【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
dio_h_silva
Veterano
# out/11
· votar


Oi bertola td bom? bom queria modificar um pouco minha guitarra, e queria pintar ela, bom,bom.. vou retirar td, com removerdor e tal, aproveitando como vai tar na madeira, eu vo dar umas lixadas pra mim deixar que nem a guita K1 do kiko loureiro, bele, mais minha duvida é o seguinte, pesquisei na net e tal, e fui na loja de tintas, comprei um removerdor, um primer branco ( nitrocelulose), tinta automotiva preto FOSCO, thinner, lixas ( desde a 60 até 1200), dai tenho 2 duvidas, bom, a primeira, eu tenho que passar selador antes do PRIMER? ou posso passar o primer direto, apenas lixando e dandos varias demaos? e a segunda é o seguinte, como é preto fosco que vou pintar, eu tenho que finalizar e deixar só na tinta mesmo?? ou da pra passar algum verniz? na loja de tinta o homem me deu um verniz, dai eu falei, bom eu quero pintura fosca e pretendo envernizar tem algum verniz fosco? dai ele me deu um verniz brilhante ( normal) e falou que fica fosco... fiqueii bemm na duvida né, mais comprei...
eu criei um tópico caso queira responder lá, caso alguma outra pessoa tambem tenha a mesma duvida, seria mais facil de achar..
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/272306/p0#7906318
agradeço a atençao..
flo

Jecht
Veterano
# out/11
· votar


Bertola, eu tenho uma guitarra com ponte tipo tremolo dessas comuns de stratocaster e estava pensando em trocá-la por um modelo Wilkinson Gotoh, que além da qualidade alta também tem alavanca com "giro em falso" semelhante as floyds, o que me agrada. O problema nessa troca seria que a ponte atual é fixada por 6 pinos enquanto a Gotoh é em dois. ( http://www.ebay.com/itm/Gotoh-Wilkinson-VS100G-Tremolo-Black-/35048896 7957?pt=Guitar_Accessories&hash=item519ac53b15 )

A pergunta é, o que seria necessário para trocar a ponte nessas condições? Com sua experiencia, você conhece algum outro tipo de ponte com alta qualidade que tenha esse tipo de alavanca que falei se encaixando no padrão dos 6 pinos?

Aproveitando também para agradecer, você pode não me conhecer pois eu não sou ativo no fórum e só realizei meu cadastro recentemente, mas seus posts me ajudam muito há alguns anos, então valeu mesmo o/

Alec246
Veterano
# out/11 · Editado por: Alec246
· votar


Bertola, eu tinha escrito uma msg a você dizendo que não tinha dado certo a instalação do JB Jr, mas lendo a instrução dele, acabei percebendo que falava pra soltar junto o cabo vermelho ao branco, eu tinha apenas juntado os dois com fita isolante, sem contato direto. Depois que o fiz passou a sair som pelo captador, antes não saia.

Quero te perguntar, o manual falou assim, fio branco e vermelho solda e enrola com fita isolante, frio preto vai para o switch 5 way, so que no caso de ter captadores Fender, em vez do preto é pra soldar o Verde no switch, que foi o que fiz, e o preto vai junto com o fio desemcapado para o POT de volume.

Fiz certo? É o verde mesmo que tem que ir pro switch, ao invez do preto? Qual a diferença no som que isso vai trazer?

No mais, não notei a diferença que eu esperava desse captador do meu Single Coil Texas Special, esperava um som diferente.

Valeuuuu

jesuscristohumano
Veterano
# out/11
· votar


Bom dia.
Eu tenho uma Golden GH 588 com dois caps hambucking e um single, uso ela apenas para estudo e pequenas gravações direto no PC então segundo um luthier amigo meu a madeira dela é muito boa e valeria a pena eu investir em bons caps pra ela do que comprar outra nova.

Ele indicou que eu busque captadores da marca malagoli.
Aí ficam minhas perguntas:

a) essa marca mesmo sendo nacional é boa?
b) que modelos de captadores eu deveria colocar para buscar um timbre bom para tocar pop rock, musica popular e algumas vezes um rock clássico tipo creedence, um som mais limpo, sem muita distorção? Meu limite de preço é R$ 100,00 cada um.
c) trocar os caps aos poucos, um de cada vez prejudica na sonoridade?

lithus_polanski
Veterano
# out/11
· votar


Bertola e colegas do FCC, me ajudem, por favor.
Já tem um certo tempo que estou procurando uma guitarra. Gosto muito do modelo Les Paul (a minha preferida é a Epiphone Black Beauty).
Devo comprar uma guitarra nos próximos dias, mas não será a Epiphone (pretendo gastar no máximo R$ 1.100,00).
Pesquisando bastante, inclusive aqui no FCC, já tinha praticamente me decidido pela SX GG1 Custom... Acontece que nesta semana conheci a Condor CLP DLX BK que, além de ser visualmente mais parecida com a Black Beauty, achei linda e também parece ser uma boa guitarra. Mas ainda não achei review dela.

Seguem abaixo as informações das duas guitarras:

Condor CLP DLX R$ 900,60
• Corpo: Nato
• Tampo: Flamed Maple
• Braço: Nato
• Escala: Rosewood
• Trastes: 22
• Tarraxas: Condor
• Ponte: Tune-o-matic
• Captação: 3 HUMBUCKERS CONDOR

SX GG1 Custom R$ 1.100,00
• Braço: Madeira Mogno
• Escala: Madeira Rosewood
• Corpo: Mogno Arched Top
• Trastes: 22
• Tarraxas: Blindadas (não sei qual fabricante, imagino que seja SX mesmo)
• Ponte: Tune-o-matic
• Captação: 2 Humbuckers (não sei qual fabricante, imagino que seja SX mesmo)

Gostaria de saber qual seria a melhor compra.
Gostei muito mais, visualmente, da CLP DLX e ela é mais barata também. Mas será que ela seria uma melhor compra do que a SX GG1?
Terei muita diferença na qualidade pelo fato da SX ser em Mogno e a CLP ser em Nato?
E o terceiro humbucker da CLP é uma grande vantagem?

Muito obrigado!

_halexandre
Veterano
# out/11
· votar


Boa tarde, sou novo aqui no fórum e gostaria de conselhos para comprar uma guitarra+pedais na faixa de até dois mil e quinhentos reais
Tenho um amplificador da Peavey (Rage 158)
Sou iniciante de guitarra, tocando de duas a seis horas por dia, portanto gostaria de uma guitarra que "aguentasse o tranco" rs

Tenho em vista tocar rock, mas algo não muito pesado, como Metallica, Guns, Red Hot, AC/DC, etc

Agradeço desde já (:

RockOldSchool
Veterano
# out/11
· votar


Boa tarde, tenho a oportunidade de comprar uma Squier Standard Strato "Black Metallic" por 700,00.
A configuração dela é:
Corpo em Agathis; braço em maple "C" shape; escala maple com 22 traste MJ; tarraxas std die-cast; 3 pickup single coil de Alnico;||escudo sanduiche; knobs MV/T/T; chave de 5 posições.

É uma boa compra?
Pretendo trocar as taxaras e os caps. Pretendo colocar Fender Noiseless. Existe algum similar a eles mais em conta, tipo cabrera?
Obrigado desde já!!!

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tudo bom?

Seguinte, eu gostaria de saber quais são as diferenças em termos de timbre, peso, etc. entre as madeiras Cedro e Freijó, levando em consideração a construção do corpo.

Estou mandando fazer uma Telecaster e me foram sugeridas essas duas opções.

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


Lucas Hatfield
Cara, se houver o fenômeno de "solda fria" ou a soldagem estiver mal feita, haverá perdas sim. Não há necessidade de retirar tudo, apenas tomar cuidado na soldagem e com os fios do capt.
dio_h_silva
A seladora é antes do primer...
A tinta sendo fôsca, mesmo com verniz, continuará.
Olha, eu recomendo que vc procure um profissional de pintura, pois não é tão fácil quanto parece, e a possibilidade de dar errado é grande...
Jecht
Instalar ponte com pivô numa guitarra com ponte "comum", é possível, mas requer o fechamento dos furos e a confecção dos novos para a bucha e o pivô. Quanto a ponte de qualidade com a configuração 6 furos, a própria Wilkinson fabrica, como vc pode conferir no site Guitarfetish.
Alec246
Cara, antes de instalar qualquer captador vc tem que identificar claramente o que é o que, pois cada fábrica tem um código de côres diferente. Nos SD's o fio verde tem que ser soldado à malha e esses dois à carcaça do pot (é o -).
jesuscristohumano
Sim, são. Eu mesmo recomendo.
Para esse tipo de sonoridade mais "vintage", use os modelos de AlNiCo.
A sua guitarra possui capts cerâmicos, se vc instalar capts de AlNico misturados à esses cerâmicos, existe a possibilidade de desmagnetização do capt de AlNiCo.
lithus_polanski
Regulei recentemente uma CLP1 do ex-guitarrista da minha banda e fiquei surpreso com a qualidade. Eu iría de Condor...
Ambas são feitas em nato...
Não acho que um 3º capt, no caso de uma LP seja lá muita vantagem não...
_halexandre
Compre uma SX SSG STD (de braço colado) e pedais Axess de distorção, fuzz e delay. Agora, esse ampzinho aí é só para estudo mesmo...
RockOldSchool
Legal ela é.
Tem os da GFS modelos Novin.
Abçs

felipebarile
Veterano
# out/11 · Editado por: felipebarile
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obrigado bertola. Qual cubo então acha melhor p estudar guitarra , tirar um som em casa ? na faixa de até 500

lithus_polanski
Veterano
# out/11
· votar


Valeu Bertola!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


De nada...

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/p95#7907739

felipebarile
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


renatocaster
Ambas tem peso semelhante, mas o freijó é de mais dificil acabamento.
O freijó tem uma ressonancia idêntica ao amieiro (alder).
O cedro proporciona uma resposta mais médio-grave.
Ambas são equivalentes, e excelentes para guitarras e baixos se a peça usada for adequada.
Abç

jesuscristohumano
Veterano
# out/11
· votar


valeu Bertola.
teria algum caps da malagoli em especifico para que desse um bom sustain no clean e tivesse um timbre tipo creedence?

Cristhyano
Veterano
# out/11
· votar


Bertola, na minha guitarra nova vou colocar provavelmente a ponte tremolo Gotoh 510TS-FE1. http://www.g-gotoh.com/international/?btp_product=510t-fe1

Porém tenho uma dúvida. A tremolo funciona tanto pra trás quanto pra frente? Ela "sobe e desce" a afinação, correto? O fato de ela poder subir, quando eu for trocar as cordas, não pode desregular ela? Como ela vai ter menos tensão atuando em cima por ter retirado uma corda, ela não vai acabar desregulando e eu ter que regular toda vez que for trocar as cordas? Ou isso raramente acontece?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


jesuscristohumano
Cara, Não existe um timbre tipo creedence.
O guitarrista do Creedence usava ou uma Rickenbaker ou uma Gibson Les Paul ligada num amp limpo (usava amplificadores Kustom, transistorizados) e, eventualmente com trêmolo.
Se sua guitarra for uma strato, os Custom AlNiCo "Blues" no braço e meio e um Custom AlNiCo HB na ponte já estaríam ótimos.
Cristhyano
Ela até pode ser instalada com a base acima do corpo, mas eu não recomendo isso.
Abçs

jesuscristohumano
Veterano
# out/11 · Editado por: jesuscristohumano
· votar


Valeu Bertola, mas Minha guita é HSH.
Como só vou trocar só os hambuckings agora e no braço optei pelo Captador Standard HB4:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1188-captador_standard _hb4__braco___diversas_cores_

Não é top, mas é bem melhor que o que tenho agora.
Gostaria de saber qual desses 3 cap seria mais indicado para a ponte:

Captador Traditional HB: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1163-captador_traditio nal_hb__ponte__diversas_cores
ou
Captador Standard HB6: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1228-captador_standard _hb6__ponte__diversas_cores_
ou
Captador Traditional HB PRO: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1208-captador_traditio nal_hb_pro__ponte__diversas_cores

Não encontrei no site da malagoli samples deles então pergunto pra quem tem mais experiência qual ficaria melhor, lembrando que meu estilo é MPB, Pop Rock Brasil e algum Rock clássico (tipo Stones, Beatles, Elvis, Creedence).

Detalhe: pretendo utilizar para fazer base sem muita distorção; e solos e riffs pontuais.

Desde já agradeço a ajuda.

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu, Bertola!

Vou optar pelo Cedro mesmo. Obrigado pela ajuda!

Abs

_halexandre
Veterano
# out/11
· votar


Por estudo quer dizer pra tocar sozinho?

Sparcow
Veterano
# out/11
· votar


Qual madeira mais se aproxima às características do mogno, porém com preço mais acessível e mais fácil de encontrar?

mr.floyd
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola hj montei o seu mini fuzz, só que ele não funcionou corretamente...

é o seguinte ligo a guitarra nele e ele no amp, ele funciona normal com som limpo e o potenciômetro tem uma pequena ação mesmo desligado porem quando aciono a DPDT ele fica mudo, agora abri conferir as soldas e as ligações dos jacks, dpdt e etc...descobri que um capacitor ficou invertido , seria ele só o problema? ou é mais alguma coisa?

como sei o lado positivo do capacitor? (estou olhando a faixinha branca como negativo)

obrigado!

xavy
Veterano
# out/11
· votar


Bertola

Já teve uma dessas em suas maos? Para conserto ou regulagem?

http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-2154/Guitarra-Cort-G-210-FT-T AB.html

O que me diz sobre ela? Sera minha primeira guitarra... (ou não) conforme o seu veredicto.

Abrass

Jecht
Veterano
# out/11
· votar


Bertola, obrigado mais uma vez. Outra dúvida, haveria algum problema ao deixar o tremolo um pouco inclinado de forma que eu possa alavancar para trás? (coisa pouca)

Tensoohvisky
Veterano
# out/11
· votar


bertola, e aquele metodo da tinta a oleo eu acho que é, que poe na agua, e mergulha a guitarra lá?, se eu tiver com um corpo com seladora e prime eu posso pintar dakele jeito, se não se semrpa é esse metodo :
http://www.youtube.com/watch?v=4rv9aWpX0ng&feature=related

Plínio Ferrraz
Veterano
# out/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, os captadores GFS são tão bons quanto Seymour Ducan, DiMarzio, etc?

lithus_polanski
Veterano
# out/11
· votar


Bertola
Comprei a Condor CLP DLX!!! Deve chegar durante a semana que vem.
Aproveitei a oportunidade e comprei também uma Zoom G1u.

Sobre a Les Paul, devo levá-la imediatamente a um luthier?
Tem algum luthier pra me indicar aqui em Belo Horizonte?

Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/11
· votar


jesuscristohumano
Traditional HB PRO.
_halexandre
Sim.
Sparcow
Cedro-rosa.
mr.floyd
Inverta-o.
xavy
Já. É uma boa guitarra, embora o design não me agrade...
Jecht
Evite isso. Já expliquei "N" vezes porque essa história de "alavancar para trás" é uma péssima idéia...
Tensoohvisky
Desconheço esse método...
Plínio Ferrraz
Quase tão bons quanto...
lithus_polanski
Sobre a Les Paul, devo levá-la imediatamente a um luthier?
Sim, isso é imprescindível.
A mais de 20 anos que não vou a BH....
Abçs

mr.floyd
Veterano
# out/11 · Editado por: mr.floyd
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então..
inverti ele agora..acontece o seguinte ligo ele ai sai o som LIMPO normalmente...quando aciono a DPDT ele faz um chiado mt forte e não sai som da guitarra fica tipo uma CHUUUUUURURUUUU, oque pode ser?

obrigado valeu!


EDIT: o potenciômetro funciona, quando coloco ele no zero o chiado some e vai aumentando de acordo que giro o potenciômetro

VALEU!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji