12 Cordas - Players Club

Autor Mensagem
GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Camarada ando atrás de um Dinamico Del vecchio, sabe, aquele dos cones invertidos. ele tem um timbre de lata sensacional e não tenho achado nenhum por aí.

Fernando
Veterano
# dez/04
· votar


Não tenho mas costumo tocar num Yamaha APX4 de 12 cordas. Desplugado o som é muito legal mas não é tão encorpado, já plugando o som é fenomenal, lindo mesmo. Ainda compro um de 12...

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Das marcas de 12 cordas que conheço, eu tenho referências boas de:
Condor - Tenho um colega que tem um há bastante tempo e tem um som legal.
Strinberg - Que é o meu.
Takamine - É muito bom, mas o preço...

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


www.tapguitar.com

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


Del Vecchio só na loja da Del Vecchio na R. Aurora 187. Nao tem jeito, tem q ir lá mesmo. Pra falar a verdade nao prestei atenção nesse modelo, mas se vc quiser ligar, o tel é: 221-0099.

fabioche
Veterano
# dez/04 · Editado por: fabioche
· votar


Continuo com a saga à busca de um 12 cordas, q deve terminar só ano q vem, só Deus sabe qdo. Continuo testando vários modelos.

Ontem testei um Groovin, modelo igual ao deste link, porém 12 cordas
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=21260643
A acústica não era lá grande coisa, com captador ativo, equalizador, tava 550 pilas, lá na Teodoro. Bom custo benefício aparentemente, mas nao me convenceu.

Testei um Crafter Folk tb, mas achei o som muito fechado, e 1,2 mil reais por um violão daqueles nao dá. Condor nem dá pra cogitar, o som achei bem fraco.

Vi na net q tem o Rozini folk 12 cordas, com tampo maciço. É o mais barato q eu achei, em torno de 370 reais acústico, mas nao encontrei em nenhuma loja. Alguns já me falaram q é uma marca legal, principalmente pra cavacos. Outra boa impressão tive ao ver q a MGS (dealer da Martin no Brasil) tem na sua loja violões de nylon da Rozini. Alguém já tocou com um?

Qto ao APX da Yamaha, concordo com o colega Fernando: plugado é maravilhoso, mas a acústica fica devendo. Tenho a opinião de q 12 cordas tem q ter som, volume, timbre em cima, senao nao tem graça...

Gostei mesmo foi do Takamine, G series. Acústica excelente, vc percebe q o material é leve, bem acabado. Volume ótimo, timbre equilibrado, a captação é muito boa, tem inclusive um afinador na captação. Por enquanto, dos possíveis, é o melhor. O preço é 2.200. Caro, mas é um instrumento q vale a pena. Falta dinheiro memso...rsrsrs

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


Só para dar entao um resumo, a mihan lista está assim, em ordem de preferência:

1. Takamine - 2.200 reais
2. Roxy Guitar - 950 acústico e 1.200 com captador B-band
3. Groovin - 550 eletro-acústico

A dificuldade é q a faixa de preço é diferente, os modelos são diferentes, e claro, a qualidade tb. Preciso somar todos esses fatores pra fazer a escolha. Quero testar ainda:

1. Rozini - acústico (em volta de 370 reais)
2. Craviola - acho q tá uns 1.200

Com esse Rozini a idéia seria usar um captador q eu tenho de um violão folk q tá quebrado... será q ficaria legal?

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


Fui na Sta. Ifigência por outros motivos, mas resolvi dar uma olhada nas lojas. Me surpreendi, pois os preços em geral são melhores q na Teodoro.

O Groovin 12 crodas, q tinha visto por 550, vi o mesmo modelo por 450. É um violão razoável, achei q o custo/benefício é legal.

Vi um Takamine por 1.650. O preço já melhorou.

Vi vários Giannini, Di Giorgio e Rozini usados, mas tavam pedindo de 350 a 550 reais, nao vale nem a pau.

Na última loja vi um Rozini acústico, com um som bacana, por 350 reais, Tampo maciço, nao era tao pesadão...

A conclusão q deu pra tirar é q, se vc nao está a procura de um instrumento top, vá à Sta. ifigência q lá é mais barato.

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Camarada eu tenho uma 10 cordas Rozzini, e funciona porém tenho também uma 10 Del Vecchio e o timbre é matador e a pegada é excelente e veja bem que não é um instyrumento top de linha ou seja tenha cuidado ao testar e escolher um. Os 12 del vecchio eu acho pesados e sem graça , sem volume acustico. Vi em uma revista um Rozzini de 2 braços que é interessante mas, não sei se presta. Eu particularmente to tentando achar um luthier aqui na Cidade Maravilhosa ( apesar do César Maia) que possa fabricar um de acordo com os meus devneios e com um preço razoavel, não há muitos luthiers no RJ que se abilitem a construir violões para cordas de aço e principalmente 12 cordas. fico feliz que os Roxi estejam agradando talvez acabe optando por um deles mas preciso ver de perto pór que fioplão não é enceradeira que se compra sem ver de perto né?

Greenwood
Veterano
# dez/04
· votar


fabioche

Rapaz, vc tem certeza que não quer testar o Crafter de novo? Acho o som (de 6 cordas pelo menos) incrível. O show do capital inicial acústico é todo com Crafter...

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Greenwood
O cara dos Engenheiros tb usou um Crafter no acústico MTV.

Greenwood
Veterano
# dez/04
· votar


The Blue Special Guitar

Pois é... e que som os caras tiram!!!

No show do Capital, o guitarrista convidado usa até um "e-bow" no violão (Crafter)... fica muito psicodélico!!!

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Greenwood
O que é "e-bow" ?

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


GAMA
concordo contigo... o 12 cordas da Del Vecchio nao tem graça mesmo. O da Rozini q experimentei era bem melhor (e melhor q os Gianninis q experimentei tb). A vantagem é q eu consigo com preço de fábrica, e isso tá contanto muito... Agora o Roxy realmente é um instrumento muito bom, a acústica se compara facilmente ao Takamine... acho q vale a pena pra quem tem cerca de 1 mil reais pra investir. O porém é q acredito q só tenham aqui em SP pra vender, na dealer da Martin na Teodoro Sampaio.

fabioche
Veterano
# dez/04 · Editado por: fabioche
· votar


Greenwood
cara, tem dois pontos pra analisar:

o primeiro é q talvez eu nao tenha dado sorte com os instrumentos q testei. As vezes vc pega uma viola da mesma marca, mesma linha, mas com acústica completamente diferente...

O segundo ponto é q a faixa dos Crafter é de 1.200 reais. Acho o valor alto para esse violão, e nesse caso preferiria ficar com o Roxy com um captador B-band. O problema pra mim neste momento é $$$$$, senão a escolha tava feita...

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Fabioche, de uma olhada nos Fox
http://www.foxguitars.com.br/ eles são solidos , sem caixa de resonancia como os Godin, são fabricados em MG eu acho e vi uma apresentação de uma Cantora chamada Dani Carlos que faz um trabalho de rearranjar popmusic oitentista e noventista bem legal tipo Emerson Nogueira de saias e os dois violonistas usam os instrumentos em questão talvez te sirvam

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Eu, sinceramente, não acho que vale a pena investir tanto dinheiro num Takamine. A diferença de um violão deles para outros é muito pequena, não vale a pena pagar tanto a mais.
Para mim até R$ 1200 num 12 cordas já está muito bem pago.

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


No show do Capital, o guitarrista convidado usa até um "e-bow" no violão (Crafter)... fica muito psicodélico!!
Só prá contar o guitarrista em questão é o Marcelo Sussekind que também tocou no Herva Doce e com Cazuza e o Lobão se não me engano, além de ter produzido o dvd e o cd

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


Fala Gama,
vi na net esse Fox tb. Mas eu tenho um ponto chato pra violão: gosto de acústica boa. O violão pode ficar maravilhoso plugado, mas eu gosto da acústica tb, valorizo muito isso, ainda mais um 12 cordas. Eu pelo menos acho q o grande barato do 12 cordas é a acústica dele...

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


The Blue Special Guitar
Tb achei caro demais 2 mil pra um Takamine. Vi um por 1.600, mas como vc falou, a diferença é pequena, vc acaba pagando pela marca mesmo...

fabioche
Veterano
# dez/04 · Editado por: fabioche
· votar


Dos possíveis, a minha ordem de preferência está assim:

1. Roxy Guitar. Só é vendido na dealer da Martin. Custa 900 reais acústico. 1200 com captação b-band. [url=http://www.roxymusic.com.br
]www.roxymusic.com.br
[/url]

2. Groovin. Feito na China, design americano, bom custo-benefício. Nao é nenhuma maravilha, mas é razoável. O mais barato q consegui até agora foi 440 reais à vista, eletro-acústico. www.equipo.com.br (site da importadora)

3. Rozini. Brasileiro, por incrível q parece o som é interessante, bom pra brincar. Consegui por 270 reais, acústico, modelo estúdio, mas só para janeiro. [url=http://www.rozini.com.br
]www.rozini.com.br
[/url]

Apesar dessa ser a ordem de preferência, a ordem de viabilidade é inversa...

Greenwood
Veterano
# dez/04
· votar


The Blue Special Guitar

Dá uma olhada aqui ==> www.e-bow.com (english, sorry!)

GAMA

Só prá contar o guitarrista em questão é o Marcelo Sussekind

Pois é... antes de postar me deu um branco e não consegui lembrar do nome dele... que crime!

Sim... ele tocou com o Lobão sim, na época do "Corações Psicodélicos".

Agora, me diz uma coisa... vc já experimentou um e-bow?

alexandre da silva pereira
Veterano
# dez/04
· votar


estou afim de um metodo que me ensine os batidos e dedilhados de violao se alguem puder me indicar um favor me envie uma mensagem no meu email www.alexandre-silva-pereira@ig.com.br

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Pessoal,

Para quem tem um 12 cordas...quando vocês acham que precisa trocar as cordas para se ter uma certa segurança de elas não irão quebrar?
Pergunto isso pois o meu ainda tem cordas originais e não sei se estou correndo o risco de ver uma delas estourar.
As cordas do de 12 sofrem menos do que as de 6, pq nele vc faz mais bases, é muito raro (e difícil) fazer um bend, etc...

Valeu!

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Agora, me diz uma coisa... vc já experimentou um e-bow?
Po meu camarada nunca nem chegei perto

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


GAMA
Eu? Não, nem entendi direito o que é ainda...

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


The Blue Special Guitar
O problema das cordas nao é o tmepo dela quebrar, e sim o desgaste da sonoridade. Com o tempo, a corda perde brilho, a tonalidade, volume, afinação, enfim, prejudica de forma geral o som da viola. Eu troco o jogo em média a cada 4 meses, indepedente da iminência de estourar alguma, simplesmente troco pra ter um som sempre legal.

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


colegas,
vcs pegariam um Rozini 12 cordas por 270 reais?
Estou pensando no caso...

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


fabioche
Por motivo de economia, eu uso as cordas o maior tempo possível.
Troco somente quando vejo que há perigo de estourar hehe...aí é vergonhoso, vc tocando e lá se vai a corda...

Mauricio Ferreira
Veterano
# dez/04
· votar


Olá amigos amantes de violões...Estou muito interessado em adquirir um violão de 12 cordas,toco em violões de 6 cordas, porem ñ sei a sequencia de afinação de cordas de um violão de 12 cordas, Gostaria se possivel que um amigo me enviasse na ordem (igual à de um violão de 6 cordas tipo 1ºMi 2º si...)e assim por diante)as notas da afinação da primeira a decima segunda corda do violão de 12 cordas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Cordas - Players Club