【FIXO】 Dicas para começar a fazer / montar pedais!

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


dibass

Diogo, eu te recomendaria começar com algo mais simples... Tal como um EHX-LPB1, onde vc acabaria aprendendo a conhecer cada componente e o que ele faz, e depois o que ele faz dentro do circuito.

Mas nada te impede de começar por aí...

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Mais dois sites do carvalho!

De efeitos diversos...

http://criandopedaiseefeitos.blogspot.com.br/

De circuitos em geral (próprio para iniciantes).

http://elvis-electronics-diy.atspace.cc/

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


E aí, galera?!
Resolvi começar na eletrônica e na construção de pedais!
Vi que o mini fuzz do Bertola é um bom início. É isso mesmo?
Pequei o esquema no handmades.com e vou comprar as coisas pra, no fim de semana, mandar bala!
Algum outro projeto fácil pra iniciantes?

Antoine Roquentin
Membro
# jul/14
· votar


alguém tem um link pro tutorial do mini fuzz do bertola que esteja de pé?

Milton.Jr
Membro Novato
# jul/14
· votar


Antoine Roquentin

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=mfuzzbertola

Milton.Jr
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: Milton.Jr
· votar


marcelogui

Os pedais de boost são bem simples, pesquise sobre o EH LPB1, Super Hard On da Zvex.
Tem um compressor tbm o Orange Squeezer, o circuito não é tão complicado.
Dizem que o MXR Distortion Plus é simples tbm

Adaías Rosa
Membro Novato
# jul/14
· votar


Galera Blz???

Estou juntando algumas coisas aqui para montar uns pedais e uns Power Click's modelo DB05.

Meu maior problema é que em minha cidade (governador valadares - MG) não encontro alguns componentes nem as caixas para montagem, alguém sabe me indicar um lugar ou pessoa pra mim comprar direto.

obs: olhei os preços em algumas lojas como: solda fria, mult comercial e small bear e os preços não compensam ah não ser que compre umas 200 pratas de componentes.

um abraço.

Voidness
Membro Novato
# ago/14
· votar


Algum lugar vende kit completo para o mini fuzz do bertola?
Vi em algum lugar isso a um tempo, mas não encontro =s

Se eu for comprar separado, onde posso comprar caixa e o circuito?

Ismah
Veterano
# ago/14
· votar


Voidness

Acostume-se ao país... Caixas do tipo são raridade.

Voidness
Membro Novato
# ago/14
· votar


Ismah
Mas como o pessoal costuma montar então?

Milton.Jr
Membro Novato
# ago/14
· votar


Voidness
Veja no site da Tiggercomp, você acha as caixas, é só procurar por Hammond, mas ja te adianto, o preço não é tão convidativo.
A galera sempre usam varias outras coisas para improvisar, como lata de sardinha vazia, condulete de alumínio para ligações elétricas, etc...
Se vc tiver paciência pode comprar do exterior, na china essas caixas são mais baratas.

Milton.Jr
Membro Novato
# ago/14
· votar


Putz, o Mauricio explica sobre a ligação direta, mas sendo mais específico para fazer ligação direta basta ligar o IN + OUT da placa e IN + OUT dos Jacks? Eu fiz isso , mas só sai o som sem efeito...

MauricioBahia
Moderador
# ago/14
· votar


Milton.Jr

Isso. Assim você tira a chave do circuito. Se o som sair limpo é pq tem algo errado, e não é na chave! :( Pra isso serve esse teste.

Infelizmente isso acontece e pode ser um monte de coisas. Descansa a cabeça e, na luz do dia, verifica o que pode ser. É questão é de paciência agora.

Abs

Milton.Jr
Membro Novato
# ago/14
· votar


MauricioBahia
HAHAHAH éé cara, ta foda já, hj vou trocar uns componentes nele, mais já virou objetivo de vida fazer isso

Jacksontakeda
Membro Novato
# ago/14
· votar


Ontem o Edson Caetano até tentou me ajudar um pouco, mas o meu tópico foi fechado. Sinceramente pra mim, meu tópico nem era repetido. Se alguém puder me ajudar também, está aí as minhas duvidas.

Boa noite, galera!

Eu estou tentando montar um set de pedais bem versátil, pois eu gosto de bandas mais alternativas, mas com uma pegada sem educação também. Tenho influência de banda como: A perfect Circle, Thrice, BB King, Eric Clapton, Porcupine Tree, Staind entre outras. E eu estou montando uma banda autoral, e minha pegada é mais alternativa e experimental.

Enfim, queria dicas de quais pedais adicionar no set novo que eu estou montando. Já peguei alguns, e estou com outros em mente. Deem uma olhada por favor.

Pedais que eu já tenho: TU2 Boss, TS7 Ibanez, FAB Distortion, GDI21(não quero mais no meu set).

Pedais que eu quero: Whammy IV Digitech, Blues Driver Boss, CF7 Ibanez, Tremolo Boss.

Além disso tenho duas Epiphone SG's; uma com captação EMG 81/89R, e a outra com 650R 700T que eu pretendo mudar logo logo para o set do Slash Alnico II Pro.

O que vocês recomendam? Acha que devo retirar ou acrescentar algum pedal?

Obrigado.

Milton.Jr
Membro Novato
# ago/14
· votar


Jacksontakeda
Cara, acho que esse tópico não tem muito a ver com esse assunto. Aqui a galera ta tratando mais sobre como fazer o pedal, a partir de um layout de um circuito.
Aproveita a crista da onda neste tópico aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/316802/
Realmente, em questão de pedais não tem um tópico fixo mais específico como Dicas de set ou pedal, então tente não criar mais tópicos, vai pegando carona naqueles que tem um pouco a ver com a sua dúvida.

Jacksontakeda
Membro Novato
# ago/14
· votar


Milton.Jr obrigado por ajudar. =)

Renanemg
Membro Novato
# set/14
· votar


gente eu estou qurendo começar a usar pedais... mas nao teno ideia de como e qual posso comprar para começar

MauricioBahia
Moderador
# set/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Renanemg

Neste mesmo tópico eu criei um tutorial na página 1:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/72741/#6127603

Espero que ajude.

Abs

ps. o projeto do Minifuzz do Bertola talvez seja o mais indicado pra iniciantes. Muito simples.

Milton.Jr
Membro Novato
# out/14
· votar


Depois de muito tempo, consegui fazer alguns, como os clones do Boss OD-1 e DS-1, um Tube Screamer TS808, um Bluesbreaker, o Super Fuzz do Bertola, mas o único que não deu certo ainda é o Mini Fuzz hahhaha

linhares80
Veterano
# jan/15
· votar


Galera, tenho uma Zoom 505 2 (antiga né? Hahaha) e, como todos sabem, os drives dela são bem ruinzinhos. Queria saber se esses pedais handmade como o Fuzz ou o Blues Breaker são superiores ao efeito da Zoom. Alguém manja?

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


linhares80

Tenha em mente que são circuitos consagrados. Uma simulação fuzz, nunca será terá de som de fuzz.

Leo130
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: Leo130
· votar


olá onde acho potenciometro de 100k logarítmico?
E conectores de pedal devem ser circuito aberto ou fechado?

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Leo130

potenciometro de 100k logarítmico

Solda Fria é UMA loja de eletrônica.


conectores de pedal devem ser circuito aberto ou fechado?

Nenhum, os J10 devem ser mono "simples"

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Galera qual a do CI PT2399?

f14gomes
Membro
# fev/15 · Editado por: f14gomes
· votar


http://www.diyaudiocircuits.com/tutorials/pt2399-digital-delay-analog- echo/

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad= rja&uact=8&ved=0CEQQFjAE&url=http%3A%2F%2Fsound.westhost.com%2Fpt2399. pdf&ei=gJ_bVJa7FsWt7gb-loGgBA&usg=AFQjCNEckXK7sba0KCY12PeHSOgxJaGHkw&b vm=bv.85761416,d.ZGU

http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=93868.0

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


f14gomes

Ou seja, é um delay digital, com som analógico?

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ismah

Por aí.

Um microprocessador de eco. Simples assim.

Documentação do PT2399:

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/35152/PTC/PT2399.html

Abs

chama o pai mãe o escambau
Veterano
# fev/15
· votar


Pessoal eu não estou procurando fazer em si, mas sim fazer um mod num pedal, vocês conhecem o octafuzz da fulltone, ele tem um switch que tira o oitavador e deixa o fuzz, e eu tenho um nig octafuzz, não sei dizer se é o msm pedal com um botão de tone adicionado ou se tem alguma mudança, mas alguem que conhece os dois, e que entende saberia dizer se tem como fazer o mod do switch no nig, se tiver poderiam me ajudar?

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


[EM FASE DE EDIÇÃO / REVISÃO]

Estou relendo o livro Electronic Projects for Musicians. e ele traz um bela analogia com um fluxo de veículos, mas conhecido com "transito", hehe ao explicar o básico da teoria sobre alguns conceitos como voltagem, corrente, resistência e capacitância. Vou tentar passar alguns pontos que achei legais:

1) Eletricidade é papo de movimentação de elétrons, que estão por toda a parte. São componentes dos átomos e estes átomos quando são componentes de certos materiais, estes materiais acabam sendo chamados de condutores. Ex: fios e outros metais. O legal é que, desta forma, você pode "brincar" com os elétrons. Lembre da palavra condução!

2) A movimentação dos elétrons num condutor é tipo o tráfego fluindo numa auto estrada. Um fio condutor qualquer é tipo uma estrada pros elétrons e os elétrons são como carros.

3) Se os carros estão sem gasolina (energia), parados na estrada, nada acontece, óbvio. Mas se você lhes der energia e direcioná-los (colocando sinais de trânsito, placas de "vire a direita", etc) aí você tem uma estrada ativa! O mesmo acontece com os elétrons lhes dando energia, lhes dizendo o que fazer. Desta forma você tem um condutor ativo (um fio de metal, por exemplo), que é o primeiro passo para se ter um circuito ativo!

4) Corrente seria como a quantidade de carros trafegando pela via. Como num fluxo grande, um congestionamento de elétrons é considerado uma corrente intensa. A medida dessa intensidade é chamada de ampere.

5) Voltagem é um termo relacionado a intensidade do do fluxo de elétrons. Na nossa analogia automobilística, voltagem seria o equivalente a velocidade de um carro, em KM/h.

6) Uma condição no circuito quando não há voltagem é chamada de Terra (Ground em inglês) ou mínima intensidade possível (zero volts). Ainda há elétrons por toda parte mas sem intensidade não fazem nada. Uma nível mais intenso de atividade é traduzido em voltagem mais alta.

7) O que forma essa intensidade? Em circuitos elétricos você precisa de uma área que falta elétrons e necessita adquirí-los. Ainda, outra área que está com muito elétron disponíveis. Uma bateria (9V por exemplo) é uma ótima amostra disso. Um lado (polo ou terminal) está cheio de elétrons doidos pra darem o fora e no outro polo doido pra que elétrons entrem ali. Loucura, loucura, loucura! hehe Essa "vontade" ou intensidade dos elétrons passarem de um lado pro outro é a voltagem.

8) Daí, temos a resistência. O nome já diz tudo. O elétrons sempre tentam se mover de um ponto pro outros no fluxo da maneira mais rápida possível, que nem doidos pelos condutores, como em um fio de metal, por exemplo. E todos os condutores, por natureza, tem resistência. Não há condutor 100% eficiente.

9) Pra controlar esses elétrons de forma previsível, existem os resistores, que são condutores (já que elétrons também passam por eles) mas que resistem mais (ou menos) à passagem deles. Na analogia, é como uma placa de 60 Km/h numa estrada. A medida usa o termo "ohms" para indetificar e, como abreviação, "Ω".

10) Quanto maior o valor em ohms de um resistor, menos elétrons passam por ele, portanto o "trânsito" flui mais lentamente. Por outro lado, 4Ω, por exemplo, não desacelera muito esse fluxo. É por isso que alto falantes tem baixo valor de resistência pois a ideia é que o maior número possível de elétrons passe batido e o cone de papelão mova pra lá e pra cá, "bombando", fazendo barulho!

[a continuar...]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para começar a fazer / montar pedais!