12 Cordas - Players Club

Autor Mensagem
The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/04


Pessoal,

Estou criando este post a fim de reunir o pessoal que toca ou que curte os violões de 12 cordas.
Falem aqui sobre:
- Marca de violão que possuem e sua satisfação com a mesma.
- Truques básicos que diferenciam um violão de 6 de um de 12.
- Problemas que vocês já tiveram com violões de 12.
- Grandes players de 12 cordas...

Espero que o pessoal interaja neste tópico. Valeu!

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/04
· votar


Bom, eu também vou responder o post que criei rsrs.
Vamos lá:

- Marca de violão que possuem e sua satisfação com a mesma.
Tenho um Strinberg, há 1 mês, por enquanto, o som é lindo e não deu nenhum problema.

- Truques básicos que diferenciam um violão de 6 de um de 12
No violão de 12 vc bate com menos força e deixa os acordes soarem mais. Logo, vc toca com menos velocidade do que tocaria um de 6. Se vc tocar um 12 cordas muito rápido (como se fosse um de 6) o som sai feio, quebrado...


- Grandes players de 12 cordas...
Na minha opinião:
Jimi Page (Led Zeppelin), que fazia arpejos dedilhados ou palhetados muito legais;
Brian May (Queen), que normalmente tocava dedilhado ou fazia batidas com os dedos (ele não curtia mto usar palheta);
David Gilmour (Pink FLoyd); que também usou um 12 cordas na introdução da Wish you were here.

Bom, é isso aó.
Espero a opinião de vocês!

Beatlemaniac
Veterano
# nov/04
· votar


nossa cara so um fanatico pelo som q os beatles tiravam da suas rickenbacker 12 cordas, eh muito loko to doido pra ter uma

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/04
· votar


Beatlemaniac

Putz, não sabia que Beatles usava 12 cordas. Em quais músicas eles usavam? Onde posso achar fotos?

KISS
Veterano
# nov/04
· votar


The Blue Special Guitar

Eles usaram em músicas como: "If I Needed Someone", "Eight Days A Week".
Procure alguma coisa em uma das ultimas Guitar Player, a reportagem de capa era sobre os Beatles ...

Fotos:
http://perso.club-internet.fr/bludream/pics/pinstrmt/12strrick.JPG

http://perso.club-internet.fr/bludream/pics/pinstrmt/grgrick12.JPG

Beatlemaniac
Veterano
# nov/04
· votar


ow foi mal a demora ae o george harrisson usou muito uma rickenbacker de 12 cordas vo olhar os linkas pra vc www.rickenbacker.com/us/36012c63.htm

Beatlemaniac
Veterano
# nov/04
· votar


www.tucunare.bio.br/Instrumentos_1.htm
olha nos anos la embaixo, tipo 1964 q tem as guitarras de 12 cordas dele

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/04
· votar


Beatlemaniac
KISS

Legal essa guitarra. Vou procurar as músicas em que eles tocam essa aí.

GAMA
Veterano
# nov/04
· votar


OI, procurem ouvir The Hollies, The Birds que também tem coisa muito legais, modernamente eu já citei o Duo Fel (nunca vi ninguém tocar 12 cordas como o Fernando), Stenio Mendes, que usa Craviola entre outros...
Abs.

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


Tb curto muito 12 cordas, mas ainda nao tenho. É a próx. aquisição...

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Eu tenho um Giannini de 84 que ganhei da minha esposa, ele foi mexido pelo Jair da Vintage em SP.

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Há uso cordas de tensão alta Daniel Mari, Giannini Cobra, ou Takamine

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


O meu 12 cordas eu mantenho sempre afinado em D. As cordas ainda são as originais.

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


tente afinar DADGAD e veja o som que dá...

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Esqueci ,ontem vi o Osvaldo Montenegro tocando um Martin 12 cordas e tirando aquele som de menestrel que lhe é peculiar de uma forma muito bonita e interessante.
com a onda dos acusticos os 12 voltaram a chamar a atenção, néh

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


Adoro viola 12 cordas, apesar de ainda nao ter uma (tá no topo da lista agora). Adoraria ter um Martin 12 cordas, mas já tenho um Martin Sigma de 6, nao tô podendo agora nao.

Como referência de players, o Jimmy Page mandando ver no ovation siamês com 6 cordas em baixo e 12 em cima. Simplesmente fantástico. E o Duo Fel tb, é coisa linda.

Um amigo meu tinha um DiGiorgio 12 cordas, mas ele era pesadão. Já toquei uma vez na craviola da Gianinni, achei interessante tb, mas nao investiria nao. Vou avaliar um Takamine ou mesmo um da Roxy pra ver o q vai dar.

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


GAMA
tente afinar DADGAD e veja o som que dá...

Uma época eu tocava com DADF#AD, ou seja, o acorde solto dá um Ré maior. Fica legal sim, e imagino q num 12 cordas fique ainda melhor. Mas obviamente, a formação dos acordes muda completamente...

Rey
Veterano
# dez/04
· votar


fabioche

Essa afinação é chamada, na viola caipira, de cebolão, apenas suprimindo o par mais grave.

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


É tem uns truques maneiros para tocar com 12 e banda ou duo tipo colocar o capotraste na 7ª casa e tocar a posição como dó maior e soara como sol é claro, mas o timbre será diferente aproximado do bandolim.

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


GAMA

Nossa, cara, boa idéia! Vou experimentar fazer isso!

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Avisa se gostar

Greenwood
Veterano
# dez/04
· votar


GAMA

Vc usa Gianinni Cobra? É melhor que D'addario (só usei D'addario no meu Folk de 6, até agora!)

E essas Daniel Mari prestam? Nunca havia ouvido falar...

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


Rey
qual é a afinação da viola caipira? Essa afinação DADF#AD usa-se muito em blues e rock-balada tb. Fica legal pq o acorde fica mais solto...

Encordoamentos? Sugiro Dean Markley e Martin. Toquei dias atrás num Roxy 12 cordas, é muito bom,m e tava c cordas da Martin. Do kct.

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Uso por que é baratinha e comigo funcionam bem mas, não sou profissional nem nada toco prá meu divertimentoe com uns amigos da paróquia que frequento, não tenho tido felicidade com as D'adario ultimamente as Daniel Mari eu gosto muito e encontrei em SP na Vintage já tem um certo tempo que não vou lá. Nunca uso cordas muito leves em violão nenhum pois acho que o som fica meio morto

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


Visitei a Del Vecchio pra experimentar o 12 cordas deles. Na verdade estou num processo de pesquisa e experimentação p o ano q vem comprar um 12 cordas... Experimentei o Gianinni, mas nao gostei. O Del Vecchio achei legal, mas nao acho q vale os 650 reais q eles estao pedindo. É legal pra brincar, apesar de ser pesadão, mas pra tocar profissionalmente nao dá.

Há algum tempo peguei um Strinberg (?) pra tocar, nao me identifiquei nao. O Eagle achei ruim. O Takamine era bom, mas o preço nao dá pra investir agora. Martin/Sigma de novo agora só em sonho...rsrs

Por enquanto, no topo da minha lista tá o Roxy. A pesquisa continua...

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Voce testou a nova Craviola 12 cordas da Giannini? To querendo saber mais a reespeito dela. E u tenho uma bem antiga de 1977 se não me engfano ela tem um som absurdo um grave impressionante de bonito. Também to querendo uma 12 Craviola só prá satisfazer o desejo mas, tenho medo de o instrumento não corresponder ao que preciso.

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


O Gianinni 12 cordas q eu experimentei nao era a Craviola nem folk. O som achei muito fraco. Qto à Craviola, só toquei uma vez, há uns 10 anos atrás. Na época, estava começando a tocar, achei o máximo, hj nao sei qual seria a impressao q eu teria dela.

O problema é q nenhuma loja q eu fui tem a Craviola, pois elas são feitas sob encomenda. Entao é difícil fazer um Test-Drive, o q eu acho fundamental pra comprar uma viola. Mas essa craviola 12 cordas parece interessante sim, o q me falaram é que deve estar na faixa dos 1 mil reais...

Se eu conseguir uma pra testar, eu dou um toque.

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Espero que eles tenham mudado a madeira que nos modelos mais antigos era laminada e pesada demais, como falei gosto do formato da Craviola e o som é bem interessante. Acho que a condor também esta fabvricando um modelo 12 cordas..

GAMA
Veterano
# dez/04
· votar


Voce foi na Del Vecchio lá na rua Aurora? eu tentei entrar no site mas parece que não funciona mais.

fabioche
Veterano
# dez/04
· votar


É, o site já era.
Tb nao achei nenhum Del Vecchio nas lojas, acabei indo lá na Aurora, no meio da Sta. ifigênia... Tinha somente um 12 cordas. Tá meio caidão lá, eles precisavam dar uma melhorada geral.

Qto à craviola, é difícil saber se houve mudança, falaram q só recebem por encomenda. Eu nunca vou arriscar comprar um violão q eu nao conheça e q eu nao tenha tocado e gostado. Vou ver se encontro alguam usada pra ver como é o som.

Condor 12 cordas? Vou ver se acho um pra experimentar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Cordas - Players Club