12 Cordas - Players Club

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao

Eu uso sempre a afinação em D. Na verdade é que fica mais macio e arrembenta menos corda. Mas uso o capotraste co frequencia.

lbotao
apertaram o tensor e colocaram um jogo novo, 0.10..
ele está afinado em MI mesmo... o problema é que agora está muito duro o violão.. as cordas estão um pouco altas..


No apertar o tensor, e trocar as cordas aconteceu o que voce disse. Não tem necessidade de trocar 0.09 por 0.10. A 0.09 aguenta afinação em E.



o que fazer, levo num luthier ou espero um pouco pra ver se as cordas soltam um pouco?

Ele não vai voltar sozinho. Voce terá que mandar arrumar.

pode guardar afinado em MI ?


Pode guardar em qualquer afinação. O que eu faço é desafinar o violão depois de 6 ou 8 meses e deixar desafinado uma semana. Mas é para tirar a tensão do cavalete e das tarraxas, coisa minha. Nada como regra.

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


valeu ai Prof. Rosélio Araujo, cheguei agora do luthier,
ele dissa que a ragulagem vem assim mesmo, o braço estava empenado, ele afrouxou as cordas e mexeu no tensor..
ele disse que a ação das cordas vem alta de fabrica..
bom, deixei la para a revisão e pra dar uma amaciada. vai ficar em 50 mangos!

logo gravo algo pra vcs verem como é o violão

abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao
ele disse que a ação das cordas vem alta de fabrica..
bom, deixei la para a revisão e pra dar uma amaciada. vai ficar em 50 mangos!


Dá para arrumar. Ele deve tirar um pouco no rastilho, as vezes até no cavalete mesmo (Deixando o rastilho mais baixo). E o valor é este mesmo. É o que eu também cobro para fazer isso. Mas fica bom.

Um abraço

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


ele ia nivelar alguns trastes,
segunda, finalmente vou poder aproveitar de vez o brinquedo..
desde que comprei o violão não pude tocar direito.
maas, espero que fique bom!
abraço

BrandieLLi
Veterano
# jul/09
· votar


O fabioche não voltou pra responder minha pergunta, mas tudo bem...

É o seguinte pessoal, to com um pequeno problema no meu 12 cordas, a solzinha simplesmente não para afinada de geito nenhum.
Mesmo afinando meio tom abaixo da padrão, ela arrebenta depois de alguns dias, não sei mais o que fazer. Violão 12 cordas sem a solzinha não tem graça, logo que arrebenta vc percebe a falta de brilho que essa corda dá.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


BrandieLLi
Mesmo afinando meio tom abaixo da padrão, ela arrebenta

Diga aí em que lugar ela arrebenta. Assim fica mais responder.

Um abraço

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


galera, eu tenho um ampli de guitarra, meteoro atomic drive.
Não toco mais guitarra, tenho 3 violões, nylon, aço 6 e aço 12...
já que amplificador de violão é caro e não usarei meus equipamentos profissionalmente, vcs acham que vale a pena camprar um ampli multifuncional para os violões apenas?


PS: vou usar um de cada vez, um instrumento-um ampli!

:D
valeu galera!

BrandieLLi
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Bem perto da tarraxa, como se a propria tarraxa a corta-se.

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


meu Rozini chegou do luthier
ta beeem melhor, a ação das cordas ta mais baixa e agora eu tenho meu violão..
mas mesmo assim, a força exigida pela mão esquerda é maior do que no de 6, era de se esperar certo?

ele está afinado em mi com cordas 0.10..
assim que as cordas necessitarem de troca trocarei por 0.9
quanto mais macio melhor

tsM tuner
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao

Voltou rápido, hein! Que beleza!

É normal mesmo que o violão de 12 seja mais pesado que o se 06, afinal, você tem o dobro de cordas.
Mas você vai se acostumar logo...

Abraço.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


BrandieLLi
Bem perto da tarraxa,

Quase certeza é a tarraxa que está rompendo a corda. Coloque um pedacinho de papel envolvendo a tarraxa, depois coloque a corda, ou então peggue uma lixa fina e passe com cuidado para não ficar marcas visíveis. Coloque a corda e observe se irá romper. Use uma corda já usada, assim não corre risco de perder corda sem necessidade.


tsM tuner
É normal mesmo que o violão de 12 seja mais pesado que o se 06,

Exato. Todo violão de 12 é mais pesado que o de 6.

Um abraço

Lukaslokoporlespaul
Veterano
# jul/09
· votar


eu toh querenu compra um pra mim
axo o som mto lindo
eu toquei com um do meu amigo ele afina em E msm
as vezes ele afina em D#

os violões da condor são bons??

falo!!

BrandieLLi
Veterano
# jul/09
· votar


ta beeem melhor, a ação das cordas ta mais baixa e agora eu tenho meu violão..
mas mesmo assim, a força exigida pela mão esquerda é maior do que no de 6, era de se esperar certo?


Com ctza, creio que nem o Mr Taylor do fabioche não é mais macio que um violão 6 cordas.

ele está afinado em mi com cordas 0.10..
assim que as cordas necessitarem de troca trocarei por 0.9
quanto mais macio melhor


Legal. Mas não se esqueça que vai perder o timbre incorpado das cordas 0.10.

Abraço

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


lbotao
Você faz apresentações com violão? Só vale a pena ter um amplificador de violão neste caso. No seu lugar, eu procuraria um amplificador de violão da Meteoro ou uma caixa ativa/amplificada, mas estas não são soluções que saem por menos de R$700.

lbotao
Veterano
# jul/09
· votar


eae galera..
então, notei quem pra fazer pestana fica um pouco dificil, mas se fosse só isso tudo bem.. mas fiquei com uma dor no braço e no ombro esquerdo..
falta alongamento?
falta treino?
preciso moderar o tempo de pratica?
troca de cordas para 0.9?

valeu aee!

fabioche
Veterano
# jul/09
· votar


BrandieLLi
O seu Taylor possui tarraxas e parte eletronica da própria taylor certo? Devem ser muito bons para um violão extremamente caro e top de linha.

A minha pergunta é: da pra comparar as tarraxas com algum modelo gotoh, ou a parte eletronica com fishman, shadow, etc? Ou são superiores a tudo?


Mal aeee pela demora...
Então, o Mr. Taylor tem tarrachas da Taylor e o sistema de captação é própria da Taylor tb.

Agora, se dá pra comparar é complicado. A qualidade é fantástica, e tem o lance de ser personalizado, feito pra aquele instrumento, pra aquela marca, isso dá um valor sentimental a mais tb...rs

A captação é fantástica. Extremamente real ao som verdadeiro do violão. A maioria dos captadores "mentem" bastante... outra coisa bacana é q mantém o corpo praticamente intacto. Nos captadores q vemos por aí, vc um corte grande na lateral só pra encaixar o pré... dá dó de ver um violão cortado dessa forma, não dá? rs

Se é melhor q os outros é bem complicado... na minha opinião, é o melhor captador q testei até agora. Shadow esquece... tem alguns fishman bons tb, mas tem alguns q não valem a pena. Testei um Martin com um fishman muito bom, sem equalizador, mas testei outros q não gostei tanto... o Taylor Expression System tem um esquema pra captar o som em uns 3 pontos diferentes... é bom mesmo.

fabioche
Veterano
# jul/09
· votar


bom, quanto à polêmica de um violão de 12 ser mais macio q um de 6 (aço), depende... se o de 12 for um bom instrumento, bem regulado, e o de 6 estiver sem set up, sem nada, o de 12 fica mais macio sim... já tive essa constatação ocmprovada mais de uma vez, e não só com o Taylor...

lbotao
Veterano
# ago/09 · Editado por: lbotao
· votar


pessoal, afinei meu 12 cordas em D, colocando o capotraste na segunda casa, o problema é que o violão ficou com o som desafinado (com o capo), daí, afinei o violão com o capo nele, ficou perfeito, macio e com um sonzão.

DUVIDA: existe algum risco/problema em usar sempre o capotraste e de afinar o violão com o capotraste preso nele?

0brigado ai galera

lbotao
Veterano
# ago/09
· votar


galera, por favor, dêm uma olhada no tópico que fiz, preciso e ajuda com meu rozini!
valeu ae!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/215287/

_JhoE_
Veterano
# set/09
· votar


Procurei nos outros Tópicos mais nenhum respondeu as minhas duvidas. Vamos lá:
Comprei um Condor 12 Cordas há pouco tempo, estava uma maravilha e tudo mais, até que as cordas de fábrica ficaram velinhas e começaram a estourar.
Comprei um acordoamento Gianinni 0.10 ( coisa que me arrependo muito mais é o unico que tem aqui na região ).
Quando fui trocar as cordas para a minha surpresa essas cordas 0.10 são tão grossas que mal cabiam nas cavidades das cordas.
O violão agora está muitissimo duro, semi-impossivel de se fazer uma pestana.
Minhas dúvidas:
Qual é o encordoamento de Fábrica? 0.09(que ta dificil de achar) ? 0.08(se existir pro 12 cordas) ?
Já que eu não consigo achar um encordoamento completo para o 12 cordas eu consigo montar um 0.09 ? Como Montar Tal Encordoamento ?
As cordas serão mais "finas" e mais macias certo ?
Como ainda estou estudando e prático só por Hobby não procuro aquele timbre maravilhoso mas trocando por 0.09 ou se for o caso 0.08 perderei muito timbre ?
O único encordoamento que achei por aqui na região 0.09 para violão 12 cordas é um tal de Di Marques R$ 58,00 ( Como não sou profissional e não ganho dinheiro com isso fica dificil pagar 60 conto num encordoamento)!
Por Favor me ajudem, estou parado pois tá impossivel tocar em cordas tão grossas e duras! =/ (Não tem Luthier aqui na região) e aparentemente ele está bem regulado!

Achei mais ou menos isso na internet para eu montar um encordoamento 0.09 para o 12 cordas

MIzao
045 - 026
La
036 - 016

029 - 011
Sol
021 - 008
Si
013 - 013
Mizinho
009 - 009

Se eu chegar na loja e mostrar esses numeros pro cara eu consigo comprar avulso as cordas ?
Vai ficar bom ?
A Tensao Realmente vai ser 009 ?
Me ajudem ai galera, sou novato nessa parada !
Consigo comprar as cordas apenas com essa tabela ai ?

fabioche
Veterano
# set/09
· votar


_JhoE_

cara, descomplica as coisas. Nao inventa, não mistura cordas de tensões diferentes. 12 cordas tem essa dificuldade: o encordoamento é mais caro mesmo, e as veze seria bem aconselhável levr num luthier pra ajustar braço, ponte, ação ds cordas, etc.

mas meu conselho inicial é: não inventa e não complica. Guarda a grana e compra um jogo de cordas decente pro seu violão. Depois, se der, vai num luthier pa regular o bicho.

abrasss

tsM tuner
Veterano
# dez/09
· votar


Boa tarde turma!

Gostaria apenas de dar uma dica: pra quem que um violão de 12 cordas bacana e sem gastar muito, eu recomendo o Tagima Twelve Tuner.
Tenho um desses a mais ou menos 06 meses e estou muito satisfeito! Bonito; macio (cordas D'Addario de fábrica); timbre de bom corpo e volume; boas madeiras; segura bem a afinação; captação e equalização justas por este preço (entre R$600,00 e 800,00); enfim, um ótimo custo-benefício.

Pra quem tiver interesse, passe em uma loja e confira! ;)

Outra dica: experimentem tocar afinado em Cebolão D (de baixo pra cima: D-A-F#-D-A-D); fica lindo demais!

Forte abraço a todos e bons sons!

tsM tuner
Veterano
# dez/09
· votar


_JhoE_

Faça com o fabioche falou: não complica.

Um bom jogo de cordas é fundamental para que você tenha conforto, timbre e durabilidade. Vale apena esperar um pouco mais e ir juntando uma grana pra comprar um bom jogo de cordas pro seu violão - eu uso cordas D'Addario e recomendo!
Sem contar que o jogo de 12 cordas é naturalmente mais caro que o de 06 cordas, afinal, são o dobro de cordas...

É isso aí.

Abraço.

EternoRocker
Veterano
# dez/09
· votar


Ví umas perguntas aí...

1 - O lance do ampli de guita pra violão não fica ruim... ja de violão pra guita fica... Dá pra usar numa boa.

2 - Já ví violão de aço mais macio que violão de nylon... tudo depende da regulagem... e com certeza os de 12 podem ser mais macios que os de 6.

3 - Só uso cordas D'adario, tanto de 6 quanto de 12... e diferença de uma pra outra nem é tanta... pra falar a verdade, na Teodoro já encontrei de 12 mais barato que o de 6... mas geralmente a diferença é bem pouca de uma pra outra.

Outra coisa interessante.... alguém falou do Tagima Twelve Tuner... É um violão legal... mas se for pra tocar em banda ou fazer apresentações, considere outras marcas... Walden, Takamine, Crafter... São o dobro do preço, mas compensam pela qualidade.

É como foi dito... É o lance do custo x benefício.

Penso que o instrumento foi feito pra durar a vida inteira... por isso cheguei a conclusão que é melhor juntar uma grana e gastar mais um pouco por um bom instrumento, do que ter que trocar depois, ou seja gastar duas vezes.

De resto, violão de 12 cordas é apaixonante... No último sábado estava numa festa de confraternização. Levei meus dois violões, um Crafter de 06 cordas que tenho há uns 10 anos e o meu Walden 12 cordas, que está comigo há uns 3/4 anos...

Tinha mais ou menos umas 40 pessoas... e imaginem, toquei sem amplificação, com toda galera cantando... por quase 3 horas sem parar...

Sentei a mão no 12 cordas... sem dó... e ele manteve excelente volume, timbre e afinação do começo ao fim... foi muito bacana.

É nessas horas que vc põe a prova seu instrumento... estou muito feliz com o meu. Não conhecia a Walden quando comprei, mas qdo testei na loja e ví o som, a construção e a eletrônica... me apaixonei.

Inclusive fica aí a dica pra quem quer comprar um instrumento novo... É como um casamento... vc manda o acorde e vê se ele te conquista... Se rolar amor a 1ª vista e "ouvida", acredite... aquele deve ser o seu instrumento... independente da marca, principalmente.

Vixe... jaja escrevo um livro... foi mal aí galera... é que violão de 12 cordas é phoda !!!

Ho ho ho !!!

Shakari
Veterano
# dez/09
· votar


Bem galera, como o topico é sobre tudo de 12 cordas, mas muito extenso, eu criei um com uma síntese quem puder ajudar lá, mas aki vai uma pergunta que talvez depois ponha lá, o que me sai melhor, comprar um violão com captação já nele ou por tipo um captador de boca ou furar pra uma outra captação um rozini de tampo maciço? grato.

rgmerighi
Veterano
# mar/10
· votar


Shakari: vou dar o meu palpite. Se pretende tocar com amplificação compre um já com tal recurso. O meu da crafter é muito bom...e depois de muito malha tá maciozinho! abç

luquinhas12
Veterano
# mai/10
· votar


ae gente,to com em torno de 900-1000 reais pra gastar num violão de aço de 12 cordas.vi,primeiro,os crafters,porém,tampo laminado,é pior.
Vi os corts,jumbo,caros,acima de 2000.
Qual vcs me recomendam?Rozinis?quais?

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


luquinhas12
12 cordas com tampo maciço, que eu me lembre, só o Rozini, o Cort MR170 e o Giannini Série Performance. O Rozini e o Cort são folk e os Giannini é flat. Tem ainda a Giannini Craviola 12 cordas Série Brasil.

clesioluthier
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

set/17

Instrumentos Musicais , Luthier , Atendimento de Qualidade e por um bom preço , tudo isso em um só lugar !!!!

Musical Mix!

https://www.facebook.com/musicalmixniteroi/

Vale a pena Conferir!!!

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Eu nem sabia que tinha um club das 12 cordas!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Cordas - Players Club