o que é buffer?

    Autor Mensagem
    rafagg
    Veterano
    # jun/08


    aí galera comprei a guitarplayer desse mês devido a matéria de capa sobre pedais, pedaleiras, etc que me interessou logo de cara visto que estou começandu a montar meu set de pedais...no entanto em uma parte da matéria e abordado o assunto "bufferX bypass"...bypass eu sei o que é, mas buffer eu não sei e por isso queria saber se alguem aqui poderia me esclarecer melhor vlw!!!!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    rafagg
    o que é buffer?

    - true bypass:
    Nós sabemos que o sinal da guitarra sofre consideráveis perdas no caminho ( pedais , racks ,cabos ) até que chegue ao amplificador.Visando resolver este problema , o sistema true bypass foi desenvolvido para que o sinal da guitarra ou baixo chegue ao amplificador sem interferências no volume ou impedância dos pickups que geralmente são causadas pelos buffers dos pedais pedaleiras ou racks.

    - diferença entre os sistemas buffer , bypass e True bypass:
    a) Os buffers são muito usados por empresas como Boss , Ibanez, Tech 21 NYC , Jim Dunlop etc... Consistem em ter um circuito em paralelo ao efeito e qdo vc aperta o foot ou o sinal passa pelo circuito de efeito do pedal ou passa pelo circuito paralelo (circuito buffer) direto. Quando desligamos o efeito, o sinal do instrumento automaticamente passa pelo buffer. O problema é que, por ser um circuito, ele mexe no sinal causando diferença sonora entre o buffer e o circuito true by pass
    b) O bypass switch utiliza uma chave que coloca a entrada do efeito em curto com o sinal limpo , isso acarreta uma queda na impedância e volume dos pickups (som velado). a queda é sensível a medida que se aumenta o número de pedais. Esse sistema é muito difundido por empresas como a Marshall, Jim Dunlop(Crybaby), MXR, Electro Harmonix etc....
    c) No sistema true bypass switch o sinal limpo e efeito são separados quando a chave de bypass é acionada. Neste sistema é possível colocar vários pedais em série , e mesmo asim manter o som original da guitarra como se estivesse plugada direto no amplificador. Esse com certeza esse é o sistema que não prejudica o som natural do instrumento.

    - diferença sonora entre o sistema switching (Bob Bradshaw) e pedais com sistemas true bypass:
    O sistema criado pelo Bob Bradshaw é usado para dar bypass em racks e pedais com buffers, mas ele não resolve o problema interno dentro destes aparelhos, este sistema é muito prático quando o guitarrista precisa de um som pronto tipo chorus,delay e reverb.Um pedal true bypass não precisa de sistemas como o switch system para evitar perdas de sinal.

    (ps. definições by Tmiranda)

    DotCom
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Começando...
    http://www.petecornish.co.uk/case_against_true_bypass.html

    DotCom
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Essas definições do T.Miranda me dão coceiras...

    O TS tem um buffer de entrada e de saída, o sinal passa pelo buffer SEMPRE, em bypass ou não, e assim é com os BOSS. (Não vou afirmar categoricamente sobre os outros porque não vi os circuitos, mas 80% de chance de serem também).

    O true bypass, na verdade, foi um dos primeiros sistemas de chaveamento que existiu, pois é mecânico, simples de entender e implementar.
    As vantagens dele: Quando o efeito tá desligado, o sinal só passa por fio.
    Desvantagens:
    - Se você tem um cabo de 5m entre a guitarra e os pedais, uns 10 pedais ligados por cabinhos de 15 cm cada, mais um cabo de 7m entre os pedais e o ampli, você tem aí uns 13-14 metros de cabo. Perda de sinal na certa.
    - O acionamento do efeito pode gerar um "PLOC", devido à descarga rápida de capacitores do circuito. Não é agradável.

    O sistema de bypass eletrônico veio para resolver esses problemas:
    Colocando um buffer na entrada da cadeia de pedais, a guitarra só "vê" o cabo até o primeiro pedal, tendo menos perdas.
    Como o chaveamento é eletrônico, elimina-se o PLOC.
    Elimina-se também, a necessidade de uma chave DPDT (cara)

    Se o buffer for de qualidade, o timbre permanecerá inalterado, como se sua guitarra fosse ligada diretamente ao amplificador, por um cabo mais curto.

    rafagg
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    dexa ve se entendi direito...o buffer (presente em alguns pedais) eh um circuito em paralelo que ehacionado quando o efeito est´´a desligado e tem naum sei como faz com que o sinal naum sofra perdas de volume ou ganho (eh issu?) no entanto pode causar alterações no timbre...


    o bypass naum entendi direito o q faz...e o tru bypass seria a princípio o ideal por naum alterar o timbre, mas tem o problema do "PLOC" hehehe e da perda de sinal

    intaum o ideal a princípio seria um pedal que tivesse um buffer de qualidade que não alterasse o timbre eh issu??pq eu sempre ouvi nego dizendu q o ideal eh ser tru bypass pq senaum altera o timbre e talz...ao menos quando o assunto eram pedais de wah wah...

    DotCom
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    rafagg
    Vamos lá... Buffer não significa bypass. E não fica em paralelo. É em série mesmo.
    Bypass é quando você desliga o efeito.

    Existem basicamente 2 tipos de bypass:
    - Eletrônico
    - Mecânico (no qual o true-bypass, com chaves DPDT e 3PDT é o mais usado)

    Quando o pedal tem um sistema de bypass eletrônico, o sinal está sempre entrando no buffer, e então é direcionado para o circuito do efeito (modo LIGADO), ou desviado para o buffer de saída (modo DESLIGADO).
    Nesse caso, o sinal sempre passa pelo buffer do pedal.

    No caso do true bypass, essa ligação é mecânica. Plaquinhas de metal fazem contato, desviando o sinal para o circuito do efeito ou para a saída.

    Um BOM buffer não vai alterar o timbre do seu instrumento. Na verdade, pode ser seu salvador, caso você use muitos pedais/cabos longos.

    O caso do buffer dos wah é que eles não são bons... Aí comem timbre. Seria o caso de colocar um buffer melhor, mas como a mudança pra TBP é mais simples, fazem ela mesmo.

    marcioguita
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O jargão "buferizado , acho que pode ser interpretado como separado, isolado, protegido... (acho)
    Sds

    marcioguita
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Ainda respondento o título do tópico, é uma função exercida por um integrado, que pode fazer outras como latch,counter, etc...
    dependendo da polarização , atendendo o projeto, valew?

    Ivan_Guitar
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Ivan_Guitar
    · votar


    EDITADO

    Son Volt
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Hoje em dia existem buffers que são praticamente transparentes, ninguém nota diferença no som praticamente. E são vantajosos pois evitam a diferença de som danosa como o DotCom sabiamente relatou.

    True bypass tem se tornado mais um problema do que vantagem. O ideal seria todos os pedais serem true bypass, e usar um buffer na entrada (e também na saída, questionável) do pedal board, isso ignoraria o aumento de cabo causado pelos pedais e reduziria a perda de timbre.

    Mas tem o problema do estalo do acionamento dos pedais. Acho que isso não ocorre em condições perfeitas, isto é, energia limpa no pedal e amp aterrado, mas não posso afirmar. O meu LPB-1 está dando esse estalo, e não sei como resolver. Mas não uso amp aterrado então atribuo a ele.

    Eu gosto do buffer da Visual Sound e li um relato de que a BOSS tem um buffer bom no novo pedal afinador TU-3, mas não sei se isso significa que todos os pedais modernos ou fabricados atualmente pela BOSS tem esse buffer bom. Os pedais antigos são comprovadamente inferiores nesse quesito, qualquer pessoa nota a mudança do timbre, em por exemplo, pedais da BOSS dos anos 70/80.

    A MXR ainda tem uma deficiência no seu sistema de bypass, não sei se TODOS são assim, mas eles são hardwire bypass, tem uma ligação que não se isola do circuito quando o pedal está desligado, acho que é um sistema simples de buffer, o que parece não fazer bem pro timbre. Estou com esse preconceito contra a MXR mas não tenho como comprovar nada pois não pesquisei o suficiente, nem testei um pedal in loco.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Son Volt

    No meu amp antigo (Condor GX35R) o buffer da EFX funcionava que era uma beleza. Aliás, qualquer pedal que colocava "na linha" eu já percebia que o som ficava mais "opaco", mesmo um simples pedalzinho TBP com um cabinho micro, aí o buffer compensava já que usava somente TMP no set. Já outro amp (Fender Blues J.), não sentia perda e brilho, então não precisei mais de buffers. Fiquei achando que eu tava maluco e fiz esse tópico, que me elucidou uma coisa que pouca gente leva em conta: o amplificador.

    Resultado, buffer pode não ser necessário e até mesmo pode ser que vc não goste do som do equipo com buffer, já que ele dá um brilho a mais...

    Abs

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Ressucitando 2.0

    Qual a diferença entre esse buffer e um DI (Direct Box) ativo?!

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Ismah

    Bom, boa pergunta cara, podemos dizer que o Direct box é um buffer.. Nao podemos?
    Tambem podemos chamar qualquer pre amp de buffer?

    Eai? E agora?

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Alex guitar man
    Não podemos. São coisas distintas, tão óbvio que se tratassem o sinal da mesma forma ninguém precisaria de D. Box ou outros equips que fazem a conversão do sinal, bastaria um pedal xexelento com buffer ou TBP acionado.
    Sobre a diferença, basta ler o post do Fernando nesse tópico (os outros têm vários julgamentos errados) e ler um tópico sobre Direct Box.

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    FBlues_rock

    Não encontrei nenhuma postagem diferenciando os dois... Se não for pedir demais, explique aqui.

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Ismah

    Buffer = "reaviva" o sinal (mas afeta o timbre, pouco ou não, dependendo do buffer). Embora exista uma paranoia acerca, se toca em casa não precisa de um, pois não terá dezenas de metros de cabos que reduziriam significativamente o seu sinal. Usar um buffer não lhe permite plugar diretamente em linha, pois terá problemas no sinal, como latência (atraso entre o que toca e a reprodução do som).

    Direct Box = altera o sinal da guitarra para que possa ligar em linha ("diretamente"). Se vai plugar em um amp, não precisa de um desses. Se for ligar em um PC, pode usar um driver de baixa latência (como o ASIO4ALL) que dispensa a Direct Box.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    em eletronica um direct box é um casador de impedancia, então pode haver amplificação do sinal, perda do sinal, coloração do sinal (não desejada), etc. Um buffer é um amplificador de ganho unitario, ou seja não amplifica nem diminui, é usado apenas para isolar estagios eletronicos, um buffer colore o som em 0,00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 00000000000000000000...etc..1% e se calcular direitinho pode ate ter exatamente a mesma impedancia na saida do que entrou embora a exatidao não é importante. Quando um pedal está colorindo o som é porque aproveitaram parte do circuito de alguma outra coisa para usar como buffer. Ex CE2 da boss, o Slow gear da boss (ela tem tirado alguns com estes tipos de desenho de circulação), outras marcas deve haver muitos por ai, não é culpa do buffer.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    macaco veio: um buffer colore o som em 0,00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 00000000000000000000...etc

    hehehe. É mais fácil o ouvido da gente colorir!

    :)

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    macaco veio
    Valeu a complementação técnica, quis ser didático e exagerei na simplificação... hehe

    Agora sugiro cotonete, no caso do buffer. Mesmo em pedais com bons buffers, já ouvi teste comparativo A/B que não precisa de nenhum "ouvido de ouro" para perceber a mudança no timbre. :)
    Agora cabe ressalva: isso não é necessariamente ruim, pode gostar do resultado. Além disso, é diferente em comparação como citei e para guitarristas, pois o cara alcoolizado na frente do palco com certeza não perceberá a diferença, nem com diversos pedais com buffer... Ou seja, "na prática", tem toda razão ;)

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Outra, pedais de buffer antes de alguns fuzzes, por exemplo, acabam com o som do fuzz!! Vira um chilique estridente, pega ondas de rádio, liquidificador e tudo...

    macaco veio, isso procede? (eu já vi acontecer, menos o liquidificador)!

    ;)

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MauricioBahia
    Eu também, inclusive é por isso que muitos botam o fuzz no início da cadeia.

    Mas não é regra, também depende do pedal de fuzz que recebe o sinal após o buffer.

    macaco veio, tu que monta, conta para nós os detalhes! :)

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    FBlues_rock

    É cara. Pedais com buffer, antes de alguns fuzzes "sem proteção" ferram tudo.

    Isso é fato.

    :)

    macaco veio
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    pode acontecer por varias razões, uma por causa da diferença de impedancia, exemplo, os pedais da boss (os com buffer de transistor comum) tem impedancia de 500k aproximadamente na entrada e na saida do primeiro transistor antes do efeito de 10K, ou seja baixa como se fosse um proprio captador de guitarra, entao a entrada seria o valor do paralelo de 500k com o valor do captador, entao a entrada nunca terá digamos os mesmos 10K da saida pois depende dos captadores, guitarras etc. Essa diferença colore o som num percentual que citei acima. Para haver coloração a diferença de impedancia deveria ser excrabrosa. Como a diferença não é tão importante pode haver buffers com diferenças maiores e isto poderia acarretar em formação de indução na entrada, (buffers com impedancia altissima na entrada que erroneamente dizem que é o melhor pois o calculo paralelo afetaria menos os captadores, porem...). Uma impedancia muito alta de um buffer faz qualquer cabo virar uma bobina porque fica muito sensivel. O ganho é unitario mas usado entre um determinado pedal e captadores pode haver uma mudança completa de comportamento. Buffer não é uma coisa que deva ser usada como um pedal separado pois não é um standart, pra cada impedancia que for usada na entrada o buffer deve ser feito adequado pra aceitar sem mudar e despejar mais ou menos a mesma impedancia na saida. O ideal é que todo circuito mesmo true by pass fosse projetado com um buffer na entrada e o mesmo buffer (como a boss faz), circuitos sem buffer cada entrada vai ser diferente. Um pedal que seja so "buffer" é enganar pois não poderá ser standart pra todo efeito.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    macaco veio

    Acho que entendi! Mas e o fuzz, especificamente?


    Valeu mestre!

    macaco veio
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    circuitos de pedais que teem muita amplificação e principalmente sejam simples demais onde o primeiro transistor tem muito ganho se o buffer não for calculado de acordo para a entrada poderá haver muita modificação ate mesmo fazer o pedal distorcer menos, tudo vai depender do circuito do pedal, a configuração do distorcedor, dos diodos etc. por exemplo, um buffer num fuzz face que é distorcido pela ação do proprio transitor pode matar o fuzz. A minha analise é puramente eletronica analizando função de componentes e teoria. A coisa mais simples e facil de fazer é um buffer, mas fazer um e dizer que é um standart que vai adaptar em qualquer circuito jamais.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    macaco veio: a configuração do distorcedor, dos diodos etc. por exemplo, um buffer num fuzz face que é distorcido pela ação do proprio transitor pode matar o fuzz.

    Ou seja, a configuração da ordem do set de pedais é fundamental. Estou certo?

    Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    E se eu usasse só TBP, e um buffer no começo da cadeia, e caso usasse um fuzz, um sistema A/B que jogaria o sinal da guitarra reto para o fuzz, e depois pro buffer, ou direto pro buffer?

    Mesmo em casa, tenho dois cabos de 5m (um Santo Angelo encordoado - esqueci o nome da linha - e um Ninja), mais 4 cabos iterligando Meteoro Revolution, Groovin CH700, Looper TBP handmade pra G1N.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    MauricioBahia
    com certeza, e tambem por experimentação porque cada pedal vai ser diferente em sua entrada mesmo que ja tenham buffer ou não, se os pedais forem de mesma marca e esta marca use sempre em sua entrada um buffer igual (caso da boss), a ordem do set não faria muita diferença.
    Ismah
    vai depender da marca do fuzz, se for um que ja tem um buffer na frente pode ser tudo numa linha so e claro melhor que ele fosse o primeiro. Se o fuzz for tipo um fuzz face ou tipo do bertola, ai um buffer na frente ou outro pedal na frente pode ou não dar problema, so testando. Pode usar um sistema A/B TBP mas provavelmente tera muito clik das chaves.
    Pra quem gosta de loop send return de ampli é problema usar certos fuzz.

    Ismah
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    macaco veio

    Afinal de contas, é questão de gosto usar buffer?

    Minha pergunta surgiu porque realmente existem "pedais" de buffer. Aí eu usaria um sistema todo TBP e com um buffer antes de chegar nos pedais e outro antes de chegar no amp.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que é buffer?