【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Por favor ,estou pensando em mudar a tensão das cordas do violão de médio, pra pesado, sera que posso fazer isto, sem precisar de levá-lo ao luthier ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Amago
Tem que ser feita a regulagem do tensor do instrumento.
Abç

Amago
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: Amago
· votar


Por favor . Meu violão (aço) esta com sujeira na escala, pestana,quero limpar mas pra isto teria que remover as cordas ,eu sempre limpava quando trocava as cordas (todo mês) mas agora com estas cordas elixir, já tem de 3 a 4 meses que não troco as cordas, (continuam como novas) então se for esperar a hora de trocar cordas vai demorar de mais,queria saber se posso retirá-las limpar e colocar de novo as mesmas cordas..

PS .Desculpem todo este rodeio pra perguntar .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Amago
Faça essa limpeza quando for trocar o encordamento.
Abç

Amago
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: Amago
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ta legal,mais vai demorar muito, sera que estas cordas elixir não ficam ruim?
Muito obrigado pela resposta Bertola .Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Amago
Não.
Retirar e recolocar encordamento esgarça o mesmo e ele fica ruim de pegar afinação correta depois...
Abç

AzrhaellJPA
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: AzrhaellJPA
· votar


Pessoal, comprei uma Tagima t635 usada. Só que as cordas na primeira casa estão coladas no primeiro traste, sera que comprando 1 nut novo e pedindo para deixar ele 1 pouco mais alto consigo resolver isso? Quais desses nuts conseguiria colocar nela?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692137037-nut-pestana-gotoh-ntc -2-em-carbono-_JM
Obs: Levei em 1 luthier e msm assim n resolveu, por isso pensei no NUT.

Obs2: Percebi isso só dps de 2 dias que peguei a guitarra no luthier e ja falei com ele e ele vai rever, mas queria ja ir preparado com 1 nut se essa for uma das causas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


AzrhaellJPA
Cara, esse luthier aí... Sei não....
Isso é MUITO fácil de resolver...
Abç

Caike_bend
Veterano
# ago/16
· votar


Eai, Bertola! Tranquilão? Olha eu aqui :P

Cara, eu uso um Gianinni Classic T, ele vem com 2 EL84 Electro harmonix no power, e 3 12Ax7 no pré. Enfim, uma das EL84 queimou. Daí eu comprei um par exatamente igual as que vieram originalmente. É preciso fazer regulagem de bias? Eu sei que tem amplificador que é fixo e tal, e eu não sei se este meu é. Como faço pra saber?

Valeu, abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


Caike_bend
Não precisa, principalmente se as duas que vc comprou são "par casado".
Mas tem caras aqui que sabem MUITO mas que eu sobre esse assunto: Augusto Pedrone, macaco veio, matec, etc...
Abç

Caike_bend
Veterano
# ago/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou procura-los. Valeu!

vinihendrix
Veterano
# ago/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É possível/ viável mudar o perfil de um braço em uma guitarra de braço colado ( estilo 335)? Obviamente para um perfil menor.

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


vinihendrix
O que vc chama de "perfil"?
Isso pode significar muitas coisas. Mas, no mais das vezes é inviável ou tão complicado que não vale à pena...
Abç

vinihendrix
Veterano
# ago/16
· votar


Quis dizer deixar um braço mais fino do que o de fábrica. Foi o que pensei. Acredito que o jeito seja se acostumar mesmo como ele. Obrigado novamente

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


vinihendrix
Certas coisas não são factíveis em certo tipo de instrumentos...
Abç

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Minha guitarra está com o pivô do bordão apontando para frente, em direção ao nut. Meu luthier disse que a madeira está cedendo, tem que tapar o buraco e furar de novo. Mas como eu não tenho grana pra agora e não pretendo fazer esse serviço, pelo menos não tão cedo até pq eu nem abuso da ponte, gostaria de saber se eu regulando a guitarra toda e depois mandar ele travar a ponte resolveria o problema, ou seria só um remendo temporário, tem que refazer a furação do pivô mesmo? obg

fconde77
Veterano
# ago/16
· votar


lucas.motorbreath

O estrago já esta feito, a solução é essa mesmo(tapar o buraco e furar de novo). Travar a ponte vai aliviar muito pouco, portanto, protelar esse serviço por pouquíssimo tempo.
O pivô vai continuar cedendo, a guitarra vai perder a afinação com maior facilidade e por ultimo pode soltar de vez e o prejuízo será maior.

Ningen
Veterano
# ago/16 · Editado por: Ningen
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, boa noite,

Essa rachadura é algo com o qual devo me preocupar?

Foto1
Foto2

fconde77
Veterano
# ago/16
· votar


Ningen

Sim e não... Se não atrapalhar a tocabilidade não faça nada e um problema apenas estético, mas se interferir sim.

Provavelmente isso é sinal que a madeira usada não estava 100% seca e essas rachaduras podem aumentar.

A correção seria retirar os trastes e aplicar massa de madeira na escala para cobrir as rachaduras e entrastar novamente.

Ningen
Veterano
# ago/16 · Editado por: Ningen
· votar


fconde77

Olha, é a mesma rachadura de 6 meses atrás quando o comprei (usado)... (não aumentou)

Esteticamente não faz diferença pra mim mas confesso que tenho medo de que isso de uma hora pra outra aumente e cause problemas...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


lucas.motorbreath
Travar a ponte não vai adiantar muito, mas pode minorar a perda de afinação por um certo tempo. Terá que ser feito o mais rápido possível o procedimento indicado por seu luthier.
Ningen
Faça uma correção com massa de madeira inserindo-a nessa rachadura aí.
Abçs

julianabp
Membro Novato
# ago/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola, como faço para limpar aquela capa cromada que fica sobre os captadores humbucker de uma Les Paul ? Após o uso, ficaram algumas manchas que não saem com flanela úmida. Obrigada.

Ningen
Veterano
# ago/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que você acha de eu lixar um pino de ébano que tenho (mesma madeira da escala) e misturar com cola branca? Dá certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


julianabp
Use Kaol ou Brasso.
Ningen
Sim, dá.
Abçs

leoavilaleo
Membro Novato
# ago/16
· votar


Galera, fui num estudio pra ensaiar, eu tenho um boss os2(overdrive/distortion) e quando girei o knob pra distorion(maximo pra direita)os captadores apitaram, são single coils, é por isso ou é algum problema da guitarra? aqui em casa no meu meteoro mg10 não apita hahaha, só no Marshall dsl100h do estudio.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


leoavilaleo
O amp em que vc ligou é melhor e mais potente, portanto, o alto volume causou "feedback".
Abç

leoavilaleo
Membro Novato
# ago/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e como faz pra resolver isso? colocando mini HB ou HB na guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


leoavilaleo
Captadores bons, blindagem e bom senso na timbragem do pedal e da guitarra e do amp, e no volume...
Abç

38721055
Membro Novato
# ago/16
· votar


Ola gente! Eu nao entendo muito de elétrica mas faço uns trabalhos de retífica e regulagem geral...aí um cliente me passou essa semana uma guitarra que o potenciometro do volume, aparentemente original e com a ligação padrão, mas ele não zera o volume totalmente, mesmo que voce virar todo o potenciometro, ele vai deixar o som da guitarra aparecendo um pouco. Que bruxaria é essa? rsrsr

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


38721055
Potenciômetro "bixado".
Troque-o.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji