"Pintura" de Guitarra Sem Tinta

Autor Mensagem
The Man Who Sold The World
Veterano
# mai/16
· votar


pessoal, eu queria perguntar, alguem sabe onde comprar essa ferramenta ai que ele usa pra fazer a cavidade do bindin?
é que to com uma guitarra com o binding zuado e precisava trocar e provavelmente precisaria dela pra tirar o que esta, passando ela depois de esquentar
valeu

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


The Man Who Sold The World

Excelente questão. Também queria dominar essa técnica...

Luis A.
Membro Novato
# mai/16
· votar


Aqui no Brasil acho q o jeito é fabricar as próprias ferramentas .....

rsf
Veterano
# mai/16
· votar


The Man Who Sold The World

tenta aqui: http://luthierexpress.blogspot.com.br - comprei lá alguns itens para regular minha guitarra.
recebi tudo certinho.

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Recebi a primeira película de vinil.

Essa foi do ML (uma bem baratinha, só pra começar os testes). Vou ver se consigo algum avanço esse fim de semana. o/

Natanael_DM
Veterano
# mai/16
· votar


Caras, não sei se isso se inclui no tema do tópico, mas eu tô tocando um projeto de uma tele com acabamento Gold Leaf.

É uma forma "pintura sem tinta" que eu acho muito bonita.

Tá dando um certo trabalho, especialmente porque eu não tenho muita (nenhuma) delicadeza pra aplicar as folhas. Mesmo assim, tô gostando do visual.

Enfim, ibagens:

Foto 1

Foto 2

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Natanael_DM

Tem a ver sim, claro. Pegou a ideia lá do Louco por Guitarra?

Eu achei a ideia legal, mas não gostei do resultado que ele teve lá... Achei muito "escuro"... talvez o verniz tenha escurecido, sei lá.

Natanael_DM
Veterano
# mai/16
· votar


JJJ
Sempre tive vontade de ter uma guita com Gold Leaf, mesmo antes de ver a postagem dele. Depois de ver, tomei coragem! Hehehe.

Pois é, velho, o lance do resultado, nesse tipo de aplicação caseira, é sempre uma incógnita, creio eu.

São várias variáveis agindo ao mesmo tempo: a cor da base, a tonalidade da tinta dourada, a tonalidade das folhas douradas e, por fim, o próprio verniz.

No meu caso, eu quero dar uma aparência meio envelhecida no visual, por isso tenho deixado mais escurecido. Mas, se eu não tivesse dado umas lixadas bem de leve (com lixa 800), teria conseguido um visual mais claro do que nessas fotos.

Enfim, se tu tiver vontade de fazer, não é tão complexo assim. Só demanda paciência.

o/

Buja
Veterano
# mai/16
· votar


Natanael_DM

Achei 10 demais esse trabalho ai.
E como seria a aplicação disso ai, digamos, num escudo de strato? Pode dar o caminho das pedras?



JJJ
Pegou a ideia lá do Louco por Guitarra?
Puts e olha que eu to lendo o blog do cara nesse instante kkkk

Natanael_DM
Veterano
# mai/16
· votar


Buja
Obrigado, brother!
Bom, pra aplicar num escudo, honestamente, não sei como seria. Se tiver como dar uma boa lixada na superfície, pra poder aplicar um fundo e, somente depois, aplicar a cola e as folhas douradas, pode dar certo. As folhas são super finas, certamente não implicariam o aumento absurdo da espessura do escudo.

Além disso, pra dar o efeito bacana quando bate a luz, eu acabei aplicando elas de forma picotada, assim ó:

Foto da aplicação.

Então tu teria a chance de aplicar em todos os espaços e cantinhos do escudo.

o/

Buja
Veterano
# mai/16
· votar


Natanael_DM
Hum legal demais.

Então, acho que eu poderia fazer um teste com a parte de tras do escudo primeiro ne. Ou então num outro plastico qualquer, tipo, uma tabua de carne de plastico de 1,99.

Então, a ideia da coisa seria primeiro lixar o escudo com uma lixa 250 talvez, e jogar uma tinta doudada fosco, e so entao, picotar as folhas e colar elas lado a lado certo?!

Mas me surgiu ai umas duvidas:
Tipo, que cola voce usou? Cola normal de escola?
E depois que voce cola as folhas picadas, vem o verniz, e lixa fina, igual com pintura normal?

Natanael_DM
Veterano
# mai/16
· votar


Buja
Exatamente, velho.
Dá pra testar num plastico qualquer, pra não estragar o escudo.

A primeira ação seria lixar o escudo e criar uma superfície que possa receber o fundo. Não sei se precisa ser 250 a lixa. Talvez até algo mais leve funcione bem.

Eu fiz um fundo branco antes da tinta dourada. Não sei se era extremamente necessário, mas eu não tenho experiência na área. Pro meu gosto, ficou bom, porque daí a tinta dourada cobriu o corpo com bastante facilidade.

Com relação à cola, eu acabei aproveitando uma cola à base d'água, que sobrou da aplicação de uns papéis de parede na minha casa. Na real, não sei se foi uma coisa inteligente, porque ela acabava demorando demais pra secar, mesmo quando aplicada em poucas quantidades. Eu penso que qualquer cola dessas de escola pode proporcionar um bom resultado. Mas o melhor é usar diluído, pra secagem ser mais rápida.

O lance é que tu aplica a cola na superfície e aí vai atirando os pedacinhos de papel por cima. Depois tu "alisa" eles com um pincel. O trabalho é de paciência, mesmo. Mas é fácil.

Não sei se consegui explicar direito, mas o que quis dizer é que, primeiro, tu aplica a cola. Daí tu espera um minuto, pra dar uma secada de leve e aí tu coloca os pedaços de papel por cima.

Eu fiz assim... Hehehehehe.

Dei "2 demãos" de cobertura, em toda guitarra. O dourado ficou bastante intenso e parelho.

Depois é só seguir como tu falou, mesmo. Verniz, lixa fina e coisa e tal.

o/

Buja
Veterano
# mai/16
· votar


Natanael_DM
Cara, perfeito sua explicacao. Valeu mesmo.
Acho que até tomei coragem de tentar. Eu tava querendo algo nessa linha, da fender stratocaster aniversario de 60 anos. So que o escudo nesse dourado que voce aplicou ai, que tem mais "nuances" do que um dourado simplesmente liso. O corpo branco ou cina bem clarinho. Imagina que maravilha!

http://cachepe.zzounds.com/layout/zzounds/landingpages/fender60/media2 -1big.jpg

Luis A.
Membro Novato
# mai/16
· votar


Natanael_DM

Isso sim é uma blindagem srsrsrsr....

Natanael_DM
Veterano
# mai/16
· votar


Buja
De nada, velho.
Se aparecer alguma dúvida na hora de aplicar, me chama aqui e a gente troca uma ideia.
Cara, essa strato é muito linda! Realmente, um escudo diferenciado pode dar um acréscimo ao visual.
o/

Luis A.
Kkkkkkkkkkk!
Pintura de Faraday!
o/

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Seguindo com a experiência:



longlivetheking
Veterano
# set/16
· votar


Um bom teste seria com esses sprays de envelopamento liquido.

Buja
Veterano
# set/16
· votar


longlivetheking
Tive pensando nisso esses dias mesmo. Tem empresas que envelopam carros tops assim. Parece super simples de aplicar e retirar tambem é facilimo. Em tese daria pra trocar a cor da guitarra todo ano o/

JJJ
Veterano
# set/16 · Editado por: JJJ
· votar


longlivetheking
Buja

Eu cito esses sprays no primeiro vídeo. E eles estão na minha "lista" de testes.

Só preciso ter um tempinho livre e ter certeza de que eles não tem cheiro muito forte (se tiverem cheiro forte, daí dá no mesmo que usar tinta com base solvente e, pra mim, perde a graça...).

Buja
Veterano
# set/16
· votar


JJJ
To na espera pra ver seu teste...achei muito interessante mesmo esse negocio da envelopagem liquida. Mas tenho coragem de fazer no meu carro (apesar que de nao seria ma coisa), mas em instrumento super topo de fazer.

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


Buja

Sem previsão a curto prazo. Tô com várias coisas "na fila"... hehehe

Os vinis chegaram (alguns, outros "sumiram" no caminho), mas eu confesso que estou com o pé atrás porque, apesar de eu ter dito que a ideia tinha "futuro", o trabalho pra ficar realmente bom é tão delicado, que me deixa sem vontade de tentar.

Quanto ao spray "emborrachado", esse tá na fila, mas, como disse, tem outras prioridades aqui.

Se você quiser tentar (o vinil ou o spray) e filmar, eu faço outro vídeo e linko com o seu vídeo (ou de qualquer outro usuário aqui do fórum, claro).

Buja
Veterano
# set/16
· votar


JJJ
No meu caso, nao da pra tentar teste com nada de tinta. Moro em apto (ah vc tb mora ne). E so tenho um agravante impeditivo de tentar fazer experiencias em casa: se chama esposa, kkk.

Mas eu queria mesmo era saber de algum lugar que faça o spray e a media de preco, de preferencia em BH/MG (mas pode ser em outro estado tambem). Quanto a qualidade do spray, so de ver os videos do povo fazendo nos carros e retirando depois, carros tops até, vejo que é coisa de qualidade e segura.
Fazer em casa nao parece ser nenhum bicho de 7 cabecas. Talvez até no porao da casa do meu pai rola de fazer. Bom, vamos ver ne...

Se a sua fila andar mais rapido que a minha, eu vejo seu video. Senao, eu faco antes de voce, ou pago uma empresa pra fazer e te falo o resultado.

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


Buja
E so tenho um agravante impeditivo de tentar fazer experiencias em casa: se chama esposa, kkk.

Ué, mas eu também tenho...

longlivetheking
Veterano
# set/16
· votar


Estou querendo pintar minha strato de verde, só não sei se consigo o tom certo, se eu pintar faço um vídeo.

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


longlivetheking

Já viu o meu da Telecaster Surf Green?

longlivetheking
Veterano
# set/16
· votar


Não tinha visto, é isso que eu queria mesmo, mas pelo que vi vai ser difícil acha spray de envelopamento nesse tom, ficou muito bom o resultado da sua ali, que tipo de tinta você usou??

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


longlivetheking

Usei tinta esmalte base água de alto brilho.

brucesantos
Membro Novato
# out/16
· votar


Pow... Alguém aqui já usou o envelopamento líquido em guitarra?

brucesantos
Membro Novato
# out/16
· votar


Meu inglês é mal demais hehe não dá pra saber se o cara fala se tem uma resistência legal :/


JJJ
Veterano
# out/16
· votar


brucesantos

Ainda não tive tempo, mas um dia eu testo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Pintura" de Guitarra Sem Tinta