【FIXO】 Dicas para começar a fazer / montar pedais!

Autor Mensagem
demian e eduardo
Membro Novato
# mai/16
· votar


entandi , não tenho nada nem esperiencia nem ferramentas :/nivekk

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


demian e eduardo

Compensa tu mandar fazer amigo... Se encarnar em fazer os seus é legal, e uma vez que tu tem as manhas e as ferramentas, fazer um ou dez, não muda. Mas se for pra fazer 1 ou 2, não compensa. Eu tenho as ferramentas e conhecimento, mas prefiro mandar fazer por questão que me falta a prática.

The Man Who Sold The World
Veterano
# mai/16 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


Pessoal, estou querendo montar um set, básico porem bom, como ja investi em guitarras e em amplificador, eu quero agora investir em pedais e precisam ser true bypass, não quero ter o timbre das guitarras sendo roubado, investi grana nelas kkkk
bom, vamos lá:
- eu penso de inicio em ter um Wah, um overdrive, uma distorção, e um delay
-o Wah eu to em duvida entre o Crybaby classic e o vox v847a
-overdrive pensei num clone do ts9, acham que vale mais o original?
- distorção não tenho a minima ideia, meu sonho é o suhr riot, mas né, vamos ser realistas...
- o Delay, pensei no da gianini, lembrando que meu sonho é o carbon copy hahahaha
não quero gastar 1k em cada pedal, mas embolsaria um valor razoavel, quero pedais com um bom custoxbeneficio, estou aberto a opiniões
eu tenho uma boss gt 10 apenas (não quero inclui-la no set)

demian e eduardo
Membro Novato
# mai/16
· votar


blz obrigado Ismah conhece alguem que faça por um preço bacana?

nivekk
Membro Novato
# jun/16
· votar


Vamos lá, mals ae a demora:

The Man Who Sold The World
precisam ser true bypass
acham que vale mais o original?
Essas duas frases não se combinam, sinceramente heheh.

Cara, vai de pesquisar o que cê acha mais legal em termos de custo, opções de mods e, por que não, estética. boas opções não faltam.

demian e eduardo
blz obrigado Ismah conhece alguem que faça por um preço bacana?
Ele conhece sim, pô... EU!!! hauehuaehuae

Vale pro The Man Who Sold The World também kkkkk

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/16
· votar


nivekk
precisam ser true bypass
acham que vale mais o original?
Essas duas frases não se combinam, sinceramente heheh.

na real? acho que vou de clones então
acho que só o wah que é meio foda achar quem faça clones

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/16 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


nivekk
precisam ser true bypass
acham que vale mais o original?
Essas duas frases não se combinam, sinceramente heheh.

na real? acho que vou de clones então
acho que só o wah que é meio foda achar quem faça clones

EDIT: cara, voce tem alguma ideia de qual set seria ideal
Ts9-crybaby-delay-distorção
Não nessa ordem, mas quais são as suas dicas de pedais? pro delay e pra distorção? ou até mesmo pro overdrive e wah
valeu

nivekk
Membro Novato
# jun/16
· votar


The Man Who Sold The World
Sobre o wah, dificil mesmo handmade, não lembro ninguém que faça.
Sobre o restante, velho, eu tô com um set reduzidão, com fuzz face, TS808, um delay digitalzinho maroto (rebote 2.5) e um booster, sinceramente, ele supre tudo o que eu preciso.

IBAGEM

Aqui um videozinho tirando um som exatamente com esse set:



lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


Pessoal, estou remontando meu pedalboard depois de ter passado uma raiva com o primeiro set que não ficou legal, então agora resolvi diminuir o set e trabalhar com um Buffer no começo e um no final, tendo entre eles todos os pedais True Bypass para evitar perda de sinal. Agora estou atrás de um wah-wah, estou de olho no Vox v845 e no Boss PW10, gostaria de saber os pontos positivos e negativos de cada um e se alguém tiver outra sugestão também estou aceitando, lembrando que vou pegar usado na faixa dos R$ 450,00. Obrigado!

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Pra que tanto buffer?

nivekk
Membro Novato
# jun/16
· votar


lucas.motorbreath

Buffer no começo e um no final, tendo entre eles todos os pedais True Bypass para evitar perda de sinal

Oi? quer tudo TBP pq eles não tem nenhum buffer no bypass, ai bota o buffer separado? será que 6 é mesmo diferente de 12/2?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah
São dois buffers para reforçar/copiar o sinal da guitarra fielmente. Um no começo e um no final.

nivekk
Amigo, um buffer no começo ou um no começo e um no final reforçam o sinal da guitarra, principalmente se for um pedal que trabalhe com MOSFET como são os de Booster. Um pedal com um buffer de qualidade como um afinador da Boss vai copiar o sinal da guitarra fielmente e passar para os outros pedais tbp (isolando o sinal original do grande comprimento de cabos), se tudo for true bypass é como se fosse um cabo enorme até o ampli, se for tudo buffer é a cópia da cópia da cópia... Esse macete de "bufferizar" no começo ou no começo e no final para setups maiores bastante gente utiliza, aprendi muito sobre isso com meu luthier que também trabalha com elétrica/eletrônica, tem até um tópico sobre isso aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/220076/

SkyHawk
Membro
# jun/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


lucas.motorbreath
Buffers em pedalboard são fundamentais, principalmente em sets maiores (e por maiores não precisa ser muito grande não). Outra coisa importante é o casamento de impedâncias em sets hibridos.

Eu uso um fuzz true bypass como primeiro pedal da cadeia e um buffer logo na sequencia antes do wha. No final tem outro buffer, um pré-amp que dá um primeiro tratamento na impedância e ajusta o ganho no final da cadeia e um DI que faz o ultimo acoplamento. Assim consigo ligar meu set hibrido em qualquer coisa, seja amp, return de amp, direto na mesa, direto no PA, aparelho de som, televisão, rádio, etc, etc, etc.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


SkyHawk
meu set é pequeno, eu uso dois buffers para regenerar o sinal, o primeiro agora no caso é um wah cry baby signature do Sepultura, que não tem chave de acionamento mas tem retorno automático e quando volta pra cima o buffer é acionado, ai vem os tbp, super metal drive 2 fuhrmann, x-drive tonefancier, efx time machine delay (ainda não chegou) e por último um reverb da digitech digital que também trabalha como buffer, o que acha? talvez um boost empurraria melhor o sinal por trabalhar com mosfet?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


SkyHawk
já tive problemas com impedância, acha um pré-amp indispensável?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


SkyHawk
em relação ao Direct Box me explica mais pois nunca usei, sei que serve para casar as impedâncias e tal, acha recomendável no meu board? Em qual posição devo colocar ele? qual recomenda? obg

Ismah
Veterano
# jun/16 · Editado por: Ismah
· votar


lucas.motorbreath

OBS.: Desculpe o tamanho dos textos.


Tu estás correto, até alguns pontos, continue assim, é bom saber que temos mais gente estudando isso ainda, hoje o foco sempre é sempre a eletrônica digital pela oferta no mercado, rentabilidade do setor etc, mas tem coisas que ainda o analógico ganha. Confesso que faz tempo que não pinta gente assim por aqui... Vou comentando abaixo alguns pontos que estás fazendo confusão.

O buffer vias de fato não é por questões de isolamento das partes, isso é consequência, um buffer SÓ dá para fazer com transistores, e sistemas ADDA (que no fim são transistores). A isolação é consequente, e tem outras formas de ser conseguida: capacitores, trafos, RF etc...

Como em todo circuito de pedal, há um capacitor .22nF geralmente na entrada, que serve para evitar que DC passe de um para outro... Não sei se ele também acopla impedâncias de cicuitos, mas creio que atenua ao menos.

Buffer é um transistor que vai acoplar um estágio com saída de alta impedância, numa entrada de baixa impedância. APENAS ISSO. A ideia é que se tenha sempre a máxima transferência de energia, assim Zin = ∞ e Zout = 0.

É também algo parecido que o trafo de saída de um valvulado faz: acopla a alta impedância da válvula, com a baixa do AF, controlando a eficiência da transferência de energia... E antes que pergunte, não se tem AF's de alta impedância pois isso reduz a eficiência de transdução de energia elétrica em acústica, que já é baixa assim. Mas baixa mesmo, coisa de 3% em alguns casos.

Só não fizeram valvulados com transistor na saída, porque NÃO EXISTIA na época...! Se já cometeu o erro de conectar um valvulado numa impedância abaixo da nominal, já sabe que o fusível frita (espera-se que seja ele, e não outro componente). Isso por si só explica bastante da necessidade de acoplar impedâncias de circuitos de modo que sempre fique menor para maior, ou na pior hipótese 1:1.

E um trafo faz isso de forma muito ineficiente do ponto de vista energético diga-se de passagem. Os melhores dos melhores, beiram 70% de eficiência apenas, segundo alguns pappers que tenho.Porém a fidelidade de um trafo é absurdamente maior que de um buffer.

Agora deve se perguntar... " E as perdas? Porque sem buffer tenho perdas?"
Eu respondo parafraseando o Holmes..."Isso é relativo meu caro Lucas"

E relativo a muita coisa! Mas basicamente a formação de filtros LCR. Principalmente as altíssimas impedâncias da soma cabos+efeitos+entrada do amp, que atenuam o sinal irregularmente (lembre-se que impedância varia em função da frequência!) e capacitâncias dessas mesmas somas, mas principalmente dos cabos.

Solução? Há três, duas se baseiam em "interromper" o circuito e uma não.

1 - Buffer, 1:1, interrompendo a cadeia de forma que não se somem esses valores (coisa que não acontece num TBP quando desligado), e assim os filtros LCR fiquem sintonizados fora do espectro audível.

2 - Interromper o circuito com trafos tendo perdas de intensidade a cada interrupção.

3 - Aprender a conviver com as perdas.

Eu faço mais ou menos assim como tu, usando cabos finos que atenuam graves, melhorando a percepção dos agudos, mas dando perda de ganho no geral e pedais TBP para encurtar o máximo o cabo. Mas tem 1 TBP que não entendi como funciona, e um digital delay e chorus com by pass eletrônico.

SkyHawk
Outra coisa importante é o casamento de impedâncias em sets hibridos.

Cara esse lance de casar impedância é só no mundo ideal. Dá pra aproximar, com trafos, buffers, etc etc etc, mas fora isso terias de projetar cada unidade especialmente para ter precisão beirando o ideal, o que não é viável e resultados talvez 10% melhores...

Leia o que escrevi para o nosso colega acima...

lucas.motorbreath
uso dois buffers para regenerar o sinal

It's impossible! Energia dissipada não é recuperável. O que tu consegue fazer é reduzir as perdas, e reforçar o sinal que chega - melhora a relação S/N,.

talvez um boost empurraria melhor o sinal por trabalhar com mosfet?

Vais apenas aumentar a amplitude, poré isso não é necessariamente um buffer, é só um booster. Nada mais que um pré-amp (e geralmente de linearidade questionável nos projetos net afora). Um desenho de um booster básico é amplificação classe A (por maior linearidade), seguida de atenuação - não ao contrário pois também tem maior fidelidade.

Não é todo boost que opera com FET e derivados. Posso fazer um boost valvulado, com op amp (like TL072), de Silício ou Germânio, FET, MOSFET...

já tive problemas com impedância, acha um pré-amp indispensável?

Qual o motivo de usar buffer se não as diferenças entre impedâncias?

Isso não faz sentido se entendi seu propósito.

O amp tem um pré já, aumentar a amplitude como desejas, não tem porque, vai aumentar o volume, e a partir de certo ponto, vai saturar o pré do amp apenas.
A sobreposição de amplificações manipula demais o sinal original (ganho e fase) com filtros RC, presentes. Principalmente o HPF para evitar a queima dos componentes por excesso de corrente. Não tenho como provar, mas creio que ainda o melhor para acoplar circuitos seja o trafo pela sua linearidade.

em relação ao Direct Box me explica mais pois nunca usei, sei que serve para casar as impedâncias e tal

Qual o motivo de usar buffer se não as diferenças entre impedâncias?²

Um DI não deixa de ser um acoplador de circuitos como o buffer sendo chamado DI ativo, ou um trafo, sendo chamado passivo.
Num trafo a potência sempre é in > out, quando o buffer pode ter in < out, ficando a dependente da impedância de entrada isso. Por isso se recomenda os ativos .
Num buffer não tem-se ganho de tensão, mas teoricamente a corrente de saída é infinita, ou seja, se tem ganho de potência, e isso é determinado pela fonte do buffer.

acha recomendável no meu board? Em qual posição devo colocar ele?

Como disse, o buffer faz esse papel, mas o trafo é mais linear. Na prática, recomendo ele só em casos de que vá haver uma saída de hi-Z para uma entrada low-Z. Apenas.

qual recomenda?

Os passivos, pois são mais fiéis. Dizem que os melhores trafos do mundo são os Jensen, Lisciel Franco que gosta deles. 200 doletas cada.

Faça as contas e já sabe por que não se vê muitos Jensen por aí. Os ativos, mesmo de alta qualidade, custam menos, mas não ficam atrás não.

Tonho Cruz
Veterano
# jun/16 · Editado por: Tonho Cruz
· votar


Amigos, eu tenho uma fonte original da pedaleira Zoom G1. É de 9V e 300mA. É seguro eu usá-la simultaneamente em 3 pedais de 9V e correntes de 15mA, 10mA e 10mA? Posso usá-la sem comprometer os pedais e a própria fonte? A fonte é de 110V, a rede é de 220V mas é ligada no estabilizador.

SkyHawk
Membro
# jun/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


lucas.motorbreath
Ismah
Eu uso um DI como último equipamento da cadeia de sinal, como o Ismah falou casamento de impedância não existe, mas acoplamento sim e a diferença sonora é absurdamente grande. O DI que uso é passivo, duplo e foi bastante em conta, achei até barato.

O pré-amp não é fundamental, mas no meu caso o pedalboard é hidrido tem pedais analógicos vintage, pedaleira (Me-25), interface digital e um iphone 5s rodando audiobus, amplitube, tonestack, altispace e remaster, para uniformizar tudo isso o pré na saída do iphone foi fundamental para conseguir o que eu esperava em termos qualidade final do sinal de saída.

SkyHawk
Membro
# jun/16
· votar


Dois videos simples e muito explicativos sobre buffers.

https://youtu.be/VWGtUoiWOIg
https://youtu.be/VIFAp-MTDPI

O primeiro explica bem porque o fuzz é um efeito que precisa ficar antes do buffer. Eu uso assim, meu fuzz true bypass é o primeiro da cadeia de sinal e o buffer vem logo depois entre ele e o wha.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


SkyHawk
Ismah
Eu sou novo nisso, é meu segundo board, o primeiro matou meu som pois a maioria era Behringer, ai decidi vender tudo e estudar para não errar novamente, vamos lá amigos, atualmente eu tenho:

Wah-Wah Cry Baby Sepultura (sem chave de acionamento, segundo o fabricante o Buffer é acionado automaticamente quando o pedal volta pra cima)

Super Metal Drive 2 Fuhrmann Distortion True Bypass

Arcano X-Drive Tonefancier True Bypass

Digitech Digiverb Digital Reverb X-Series (não é True Bypass e não sei se tem buffer)

Quero colocar um Chorus e um Delay analógicos, o que tem para me instruir e continuar nesse projeto de board?

Outra dúvida, todo pedal que não é tbp possue buffer?

PS: Fonte Landscape Energy 6, cabos pedal/pedal 15cm hayonik blindados, cabos santo angelo blindado

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771488613-pedal-mini-nano-mogoo -buffer-novo-para-guitarra-ou-baixo-nov-_JM

Isso funciona? É recomendável? vejam a descrição do anúncio

Mini Nano Buffer Zero Loss

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jun/16
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707743385-concord-buffer-emerso n-custom-handbuilt-usa-top-_JM

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Tonho Cruz
É seguro eu usá-la simultaneamente em 3 pedais de 9V e correntes de 15mA, 10mA e 10mA? Posso usá-la sem comprometer os pedais e a própria fonte?

Depende o consumo da multiFX

A fonte é de 110V, a rede é de 220V mas é ligada no estabilizador.

Se a fonte é alimentada pelos 110 V tranquilo.

SkyHawk
O DI que uso é passivo, duplo e foi bastante em conta, achei até barato.

Eu sou chato, se fosse comprar queria um Whirlwind em diante, e o caixa não deixa rsrs
Se entendi bem, tu usa o DI para elevar a impedância de saída do iPhone para a entrada do amp, ou para balancear o sinal pra mesa.

lucas.motorbreath
Eu sou novo nisso, é meu segundo board, o primeiro matou meu som pois a maioria era Behringer, ai decidi vender tudo e estudar para não errar novamente

Relaxa, isso não é experiência com board (faz dois meses que não vejo o meu), é eletrônica pura rs

Digitech Digiverb Digital Reverb X-Series (não é True Bypass e não sei se tem buffer)

Por ser digital, muito provável que sim, mas não se apegue a isso.

Quero colocar um Chorus e um Delay analógicos, o que tem para me instruir e continuar nesse projeto de board?

A mistura de analógico e digital exige os buffers para atuar melhor. Eu uso tudo analógico até que começam modulações. É tiro certo de colocar um Lata de Sardinha Phaser90 (by pass chaveado por transistor (like Boss), na saída e ter diferença de timbre.

Outra dúvida, todo pedal que não é tbp possue buffer?

*PossuI

Não necessariamente, pois posso colocar um transistor que se polarizado conduz para um lado, se não-polarizado conduz para outro... Os chamados flip-flop.

Diagrama aqui abra e aperte na área verde.

Fonte Landscape Energy 6, cabos pedal/pedal 15cm hayonik blindados, cabos santo angelo blindado

Eu não gosto de Landscape. rsrs
E todo cabo coaxial é blindado.

SkyHawk
Membro
# jun/16
· votar


Ismah
Isso mesmo. Uso o DI logo após o iPhone e do DI vai para o amp quando estou tocando com amp real ou para a mesa quando em linha.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Fica bom isso. Mas eu não confio cegamente nas POD, num iPhone nem f....

SkyHawk
Membro
# jun/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ismah
Kkkkkkkkkkkkkkk !!!

Para chegar no setup atual foi muito tempo de pesquisa e tentativa e erro. Tentei de tudo tanto em termos de software quanto hardware, a confiabilidade sempre foi crítico, já o timbre excelente. Depois de várias experiências encontrei no bluetooth a controladora mais estável de todas, nunca tive uma falha sequer, e no software quando vou ao vivo fico só com o amplitube, pois quando roda muita coisa no Audiobus pode sobrecarregar.

A mistura de analógico e digital é um caminho muito bom e vastíssimo em possibilidades. O fuzz 70 da Monstro Effects na entrada é um one man show, ele sozinho já bastava.

Já no digital além da qualidade do timbre, tem centenas de pedais de boutique e amps que jamais teria acesso no mundo real. As pessoas falam muito dos amps, mas pouco dos pedais. Um OCD do amplitube é incrivelmente igual a um real, idem para um Big Muff, Delays, Flanger e Chorus perfeitos. O Pro Rat Co do ToneStack é foda !!!! O PolyOctave é fantastico e as dobras do DualHarmonist nem se fala.

Tudo isso e muito mais em um pedalboard limpo e confiável.

Ismah
Veterano
# jun/16 · Editado por: Ismah
· votar


SkyHawk

Cara, não sei... Por mais que eu goste de metal farofa, goste drive mid pra high gain low-fi típico dos anos 80... Eu ainda prefiro o minimalismo...

Meu board é grande, o amp é forte e isso me impede de tê-lo no quarto, deixando n'outro cômodo, no andar debaixo da casa que chamo de "estúdio"... Como não há acesso interno, e a região é fria, acabo tocando 6 vezes por ano lá rsrs

Gostaria muito de ver cópia de Fender silver face, com 10W, 20W, drive, tremolo, reverb... Fuzz, TS, ou OCD com foot pra HP/LP na frente e fim... Minha Strato em D + capo pra transpor e já era...

Fica meio estranho tocar um Mettalica, Powerwolf ou Europe assim, mas é só arranjar direito... Já pensei em projetar e montar um Diezel, ENGL etc... Mas para uma única unidade o custo começa a não compensar...

Até lá vou com meu Vox Pathfinder 10 e dois cabos pra 15A compensando os graves que o falante de 6" não dá rsrs

To usando o Meteoro RTD, mas passou 6 anos queimada a ponte retificadora... Carlos Adolphs que fez umas MOD's e concertou...

PS O ProCoRat é um pedalzinho que não saiu um timbre que achasse razoável...

Tonho Cruz
Veterano
# jun/16 · Editado por: Tonho Cruz
· votar


Ismah
Tonho Cruz
É seguro eu usá-la simultaneamente em 3 pedais de 9V e correntes de 15mA, 10mA e 10mA? Posso usá-la sem comprometer os pedais e a própria fonte?

Depende o consumo da multiFX


Amigo Ismah, a fonte será usada apenas nos pedais. É seguro para a fonte e os pedais nessa situação?

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Subentendi que tinhas a pedaleira também. Mas sim, é seguro... A soma das correntes é 35mA, quando a fonte deve entregar de 500mA a 1000mA.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para começar a fazer / montar pedais!