"Pintura" de Guitarra Sem Tinta

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mai/16


Rapaziada

Estou abrindo esse tópico pra gente discutir formas alternativas de pintura do corpo de uma guitarra: envelopamento, "vinil" líquido e o que mais houver.

Explicando melhor a proposta:



Luis A.
Membro Novato
# mai/16
· votar


JJJ

Opa!

Cara, uma coisa pouco convencional q eu vi aqui foi o colega do super bonder.... ninguém botou fé.... eu tmb não faria em instrumento meu, mas recentemente vi um video de um luthier da stewmac ( o msm veizim q fez manutenção na guitarra do Mike Bloomfield) ensinando a fazer pequenos reparos com superbonder e o resultado fica muito bom (para reparos)...

Eu sinceramente nao consigo visualizar um bom acabamento feito com vinil. Se as faces do corpo da guitarra fossem 100% flat, talvez seria possível fazer da forma como vc disse, mas como a maioria das guitarras tem bordas arredondadas, acho q será muito complicado fazer o acabamento...

Eu nao quero entrar em nenhuma polemica quanto à composição do verniz influenciar no timbre srsrsrsr Mas emborrachar a guitarra me dá a impressão de q o corpo não vibrará livremente rsrsrssr Vc ta fazendo o caminho contrario q John Lennon fez em sua cassino rsrsrs....

Boa sorte na experiencia

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Luis A.

Realmente, aquele papo de super bonder deu calafrios em muita gente, por aqui... hehehe

O problema do super bonder (pelo menos, pra mim) é a secagem super rápida... ou seja: se errar, ferrou... e eu erro constantemente, então... preciso de tempo para voltar e acertar.

Quanto ao vinil: sim, ele se adapta super bem às curvas, esquentando. Tem vários exemplos em peças de carro bem curvas, como o fundo do espelho retrovisor, pra citar um bem curvo. O problema não é a curva em si, mas o fato de que, depois da curva, você tenha onde jogar o "resto" do filme em vinil, entende? No corpo da guitarra não existe essa possibilidade.

Dá uma olhada nessa foto.

A diferença é que, na parte da frente do espelho, tem o... espelho... que cobre a rebarba de filme que vai entrar de qualquer jeito, amarrotado mesmo, pra dentro da cavidade da peça. Um corpo de guitarra não é assim. Não dá pra "sumir" com o vinil.

O que eu quero evitar é algo como esse vídeo abaixo mostra. Bonito de longe, mas de perto cheio de buracos ou acavalamentos de película:



boblau
Veterano
# mai/16
· votar


JJJ

uma forma de talvez resolver o problema da junção entre os filmes seja realmente criar um "binding" no corpo. Isto resolveria o problema das emendas. Só não resolve se o corpo for colado no braço.

Cada vez que for querer mudar de cor, tira o binding e envelopa de novo e recoloca o binding.



Dá um trabalho, mas para quem fica procurando sarna, acho que resolve. rsrsrsrs

O material para binding tem para vender fácil.

boblau
Veterano
# mai/16
· votar


JJJ

a técnica com Superbonder com vc não serve não porque seca rápido (até porque já existe o de secagem mais lenta), mas pelo cheiro. É insuportável.

Mas que fica um acabamento sensacional, fica.

Rafael Tune
Veterano
# mai/16
· votar


JJJ,
poxa, aquela Ibanez do video era linda pra caramba.
sinceramente o cara 'destruiu' ela. hehehe

eu achava que falar de pintura era proibido, pois os puristas acham que muda o timbre. hahaha

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


boblau

Cara, juro que pensei no binding hoje de manhã! Mas só funciona em corpos com "quina", tipo les paul ou alguns modelos de telecaster. Os corpos que eu tenho pra teste são arredondados demais. Sem falar na trabalheira de colocar o binding (que eu nunca fiz). Mas, sem dúvida, pra corpos "retos" é possível, sim.

Rafael Tune

Se muda o timbre eu não sei, mas, se mudar, suponho que seja praticamente imperceptível...

Ademais, a beleza da guitarra é mais importante que o timbre...

Calma, calma, povo, só tô brincando... hehehe

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Rafael Tune

O cara conseguiu refazer a guitarra e até ficou bem maneira, mas o vinil ficou só no tampo, em pequenos escudos. Dá uma olhada na sequência desse.

Rafael Tune
Veterano
# mai/16
· votar


Dá uma olhada na sequência desse.
olhei agora. cacete JJJ, aquela guitarra é ainda mais bonita ao 'natural'.

Luis A.
Membro Novato
# mai/16
· votar


JJJ

Algumas stratos possuem binding msm tendo o arm rest.... Mas penso q é dificil fazer um binding bonito, sempre ouvi dizer q isso encarecia as gibsons....

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Rafael Tune
aquela guitarra é ainda mais bonita ao 'natural'.

Pois é... achei estranho isso. Puta guitarra linda e os caras jogam uma tinta verde sem graça em cima... vai entender...

Luis A.

Pode até ser, mas fazer um binding com meios "caseiros" já é meio complicado. Imagina sobre superfície "torta"...

SkyHawk
Membro
# mai/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
Já que é tororó de parpite.... Para o problema do encontro do vinil de baixo com o do tampo eu pensei em algo parecido com um falso binding, ou seja, uma fita de uns 5 mm contornando o corpo.

Pensei também em algo como uma cantoneira tipo uma canaleta, não sei nem se algo assim existe.... Mas seria interessante.

Mas confesso que estou achando bem dificil essa idéia de envelopar. Contudo, se o mago Billy Gibbons tem até guitarra de pelúcia.... Tudo é possível.

Luis A.
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Luis A.
· votar


JJJ

Pode até ser, mas fazer um binding com meios "caseiros" já é meio complicado. Imagina sobre superfície "torta"...

Talvez daria pra fazer um falso binding, feito apenas com tinta. Vc teria de marca-lo com fita crepe pra evitar bordas tortas, passar várias demãos de tinta pra cobrir a borda do vinil. Talvez passar um super boner pra envernizar (apenas no binding) e lixar muito bem pra ele nao ficar com um relevo tipo queloide srsrsrsrsr..... haja paciencia kkkkk


ps: ja parou pra pensar na fragilidades deste envelopamento q vc quer fazer?? qualquer esbarrada de palheta ou material pontiagudo irá rasgar o vinil podendo deixar rebarbas...

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


SkyHawk
Já que é tororó de parpite...

Claro, o palpite é livre!

eu pensei em algo parecido com um falso binding, ou seja, uma fita de uns 5 mm contornando o corpo.

Também me ocorreu. Contornar os lados com uma fita do mesmo vinil (inclusive eu encomendei umas fitas com esse propósito). Pode funcionar... o meu receio é que fique feio e com um relevo estranho, mas vou testar, quando tudo chegar.

se o mago Billy Gibbons tem até guitarra de pelúcia.... Tudo é possível.

Acho que pelúcia é mais fácil... rs

Luis A.
qualquer esbarrada de palheta ou material pontiagudo irá rasgar o vinil podendo deixar rebarbas...

Cara... acho que não. Me parece que o negócio é resistente. Afinal, é usado para envelopar carros...

Luis A.
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Luis A.
· votar


JJJ

Hmn.... sei la.... acho q são situações diferentes, a guitarra estará sofrendo um atrito constante, palheta, braço, suor....

Qualquer dano q o revestimento sofra será irreversível, vai ficar um rasgo com a tendencia a descolar.... ao menos q vc encontre uma forma de fazer uma fundição....

Se o revestimento for fosco, ou tiver alguma textura, acho q em pouco tempo ficará desgastado onde o braço descansa....

Há um risco de vc ter um trabalho enorme e esse acabamento ficar muito sensível... Alem disso, esse material emborrachado q vc quer usar traz algum conforto em contato com a pele??? Faça um teste de alergia antes rsrsrsrsr

Com muita sinceridade, apoio toda maluquice, mas nao me parece boa ideia....

boblau
Veterano
# mai/16
· votar


JJJ

se vc já tem o corpo e é arredondado, tem uma soluções bem bonitas como esta aqui:

http://s457.photobucket.com/user/rafolution/media/Carvin%20SCB6/116663 00_1604229723193657_4702458666094982286_n_zps7wdsxj2q.jpg.html

Se vc deixar o acabamento do vinil perfeito com um plotter de corte por exemplo e a madeira natural envernizada por baixo, pode ficar muito bom.

É um espécie de binding "fake", mas fica lindíssimo.

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Luis A.
Com muita sinceridade, apoio toda maluquice, mas nao me parece boa ideia....

Vamos ver. Se ficar ruim, vale como experiência...

boblau

Então, essa aí tá linda, mas é o que eu falei: faz só o tampo e dá-se outro jeito no resto. Isso é perfeitamente factível, sim. Mas o propósito aqui (pelo menos o meu... rs) é o corpo todo.

boblau
Veterano
# mai/16
· votar


JJJ

ué, faz nela inteira....

Coloca o filme primeiro embaixo, cobrindo o fundo da guitarra, as laterais e parte do tampo, deixa uma sobra e faz um "tampo" por cima dando acabamento.

Pode fazer inclusive de diversas cores.

Como diz meu pai... "de alguma morte a gente tem que morrer..."

Buja
Veterano
# mai/16
· votar


Acredito que o envelopamento na parte de tras nao deva funcionar muito bem.
Justamente por causa da "juncao" entre um adesivo e outro.

Imagine o seguinte:
Voce adesiva primeiro o tampo, deixando aquela sobrinha para as laterais.
Depois voce adesiva as laterais, por cima da sobrinha. Blz, com isso fica uma sobrinha para a parte de tras. Dai voce adesiva a parte de tras com o vinil um pouqinho menor que a area total da parte de tras. Nao vai sobrar "sobrinha", vai ficar faltando digamos 0,5 cm para a boda. Vai ficar uma "linha", entre a juncao da sobra do adesivo da lateral e o adesivo de tras.

Ate ai, esteticamente ok. Mas quando for tocando, sua barriga vai esbarrando nessa juncao, e a tendencia é ir descolando. Uma hora ou outra vai descolar uma pontinha, e vai descolando, até vc arrancar aquilo de raiva.

Se voce optar por adesviar primeiro a frente, jogand a sobra pra lateral, e depois o fundo, tambem jogando a sobra pra lateral, e depois mandar um adeviso por cima das sobras, vai ficar duas juncoes nas quinas da lateral. A medida que for tocando, seu braco vai esbarrando ai, e a tendencia é descolar tambem. Se tivesse um binding, talvez daria pra esconder estas sobras dentro do binding. Mas tirar o binding e fazer outro, é trabalho pra porrete. Ai é brabo.

Ou então voce bota o adesivo todo e "enverniza" a guitarra. Fazendo com que o adesivo seja digamos "permanente". Bom, falhas ficam, mas tambem nao descola. Falta ver se o verniz "pega" no adesivo. Sei la. Se descobrir me fala hehe.

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


boblau

Sim, faço inteira. O problema é a junção das películas... Nao quero uma parada meia-boca. Quero que fique perfeito, mesmo olhando bem de perto. Esse é o desafio a que me propus...

Buja

Pois é, mas tem que ver como fica essa "sobra", se dá pra colocar um em cima da outra, se gruda bem, se pega verniz, etc, etc, etc... O tópico é também pra gente discutir essas coisas.

Seria interessante o relato de alguém que tenha feito, mas até agora não pintou ninguém. Tudo bem, eu não me importo em ser a cobaia do fórum... rs

Luis A.
Membro Novato
# mai/16
· votar


Buja

Ou então voce bota o adesivo todo e "enverniza" a guitarra.

Mas nesse caso, o resultado o resultado final nao ficaria igual à uma pintura convencional???

Buja
Veterano
# mai/16
· votar


Luis A.
Mas nesse caso, o resultado o resultado final nao ficaria igual à uma pintura convencional???

Sairia praticamente igual. O diferencial é que com adesivo voce faz facilmente a "arte" que quiser. Seria uma coisa simplerma fazer um acabamento de les paul flamed sunburst numa teleca por exemplo. O dia que quiser tirar, mete lixa.

Luis A.
Membro Novato
# mai/16
· votar


Buja

Sim, tmb pensei nessa possibilidade, mas pra isso seria mais fácil fazer uma colagem, usar uma especie de papel parede e depois cobrir com aquele verniz q parece vidro...

Acho q é assim q se faz a maioria dos flamed maple falsos....

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Luis A.
Acho q é assim q se faz a maioria dos flamed maple falsos....

Tenho um violão Strinberg que acho que é assim... o mesmo desse anúncio abaixo:

http://www.clasf.com.br/viol%C3%A3o-strinberg-asf62-el%C3%A9trico-a%C3 %A7o-novo-original-em-ita%C3%BAna-do-sul-7604275/

Luis A.
Membro Novato
# mai/16
· votar


JJJ

O q vc acha disso ????

No caso é couro, acho pode dar a estética q vc procura com um pouco mais de resistencia....

w3s1eyB
Membro Novato
# mai/16
· votar


Luis A.
eita, me interessei por essa ideia do couro...
ja estou maquinando uma arte pra fazer na minha guitarra velha e se funcionar fazer na que eu uso mesmo kkkk

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Luis A.

Bom... não é o que eu pensei, mas... tá dentro da ideia do tópico, então pode entrar em discussão, na boa. Particularmente, não curti.

Eu não sou encucado com coisas como "respiração da madeira" e outras sutilezas que alguns se preocupam, mas confesso que isso aí me pareceu exagerado demais!

Luis A.
Membro Novato
# mai/16
· votar


JJJ

Eu tmb nao faria.... mas penso q é uma técnica q pode dar um efeito parecido com o vinil... principalmente se o couro for fino...

Eu tmb acho q essa questão de "respiração da madeira" é mais relevante para os acústicos, mas nao cobriria minha guitarra com couro ou borracha... nao sou físico, mas fico com a sensação de q um revestimento tao grosso, q trabalha de forma diferente da madeira, poderia atrapalhar a vibração.....

Um detalhe q eu nao sei se vc esta levando em conta. Será q vai ficar confortável tocar com o braço em contato com esse revestimento? Nao ficará pegajoso, tipo aqueles sofás com revestimento plastico????

The Man Who Sold The World
Veterano
# mai/16
· votar


JJJ
existem 3 métodos de se fazer um tampo "flamed"
1- o melhor, que é quando a madeira do tampo é realmente com os veios, ai se utiliza uma técnica de pintura pra realçar os veios
2- existe a venda em diversas lojas especializadas uma "folha" de madeira com esses veios, ai tu coloca por cima, geralmente são utilizados em guitarras que não possuem uma madeira como tampo, como uma telecaster por exemplo (não estou generalizando, só dando um exemplo)
3- existe a impressão de um "desenho" dos veios onde é colado e pintado por cima, seria o mesmo processo das laminas que citei anteriormente, porem é papel né, utilizam isso em guitarras baratas, ou vocês acham que uma les paul de 500 mangos vem com um tampo flamed? hahaha
lembrando que esses veios tem relação com o processo de crescimento da arvore e do tempo de vida da mesma

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Luis A.
Será q vai ficar confortável tocar com o braço em contato com esse revestimento? Nao ficará pegajoso, tipo aqueles sofás com revestimento plastico????

Não, o braço, não! Só o corpo... rs

The Man Who Sold The World

Pois é... essa do desenho eu não curto, não. A cobertura que me interessa é tipo colorida lisa, como se fosse uma pintura, não pra "imitar" madeira.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Pintura" de Guitarra Sem Tinta