Impedância - O tópico definitivo! Entenda o que é, como ela interfere no seu amp, e como associar.

    Autor Mensagem
    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: 2Humbucker


    Bom, enquanto eu estudava pra minha prova de amanhã eu tive um "insigth" sobre a melhor maneira de se explicar o que é a tal da "impedância", então vamos lá. Primeiro os conceitos básicos.

    Resistência e Ohms
    A impedância é medidas em Ohm, o qual é a medida do SI (Sistema Internacional de Unidades) para a resistência elétrica. "Mas o que diabos é resistência elétrica?" Nada mais é que a dificuldade da passagem da corrente elétrica. A qual pode variar de acordo com o tipo de material pelo qual a corrente flui e suas dimensões ("largura" e comprimento).

    Uma coisa a se observar é que existem materiais e componentes eletrônicos que podem ou não obedecer a Lei de Ohm, a qual relaciona a diferença de potencial (D.D.P.), ou tensão elétrica, e a corrente que passa pelo objeto em questão. Está lei é dada pela equação R = V/i, onde R = Resistência elétrica; V = Tensão ou diferença de potencial (D.D.P.) e i = Corrente elétrica.

    Nos elementos que não obedecem a Lei de Ohm a resistência varia com a tensão aplicada. Mas em todos os materiais a resistência varia com a temperatura.

    Tensão e Corrente

    Para aqueles que ainda não sabem eu explico.

    Tensão: Valor da energia aplicada a um carga elétrica. Cargas elétricas são medidas em Coulombs (C), logo a tensão é medida em Joules (J) por Coulombs (C), ou seja, J/C e a está unidade damos o nome de Volt (V).

    O termo diferença de potencial (D.D.P.) se refera a diferença de tensão entre dois pontos quaisquer de um circuito.

    Poderiamos interpretar a tensão elétrica como a força que aplicamos a um objeto para fazermos ele se mover, e isso influi diretamente na sua velocidade, o que nos leva a nossa próxima definição.

    Corrente elétrica

    A corrente elétrica é a taxa com que a carga flui por um condutor, em termos leigos é a velocidade das cargas elétricas. Assim sendo é dada em termos da carga (C) pelo tempo (t), ou seja, C/t, onde medimos o tempo em segundos. A esta unidade damos o nome de Ampère (A).

    Elementos passivos de circuito

    É preciso entender muito bem este e o próximo item, afim de entender completamente o que é impedância. Elementos passivos de circuito, são todos os elementos que não INJETAM energia no circuito, eles apenas a DISSIPAM ou ARMAZENAM. Preste bastante atenção a esse conceito, pois isso é a diferença entre saber que um capacitor é um elemento passivo e uma fonte é um elemento ativo!

    Pois bem, são três os elementos passivos: Resistores, Capacitores e Indutores.

    Resistores como o próprio nome diz é um elemento que serve apenas para criar uma resistência a passagem da corrente elétrica.

    Capacitores são elementos que armazenam energia na forma de uma diferença de potencial entre seus terminais. Capacitores oferecem oposição a tensão elétrica, quando está varia no tempo, ou seja uma tensão alternada (como a da tomada da sua casa).

    Indutores são como capcitores, mas armazenam energia na forma magnética e oferecem oposição a passagem de correntes que variam no tempo (como a corrente que flui da tomada da sua casa quando você liga o ferro de passar).

    Fontes dependentes ou controladas

    Eses elementos não existem de verdade, mas em associação com outros elementos passivos e ativos fornecem representações úteis de outros componentes. Um transistor, ou mesmo uma válvula, podem ser representados como uma fonte dependente, de tensão ou corrente, de acordo com o tipo de componente.

    Entanda isso como se fosse uma fonte na qual a sua tensão ou corrente, entre seus terminais depende de uma determinada variável que pode ser a tensão ou corrente em um determinado ponto do circuito.

    Fontes Independentes

    São as nossas populares fontes, a fonte da sua pedaleira, ou do seu pedal é uma fonte independente, já que o seu valor de tensão é fixo e a corrente é uma função da IMPEDÂNCIA do circuito ao qual ela está ligada.

    Podem ser fontes de corrente ou de tensão. Em uma fonte de tensão a corrente depende do circuito ao qual ela está ligada, e em uma fonte de corrente a tensão varia com o circuito, mas a corrente é constante.

    Impedância

    Agora finalmente chegamos ao cerne da questão, o que diabos é impedância?

    Para responder a essa pergunta temos de usar os conceitos recém adquiridos. Não cabe aqui explicar o porque, já que isso vai além do escopo informativo desse tópico, mas vamos admitir a seguinte suposição como verdadeira: "Qualquer circuito com DOIS terminais contendo apenas resistores, ou resistores e fontes dependentes, pode ser representado como uma única resistência para uma fonte independente ligada aos terminais deste circuito".

    Observando bem a suposição acima podemos ver que um circuito formado apenas por resistores e transistores pode ser visto como apenas um resistor equivalente para uma fonte ligada à ele atráves de apenas DOIS terminais.

    E agora podemos expandir essa suposição a circuitos que contenham capacitores e indutores, além de resistores e fontes dependentes. Na seguinte maneira: "Qualquer circuito com dois terminais contendo apenas componentes passivos e fontes dependentes pode ser substituído por uma IMPEDÂNCIA equivalente."

    Agora podemos definir a impedância como sendo a oposição da passagem da corrente e das variações de tensão que um circuito mostra a uma fonte independente conectada a ele atráves de apenas dois terminais. Ou de outra maneira, se ligarmos uma fonte a um determinado circuito que contenha apenas componentes passivos e fontes dependentes, essa fonte "visualizará" no circuito uma resistência equivalente, caso os componentes passivos deste circuito sejam apenas resistores, ou uma impedância caso seja uma associação entre resistores, capacitores ou indutores, ou todos os três.

    Desta forma a impedância tem a mesma unidade da resistência elétrica (ohm) e é representada pela letra Z. A impedância se diferencia da resistência pois ela é uma forma generalizada de se expressar uma resistência elétrica. Assim, toda resistência pode ser escrita na forma de uma impedância, mas nem toda impedância pode ser escrita apenas como uma resistência.

    A relação entre a impedância da sua caixa e a saída do seu amplificador

    Muitos aqui já viram, ou ouviram falar que a impedância entre a caixa e o seu amp deve ser a mesma. Mas porquê?

    A saída do seu amp pode ser descrita como uma fonte de tensão independente, mas que deve ser ligada a uma carga determinada para que se tenha uma relação otimizada para a potência entregue aos alto-falantes da caixa.

    Ou seja, pela lei de ohm, temos que V = Ri, e se a saída do seu amp tem V constante, logo i varia de acordo com R. Assim para termos a máxima potência entregue a sua caixa, dada pela fórmula P = Vi, a caixa tem que ter o R esperado pela sua fonte (no caso seu amp). Assim se um amp tem saída de 8 Ohms, e ligarmos ele a uma caixa com impedância 8 Ohms, e o valor de V na saída do teu amp for de 8V, então teremos uma corrente de 1A fluindo nos alto-falantes.

    E o que acontece se ligarmos nosso amp a uma caixa com uma impedância diferente? Se a impedância for maior que a do amp, a corrente vai ser menor, e consequentemente a potência entregue aos alto-falantes também será. Agora NUNCA devemos ligar nosso amp a uma caixa com impedância menor que a da sáida do amp, pois nesse caso a corrente terá um valor demasiadamente elevado e isso pode danificar permanentemente o seu amplificador!

    Associando impedâncias

    As regras para associar impedância são as mesmas para associar resistores, ou seja, para associações em SÉRIE, simplesmente SOMAMOS as impedâncias. Já para associações em PARALELO, devemos fazer a REGRA: 1/Ztotal = 1/Z1 + 1/Z2 + 1/Z3 + ... + 1/Zn.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker: Bom, enquanto eu estudava pra minha prova de amanhã eu tive um "insigth" sobre a melhor maneira de se explicar o que é a tal da "impedância", então vamos lá. Primeiro os conceitos básicos.

    Não li o texto ainda, mas já pesquisei bastante sobre o assunto e nunca consegui entender totalmente. Espero que você me ajude de uma vez por todas! hehe

    Valeu!

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker

    Muito bom! Bem explicado, nada com entregar tudo mastigadinho para a galera. ;-)

    Valeu!

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MauricioBahia
    O texto ficou um pouco grande, mas vamos ver no que dá, lê ai e diz se conseguiu entender bem.

    Bonnerfl
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker
    parabens cara, eu acho q ficou o mais claro na medida do possivel !

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Bonnerfl
    Valeu cara! Eu tentei explicar isso do meu ponto de vista da forma mais clara possível, tentando evitar ao máximo termos técnicos, mas alguns são indispensáveis.

    Se a galera quiser, amanhã eu posto aqui mesmo alguns detalhes mais técnicos da impedância, mas já deixo avisado que é preciso saber números complexos pra poder entender por completo essa parte.

    CaioRobertoBR
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: CaioRobertoBR
    · votar


    2Humbucker

    Muito bom man, eu sempre tive essa duvida, e estava procurando sobre isso essa semana. Finalmente entendi no seu tópico.

    Excelente iniciativa :)

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker
    cara mt bom seu texto...ja li todo mas nao entendi nada! kkkkk
    eu entenderia se, em vez de Amperes, Coulombs, Ohms, vc explicasse usando bananas, abóboras e mangas...

    brincadeiras a parte...entendi q a impedancia é a resistencia q o falante aplica na corrente q vem do ampli...se o ampli fosse uma caixa dagua, o cabo seria uma mangueira e o falante seria outra caixa dagua vazia...a agua teria de passar pela manguera...ali teria um "enforca gato" q estaria reguladinho numa situação normal...se ele estivesse mais apertado, a agua nao passaria num fluxo ideal, acumulando agua no ampli, sobrecarregando-o e queimando-o...mais ou menos isso, certo?

    bom...no meu ampli tem umas saidas atras assim: 1x16 Ohms (onde o falante dele ta plugado, é um combo), 1x8 Ohms, 2x16 Ohms

    a saída 1x16 serve pra uma caixa 1x12' cujo falante seja de 16 Ohms, ou pra uma caixa 2x12' cujos falantes sejam de 8 Ohms cada...

    a saída 1x8 Ohms serve apenas pra caixas 1x12' caso eu tenha apenas um falante de 8 Ohms...suponho q nao se aplique a 2 falantes de 4 Ohms...valor mto pequeno, nao? talvez uns falantinhos minusculos...de 6 ou 8'...sei la

    e a saída 2x16 serve pra caixas 4x12 cujos falantes sejam de 8 Ohms, ou 2x12' cujos falantes sejam de 16 Ohms...

    claro q as polegadas dos falantes podem ser outras, mas só pra ficar mais didático...é isso mesmo?
    cara se for isso vc acabou de explicar com sucesso física/ eletronica/ grego a um biólogo
    +1

    clebergf
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker

    Belo texto cara. Explicação simples e direta. :D
    Valeu!!!

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ALF is back
    Bom, se você conseguiu ler e imaginar uma analogia que, pra você, fez sentido, então eu cumpri com meu objetivo!

    a saída 1x16 serve pra uma caixa 1x12' cujo falante seja de 16 Ohms, ou pra uma caixa 2x12' cujos falantes sejam de 8 Ohms cada...
    Sim, se os falantes estiverem em série nessa caixa servirá perfeitamente.

    a saída 1x8 Ohms serve apenas pra caixas 1x12' caso eu tenha apenas um falante de 8 Ohms...suponho q nao se aplique a 2 falantes de 4 Ohms...valor mto pequeno, nao? talvez uns falantinhos minusculos...de 6 ou 8'...sei la
    Se dois falantes de 4 ohms estiverem em série, eles terão uma impedância total de 8 ohms, e então essa saída se aplicaria perfeitamente.

    Quanto a relação entre o tamanho do falante e sua impedância, isso não é algo direto, ou seja, um falante de 8" não tem que, necessariamente, ter uma impedância menor que a de um falante de 12". A impedância nos alto-falantes é uma proporcional ao indutor que compõem a bobina do alto-falante e, caso esteja presente, do capacitor de filtro.


    e a saída 2x16 serve pra caixas 4x12 cujos falantes sejam de 8 Ohms, ou 2x12' cujos falantes sejam de 16 Ohms...
    Não sei bem, pq nunca vi uma saída dessas (2x16), mas acredito que seja uma saída para ligar uma caixa com 2 alto-falantes na qual a impedância total seja de 16 ohms, ou duas com cada uma 16 ohms. No manual do teu amp você pode ver isso com certeza.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker
    entendi cara! Mas essa saida nao se aplica pra nenhuma caixa 4x12? Como eu faria pra ligar uma caixa dessa? Q saidas eu poderia usar? A 1x16, caso os 4 falantes fossem de 4 Ohms?
    Vlw cara!

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Duplo

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ALF is back
    Cara, quando você faz esse tipo de ligação, você tem que observar o valor que tá escrito na caixa que você vai ligar, e não dos falantes em si, pois na caixa os falantes estão conectados entre si, seja em série, ou paralelo, resultando no valor de impedância que tá escrito na entrada da caixa.

    Pelo o que eu entendi da sua descrição, as saídas que estão escritas 1xalgumacoisa são saídas Mono, ou seja, independente da caixa que você ligue nessa saída os falantes dessa caixa vão sempre reproduzir o mesmo som cada um.

    Agora a saída escrita 2xalgumacoisa essa PROVAVELMENTE é estéreo, ou seja se você ligar ela numa caixa com 4 falantes por exemplo, e essa caixa tb for estéreo, o som dos falantes de um lado será diferente do som do outro.

    Ou ainda melhor você pode usar um cabo spliter, e ligar em duas caixas 2x12 e regular cada uma de uma maneira.

    Mas lembre-se que eu estou falando isso me baseando no que você descreveu, uma boa olhada no manual do amp pode sanar essas dúvidas.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker
    perfeito cara entendi tudo! ja li todo o manual dele mas nessa parte das saidas passei meio por cima pq nao me interessaria no momento, embora por muitas vezes tentei entender essas tais impedancias! chegando em casa vou ver isso com mais atenção. Obrigado pela paciencia!
    abç!

    inExperienced
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Muito bom,
    Estou pretendendo construir uma caixa 1x12 ou 2x12 e este tópico vai me ajudar!
    Valeu mesmo cara!

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ALF is back
    Fico feliz que você tenha compreendido!

    inExperienced
    Eu daria uma olhada nesse tópico aqui pra você saber mais sobre as formatos que as caixas podem ter:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/284549/

    No mais, qualquer dúvida sinta-se a vontade pra perguntar!

    D Paula
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Aproveitando o tópico galera....
    Tirei duas 6L6Gc do meu ampli, pq nãoo tem quem toque com as 4. Li aqui q uma cx de 16ohms, tenho agora q deixar na saída de 8 ohms do ampli. Até aí tudo bem. É só isso mesmo, ou vai comprometer os trafos???
    Desde já agradeço a atenção.....

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    D Paula
    Eu não sou nenhum especialista em válvulas, mas se você tirou as duas que você falou (presumo que as tenha tirado do power) seu amp vai perder um pouco de potência na saída, o que diminui a corrente máxima que ele consegue entreguer aos falantes a ele conectados.

    Se a caixa tem 16 ohms, e você a conectou na saída de 8 ohms, a princípio tudo o que vai acontecer é uma perca no volume máximo que seu amp pode produzir.

    Um ponto importante a observar é se você retirou as válvulas corretas (do power, não do pré, ou mesmo de outras seções) não sei bem como isso vai influenciar o funcionameto do amp no geral, se pode levar a desgaste mais acentuado de outros componentes, mas por tudo o que já li aqui, isso não deve ocorrer. Mas repito que eu não sou especialista nisso e não me responsabilizo por algum dano no seu equipamento.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker
    D Paula
    Boas!De acordo com a explicação do 2Humbucker esse fato de retirar válvulas não se prende únicamente à potencia.
    Vamos pensar um pouco:Se uma válvula consumindo corrente de uma fonte representa uma carga(ou uma resistência, a grosso modo), duas válvulas em paralelo representam o dobro da carga( metade da resistência) e por conseguinte o dobro da corrente, de acordo com a lei do tal de Ohm.O estágio de power do seu ampli tem duas válvulas em paralelo, portanto " X " resistência, para cada lado do trafo de saida( o mesmo tem um enrolamento com derivação central).Quatro válvulas no no total.Se agora vc retira uma válvula de cada lado( a resistencia de carga nesse primário cai para X/2(metade)), mas não mexeu no trafo, ele continua com o mesmo numero de espiras no primário e no secundário e, com isso, mesma relação primário-secundário.
    Existe uma coisa em trafos operando em áudio chamada "impedância refletida".Isso quer dizer que se o trafo tem uma relação de 100:1(100 espiras no primário para 1 espira no secundário) e ligar uma resistencia de 800 ohms no primário, ela vai "refletir" 8 ohms no secundário.Assim, se vc tinha por exemplo 800 ohms equivalentes com duas válvulas em paralelo por ramal e agora tira uma de cada ramal, vc fica com 1600 ohms de carga no primário, que vai refletir(mantendo o mesmo trafo), de 100:1, 16 ohms no secundário.Esse artifício permite, pelo menos empíricamente, a retirar duas válvulas.Lógico que não é assim tão simples, é apenas o primeiro cálculo do negócio.Outras coisas devem ser levadas em conta como indutância mínima necessária( o trafo deve ser de qualidade), faixa de frequencias de trabalho etc, que fazem com que esse artifício não funcione assim tão bem diretamente, havendo muitas lendas nessa história, pois potência não é necessáriamente volume( e sim "peso", SPL).Portanto se vc faz esse artifício para reduzir volume, esqueça, a diferença não será tão grande assim e o timbre resultante poderá ser decepcionante.É como comprar uma Ferrari 12 cilindros em V, F1, e tirar 6 cilindros para andar a 40 por hora.Sacrilégio, decepção...Abcs.

    mjcmello
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Bem, uma coisa é entender o que é impedância.

    Outra coisa é entender que a máxima transferência de potência ocorre quando a impeancia da carga (no caso a caixa com os alto-falantes) é igual a impedância de saída do circuito (ampli).


    2Humbucker
    Se a caixa tem 16 ohms, e você a conectou na saída de 8 ohms, a princípio tudo o que vai acontecer é uma perca no volume máximo que seu amp pode produzir

    Alguns amplis possuem um transformador de saída (na verdade a maioria). Ligar um ampli numa carga com a impedância maior pode fazer a corrente sobrecarregar este transformador e queimá-lo. Principalmente os valvulados.

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    mjcmello
    Bom, como eu disse ali em cima não sou especialista em amps, ainda estou aprendendo sobre o assunto, então agradeço a sua correção.

    Mas será que você poderia explicar melhor isso? Porque eu penso o seguinte, se a saída de um amp pode ser descrita como uma fonte de tensão, mas com uma máxima corrente, e temos de ter uma carga mínima para ser conectada a ele, ou seja, a impedância da carga tem de ser igual ao valor descrito na saída do amp para que haja a máxima transferência de energia entre a saída e a carga. Como o fato de, no amp, haver uma trafo na saída (que possui uma indutância e resistência conhecidas no seu estágio secundário) pode ser afeto quando ligamos uma carga menor (impedância maior, menor corrente) na sua saída? Pois a corrente seria menor, ao menos ao meu entendimento, no secundário, e não maior como você diz.

    Pelo menos é assim que eu interpreto essa situação, mas claro, posso estar errado.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    2Humbucker

    Ainda não li o texto pois quero fazer com atenção triplicada!!! Lembro de um tópico que fiz com uma dúvida sinistra sobre alteração de timbre que acabou "sobrando" pro amplificador, e o C. Adolphs explicou.

    Seu texto deve esmiuçar mais o que estava por trás do meu problema.

    :)

    mjcmello
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker

    Ih cara, eu fiz confusão. Vc tá certo. Na verdade é o contrário. Se vc ligar uma carga de impedância menor vc aumenta a corrente e queima o trafo e os transistores de saída.


    Mas o que eu disse antes é valido: a máxima transferência de potência ocorre quando a carga é igual à impedância de saída.

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: 2Humbucker
    · votar


    mjcmello
    Ah sim, agora tudo fez sentido.
    E sobre o que você falou sobre a transferência de potência tá certíssimo.

    E pra quem quiser entender melhor...

    O termo potência representa uma função de transfêrencia de energia, ou seja, potência (P) é igual a energia entregue, em Joules (J), sobre o tempo (t). Se usarmos tempo em segundos teremos J/s, unidade a qual o SI chama de Watt (W).

    Em termos elétricos, quando falamos de potência entregue por uma fonte, usamos a equação P = Vi (existem outras formas para essa equação, como P = Ri² ou P = V²/R, mas elas se aplicam a outras situações especificas).

    Se lembrarmos do texto, podemos ver que V = J/C e i = C/s e com uma simples matemática, vemos que também no caso elétrico P = J/s. Mas o que isso quer dizer em termos de amplificadores? Significa que a corrente da saída do seu amp e que flui pelo falante "entrega determinada quantidade de energia atráves das cargas elétricas, com uma certa 'velocidade'".

    E como é sábido, nos amplificadores a tensão de saída é constante e a corrente varia, ou seja, a quantidade de energia entregue varia, mas ela é sempre entregue com a mesma velocidade. Fazendo uma analogia: Imagine que você recebe um e-mail a cada hora, sempre, mas que o tamanho do e-mail varia. Em certo instante ele tem só texto, em outros momentos fotos, e as vezes até arquivos de MP3. Ou seja, a "velocidade" com que você recebe seus e-mails é sempre a mesma, mas o tamanho varia. É assim que o amplificador funciona, entregando uma quantidade de energia que varia, mas sempre a mesma "velocidade".

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker
    mjcmello
    MauricioBahia
    carlos adolphs
    D Paula
    inExperienced

    isso ai galera esse papo tá legal! vão conversando ai q eu to lendo e tentando entender tudo (bom...não custa nada tentar!)

    D Paula
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Galera em geral..........
    Então acho q terei q comprar mais duas válvulas novas. Comprei 2 6L6 JJ e 4 ECC83 S JJ tb. Na esperança de ter um som legal. Mas agora o
    carlos adolphs me dasanimou. Vou pegar as vávulas hoje no correio e instalar. Realmente se não der diferença considerável no volume e ainda por cima prejudicar o som no geral, vou encomendar mais duas válvulas e providenciar um atenuador. Até fim de semana já digo algo por aqui.
    Obrigado pela força a todos por enquanto.........

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: 2Humbucker
    · votar


    D Paula
    Porque antes de sair comprando mais válvulas e fazendo testes a torto e a direito, você não abre um tópico e explica por completo sua situação, dizendo a marca e o modelo do teu amp, as válvulas que ele usava antes, as válvulas que você já comprou, e que objetivo você quer alcançar através dessas modificações.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Enriquecendo aqui:

    http://www.generalguitargadgets.com/tech-pages/48-technical-topics/35- what-is-impedance

    - What is Impedance? Artigo da GEOFEX
    - Zachary Vex (Zvex) explicando.
    - Craig Anderton's - Impedance, Loading and A 'Buffer Board' from Guitar Player, Out/1976

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Impedância - O tópico definitivo! Entenda o que é, como ela interfere no seu amp, e como associar.