Remover a tinta da guitarra sem desmonta-la?

    Autor Mensagem
    noisecore666
    Membro Novato
    # jan/17


    galerinha eu to pensando em tirar a tinta da minha guitarra, não quero pinta-la denovo, quero deixa só na madeira, passar um verniz e pronto, só que eu to ligado na trabalheira que é, muito caro pra mandar alguem pintar pra voce, e ainda tem que desmontar a guitarra, coisa que eu nao manjo
    ai eu to pensando em pegar um formão e sair descascando ela sem desmontar mesmo, tampando os lugares que possam entrar alguma sujeira, lembrando que eu nao ligo pra detalhes e acabementos trabalhosos, so quero ela sem a tinta, mesmo que o corpo fique todo furado. eu quero saber se corre o risco de de dar ruim e estragar minha guitarra

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    noisecore666

    Amigo, use um removedor de tinta e compre bastante lixa.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    noisecore666
    pegar um formão e sair descascando ela sem desmontar mesmo

    Você quer retirar apenas a tinta ou a madeira também? É o que vai aocntecer se você utilizar um formão. A não ser que você tenha extrema perícia com a ferramenta.

    Pra retirar a tinta sem arriscar com produtos químicos, utilize lixa pra madeira. Uma lixa mais grossa pra retirar toda a tinta, e outra lixa mais fina pra retirar os riscos decorrente da lixa grossa.

    Sem desmontar a guitarra eu não vejo um bom resultado no final. Qual é o modelo da sua guitarra?

    Se ela for com o braço aparafusado ao corpo, eu não vejo porquê de não desmontar. Depois é só aparafusar novamente.

    noisecore666
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    ela é uma yamaha pacifica 012, mas no caso de desmontar pra mim a dificuldade é na parte do escudo, tem toda aquela fiação e talz
    no formão faz um serviço mais rapido mas o acabamento deve ser pior mesmo, já que eu não to com muita pressa pra isso a lixa vai ser melhor

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    noisecore666

    O circuíto não é algo tão complicado assim. Você tem dois fios que vai pro jack de saída. Observe qual fio vai aonde no jack e anote num papel. O outro fio é do aterramento do circuíto, e que normalmente é ligado na chapinha que prende as molas, na parte de trás do corpo. Pronto! O restante do circuíto está preso no escudo junto com os potenciômetros e os captadores.

    A não ser que você queira fazer umas loucuras de "relic" na guitarra, não acredito em um bom resultado sem desaparafusar o braço, o escudo, a ponte e o plate do jack. Bem provável ficar um bom "serviço porco" rsrs, sem querer ofendê-lo.

    noisecore666
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    vamos ver se eu vou ter coragem de abrir minha guitarra rsrsrs
    mas no caso de eu desmonta-la totalmente, na hora de tirar a tinta, utilizar um quimico, tipo removedor pastoso iria ser uma boa?

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    https://www.youtube.com/watch?v=Aa2DZRttZwo

    noisecore666
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    valeu Jabijirous , aquele soprador termico facilita tambem eim
    entao se eu conseguir desmontar eu vou mandar umas imagens aqui..

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Jabijirous
    noisecore666

    O soprador de ar quente faz sentido, mas eu fico com receio de, caso o corpo seja em duas ou mais partes coladas, de soltar as peças por conta do calor. Pode ser só uma paranoia minha, nunca fiz isso.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    noisecore666

    Eu vivo montando e desmontando a minha guitarra. Não manjo nada de eletrônica ou de luthier. Mas fazendo algumas observações e anotações não tem muito perigo. Só não pode sobrar peça na hora de remontar rsrsrs

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Tire fotos, muitas fotos de como as coisas estavam... É um back up legal de se fazer e ainda dá para compartilhar "c'os amigo"

    noisecore666
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    bem isso, e no caso de trocar o escudo dela ai já é um negoço mais perigoso pra quem nao mecher com essas coisas, no caso eu

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    noisecore666

    Quando você não tem quem faça, ou não tem grana, ou as duas coisas, o jeito é fazer você mesmo rsrs Mas pra isso que serve o fórum. Como disse o Ismah, tire fotos também. Qualquer pane que der na nave a gente pode te orientar à distância ;)

    noisecore666
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    valeu galer

    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/17 · Editado por: DoisUm
    · votar


    Essa idéia é meio que tentar tirar a cueca sem tirar a calça hehehe.

    Meu conselho: Aprenda a desmontar e montar a guitarra antes.
    É bem facil desmontar. Você só vai ter que girar uns parafusos e desfazer 3 soldas: o aterramento da ponte e 2 fios do jack.

    Tirar a tinta da guitarra e refazer o acabamento é um trabalho bem mais complicado que desmontar, e fazer isso com todos os componentes no meio, além de tornar o processo mais trabalhoso, pode não ficar tão bom ou até acabar danificando algo sem querer.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    noisecore666

    Bem sinceramente, tem todos os elementos pra dar merda e tu ficar sem o instrumento.

    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Uma coisinha que lembrei..
    Nem toda madeira fica bonita sem tinta. Jáquis deixar umas guitarras com acabamento natural e quando tirei toda a tinta vi que os corpos eram feitos de vários pedaços ou simplesmente tinham muitos defeitos naturais dá própria árvore.
    Em outras palavras, a peça era simplesmente feia e não tinha como deixar à mostra.
    Resumo da ópera: Pensa bem no que tá fazendo, porque você pode acabar tendo que pintar de novo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    Cada um que aparece por aqui....
    noisecore666
    Olha cara, eu não ía falar nada... Mas...
    Qualquer procedimento maior que envolva o corpo do instrumento (e mesmo outros) necessita que a guitarra seja TOTALMENTE DESMONTADA.
    Esse caso é um deles.
    Você não apenas terá que desmontá-la totalmente, como remontar e regular depois. Você sabe fazer isso?
    Se não sabe, que é o que fica evidente, leve-a a um profissional que saiba (um luthier competente).
    Caso contrário.... Bem, você foi avisado...

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Na verdade não basta ser competente... Eu sei de uma penca de luthiers, que mexe pessoalmente com pintura não são todos.

    boblau
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    noisecore666

    tem a velha tática de ficar raspando ela na guia da calçada e transformar ela numa relic! hahahahahahaha

    Não esquece do truque do JJJ e joga todos os plásticos no café para "relicar"!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Remover a tinta da guitarra sem desmonta-la?