【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Amago
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: Amago
· votar


La vou eu de novo ,desculpem mas preciso de conselhos e o seguinte certa vês comprei esta pestana aquipara violão ficou muito boa, então resolvi comprar de novo só que pretendo colocar na guitarra ela serve direito no quesito largura, mas sera que preciso lixar a base dela? Quero algumas dicas pois pretendo fazer o trabalho.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Amago
Não serve.
Instalar pestana exige experiência e habilidade.
Abç

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Puxa vida agora já comprei, vou levar no luthier e ver oque da pra fazer

38721055
Membro Novato
# jul/16
· votar


Olá!

Há alguns dias atras o Bertola e Luiz A. me deram umas dicas de como reparar pequenas avarias no corpo do instrumento. Achei bem interessante este video que me indicaram:

https://www.youtube.com/watch?v=rTVScFJoe24

Mas aí ficou a dúvida assistindo o vídeo:

1) que tipo de cola ele usou? uma nessas comuns de secagem rápida ou tenho que comprar uma especial para isso (não entendo nada de cola rsrs)

2) que produto ele usou para o polimento? Essas massas de polir automotivas a base de agua n°2 serve? Pretendo fazer o polimento na mão mesmo, pois não tenho boina de polimento.

E aproveitando o assunto, gostaria de saber se tem como usar uma técnica dessas para reparar uma marca de batida parecida com esta:

http://tinypic.com/view.php?pic=1zzi9ms&s=9#.V4ZoKqJK_Ek

Lógico que neste caso, acredito que eu precisarei usar antes alguma massa igual essas de carro para igualar a superfície, ou somente a cola já iria servir? To falando muita besteira? rsrs

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


38721055
1) Cola bonder
2) Massa de polimento.
3) Não. Nessa tem que emassar e repintar.
Abç

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# jul/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou tendo um grande problema com a afinação das oitavas da minha Les Paul, mesmo com o saddle todo para trás não consigo atingir a nota afinada(consigo apenas afinar a Mi e a Sí)!!No começo não era tão ligado nisso, muito por ser minha primeira guitarra, mas isso está me incomodando...tem alguma forma de corrigir esse problema?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Sr.Saul Hudson
Troque o encordoamento (marca e espessura).
Se o problema pesistir, consulte seu luthier.
Abç

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# jul/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu uso Ernie Ball 0.11 RPS, mas qual seria a solução? Creio que não seja algo como cordas gastas!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Sr.Saul Hudson
Esse problema já existia antes?
Se já, pode não ser corda. Se apareceu de repente, é corda e regulagem...
Abç

KelvinW_
Veterano
# jul/16
· votar


Bertola,

Qual voce acha a melhor Telecaster do mercado com o melhor custo beneficio? Vintage?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


KelvinW_
SX....
Abç

KelvinW_
Veterano
# jul/16 · Editado por: KelvinW_
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Essa aqui? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724252703-guitarra-sx-stl-50-2t s-telecaster-maple-sunburst-stl50-bag-_JM

Eu vi no site da habbro que tem uma com o corpo em alder, mas nao consegui achar em lugar nenhum, vc tem link dela?

O que eu possivelmente precisaria trocar nessa guitarra da sx? Vale mais ela do que uma vintage v62?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


KelvinW_
Essa mesmo.
Ela é mais barata que a V62 e basicamente a mesma coisa.
Trocar o que depende... Talvez só captador.... Se for o caso...
Abç

leoavilaleo
Membro Novato
# jul/16
· votar


Pessoal, preciso de dicas: Cordas de guitarra que custem até 40 reais, me recomendem a marca com mais durabilidade possivel

Sr.Saul Hudson
Membro Novato
# jul/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim, já existia porém não me atentei a isto pois era a minha primeira guitarra!Alguma solução?

frq
Veterano
# jul/16
· votar


Bertola
Acabei de perguntar sobre as telecas isso na página de guitarras, ainda bem que vim aqui :-)

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


leoavilaleo
Tenho usado na guitarra esta daqui.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Sr.Saul Hudson
Só um luthier experiente pode resolver...
Abç

Guitar Shadow
Membro Novato
# jul/16
· votar


Olá a todos, troquei o humbucker original da ponte da minha cort viva gold ll por um seymour duncan jb sh 4, só que os polos não batem com as cordas principalmente das cordas mizinho e si, a pergunta é: Isso influencia no ganho, volume etc? Desde já muito Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Guitar Shadow
Muito pouco...
Abç

Guitar Shadow
Membro Novato
# jul/16
· votar


não ha necessidade de me preocupar com isso então?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Guitar Shadow
Não.
Abç

ogner
Veterano
# jul/16 · Editado por: ogner
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, na caracteristas das fase/magnetizaçao dos singles qual e o de praxe, mais comum das grandes marcas?

Braço e ponte = Norte
Meio = Sul

ou

Braço e ponte = Sul
Meio = Norte

Aquele esquema de colocar uma bussola na frente deles, realmente funciona???

Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


ogner
Na verdade tanto faz... O do meio tem que ser de polaridade inversa aos do braço e da ponte.
Funciona sim...
Abç

ogner
Veterano
# jul/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu!!!

ogner
Veterano
# jul/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu!!!

Demer
Membro Novato
# jul/16
· votar


Ola, tenho uma jackson performance, que tem o nut de 43mm, espaçamento de corda de MI a MI de 38mm , comprei um stratocaster, que tem por volta de 42,7mm e espaçamento de 35, o problema e que estou sentindo muita dificuldade em fazer acordes mas primeiras casas, acordes sem pestana tipo os basicos DO maior, RE maior, etc, meu dedo esbarra na corda aberta, eu sou uma pessoa alta e com maos grandes, eu gostei bastante da strato, e minha ideia era abrir essa largura de MI a MI, quero saber se isso e estruturalmente possivel e aconselhado de se fazer, trocando o NUT por outro pelo memos 2mm mais largo da priameira para a ultima corda, a dificuldade e somente em acordes nas primeiras casa , obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Demer
Possível é. Seu luthier pode confeccionar uma nova pestana, um pouquinho maior, mas ela tem que respeitar a medida do braço na região da pestana. Fora isso, não tem o que fazer senão se acostumar com a guitarra.
Os guitarristas da minha banda passam de uma guitarra pra outra sem problema algum. Isso chama-se experiência. Com o tempo e o estudo vc se acostuma com várias guitarras diferentes.
Abç

Demer
Membro Novato
# jul/16
· votar


Possível é. Seu luthier pode confeccionar uma nova pestana, um pouquinho maior, mas ela tem que respeitar a medida do braço na região da pestana. Fora isso, não tem o que fazer senão se acostumar com a guitarra.
Os guitarristas da minha banda passam de uma guitarra pra outra sem problema algum. Isso chama-se experiência. Com o tempo e o estudo vc se acostuma com várias guitarras diferentes.
Abç

Mas essas medidas em uma strato estão corretas? 42,7mm e 35mm MI à mi?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Demer
Não importa, pois isso varia.
Na Fender AmStd a medida é 42,8mm...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji