"Pintura" de Guitarra Sem Tinta

Autor Mensagem
Luis A.
Membro Novato
# out/16
· votar


brucesantos

Acho q o mais importante q ele diz é q vc precisa de 5 camadas para q o plastico se cole bem, caso contrario ele se quebra em pequenos pedaços....

Tmb, as fitas de proteção, q cobrem captadores, devem ser retiradas antes da ultima camada secar, para os contornos ficarem bons... Porem ele retira a camada plastica q fica sobre os knobs e ferragens após a secagem.....

Ele nao fala nada de resistência, mas diz q no canal dele tem mais dicas.....

JJJ
Veterano
# out/16
· votar


O que mais me preocupa é o cheiro dessa coisa... será que é forte, tipo tinta com base solvente? Se for, tô fora...

Pitcho_G.
Veterano
# out/16
· votar


Bom, metendo o bedelho neste post, procurando acrescentar algo (ou não), lhes digo que por estes dias estou para testar a técnica deste post do Paulo May

A questão é que tentarei fazer em basswood mesmo, em uma guitarra de baixo custo apenas "para testar". Caso não obtenha êxito, posso apenas lixar o verniz e pintar corretamente.

Mas também estou de olho nestes envelopamentos líquidos. Em vídeos, se mostram resistentes. Mas tenho medo que fiquem com marcas de uso nas partes que se tem mais contato.
Outro sim, é que não é tão caro uma lata de spray. Assim, dependendo do ânimo, pode-se envelopar com uma certa frequência (todo ano, sei lá).

Pitcho_G.
Veterano
# out/16
· votar


O que mais me preocupa é o cheiro dessa coisa... será que é forte, tipo tinta com base solvente? Se for, tô fora...
Cara, sobre o cheiro, ouvi falar que algumas marcas (geralmente mais baratas) tem o cheiro mais forte, outras, nem tanto. Em ambos os casos, o que ouvi é que o cheiro "some" rápido.
Mas como nunca testei, não posso confirmar tais afirmações.

Não quero fazer propaganda, mas se você entrar no ML e pesquisar por "guitarra envelopada" acredito que vai achar no mínimo 2 resultados. Pode especular com os vendedores.

Buja
Veterano
# out/16
· votar


Pitcho_G.
Outro sim, é que não é tão caro uma lata de spray. Assim, dependendo do ânimo, pode-se envelopar com uma certa frequência (todo ano, sei lá).

Isso tambem me agrada bastante. Cansou da cor, troca.

JJJ
Veterano
# out/16
· votar


Pitcho_G.

Cara, o próprio Paulo May disse que não finaliza mais com cera.

E, realmente, dependendo do acabamento por baixo da cera, fica ruim mesmo. Eu já testei, em uma ficou ruim, em outra ficou bom. A que ficou ruim tinha tinta esmalte preto por baixo. A que ficou boa, acabamento natural, com uma fina camada de tru-oil.

Pitcho_G.
Veterano
# out/16
· votar


JJJ
Cara, o próprio Paulo May disse que não finaliza mais com cera.

Pois é, mas eu farei acabamento com verniz fosco incolor. Ai não sei se entra na questão do que está pensando.
Procurarei mais sobre o envelopamento líquido (que muito me interessa) e se eu encontrar algo concreto eu posto aqui.

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Ainda não tinha colocado aqui as partes 3 (ainda sobre as películas) e 4 (sobre envelopamento líquido). Seguem:





brucesantos
Membro Novato
# mar/17
· votar


JJJ
valeu pelo vídeo do envelop líquido!

JJJ
Veterano
# mar/17
· votar


brucesantos

O negócio parece bom, desde que se tenha local adequado e máscara de proteção...

Gus-Sencion
Membro Novato
# mar/17
· votar


Boa noite, JJJ não sei se você ainda esta mexendo com o envelopamento com vinil, mas e se primeiro cobrir a lateral da guitarra, depois o topo e finalizando com o fundo? Acho que se fizesse um trabalho bem cuidadoso daria um bom resultado. E o envelopamento liquido, você chegou a fazer na guitarra inteira?

JJJ
Veterano
# mar/17 · Editado por: JJJ
· votar


Gus-Sencion

Cara, você pode inventar a ordem que for, com o vinil envelopando algo "inteiro", onde não exista local para enfiar a sobra, sempre vai ficar uma borda "viva", sujeita e descascar com o tempo e meio feiosa... eu desisti do vinil, exceto para cobrir partes, onde se possa dobrar as bordas para "dentro".

Quanto ao líquido, esse sim parece bem mais interessante. O problema, conforme eu falei no vídeo, é o cheiro, justamente o que eu queria evitar, desde o começo... Ainda estou pensando em usar, mas preciso de uma oportunidade em que eu esteja sozinho em casa por um bom tempo - o que é raro.

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ
To vendo os videos recentesno youtube. Uma pena que o envelopamento liquido nao deu certo. Estava muito esperançoso nisso.

JJJ
Veterano
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar


Buja

Tinha até esquecido esse tópico... rs
Na verdade, é possível fazer funcionar. Mas o cara tem que aprender a fazer direito, não é pra passar como tinta, é diferente... Então, precisa praticar antes (e gastar mais do que uma lata, muito provavelmente).

Atualizando:





Buja
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ
Pelos videos nao da pra 'sentir' a aspereza do negocio, mas acredito que a textura deva ter ficado tipo uma lixa 1200 ne.
Imagino que com 2 latas e muita paciencia da pra fazer algo bem legal.

Eu moro em apto como voce, mas a patroa aqui é mais enfezada. Nao rola de fazer isso aqui em casa nao.
No maaaaaximo uma tinta a base de agua no rolinho. Mesmo assim, fazendo isso embaixo da pia de lavar roupa, encolhido igual um cachorro.

Meu pai ja tem uma area boa pra pinturas. Da pra pendurar a guita no teto com umas cordas de varal, e mandar tinta ou esse envelopamento.

Mas aqui. Quanto foi uma latinha dessas?

JJJ
Veterano
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar


Buja
tipo uma lixa 1200

Nada... bem mais pronunciado... Tava brabo! hehehe

Nao rola de fazer isso aqui em casa nao.

Nem na minha! Eu fiz na varanda, meio apertado mas deu. Repare que a câmera está "dentro" de casa, enquanto eu e a guitarra estamos fora.

Quanto foi uma latinha dessas?

Rapaz... não lembro, mas não é caro não.

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


Buja

Ae!
Sobre o cafe.
Vi o primeiro video, e pensei: 1 dia so no cafe é pouco.
De repente tu manda o segundo video, 1 semana no cafe.
Mesmo assim pensei: é pouco.

Acho que o ideal mesmo seria botar as peças em café quase quente (num nivel que de pra tomar uma golada), e deixar as peças mergulhadas no cafe raso, e tomando sol, por pelo menos 1 mes direto. Se cair chuva, tem que tirar. Todo dia tem que jogar um cafe morno em cima e tirar o frio. Acho que o cafe penetra no plastico justamente pelo fato do plastico estar quente e querendo amolecer, mesmo que muito pouquinho.

Eu tambem sou chato como voce, nao gosto de passar lixa nas coisas, nem lixa 2000, por fica microarranhados, que pra mim nao é envelhecido, e sim arranhado.

O Paulo May usa a tecnica de envelhecer com corante xadrez e lixa 2000. Eu nao curti o resultado. Apesar de gostar de muita coisa do que ele faz, no caso de envelhecer plasticos, ficou um tanto arranhado, irregular e artificial.

Esse escudo mint green nao ficou o mint green que esperava.
http://4.bp.blogspot.com/-MXY3yva0mrs/Tn7BZ6V3M3I/AAAAAAAAAZQ/097dDseg UPg/s1600/StratRed_+%252826%2529.jpg

Entao no caso eu acho que, no caso do escudo, mint green mesmo se consegue comprando o escudo mint green. Pena que ou que eu tenho visto sao greens demais pro meu gosto, tao verdes que estao beirando a poupa de abacate. Ai nao!

JJJ
Veterano
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar


Buja

Cara... uma pergunta meio doida aqui, já que você costuma ter umas ideias parecidas com as minhas...

Dá uma olhada na guitarra, antes do spray (é o que aparece na tela inicial do vídeo 5, acima).

Você acha muita loucura deixar assim (só passando um verniz, pra proteger)?

É que, quanto mais eu olho, mais eu me acostumo com esse visual meio relic (que eu nunca curti, mas nesse caso não envolve fuder a guitarra com riscos, amassados e tal, é só a "des"pintura, lixadinha até 600 ou mais, super smooth).

Tô ficando doido?

Quanto ao café, concordo com tudo que você falou. Mas eu cansei de testar... rs

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ
Voce diz deixar ela como voce fez no corpo da teleca antes de pintar de vermelho da primeira vez? So um vernizinho, lixa fina e pronto?

Se for eu curto demais. Mas acho legal assim:
nullUm verniz de cor puxando pro amarelado e depois lixa até 1200...se tiver paciencia, vai até mais.
Deixa bem lisinho mesmo.

Depois um bombril com a parte verde pra dar uma acetinada, igual é em algumas SG's da gibson.
Aquilo me mata. Uma beleza.

http://www.joesguitarshop.com/images/1972sgwcu2.jpg

Seria isso?

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ
Quanto ao café, concordo com tudo que você falou. Mas eu cansei de testar... rs

Vou ver se animo entao. Ja to meio afim de amarelar as coisas la em casa rsrsrs! So que dessa vez serei eu que terei que esperar. Quando eu tava vendo o video, 1 semana foi um estalar de dedos (eta sensacao boa kkk)

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ
Cara, pelo que andei pesquisando, o cafe dificilmente pega sem uma lixada previa.

E assim como voce, eu tambem penso que a lixadinha deixa os arranhadinhos, pelo menos deixa a sensacao de ralado que naturalmente nunca ocorreria.

Neste link se nota claramente que o trabalho ficou muito convicente pra maioria. Inclusive numa primeira olhada nada de nota.
Mas de perto voce ve, que a coisa nao é natural.

http://pauleira.com.br/customizacao/strato-red-relic/

http://pauleira.com.br/wp-content/uploads/2015/09/strato_red_relic_pau leira14.jpg

https://i0.wp.com/pauleira.com.br/wp-content/uploads/2015/09/strato_re d_relic_pauleira15.jpg?resize=581%2C326

https://i2.wp.com/pauleira.com.br/wp-content/uploads/2015/09/strato_re d_relic_pauleira16.jpg?resize=581%2C326

https://i0.wp.com/pauleira.com.br/wp-content/uploads/2015/09/strato_re d_relic_pauleira17.jpg?resize=581%2C326

https://i0.wp.com/pauleira.com.br/wp-content/uploads/2015/09/strato_re d_relic_pauleira18.jpg?resize=581%2C326


Se eu falar contigo que nao gostei, estaria mentindo.
Eu achei bonito o efeito dado ali. Combinou com o resto da guitarra, onde plastico está lixado, o hardware está lixado, e o corpo muito lixado mesmo. Está tudo muito desgastado, lixado, sofrido. Ai tudo bem, funciona.
Inclusive da o aspecto de sujeira, de crosta de poeira e gordura misturada que vem com os anos. Alem de relicada (relicada demais) a guitarra ficou suja, parecendo que estava guardada num porão a 30 anos.

Bem, nao é este efeito que estamos procurando. Nos queremos mesmo o amarelado e limpo mesmo que so vem com o tempo.
Entao hoje vou tentar fazer o teste do cafezao quente diario por muito tempo.

Vejemos no que da!

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


Buja

Não, cara, me referi a deixar a guitarra daquele jeito que está na "capa" do vídeo parte 5, uns posts acima: restos de branco, restos de preto, madeira aparecendo... só não vou meter a chave de fenda na guitarra... isso nem fudendo!!! kkkkkkkkkkkkkkk

Quanto ao envelhecimento... pra mim só o natural é que funciona mesmo...

rsf
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ

Você acha muita loucura deixar assim (só passando um verniz, pra proteger)?


Embora a pergunta não tenha sido dirigida a mim, vou responder.hehehe

se fizer um acabamento legal com verniz, acho que vai ficar legal. No vídeo está legal o "desenho" resultante das lixadas...Acho que vale tentar, se nao der certo, refaz. Mas Youtuba todo o processo.
valeu!

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


rsf

Opa! A pergunta pode ser pra todos, claro! Só dirigi ao Buja porque estávamos conversando....

Eu fiquei com receio de que estivesse me "acostumando" àquele visual... Mas tem um jeitão interessante mesmo, não? Algo como relic misturado com swirl...

Acho que vou tentar sim... E, como você disse: se ficar ruim, é só lixar de novo (já estou acostumado mesmo... kkkkkkkk).

Buja
Veterano
# abr/17 · Editado por: Buja
· votar


JJJ
Ahh sim...agora eu vi....o lixadao mesmo ne?!
Bom, é diferentao rsrs.
Eu acho que ficaria interessante tambem, assim como diz o rsf
Joga um verniz por cima, encera e ve no que da.
Se ficar ruim ou cansativo, so tirar com a lixa.
Eu ate deixaria assim, mas porem, mas como decoracao, ou entao, pra tocar na night.



Por falar nisso voce nao tem uma lixadeira nao? Vai tudo na mao mesmo?
Por que pra voce que vive pintando e repintando uma lixadeira seria top hein.
Pede de presente pra patroa.

Tambem gostaria de perguntar pra voce, e aberto a quem quiser tambem:
Estou no meio do projeto mk strat e comecando um proximo de tele butterscotch.
Mas voce sabe ne...a gente comeca essas porcarias e nao para mais.
Entre as procuras de corpo de tele, encontrei umas bracos de stratos com rosewood e fiquei tentado a botar no projeto da mk strat, que esta com escala de maple.
Fazendo isso, botando braco de rosewood no lugar do maple, fico com o braco de maple sobrando, implorando por um corpo de strato novo.
Pensei em um surf green, pensei em branco, pensei em sonic blue, atè que...
Fiquei doido nisso:

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSIF8dn2lC00FKTQ7 TBQYWJyHtcQ1Ld5vo4nAS9n5xCay1GJIf4


E ai o que acha?
Seria uma guita de decoracao pra ficar na sala de estar (se é que apto da MRV tem isso kkkk) ao lado da tv e um jack janiels.

Mas eu gostaria de comprar so o corpo e botar o braco e hardware nele. Tudo puro e limpo, sem nada.
Eu nao verdade nao queria nem passar verniz no corpo, mas sem nada nao rola. Voce sabe de uma forma de proteger a madeira sem mudar a tonalidade dela?

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


Na verdade penso em comprar ou confeccionar um escudo de madeira...hardware cor de cobre...tem no ebay..ou entao hardware velho mesmo...intencao fosca.
So nao queria muito brilhante.
hmmmm esse a patroa vai deixar. Fica a desculpa de ser a peça de decoracao pra sala e tal...eu compro uns discos de vinil tambem e um quadro do joleno. Ela pira nessas coisas de ambientes rsrs.

rsf
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ

Eu fiquei com receio de que estivesse me "acostumando" àquele visual... Mas tem um jeitão interessante mesmo, não? Algo como relic misturado com swirl...

Ao vivo dá para ter uma idéia mais real da coisarada toda, mas pelo vídeo ficaram equilibrados as linhas resultantes..aparentemente mais interessante que que o resultado que costumeiramente alcança o swirl. é capaz de ficar bem legal e único.. Chegou a pensar na cor do pickguard e knobs?
N

JJJ
Veterano
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar


Buja

Lixadeira

Eu tenho uma lixadeira orbital aqui (para coisas mais "leves" e finalizações), a redonda da furadeira (estúpida demais... dá pra cavar buraco no asfalto... quase não uso!) e as da micro-retífica (pra coisas... micro).

Fazendo isso, botando braco de rosewood no lugar do maple, fico com o braco de maple sobrando, implorando por um corpo de strato novo.

É a minha desculpa pra toda nova montagem... sobrou um corpo! sobrou uma ponte! sobraram umas tarraxas!... hehehe

Fiquei doido nisso:

Me lembrou a SX de ash... ou meu baixão Jazz Bass da SX. É lindaço.

Eu nao verdade nao queria nem passar verniz no corpo, mas sem nada nao rola.

Não tem como.

Voce sabe de uma forma de proteger a madeira sem mudar a tonalidade dela?

Ai, ai, ai... influência da madeira (pior ainda: da cobertura dela!) nesse tópico, não !!! Pelamor!!! kkkkkkkkkk

Cara... corpo cru, bota umas duas camadas de seladora, encera e pah.

Vai ficar mais ou menos como a minha Cort Viva Gold II (dá uma olhada na série de vídeos - se quiser só ver pronta, vai direto na parte 4, abaixo).



penso em comprar ou confeccionar um escudo de madeira
rsf

Não curto. Não foi a forma criada pelo design divino... rs

rsf

Chegou a pensar na cor do pickguard e knobs?

Cara... estou com um escudo novo tortoise, recém chegado da China (chegou ultra rápido - até me espantei) e outro no estado maravilhoso de usado (aquele amarelado bonito, mas sem rachadura, nem violência nenhuma - do jeito que EU entendo "relic"), ambos SSS. Tenho ainda um preto HSS seminovo e um branco HH zero da GFS. Acho que vou nesse último. O amarelado SSS é o que combinaria mais, só que estou pensando em fazê-la HH...

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ
De fato ficou excelente sua cort. Fiquei impressionado com o acabamento que você conseguiu em casa.
A única diferença que eu quero e gosto muito é do acabamento acetinado.
Então pretendo fazer com a seladora a base de água como você fez, aquele que não muda muito o tom dá cor dá madeira, e depois vou no bombril até ela ficar fosca. Naquele ponto ali eu teria parado na hora.

Só uma curiosidade:
Depois do lustra móveis e enceradeira de furadeira.
O brilho continuou ou saiu em 2 dias? Rsrss


Não curto. Não foi a forma criada pelo design divino... rs
Acha melhor um sss creme? É uma opção tb rsrsrs.

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


Buja

Diminuiu um pouco, mas está linda... Acho que é como você gostaria: mais pra acetinada do que pirulito de cereja... Ou você prefere fosca mesmo?

Quanto ao escudo... Só vendo em cima da guitarra mesmo... Cada guitarra é diferente (ainda mais essas frankenteins que montamos! rs).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Pintura" de Guitarra Sem Tinta