【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Imori
Membro Novato
# jun/15
· votar


Bom dia!!
Gostaria da opinião de vocês...
To precisando comprar um violão de aço, pra aprender e também pra tocar sertanejo e pop rock em bares da minha cidade.
Tenho cerca de 1000, 1100 reais à disposição...
Depois de dar uma pesquisada, fiquei bem interessado em dois modelos Crafter HDC 21 EQ e Takamine GD 15 CE... E tem também um Takamine GN15, é a mesma coisa?
Além desses, me aconselhariam algum melhor pela mesma faixa de preço?
Além da base, também vou fazer alguns solos sertanejos...
Desde já agradeço!!

Imori
Membro Novato
# jun/15
· votar


Pra dar uma ajuda, algumas especificações...

CRAFTER HDC 21 EQ

Características Gerais
- Modelo: HDC 21 EQ
- Violão: Folk eletro-acústico com cutway
- Acabamento: Acetinado escuro
- Encordoamento: Aço D"Addario EXP
- Tampo: Spruce laminado
- Fundo: Sapele
- Lados: Sapele
- Braço: Sapele
- Escala: Rosewood
- Tarraxas: Diecast Cromadas
- Pré-amplificador: Eletrônica ativa Crafter C4T com afinador embutido e visor LCD

TAKAMINE GD 15 CE

Características Gerais
- Modelo: GD 15 CE
- Tipo: Eletroacústico
- Corte do corpo: Folk com cutway
- Número de cordas: 6
- Tipo de encordoamento: Aço
- Cor: Natural
- Madeira do tampo: Spruce
- Madeira do corpo: Mahogamy
- Escala: Rosewood
- Tarraxa: Cromada
- Pré: TP-4T com afinador embutido
- Controles: Ganho, Bass, Middle, Treble

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


franciscavaco

Desculpe a demora...

De acordo com sua descrição e intenção, você está no caminho certo, isto é, modelo certo. A partir daí entra sua afinidade com design, detalhes e marcas. As duas primeiras opções me chamam mais atenção devido ao gosto pessoal pelo cutaway, mas isso é detalhe.

Os modelos citados estão na mesma faixa de preço e desse patamar em diante não se vê muita reclamação. Claro que haverá aqueles que compram errado e detonam a marca, mas são minoria. Além desses vale a pena dar uma olhada nos Takamine e Washburn.

Abç ! ! !

alex.guitar
Membro Novato
# jun/15
· votar


Imori

já ouviu falar no HOFMA hmp350?

http://www.eagle.com.br/h_detprod_cordas.asp?txtID=152

tampo sólido, captação fishman

excelente violão, garanto a vc que é melhor que esses dois citados(não que esses sejam ruins, são muito bons)

dê uma olhada e vê se te agrada

espero ter ajudado!

Natanael Gama
Veterano
# jun/15 · Editado por: Natanael Gama
· votar


franciscavaco

Dei uma olhada. É complicado pois violão subiu muito de preço e muitos nessa faixa de 1.500 tem tampo laminado, Alguns realmente sairam de linha outros ficaram muito caros coisa de 2.500 pra cima

Os que vi e sei que compensa fora os Cort que Vc falou são

Di Giorgio Fides E
http://www.lojadigiorgio.com.br/violao-fidesenatural/p

Eagle EMD 660
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658360904-frete-gratis-eagle-em d660-violo-aco-elet-profis-macico-_JM
Crafter Ga 6
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-665216789-ga-6-violo-eletrico-c om-aco-ga6-natural-crafter-com-bag-hsb-_JM

Walden D550

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-665475269-violo-walden-folk-d55 0-ceg-tampo-macico-eletro-acustico-_JM

Se Vc não se importar em ser usado tem boas opções nessa faixa de preço como o Cort Mr 710 F ; Crafter Bubinga


Todos os outros de marcas conhecidas são tampo laminado, como os da Takamine e Washburn

Da uma pesquisada nos modelos acima e uma conferida no som de cada e faça uma boa escolha..
Boas Compras!!

franciscavaco
Veterano
# jun/15
· votar


Natanael Gama, muito obrigado pelas dicas, serão de grande valia na minha escolha, pois todos são show de bola e na linha que pretendia comprar. O Di Giorgio então, além de ser mais em conta, achei o seu design o mais bonito.

rmdj1986
Membro Novato
# jun/15
· votar


Boa noite, pessoal!

Já faz algum tempo que toco violão, mas sinceramente não entendo muito desses lances de madeiras e tal. Estou entrando em contato com um luthier da cidade para ele fazer um violão de nylon pra mim. Toco pop/rock nacional e internacional (algo do tipo R.E.M., Guns, U2, Bruno Mars, Cazuza, Lulu Santos...) e gostaria da ajuda de vocês para me darem uma luz sobre como eu poderia "montar" melhor um violão!

A princípio, pensei em um violão do modelo jumbo cutaway com pré-amps da Fishman na cor natural! Mas meu problema maior é a madeira... qual utilizar? Li a msg inicial do fórum, o que me deu um certo direcionamento (pensei em utilizar o Maple), mas já vi em outros fóruns algumas pessoas não indicando essa madeira!

Além disso, não sei muito bem qual madeira utilizar no braço e escala... você saberia indicar alguma?

Desde já agradeço a possível ajuda!

victorreisss
Membro Novato
# jun/15
· votar


Gostaria de saber qual desses violoes com tampo sólido tem melhor custo-beneficio. O cort foi o que mais me atraiu, achei o acabamento muito bonito...

Hofma hmp350 com case - 950 reais
Samick D5CE - 650 reais
Cort Motor oil (o que mais me atraiu)- 900 reais
Samick GD 100S - 200 reais

Obrigado!

Natanael Gama
Veterano
# jun/15
· votar


rmdj1986

Montar um violão?! Serio?!
Bom não se faz jumbo de nylon, pois violões de nylon tem construção propria do modelo mais do estilo classico mesmo com o shape menor, violões de nylon possui poucas variações.
Mandar fazer?! Porque não compra um industrializado mesmo? além de ficar caro Vc ainda não tem muita noção vai jogar dinheiro fora.
Quanto a madeiras cada luthier tem suas combinções proprias pois nem sempre consegue um determinado tipo de madeira e também não é qualquer combinação que vai dar certo.

Natanael Gama
Veterano
# jun/15
· votar


victorreisss

Vai depender do seu gosto.
Samick por 200 reias com tampo solido é falso.
Com certeza o Cort e o Hofma são melhores opções

victorreisss
Membro Novato
# jun/15
· votar



Vai depender do seu gosto.
Samick por 200 reias com tampo solido é falso.
Com certeza o Cort e o Hofma são melhores opções


Sao novos, de lojas conhecidas, é que eu tenho um vale de 450 reais... Entre o hofma e o cort existe diferença de qualidade? Eu sinceramente preferi o Cort, mas se o Hofma for tao bom quanto ou melhor, e ainda vem com case, eu pensaria melhor nele

alex.guitar
Membro Novato
# jun/15
· votar


victorreisss

vc achou o cort bonito?, bom gosto é gosto, mas sobre o violão ele parece ser bom.

eu tenho o hofma 350 e garanto, excelente violão!

marcelosz
Membro Novato
# jun/15
· votar


Alguém aqui tem violão (aço) da Tanglewood? Algum relato/opinião?

victorreisss
Membro Novato
# jun/15
· votar


vc achou o cort bonito?, bom gosto é gosto, mas sobre o violão ele parece ser bom.

eu tenho o hofma 350 e garanto, excelente violão!


Sim, gostei bastante do acabamento do Cort... O Hofma é bem bonito, menos a mão, achei a mão muito feia... Por favor, conseguiria me situar um similar em qualidade ao hofman dos takamine ou crafter? Nao encontrei deste hofma na minha cidade. Obrigado!

alex.guitar
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: alex.guitar
· votar


victorreisss

cara, takamine e crafter com tampo sólido nessa faixa de preço não tem, talvez usado

se não se importa com tampo laminado indico esse: TAKAMINE GD 15 CE

sobre o hofma, o headstock é diferente dos demais, não é tão bonito mesmo, mas a qualidade...

sem falar a captação fishman

vc pode comprar pela internet, mas aí é pessoal, tem gente que não compra

victorreisss
Membro Novato
# jun/15
· votar


cara, takamine e crafter com tampo sólido nessa faixa de preço não tem, talvez usado

se não se importa com tampo laminado indico esse: TAKAMINE GD 15 CE

sobre o hofma, o headstock é diferente dos demais, não é tão bonito mesmo, mas a qualidade...

sem falar a captação fishman


Quando perguntei sobre comparaçao, era independente de faixa de preço, pq ja toquei em alguns... A fishman + eu nao sei, mas a fishman t eu achei bem ruim... Encontrei nenhum review alem de video do Cort, do hofman tem bastante. O hofman é macio?Braço tendendo pro fino? O que achou do acabamento (trastes, cola, altura de fabrica, nut) ?

Obrigado!

Natanael Gama
Veterano
# jun/15
· votar


marcelosz

Ter Eu não tenho mas usuarios mais antigos que tinha falava bem do instrumento no geral é uma boa marca de violão com bons preços.

Natanael Gama
Veterano
# jun/15
· votar


victorreisss

Mas mesmo assim, tah muito barato violão da Samick é caro, e até dificil de achar pois não é uma marca muito difundida no Brasil, mas nos EUA se usa muito. Agora esse preço tah muito fora ainda mais aqui no Brasil que vendedor mete a faca sem dó..

alex.guitar
Membro Novato
# jun/15
· votar


acabamento excelente, não é envernizado e sim acetinado

braço bastante macio, fino, boa pegada

tarraxas muito boas e excelente captação

de fábrica vem um pouco alta as cordas, mas nada que um luthier não resolva

victorreisss
Membro Novato
# jun/15
· votar


Mas mesmo assim, tah muito barato violão da Samick é caro, e até dificil de achar pois não é uma marca muito difundida no Brasil, mas nos EUA se usa muito. Agora esse preço tah muito fora ainda mais aqui no Brasil que vendedor mete a faca sem dó..

eu achei bem ruim o gd100sce que toquei (mas era um violao velho), e ele tem um valor medio de 900-950 reais, a fishmanT dele se comportou bem mal no meu orange... Tentei usar um compressor e um equalizador ao inves de regular, ou regular no amp, mas nao resolveu... E o GD100SCE só tem preto, esse é outro problema,rs Um stagg james neligan 72 teve o som bem superior ao samick, plugado ou nao, alem de acabamento melhor

Natanael Gama
Veterano
# jun/15
· votar


victorreisss

ahh Vc não disse que era usado.
Qualquer violão mal cuidado realmente não tem um som agradavel

Kayk Oliveira
Veterano
# jun/15 · Editado por: Kayk Oliveira
· votar


Galera... esses dias postei aqui dizendo que ia comprar um Washburn mas a negociação foi para o saco pois a loja foi descadastrada junto ao Vale Cultura da Alelo... agora vou ter que partir para outro violão...

Dentro dos conhecimentos de vocês, até uns R$ 1700,00 o que consigo comprar de melhor nesse site aqui: http://www.musitechinstrumentos.com.br/

Eu estava de olho no Takamine ED4DC... mas como eles tem muitas opções, quero analisar bem antes.

Tipo... na verdade eu tenho coragem de chegar em um violão até de R$ 2000,00... desde que essa diferença de R$ 300,00 seja justificável... tipo... se com R$ 1900,00~R$ 2000,00 eu pegar um violão bem mais foda que um de R$ 1700,00... eu topo!

Se fosse pra fazer uma lista com os 3 melhores nessa faixa... o que me diriam?

Desde já agradeço! Abrass!

Natanael Gama
Veterano
# jun/15
· votar


Kayk Oliveira

Aí complica tem muito violão bom nessa faixa de preço, que vai depender muito do gosto pessoal que vai desde o modelo , cor das madeiras e sonoridade,
Da uma olhada nos Cort Mr 710 F tem muitas opções de madeiras com combinações diferentes.

marcelosz
Membro Novato
# jun/15
· votar


alex.guitar
acabamento excelente, não é envernizado e sim acetinado

braço bastante macio, fino, boa pegada

tarraxas muito boas e excelente captação

de fábrica vem um pouco alta as cordas, mas nada que um luthier não resolva


Referente a qual violão?

Natanael Gama
Ter Eu não tenho mas usuarios mais antigos que tinha falava bem do instrumento no geral é uma boa marca de violão com bons preços.
Valeu!

Kayk Oliveira
Veterano
# jun/15 · Editado por: Kayk Oliveira
· votar


Natanael Gama

É... eu realmente generalizei demais a coisa... hehe.... mal.

Eu dei uma olhada nos Cort que você disse... mas liguei na loja e infelizmente eles não trabalham com o Vale Cultura pela internet... vão implantar dentro de uns 3 meses... afffff...

Liguei em uma loja da região e achei um Takamine GD51 na casa dos R$ 2.147,00... e estive em uma loja aqui na cidade e toquei em um Crafter DE7/N que esta na casa dos R$ 2.300,00.

Curti demais o som do Crafter, mesmo sem amplificar ele tem o som alto e brilhoso. Também o achei bem macio. Será que o GD51 bate nesse DE7? Será que vale a diferença de preço? Pergunto porque pra ver o GD51 vou ter que rodar um total de 140km...

Eu gosto muito de rock, mas queria um violão versátil... o Crafter tem ajustes de agudo, médio e grave... parece ser bem versátil... mas como não entendo muito, tenho medo de comprar gato por lebre!

Vlw!

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


Kayk Oliveira
"tenho medo de comprar gato por lebre"

Nessa faixa de preço não tem muito isso. Os modelos, em sua maioria, são bons e correspondem com o valor investido, só vai depender mesmo do seu gosto pessoal - modelo, madeira, etc.

Abç ! ! !

Natanael Gama
Veterano
# jun/15
· votar


Kayk Oliveira

Nessa faixa de preço realmente não tem muito essa de nao valer a pena pois a qualidade se equivale, pois já é uma faixa mediana e até Tagima tem otimos modelos.
Na verdade prefiro o Crafter De 7 N do que o Takamine, preferencia pessoal.

Vc agora vai ter que testar pois fica mais a preferencia pessoal do que realmente custo beneficio. O que pode acontecer é Vc encontrar determinado modelo, gostar e procurar preço aí sim Vc consegue um bom custo beneficio

alex.guitar
Membro Novato
# jun/15
· votar


marcelosz

Referente a qual violão?

Hofma hmp350

lucianoclassico
Membro Novato
# jun/15
· votar


então amigos e mais conhecedores do assunto, parabens pela orientações. Eu toco a um tempo, mas sem teoria. Pretendo reinicar meus estudos, mas agora tenho em mente claramente do que gosto, e apesar de ter vários violões preciso de orientação pra um produto. GOSTO DE ESTILO CLÁSSICO, MPB, SAMBA, enfim estilo violão clássico mesmo. e NYLON. pensei num YAMAHA C40, C40II, C70, C80. Não tenho experiência sobre as diferenças. Sei que gosto mais de acustico e nylon (um som mais encorpado). Qual indicam desses? ou outro? poderia até ser um pouco mais caro, claro que um Sugyama tá muito pra mim.kkk. obrigado.

Natanael Gama
Veterano
# jun/15 · Editado por: Natanael Gama
· votar


lucianoclassico

Yamaha é uma boa marca pra violões de nylon, mas Vc pode olhar também Di Giorgio Author 3 que tem tampo maciço e está com o preço bem em conta.
Tem Rozini também que tem otimos violões de nylon

A Diferença dos Yamaha que Vc postou está nas madeiras e acabamento. Mas Yamaha costuma ser caro

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda