Posso afinar uma viola 12 cordas como se fosse um violão 12 cordas?

    Autor Mensagem
    Thaisrandall
    Membro Novato
    # abr/21


    Posso afinar uma viola 12 cordas como se fosse um violão 12 cordas??

    Delson
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    viola 12 cordas
    Isso existe?

    Não é retórica, eu não sei mesmo se existe.

    sidguitar1
    Veterano
    # abr/21 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Delson viola 12 cordas
    Isso existe?

    boa pergunta heheh ,pra mim q so tem 10 cordas a viola hehe,violao 12 cordas pode ser afinado como uma viola (problema eu acho,e q se vc afinas as cordas(antes do bordao) como uma viola tipo cebola E,eu acho q vai ter q da uma apertada no tensor pq vai forcar o braco,ideal e levar num luthier pra ver se rola fazer isso sem risco pro instrumento,vc pode ate deixar sem o ultimo par de corda pra ficar bem parecida com a viola pra tocar, mas e bom ver esse lance do instrumento suportar afinacoes mais altas,abraco
    tive q editar hehe
    depois q escrevi vi q a pergunta e outra coisa,acho q vc pode afinar o violao 12 cordas como um violao 12 cordas hehe, se vc estiver falando de viola caipira e pra ser 10 cordas mesmo(5 pares)se tiver foto dessa viola de 12 posta pra gente ,vai q existe mesmo,abraco

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Thaisrandall

    Não há problema mas é ideal verificar o encordoamento certo, já que normalmente você compra o encordoamento em função da afinação que usa.

    Eu, por exemplo, afino a minha Rio Abaixo (open G), e compro as cordas para este padrão. (a minha é 10 cordas)

    Precisa lembrar que uma viola não é um violão (no padrão construtivo). A viola costuma ter uma caixa menor para favorecer os agudos então, (acredito, pois não tenho uma) que o encordoamento é específico, não é o de violão. Mas, como existem violas de 12 cordas no mercado, creio que deva haver encordoamento correto para elas.




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posso afinar uma viola 12 cordas como se fosse um violão 12 cordas?