【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
yagobraga
Membro Novato
# mar/18
· votar


yagobraga
Tem que procurar que acha.
Outrossim vc pode trocar apenas o bloco e as molas.
Abç


Sim, pensei em comprar aquela ponte da Malagoli, tem exatamente as medidas da ponte das Strato da Sx, porém o bloco ainda é fino e de material ruim.
No caso estou pensando em comprar ela e aquele bloco manara, a real é que eu não sei se compensa.

Logo após é colocar uns malagolis 57/62 na ponte e meio e um 69 no braço.

Depois disso não mexo mais na bichinha.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


yagobraga
a real é que eu não sei se compensa.
Isso só depende de você...
Abç

Bruno Garcia
Veterano
# mar/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ela não tem marca nenhuma, peguei faz muito tempo é a minha primeira guitarra

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


Bruno Garcia
Cara, investir grana numa guitarra sem marca (embora isso não seja importante), e que me parece tôsca (pela sua descrição), não parece também ter muito sentido para mim...
Abç

Andras
Veterano
# mar/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, tenho uma 7 cordas que considero muito boa, mas a 3 e 7 cordas parecem ter menos sustain que as demais. A "vibração" que se sente no corpo ao tocar é bem menor nestas duas cordas.

Levei ela em um Luthier pra ver essa questão, e para regulagem na troca de calibre das cordas.

Quando falei do problema, ele disse que era normal a 3a ser assim, que geralmente captadores são feitos pensando em compensar isso, etc. Na volta da regulagem o problema se manteve.

Em casa vi que estava trastejando e tirei muita tensão do braço. Resolveu o trastejar e o problema original, tanto na 3a quanto na 7a.

Minha pergunta é: esse episódio indica que devo procurar outro Luthier? Já tive outra situação com ele que eu indiquei um problema e ele não investigou bem. Ou é "normal" deixar escapar esse tipo de problema em específico?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


Andras
Cara, luthiers são profissionais como outros quaisquer... As vezes erra-se...
Abç

lrmkks
Membro Novato
# mar/18
· votar


[Pergunta ], [ Capatador Single Coil Cerâmico ], [Colagem], [Posição]

Boa noite, será que alguém pode me ajudar?

1. Fui dar uma geral na minha guita, limpar os captadores etc, e eis que o ímã que fica posicionado embaixo do meu captador se soltou. Queria saber como eu devo colá-lo, se eu posso fazer isso, e se existe uma cola espefícica;

2. Queria saber também se esse íma tem uma posição "especial", tipo, qual lado fica pra "cima" ou pra "baixo", digo no sentido vertical (o polo q é voltado pra minha cabeça, e o polo q é voltado para os meus pés kkkk não achei outra forma pra dar exemplo dos sentidos)... pois imagino q suas extremidades tenham os polos N e S e que talvez colocar de qualquer jeito pode fazer com q o captador não funcione - aqui, eu me refiro ao ímã q fica embaixo do captador mesmo, e não sobre o captador em si (captador da ponte/meio/braço), pois sei que cada um tem sua posição certinha etc. ~ desculpem o textão e o jeito péssimo em explicar kkkkk ~
Valeu!
[b][/b]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


lrmkks
1) Cola bonder.
2) cole como estava.
Abç
P.S.: Esse captador é fuleiro para descolar assim...

lrmkks
Membro Novato
# mar/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Maurício, muito obrigada!!
KKKKK
Então, a guita é bem velinha, eu comprei usada inclusive. Mas aos poucos eu vou dando um trato nela (ainda tô considerando se compro outra tbm, mas pra começar a tocar acho que tá boa). Mas valeu pela observação aí! :D

juniorlp
Veterano
# abr/18 · Editado por: juniorlp
· votar


Mauricio Luiz Bertola
To querendo trocar minha schecter extreme fr por uma guitarra de ponte fixa e queria saber quais sao as melhores guitar q tem 24 trastes q tem um custo beneficio ótimo
Quais vc me indica bertola?
Gosto de tocar dream theater
Trivium
Peryphery

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


juniorlp
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1002538789-guitarra-schecter-o men-extreme-6-diamond-series-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-728599499-schecter-blackjack-_ JM
Abç

Demetreus
Veterano
# abr/18
· votar


Boa noite, meu caros! Vou Direto ao assunto...Tenho um problema com minha guitarra. Quando ligo uma distorção pesada nela, o som fica fraquinho, tal como um drivezinho. O problema acontece em todos os captadores.

Guitarra: Ibanez rg 370
Captadores: H S H.

OBS. Troquei potenciometros de volume e tone e não adiantou.
Altura das cordas devidamente regulada.
Tenho certeza que o problema é na guitarra pois, ao usar a mesma distorção em instrumento, isso não ocorre.

Me falaram que pode ser desmagnetização mas, sinceramente, gostaria de mais opiniões antes de comprar novos captadores. Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


Demetreus
Nunca ví isso acontecer...
Abç

HermannSG
Membro Novato
# abr/18
· votar


Pessoal, estou com uma dúvida a respeito de potenciômetros e chaves seletoras.

Na verdade eu pretendo comprar novos pots e uma chave seletora nova mas eu gostaria de saber se há uma diferença substancial entre um potenciômetro de marca e um potenciômetro que encontramos nas lojas de eletrônica em geral. O mesmo para as chaves seletoras.

Pra ser mais específico, eu andei vendo os pots e as chaves da GOTOH e aparentemente os pots da GOTOH, assim como as chaves seletoras, são iguais aos convencionais encontrados nas lojas de eletrônica. Gostaria de saber se há, de fato, alguma diferença na construção desses pots e dessas chaves que justifiquem um preço 20x mais caro que um convencional.

Eu sei que pode haver uma variação na resistência dos pots devido a construção, talvez um produto chinês tenha uma variação maior de produto para produto devido a sua fabricação, mas há alguma outra diferença? O que eu deveria me atentar para comprar pots e chaves seletoras? Sendo ambos de mesma resistência, são capazes de alterar o timbre o suficiente para perceber diferença entre eles?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


HermannSG
se há uma diferença substancial entre um potenciômetro de marca e um potenciômetro que encontramos nas lojas de eletrônica em geral.
Existe, mas não é muito grande, exceto para a marca CTS "No load".
O problema dos pots de loja são os erros de leitura da medida ou defeitos de fabricação, nada mais...
Já as chaves, compre as melhores, pois as genéricas tem uma durabilidade menor.
Abç

alexrd
Membro Novato
# abr/18
· votar


Tenho uma fender strato mim da edição especial dos 60 anos da fender que comprei nova em 2007. Ocorre que recentemente percebi que o neck plate está trincado na posição de um dos buracos de fixação. Na minha percepção não está influenciando em nada a tocabilidade nem o timbre que, pra são excelentes.
Como não sei postar foto aqui, vou tentar explicar o local da rachadura. Olhando para o neck plate com a guitarra na vertical e sei braço pra cima, a rachadura é no buraco superior direito.
Consulto os mestres da luthieria sobre os prováveis motivos disso ter acontecido e se é necessário substiur o plate.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


alexrd
Isso não ocasiona nada.
Agora, se a rachadura abrir, compre outra placa.
Abç

alexrd
Membro Novato
# abr/18 · Editado por: alexrd
· votar


Isso não ocasiona nada.

Obrigado meu amigo.

Euler de Assis
Membro Novato
# abr/18 · Editado por: Euler de Assis
· votar


Olá amigos, eu estou fazendo um upgrade na minha guitarra uma Tagima TG530 WV Woodstock Series.
Bem vou fazer blindagem, alias a fita de cobre já chegou.
Vou trocar os potenciômetros que também já chegaram:
- Potenciômetro Volume : DOLPHIN IZ-5698 500K VOL 15MM/24
- Potenciômetro TON : DOLPHIN IZ-5695 250K TONE 15MM/24
- Potenciômetro TON : DOLPHIN IZ-5695 250K TONE 15MM/24
A ponte vou manter a mesma por enquanto.

Minha dúvida é sobre os captadores.
A princípio formulei a seguinte configuração:
CAP Ponte: Little HH777 (malagoli)
CAP Meio : SingleBooster (malagoli)
CAP Braço: 59 Rails (malagoli)

Ia colocar no meio o Custom Dallas(malagoli) mas dopois que eu ouvi o SingleBooster(malagoli), foi amor a primeira vista. O timbre que eu sempre sonhei.
O fato é que eu não sei se essa configuração vai ficar legal.
Minha maior dúvida é se devo fazer uma ligação para os 3 miniHumbucker funcionarem também no modo single. Será que é possível?
O SingleBooster eu tenho certeza que gostaria de te-lo também como single.

Agradeço a atenção. Abraço

Euler de Assis
Membro Novato
# abr/18 · Editado por: Euler de Assis
· votar


Pessoal, estou com uma dúvida a respeito de potenciômetros e chaves seletoras.

Na verdade eu pretendo comprar novos pots e uma chave seletora nova mas eu gostaria de saber se há uma diferença substancial entre um potenciômetro de marca e um potenciômetro que encontramos nas lojas de eletrônica em geral.


Oi HermannSG, vou colocar esses potenciômetros na minha:
- Potenciômetro Volume : DOLPHIN IZ-5698 500K VOL 15MM/24
- Potenciômetro TON : DOLPHIN IZ-5695 250K TONE 15MM/24
- Potenciômetro TON : DOLPHIN IZ-5695 250K TONE 15MM/24

Me indicaram serem baratos e bons.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


Euler de Assis
O fato é que eu não sei se essa configuração vai ficar legal.
E só vai saber depois que instalar tudo e tocar...
Minha maior dúvida é se devo fazer uma ligação para os 3 miniHumbucker funcionarem também no modo single. Será que é possível?
Sim, é. Voce pode optar por chavinhas "mini-toggle switch" para cada um deles, ou pots de tipo "push-pull".
O que me intriga é: Você vai tocar guitarra ou ficar acionando chavinhas? Essas coisas PARECEM práticas, mas não são. O número de defeitos possíveis aumenta exponencialmente e não é nada prático no meio de um show, em um lugar ecuro ficar acionando essas coisas.
Se vc vai usar essa guitarra exclusivamente para gravações em casa, é até factível. Mas, se vai colocá-la "na estrada"....
Abç

Euler de Assis
Membro Novato
# abr/18
· votar


Obrigado Mauricio Bertola pela dica. Os 3 Captadores são miniHumbucker. Mas e se eu acionar o modo single nos três captadores com um único "push-pull", e de quebra colocar os três potenciômetros de 500K(Logarítimico) para reforçar os agudos, já que é a minha preferência? Será que seria viável fazer essa ligação?

Agradeço a atenção. Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


Euler de Assis
Sim, é.
Abç

vitorrock
Veterano
# abr/18 · Editado por: vitorrock
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa Tarde Bertola, tudo certo?

Levei minha guitarra hoje para regulagem e estava conversando com o luthier sobre a regulagem da ponte floyd rose. A ponte veio alta de fábrica (sem back box) e sendo assim ela tem dado problemas como se fosse uma ponte flutuante, desafinação muito grande no caso de corda estourar, bends desafinados (bend em uníssono), a desafinação no caso de tentar dropar a afinação da mizona por exemplo.

O luthier disse que seria necessário travar a ponte para que só tivesse movimento para frente (dive bomb), que é o que eu queria, só que ele disse que ele não achava interesse descer toda a ponte para que essa encoste no corpo, pois isso poderia fazer a parte traseira da floyd raspar na madeira e acabar prejudicando a pintura...

Será que isso não prejudicaria no sustain da guitarra? Pois lendo em fóruns e em um site do fabricante da guitarra EVH por exemplo, eles recomendam que a ponte fique deitada totalmente sobre o corpo da guitarra, assim tendo uma maior sustentação.

Abraço.

andredraw
Veterano
# abr/18 · Editado por: andredraw
· votar


Bertola, boa tarde.

Eu tenho aquela telecaster Strimberg. Vou instalar dois Mini HB que tenho aqui e tenho duas dúvidas, se você puder me ajudar:

1) posso reutilizar o capacitor que veio na guitarra para instalar os novos caps? Se não, qual devo instalar?

2) o cap da ponte não está cabendo por pouco no espaço da madeira da guitarra. Entrou até um ponto e não entrou mais, logo, quando eu parafusei a ponte, o captador ficou colado nas cordas. É algo fácil de resolver ou melhor levar ao Luthier? Não sei se cortar um pedaço lateral do plástico da base do captador...

Muitíssimo obrigado e abraços!

andredraw
Veterano
# abr/18 · Editado por: andredraw
· votar


Apagado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


vitorrock
No meu entender prejudica sim.
andredraw
1) Sim
2) É e não é... É preciso ter habilidade e ferramentas certas para fazê-lo.
Abç

JJJ
Veterano
# abr/18
· votar


Diga lá, grande Bertola!!!

Tô com uma dúvida aqui, encafifada nos neurônios...

Seguinte: corpo de Strato cru, ok? Vou tingir, selar e tal. Até aí tudo bem. A dúvida é:

e as cavidades?!?

Já fiz outras vezes de dois jeitos, deixei cruas ou pintei junto... Mas o que é mais aconselhável? Andei olhando por aí e tem algumas opiniões divididas... gente achando que o neck pocket tem que ficar cru mesmo (sustain...), a cavidade dos captadores vai ser blindada com tinta ou metal, então pode ficar crua também... já outros dizendo que tem que selar pra evitar a umidade... enfim, era uma coisa que eu nem pensava muito... mas agora, bloqueei! rs

E aí, selo ou não selo? Eis a questão!!!

Abração!

Kallau
Veterano
# abr/18
· votar


Trabalho numa fabricante de ferramentas de usinagem e tenho a disponibilidade de usar um centro de usinagem de 3 eixos, tudo sem custos.
Logo, como todo bom "músico" e sem grana veio a ideia: Usinar uma peça de madeira muito boa para trocar o corpo da minha Condor RX20-S.

Alguém já teve alguma experiência semelhante que poderia compartilhar?
Vou desenhar o corpo (Stratocaster) no SolidWorks e dar na mão do pessoal do projeto fazer o CAM pra mim. Penso que as medidas externas do corpo não precisam ter tanta precisão, já a furação da ponte e a junção do bravo deve ser o mais próximo possível, correto?

Tenho duas ideias para a madeira:
Pau Ferro - A ideia original seria jacarandá só no verniz, mas dado o valor e raridade da madeira, fica inviável. Então Pau Ferro seria o substituto. Minha referência é a Telecaster do George Harrison

Alder - Clássico, estalado, dispensa explicações. Minha dúvida é se é difícil encontrar essa madeira por aqui. Qual seria uma equivalente (em questões de timbre, pois será pintada).

Alguém teria como indicar fornecedor de madeiras na região de Campinas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/18
· votar


Kallau
Esses projetos em CAD Cam já existem na INTERNET.
Pau Ferro não serve para corpos. Simples assim. No máximo umna folha para cobrir o restante do corpo em freijó, marupá ou kiri.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji