【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Kallau
Veterano
# abr/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas porque pau ferro não serve para corpos? Ela não é similar ao jacarandá? Se não serve, porque a Fender fez uma quase que totalmente em rosewood/jacarandá?

Entre Freijó, Marupá e Kiri, qual mais se assemelha à Alder?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


Kallau
Não serve porque é dura demais e pesada demais, e, em um corpo, ela tende a rachar. A Fender fez isso no passado, quando essas madeiras custavam nada e eram contrabandeadas para fora do Brasil por safados.
Use o freijó.
Abç

JJJ
Veterano
# abr/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Esqueceu de mim, Bertola? :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


JJJ
Cara, as cavidades eu apenas passo a seladora. Nada mais.
Até porque, se for o caso de passar a tal tinta condutiva, basta a seladora mesmo.
Abç

JJJ
Veterano
# abr/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

valeu, grão mestre!

Rafaelcore
Veterano
# abr/18
· votar


Camaradas, bom dia!
Tenho um captador aqui em casa que está com os fios muito curtos, qual o fio que eu uso para fazer uma emenda? 0,14 mm?

JJJ
Veterano
# abr/18
· votar


Rafaelcore

0,14 eu acho muito fino...
Eu usaria 0,5mm ou 0,75mm... mas vamos ouvir a opinião do mestre Bertola...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


JJJ
0.5 ou 0.75 tá de bom tamanho.
Abç

Rafaelcore
Veterano
# abr/18 · Editado por: Rafaelcore
· votar


JJJ
Mauricio Luiz Bertola


Obrigado! JJJ, seu canal no Youtube é muito maneiro! :)

Obrigado, Bertola!

killeryoda
Membro
# mai/18
· votar


bom dia, gostaria de uma indicação sobre uma guitarra (de preferencia no máximo uns 3 mil reais, mas posso pagar mais caro. e les paul) que tenha o braço taco de basebal, o famoso 50s style
grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/18
· votar


killeryoda
Cara, acho que só reedições tem isso.
Agora, regulei uma Hamer Double Cutway de um dos guitarristas da minha banda que ele reclama da espessura do braço...
Abç

NeoRamza
Veterano
# mai/18
· votar


killeryoda
50s style não é a mesma coisa do taco de baseball. O 50s style é próximo ao padrão da R9. Você pode pegar por 4mil uma Gibson Les Paul Tribute 50 com o braço grosso assim. O tal taco de baseball eu nunca vi numa guitarra barata assim, só em R8 e R6.

dudurlzz
Veterano
# mai/18 · Editado por: dudurlzz
· votar


Olá Bertola.
Qual contrabaixo 5 cordas USADO você indica na faixa dos 600~700 reais?
O estilo que eu toco é bem baile, puxado para Forró e Sertanejo.


EDIT: Aceito as sugestões de outros membros do fórum também!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/18
· votar


dudurlzz
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-927055305-baixo-eagle-modelo-f ender-jazz-bass-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-916374343-baixo-condor-bx-25a- _JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1004885886-baixo-tagima-5-cord ascaptaco-ativaem-perfeito-estado-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719114306-baixo-yamanha-rbx350 -em-bom-estado-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805580403-baixo-eagle-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-983525547-contra-baixo-_JM

Euler de Assis
Membro Novato
# mai/18
· votar


Gostaria de uma ajuda. Pretendo adquirir uma guitarra SX SST em ASH.
Pretendo trocar a ponte por uma Gotoh. Eu sei que as SX tem a espessura de 4cm, e as fender tem 4,5cm. A pergunta é, será que vai dar problema quando eu trocar a ponte?
Agradeço a atenção. Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/18
· votar


Euler de Assis
será que vai dar problema quando eu trocar a ponte?
Sim, vai.
Abç

Euler de Assis
Membro Novato
# mai/18
· votar


Sim, vai.
Obrigado Mauricio Bertola. Será que você sabe qual a ponte que eu devo comprar? Ou se há uma solução para isso?
Agradeço a atenção. Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/18
· votar


Euler de Assis
Compre o bloco específico para essa ponte da Manara.
Abç

Peçanha_Perigoso
Membro Novato
# mai/18
· votar


Pessoal, estou fazendo uns upgrades na minha guitarra (SG), já blindei ela com fita de cobre e refiz toda a elétrica, cabos de qualidade, jack gotoh, chave seletora tb da gotoh, e agr estou querendo trocar os pots, tbm pelos gotoh, mais tipo os meus ainda estão "bons", só o volume do braço que da uma arranhada qnd vc termina de abrir. por isso não vejo muita necessidade na troca, porém tenho algumas duvidas, que vão dizer se devo ou não trocá-los. Os pots vão fazer alguma alteração de timbre? Pelo oq li prefiro os pots lineares, posso colocar lineares em tudo? um luthier me disse q a guitarra iria subir para outro nível com os pots da gotoh, procede? acho que só isso, kkkkjj desde ja agradeço.

busterchair
Veterano
# mai/18
· votar


Fala galera, gostaria de uma opinião de vocês.
Atualmente meu setup é um Fender Blues Jr III Original (não troquei falantes), e uma Ibanez Prestige RG652AHMFX. Basicamente toco em casa.
Estou a procura de uma pedaleira e vi a linha da Line6 Helix que me interessou bastante.
O Blues Jr III so tem o INPUT e minha dúvida é (sou bem leigo no assunto): Dá pra ligar/usufruir das qualidades da pedaleira somente com este equipo ou precisaria de algo a mais? Sei que alguns Amps tem send/return, etc mas como disse, não é o caso do meu.
Gosto muito do som do dele, mas to em busca de efeitos, distorções diferentes, etc.
Um grande abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/18
· votar


busterchair
Sim, dá.
Aliás, virou meio que uma "febre" esse negócio de ligar pedais e pedaleiras em loops. Nem sempre há necessidade disso, ainda mais no seu caso.
Abç

sandroguiraldo
Veterano
# mai/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, dá.
Aliás, virou meio que uma "febre" esse negócio de ligar pedais e pedaleiras em loops. Nem sempre há necessidade disso, ainda mais no seu caso.


Apenas aproveitando o gancho, nunca consegui fazer uso prático disso... todos os amplis que já tentei nunca deram certo, os efeitos ficam fracos, falhados, sem brilho... me parece que colocam um send-return só por obrigação, porque na maioria dos casos não é nada usável...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/18
· votar


sandroguiraldo
Nunca tive essa experiência que vc teve, mas o certo é que para usar o loop os parâmetros dos patches da pedaleira terão que ser reprogramados. Aí, aliás, está a fraqueza desse tipo de equipo.
Abç

busterchair
Veterano
# mai/18
· votar


Ok obrigado mestre!

sandroguiraldo
Veterano
# mai/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aí, aliás, está a fraqueza desse tipo de equipo.

Refere-se às pedaleiras ou aos amplis com send-return?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/18
· votar


sandroguiraldo
Pedaleiras.
Abç

Kallau
Veterano
# mai/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Todas as cordas tem que passar exatamente pelo centro dos polos do captador? Percebo que na minha Les Paul as primeiras cordas não estão exatamente no centro do polo, enquanto as últimas estão.

Outra dúvida:
Quando toco as duas primeiras cordas nas casas 15 pra cima, parece que tenho um tremolo ligado. O som oscila bem rápido, e o sustain é extremamente pequeno.
O que pode estar causando isso?

Mais uma:
Qual a distância ideal entre o captador e as cordas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/18
· votar


Kallau
Todas as cordas tem que passar exatamente pelo centro dos polos do captador?
Não.
Quando toco as duas primeiras cordas nas casas 15 pra cima, parece que tenho um tremolo ligado.
Guitarra desregulada (ajuste de entonação) e/ou cordas velhas.
Qual a distância ideal entre o captador e as cordas?
Nem perto demais, nem muito distante. As cordas primas devem ficar mais próximas das cordas e o capt da ponte idem.
Abç

harlero rock
Membro Novato
# mai/18 · Editado por: harlero rock
· votar


Boa noite Bertola
comprei pra semiacustica 4 pots gibson 300k split long shaft, o luthier negou, disse que a rosca é longa, ia "rachar" o tampo da guitarra e ia encostar no fundo, vendi pra ele.
deixei os que estavam, agora pra aumentar volumes um é pra cima outro pra baixo, etc.

o que voce acha, racha mesmo? esses pots servem ou de 500k?

desde ja agradeço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/18
· votar


harlero rock
disse que a rosca é longa, ia "rachar" o tampo da guitarra e ia encostar no fundo, vendi pra ele.
What!!!
Nunca ví isso...
500K serve.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji