【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
caiqueml
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa! Bertola, eu tava querendo mandar fazer um cubo para guitarra handmade, pois tenho aqui 2 alto falantes de 10" sobrando do meu pai, e tô precisando de um amp que sirva pra tocar em pequenos shows, e pra estudo, pois uso fone de ouvido. Os dois alto falantes dariam conta? Como seria feita o amp do cubo?

Como não entendo muito desse assunto, vou por abaixo as especificações do alto falantes que aparecem nele:

"TRIO ARLEM 40 HMS 800W"

Fico no aguardo, abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi
Sim, é. Mas isso diminuirá a tensão nas cordas primas, diminuindo a sustentação e prejudicando o timbre. Você terá que calcular o n° de voltas exato nas hastes das tarrachas de modo às cordas ficarem o mais baixas possível.
carnisa1
Em princípio, não.
Dibilo
Esses mesmo. O "Blues" vai na ponte, por conta da maior saída.
ferrazhaole
Cara, eu não entendo muito de pedaleiras, tem gente aqui muito melhor que eu para te dar essa dica...
CidC
Olha eu também usava 009 mas passei pra 010. Só precisei apertar um pouco os parafusos das molas e regular o tensor!
Bom eu mesmo tive que me virar pois aqui na minha cidade não tem luthier.
Mas é bom você levar no luthier que além da troca de cordas ele fará uma regulagem geral na sua guita e ela ficará muito confortável.
Boa sorte!

Exatamente.
Cara, regulando o tensor, a ponte e, caso necessário, os trastes, sua guitarra ficará mui boa.
LipeGuitarrero
Nato.
O tampo tem uma faixa de madeira fina, mas razoável.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


caiqueml
Cara, alto-falantes para instrumentos musicais são muito específicos e construídos para tal, além de possuírem alta sensibilidade (= ou > que 96dB/1W/1m.), e esses falantes que vc citou aí me parecem ser automotivos, ou seja TOTALMENTE inadequados para guitarra.
Abç

SteveJR
Veterano
# mar/11
· votar


Muito obrigado Bertola por sua opinião. Valew, ajudou bastante.

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu já pensei em fazer isso(vi um vídeo meio que a respeito disso), pois nas outras guitarras e utilizo abaixador com roller porem para essa eu não comprei então penso em retirar, pois aqueles abaixadores que vem são horríveis.
Mais uma duvida:
Se eu utilizar somente 1 abaixador somente nas cordas primas será que é uma boa opção, pois assim eu retiro 1 de outra guitarra e deixo as duas guitarras somente com 1 abaixador nas primas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi
Se eu utilizar somente 1 abaixador somente nas cordas primas será que é uma boa opção
Sim, é uma opção.
Abç

caiqueml
Veterano
# mar/11
· votar


Maurício Luiz Bertola

Realmente, eles são automotivos, era de um som que o meu pai tava fazendo pro carro mas acabou sobrando e eu ia tentar aproveitar... Acho que vou pesquisar um pouco mais, e ver se vale a pena mesmo mandar fazer uma ou comprar logo uma pronta.. Obrigado!

Dibilo
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vlw novamente bertola.
fica com Deus.

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Como posso transformar minha FAT10 numa tremolo vintage? Posso simplesmente ir soltando a regulagem de altura até ele encostar no corpo, depois um pouco mais e pronto? E aí põe os carrinho com regulagem de altura, que é bem fácil. Mas não sei se isso seria vantagem. A ida dela pra trás ajuda um pouco.. Cara, sei que é bem relativo isso, mas quanto tempo demora pra guitarra começar a ter aparência vintage? E depois de tirar a ferrugem dos captadores eu posso por uma gota de super bonder em cima de cada polo?

valeu pela resposta anterior

abç

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Ah, esqueci de perguntar se tem muita diferença entre as Tagimas T635 e T735 além da madeira do corpo e headstock. Elas tem qualidade semelhante, né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


felipelfln
Sim, é mais ou menos isso.
Essa questão de "aparência vintage" depende de MUITO tempo (anos!), aliás, não creio que vc deva preocupar-se com isso...
Quanto ao capt, passe uma fina camada de esmalte de unha incolor. As T635 tem corpo de marupá, as 735 de cedro.
Abç

Lukas BlackThunder
Veterano
# mar/11
· votar


Spect
Bah kra vlw mesmo pela resposta era isso mesmo que eu queria saber mas não sabia perguntar rsrsr
Mas se vc puder me responder mais uma coisa eu também ficaria muito grato, tipo a manutenção (acho que é a regulagem) deve ser um pouco mais cara que as de ponte comum neh? Mais elas são feitas na mesma frequência que de uma ponte comum? Uma vez por ano :?
Muito obrigado mesmo!

Biologista
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, uma guitarra ou baixo com braço em marfim e escalas de pau-ferro/marfim/roxinho/muirapiranga (blooswood) com corpo em marupá ficaria muito desequilibrado? Seria melhor fazer um tampo (freijó / cedro-rosa) ou longarina?

Spect
Veterano
# mar/11
· votar


Lukas BlackThunder
Bah kra vlw mesmo pela resposta era isso mesmo que eu queria saber mas não sabia perguntar rsrsr
Mas se vc puder me responder mais uma coisa eu também ficaria muito grato, tipo a manutenção (acho que é a regulagem) deve ser um pouco mais cara que as de ponte comum neh? Mais elas são feitas na mesma frequência que de uma ponte comum? Uma vez por ano :?
Muito obrigado mesmo!


Sim, geralmente o ajuste dela, por ser mais complexo, acaba sendo um pouco mais caro, porém isso também varia de luthier para luthier. De qualquer forma, a diferença não é tão grande, coisa de 10, 20 reais.

Quanto à freqüência, depende do uso. Em situações normais não é necessário mais do que uma visita a algum luthier a cada 6 meses, mas nesse caso não seria só para o ajuste da ponte, mas sim uma regulagem geral, sendo que as coisas mais simples (oitavas, altura dos captadores e até a regulagem da ponte) são coisas que dá para fazer em casa sem problemas, e deixar só o luthier para coisas mais complexas (tensor, parte elétrica, reparos, etc) quando necessário.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Biologista
Porque ficaría?
Já fiz vários instrumentos com corpo de marupá e não constatei qualquer "desequilíbrio".
Se vc se refere ao que se costuma chamar de "neck-divin"... Bem, sinceramente eu acho isso algo MUITO secundário...
Abç

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa valew.

Eu comprei uns suportes daqueles de guitarra(duplo com duas braçadeiras), porém a guitarra balança até com vento do ventilador(o metal utilizado é meio mole), tem alguma maneira de amenizar isso.

Biologista
Veterano
# mar/11 · Editado por: Biologista
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Porque ficaría?
Já fiz vários instrumentos com corpo de marupá e não constatei qualquer "desequilíbrio".
Se vc se refere ao que se costuma chamar de "neck-divin"... Bem, sinceramente eu acho isso algo MUITO secundário...

É porque pelo que leio vejo muitos luthiers, como você, elogiando o marupá, enquanto outros abominam. Por isso a curiosidade que, aliás, acho que só vou tirar minhas conclusões quando realmente por a mão na massa. Não me entenda mal, é que sem ninguém para orientar as coisas dificultam, por isso ainda conto com sua ajuda, do Guerra, Celso Freire (e que as vezes são divergentes), etc.
Abç.

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah, valeu. Meus captadores finalmente ficarão novinhos! E quais seriam os benefícios de ter a ponte grudada no corpo além da estabilidade maior e facilidade de regulagem? Sobre o visual vintage não to preocupado. É que fico imaginando minha Ibanez vintage..

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi
Coloque espuma nos braços do suporte.
Biologista
Tudo bem!!!
Abçs

guitarg3
Veterano
# mar/11
· votar


boa noite Bertola, qual potenciômetro você recomendaria para colocar nos tons de uma Epiphone les paul com captadores seymour duncan P-rails, os de 250k ou 500k? Teria alguma marca de potenciômetro push-pull que você recomendaria?

Joel_ESP
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você conhece esse modelo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170386083-guitarra-les-paul-bra co-colado-phoenix-pro-afinador-brinde-_JM
?
Se sim, o que acha dele?
Esse preço está justo?
Abç.

CidC
Veterano
# mar/11 · Editado por: CidC
· votar


Boa Noite!
Sobre os braços da fender...
queria saber se tem diferença de qualidade de construção de uma mexicana pra uma americana de linha, e dessa pra uma custom shop, mas principalmente entre o da americana standard, highway one e american special. o da southern cross é legal tbm?
Muito Obrigado, desculpa fazer uma pergunta tão chata! é que eu estou pensando em fazer um projeto pelo ebay... e queria saber qual seria uma boa.

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Já tem espuma, é no "tronco do suporte" o problema.
Penso em colocar algum tipo de apoio "embaixo da guitarra".

augustoccm
Veterano
# mar/11
· votar


Maurício ontem percebi algo estranho. Se eu afino a guitarra (ibanez rg350dx) com ela deitada no colo e depois levanto para a posição de tocar a afinação esta 1/3 de tom desafinada em todas as cordas. Parece que o peso da ponte influencia na afinação. Se eu afino a guitarra na posição de tocar sentado e inclino ela para frente a afinação desce se inclino para trás a afinação sobe. Tudo isso segurando apenas pelo corpo. Isto é normal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Biologista
A questão do marupá é simples: Essa madeira tm que estar bem sêca para ser usada em corpos, senão ela racha.
guitarg3
500K, marca alpha
Joel_ESP
Nunca trabalhei com essa guitarra, mas me parece um modelo genérico, não muito diferente das outras de mesma categoria no mercado.
CidC
Entre as MIM e MIA, não tem muita diferença, mas as custom shop, sim. SC já é diferente, mas também não é ruim.
Philipi
Sim.
augustoccm
Não. Peça a seu luthier para trocar as molas por outras novas e de maior tensão, e re-regular totalmente a ponte.
Abçs

augustoccm
Veterano
# mar/11
· votar


Maurício minha guitarra ainda esta na garantia essa troca de molas eu posso exigir que seja feita em garantia?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


augustoccm
Cara, se a guitarra é nova, isso aí é claramente problema de regulagem. Talvez, a tensão das molas esteja muito baixa, possibilitando essas diferenças.
Abç

Lukas BlackThunder
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você conhece a Cort X-6? O que você acha do Floyd Rose dela? Dizem que ele é dos baratos então ele pode me dar dor de cabeça sendo que eu nunca mexi num floyd? Pelos reviews de video estrangeiros que eu vi ela tem som muito legal mas eu não sei se eles estavam usando pedal, se você puder me dar luz de como é o som de Cort eu agradeço.

mano_gibson
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola,comprei um captador tradicional hb hot pra instalar na minha
strato,que tava com 3 singles,até ai tudo bem,dai eu tirei o escudo e
reparei que ela tinha 3 pots de 250k(volume,tone,tone),dae me veio
a cabeça que na minha les paul os captadores humbuckers eram
ligados a pots de 500k,se eu ligar esse humbucker(vou instalar na
ponte)nesses pots de 250k o som nao vai ficar meio abafado,grave?
desde já agradeço!
abraço

ludwig_vanhalen
Veterano
# mar/11
· votar


Grande Bertola blz?

Recentemente coloquei na minha guitarra um jogo da sound traditional texas e adorei o resultado, agora quero trocar as tarrachas e gostaria que vc me indicasse um jogo de qualidade que se possivel encaixasse na minha guitarra sem a necessidade de fazer nova adaptação e se não for abusar muito da sua boa vontade e puder me indicar tb um site de uma loja de confiança onde possa comprar. A guitarra que pretendo trocar as tarrachas é uma Eagle Strato das antigas com a mão tipo fender em madeira natural.

Muito obrigado
abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji