 9 automaticamente ela passa a ser 3PDT, as vezes grafado TPDT.


ou se alguem souber algum lugar aqui que tenha essa peça agradeço!!!

http://permita.me/?q=Lojas+de+componentes+eletr%C3%B4nicos

Thiago.Guibu
Membro Novato
# dez/16
· votar


Ismah

DPDT realmente não existe de 9 pinos, apenas de 6. Se tiver de 9 automaticamente ela passa a ser 3PDT, as vezes grafado TPDT

certo mais mesmo assim pra mim comprar pelo ml por exemplo sai 12,99 uma peça e 17,90 de frete. ai desanima!!!!!

mas infelizmente acho que vou ter que recorrer a isso..

Valeu!!!

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


E tu crê que se eu comprar uma peça, e te enviar ela, o frete será mais barato?

Thiago.Guibu
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ismah

Sei lá, mas bem na sonotec tem.. affff....

Valeu galera e feliz ano novo a todos!!!

Thiago.Guibu
Membro Novato
# jan/17
· votar


Mas **nem

ribastudio guitar
Veterano
# mar/17
· votar


Galera, tô com uma dúvida. Tenho um Nig Tap Tempo e gostaria de fazer dele um pedal com o tap separado - ele é na mesma chave, com latching acredito eu. Ou seja pisa e segura dois segundos, ele entra em modo tap. To afim de mudar a caixinha dele e adaptar o tap em outra chave. algume poderia me dar uma luz de como funciona?

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Creio que compensa mais deixar ele sempre no modo tap, e por o pedal num looper TBP que tu pagaria 75.

http://www.blacksnake.com.br/true-bypass.html

AzrhaellJPA
Membro Novato
# mar/17
· votar


Alguem tem videos/esquemas de como montar pedalboard?

MauricioBahia
Moderador
# mar/17 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ribastudio guitar: algume poderia me dar uma luz de como funciona?

Vai precisar de um switch/chave momentânea e deve ser o mesmo esquema de foot comum com DPDT. Aliás, mais simples pois deve apenas precisar de uma chave momentânea de dois polos, que nada mais é que uma chave liga/desliga dessas de acender a luz do quarto ou um abajur, só que você aperta e fica ativada enquanto pressionar. Quando solta o circuito abre. Visualizou?

Ou seja, só isso:

Exemplo: http://www.tdpri.com/attachments/spdt-gif.256134/

Mais: http://www.sputnikmusic.com/forums/showthread.php?t=539447
Foto: http://i15.photobucket.com/albums/a400/Used666_/100_3721.jpg

Boa sorte!

ps. você pode simular a funcionalidade sem uma chave! Usando os dois fios já soldados no plug que vai pro jack do pedal, você pega as pontas desencapadas que iriam pra chave do footswitch e faz a conexão manualmente, tipo uma ligação direta! Um teste muito simples.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para começar a fazer / montar pedais!