12 Cordas - Players Club

Autor Mensagem
Beto Munhoz
Veterano
# out/05
· votar


Como vocês fazem para afinar o 12 cordas ? Usando afinador eletrônico ? Mas como afinam 1 oitava acima ?

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


Simples, cara. Vc toca a corda e vai acertando a tarraxa até chegar no tom. Comece pelas cordas mais grossas, depois as oitavadas. Vc só tem que ter "ouvido" para perceber que, mesmo o QwickTune dizendo que a corda já tá no tom, vc saber se tá um oitavo à cima (mais aguda que a grossa) ou não. O meu afinador é um Boss, que já faz isso sozinho, mas com o QwickTune dá pra fazer tb, sem problemas. Abraços

fabguitar
Veterano
# out/05
· votar


Ai galera, estou procurando um modelo de capotraste (abrçadeira) da marca KYSER, modelo KG12B além de ser um capotraste muito bonito ele prende as 12 cordas do violão muito bem, mas o unico problema é que ja faz meses que eu procuro esse capotraste e não acho em lugar nenhum, se alguem de vcs puderem me ajudar, eu agradeço, abaixo vai site onde vcs poderam ver vlw pessoal.......


www.kysermusical.com/product.php?productid=16134&cat=24&page=1

jdesouza
Veterano
# out/05
· votar


PESSOAL:
GOSTARIA DE SABER QUEM JÁ COLOCOU UM CORDAL NO VIOLÃO , E SE SABERIAM INDICAR ALGUM LUTHIER NO RJ PARA FAZER ESSE SERVIÇO ?
abraços !

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


jdesouza
PESSOAL:
GOSTARIA DE SABER QUEM JÁ COLOCOU UM CORDAL NO VIOLÃO , E SE SABERIAM INDICAR ALGUM LUTHIER NO RJ PARA FAZER ESSE SERVIÇO ?

Cara, o meu não dá pra botar cordal. Ele é de pino :(
Luthier no RJ conheço dois: Clésio em Niteroi (trabalha para a Loja Disconildo da ua São Pedro) e o outro da loja da mesma rede, nas no Centro do Rio (Rua sete de setembro)... Esse eu esqueci o nome. Só deixo esses dois aí mexer nos meus violões.

CaimDark
Veterano
# out/05
· votar


O que é um Cordal?

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


CaimDark
O que é um Cordal?
É um dispisitivo metálico que prende as cordas do violão na junção do tampo com o bojo, evitanto assim a pressão excessiva que as cordas fazem no cavalete. O Cavalete passa a servir somente de passagem para as cordas. Tipo aquele negócio que puxa para trás as cordas do bandolim do Dado Villa Lobos.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


CaimDark
O cordal é muito útil pra quem gosta de guardar violão aço afinado, como eu, pois ele reduz drasticamente a tensão que as cordas exercem no braço e no tampo.

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


UMA AFINAÇÃO MUITO LOUCA...

Gente, um dia desses eu estava testando novas formas de afinação pro meu 12 cordas e achei uma posição que ficou muito massa. Afinei ele em Terças, ou seja, nas cordas oitavadas, eu subi elas até a terceira nota de seu tom orginal. Pow, o violão ficou com um brilho incrível no som! Alguém conhece ou já experimentou esse tipo de afinação, ou sabe o nome que se dá à ela (senão tiver nome, eu vou inventar um)?

Um detalhe: a corda Sol Oitavada não aguenta ir até a Terça acima, portanto substitua ela por uma de corda 0.8 de guitarra, que tem mais flexibilidade.

criminalint
Veterano
# dez/05
· votar


Aeeeeeew cabei d comprar um takamine EG 531 C 12 cordas!
fantástico, amei esse violão

Raphael cox
Veterano
# dez/05
· votar


DUVIDA: [i]tente afinar DADGAD e veja o som que dá...[i/]

como assim fazer afinação assim, as 12 nao tem que ser na mesmas por exemplo: EE, BB, GG, DD, AA,EE?

obrigado pela ajuda

Raphael cox
Veterano
# dez/05
· votar


ops foi mau o italico ai em cima!!!!

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


criminalint
Aeeeeeew cabei d comprar um takamine EG 531 C 12 cordas!
fantástico, amei esse violão

Cara, vc "morreu" em quanto nesse Takamine?

criminalint
Veterano
# dez/05
· votar


albertoellobo

1600 e poco, mas to pirando, mto foda
nunca toquei num violão assim, o braço parece de guitarra... d+

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


criminalint
1600 e poco, mas to pirando, mto foda
nunca toquei num violão assim, o braço parece de guitarra... d+


Eu tenho dois 12 cordas: Um Eagle lindo lindo, que dá até vontade de botar ele numa estante blindex; e um Rozini Folk, que não é tão lindo quanto o Eagle, mas com um som muito foda (até melhor que o o Eagle quando toco unplugged) e um grave incomparável. Mas senti a necessidade de um 12 cordas com cutway e é aí que entra minha curiosidade por esse Takamine...

criminalint
Veterano
# dez/05
· votar


hmm.. tem cutway sim

Greenwood
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark

Em Fortaleza, isso é chamado de "Afirmador". Já aleijei um Di Giorgio com isso...

has4
Veterano
# mar/06
· votar


Em 2002, um cara, LOW FI, havia respondido esta pergunta do MÁRCIO, datada de 2004, resolvi copiar e colá-la aqui para auxiliar...

"Não Tem mistério nenhum.
O violão de 12 cordas é afinado pelo mesmo padrão do de 6 cordas.
A AFINAÇÃO PADRÃO É:
NO de doze cordas os dois primeiros pares( E e B) são afinados em uníssono, produzindo notas identicas. Cada um dos outros quatro pares é afinado para amesma nota, mas com a diferença de uma oitava( a nota mais aguda é produzida na corda mais fina).
VocÊ pode afinar como o Ed-Rhoads falou, mas essa não a afinação padrão."

AGORA, quanto ao som, devemos considerar que:
QUALQUER VIOLÃO, ao menos de madeira, é feito Á MÃO, então, nem todos são iguais, mesmo que sejam da mesma marca.... olha, recordo muito bem de um GIANINI acústico.. que sei naum... os caras estavam inspirados quando o fizeram... olha.... ele era feio pacas, raspado e velho... mas que som... e sem mentir ou trastejar... sabe quando vc afina bem com cordas soltas e ao tocá-las soltas forma soando um lindo acorde? Pois é.... e quando vc apertava em qualquer local do braço, não trastejava nem desafinava... este o violão... ENTÃO, por favor, TESTEM, TESTEM VÁRIOS e mesmo da mesma marca... tirará um bem legal pra vc! BOAS COMPRAS!

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06 · Editado por: Atum Bluesman
· votar


ALguém sabe se o martin série 15 eh bom? ele eh todo em mogno maciço, porém ñ eh linha standard ai fico com um pé atrás...

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


up

has4
Veterano
# mar/06
· votar


Gostei muito das dicas de instrumentos citando sites neste tópico. Legal os intrumentos usados por Beatles e história à respeito!

Fredsalviato
Veterano
# jun/06
· votar


É demais tocar um violão de 12 cordas, toquei um na loja de um amigo e me apaixonei pelo som dele, a compra de um está certamente nos meus planos, qualquer dica sobre o assunto será bem vinda.

Fredsalviato
Veterano
# jun/06 · Editado por: Fredsalviato
· votar


Martim é sempre uma ótima (e cara) marca, mas eu jamais compraria um instrumento, qualquer que seja a marca, sem primeiro experimenta-lo, porque pode ser que o timbre dele não corresponda ao estilo que você gosta de tocar e o custo beneficio não seja dos melhores, veja o preço deste instrumento, compare com o equivalente de outros fabricantes, até mesmo de luthier.
lembre-se que o jacarandá da Bahia é sempre o top de linha de qualquer marca de violão no mundo, para uso nas laterais e fundo.
Abraços

ALguém sabe se o martin série 15 eh bom? ele eh todo em mogno maciço, porém ñ eh linha standard ai fico com um pé atrás...
Atum Bluesman[/b]

Fredsalviato
Veterano
# jun/06
· votar


Um instrumento que toquei e que gostei muito foi o Ovation 12 cordas, tem um som lindo, é muito resistente, e plugado é demais....
Pena que o preço...

Gilmore
Veterano
# jul/06
· votar


Tá boa a discução aqui.
Muito legal esse tópico.
Eu sou um apaixonado por 12 cordas. Tenho um Fender 12 cordas, comprado em 1993. Ele é um verdadeiro tanque. Feito de mogno.
Toco ele com a afinação padrão e também com afinação aberta pra tirar blues.
Realmente o ataque as cordas é muito mais sutil do que um violão de 6 cordas e geralmente não faço a batida em todas as cordas ao mesmo tempo, assim o acompanhamento fica mais marcado e os acordes mais claros.
Ultimamente estou usando D'adario .11, mas meus dedos estão reclamando bastante.
Já toquei em vários Takamines e os achei mais macio que o Fender. Mas tudo é questão de estilo, pois os Takamines que eu testei tinham o braço em C e o meu Fender tem o formato em V.
Abcs

Elvenfoot
Veterano
# jul/06
· votar


Galera eu tenho um violão de 12 cordas, mas parece que ele ta tão desregulado que a tensão das cordas ta empenando meu braço. parece que a palheta do corpo ta tão alta que as cordas vão indo muuuito na diagonal até chegar na palheta da mão esse "puxão" lateral ta empenando o braço, mesmo dando um grau no tensor ele ta voltando a ficar encurvado...

albertoellobo
Veterano
# jul/06
· votar


Vcs não vão acreditar... o Rozini que eu comprei há 2 anos atrás (o mesmo que eu falei nesse tópico há quase um ano) ainda está inteiraço e o som cada vez melhor.

Muita gente disse que Rozini 12 cordas não presta... eu digo: O meu continua maravilhoso!

tiago0101
Veterano
# jul/06
· votar


tenho um fender 12 cordas e tiro um som mto legal....

Dashard Jukka
Veterano
# jul/06
· votar


Estou com um Eagle 12 cordas tambem.. muito legal tocar com ele :)

[]'s

Fredsalviato
Veterano
# ago/06
· votar


Como o trópico foi criado já faz um bom tempo, seria muito importante se todos fizessem como fez o albertoellobo e descrevessem novamente como estão seus instrumentos após o uso, seria muito bom saber como foi que os instrumentos amadureceram.

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Cordas - Players Club