【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Já perguntei no tópico de capitadores mas lá não responderam ainda então resolvi perguntar aqui também, pois a opinião de vocês e importante pra min.
Já troquei o captador da ponte da guitarra coloquei um mini hb, agora chegou a hora de trocar os do braço, e meio, só gostaria da opinião de vocês. Ouvi dizer que os singles malagoli são bons, mais gostaria da opinião de vocês antes de comprar. Tenho um malagoli HH777 na outra guitarra, gosto dele mais e humbucker.

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Amago

E qual é msm a dúvida?

Amago
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: Amago
· votar


Esquece a primeira pergunta, nem eu sei explicar direito. rsrs
Vou começar de novo. Gostaria de uma opinião sobre qual marca de captadores singles (meio e braço) compensa mais? Eu estava pensando nos malagolis, mas se vocês puderem me indicar outras marcas menos caras fico agradecido.
.

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Amago

Vc quer um single de verdade ou qualquer tipo de cap. no formato single(tipo hot rails, por ex)?

Nacionais tem o Sergio Rosar, o Edu Fullertone. Fora do Brasil tem isso AQUI

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Calime
Qualquer um que seja melhor do que os que estão na guitarra já serve.
Fora do Brasil não da pra min,vou dar uma olhada nos outros.

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Calime
Cara já fis uma busca antes de te perguntar isto, mas não encontrei oque queria saber, porque e uma pergunta meio boba. E o seguinte,cordas velhas atrapalham tirar harmônicos artificiais? Tenho reparado que uma das minhas guitarras esta mais difícil tirar harmônicos nela, tem 2 meses que não troco as cordas dela..

Gabriel Medeiros
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: Gabriel Medeiros
· votar


Minha guitarra trasteja no 17 traste somente em uma determinada casa na corda de A, não sai som, alguém sabe o que é ? tem como resolver em casa, aqui onde moro não tem luthier.

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Amago

Sim, atrapalham um pouco. Cordas velhas, técnica deficiente e regulagem do instrumento são os pontos qdo se trata de H.A.

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Gabriel Medeiros
Aumenta á ação da corda, talvez resolva.
Calime
obrigado

dallman
Membro Novato
# jul/16
· votar


Gabriel Medeiros

Provavelmente o traste levantou naquele local. Leve ao luthier. Serviço simples.

Gabriel Medeiros
Membro Novato
# jul/16
· votar


dallman
Pois é, só que onde moro não tem luthier.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


led123_del321
De que tipo?
Das de metal de melhor qualidade...
Gabriel Medeiros
Isso requer um procedimento chamado "rebatimento de trastes". Só um luthier especializado em tal serviço pode fazer isso.
Abçs

38721055
Membro Novato
# jul/16
· votar


Olá! Gostaria de uma força em relação a este assunto.

Eu faço uns trabalhos de regulagem e retífica e tal há alguns anos, mas minha praia não é esta de acabamento e pintura, sou leigo no assunto. Mas esses dias um cliente passou aquelas Ibanez antigas do Petrucci, e ele está muito incomodado com uma marquinha de batida no corpo, próximo a ponte, acredtio que só danificou o verniz, mas enfim, ele pediu para eu tentar fazer um retoque, mas estou com receio de piorar a coisa, como já disse minha especialização não é em pintura e retoques, apesar que já trabalhei com algo do tipo (pintura de autos).
Minha dúvida é: Daria para eu fazer um reparo lixando a regiao na batida, depois aplicando verniz em spray no local e em seguida dando o acabamento igual é feito em carros por exemplo? (lixas mais finas e depois máquina de polimento)
Vocês acham que ficaria bom ou vai piorar a situação? Não sei se esse era o caso de refazer o verniz do corpo inteiro por exemplo, mas se fosse, eu prefiro passar para um luthier mais especializado nessa área.

Segue foto da guitarra (ilustrativa) e outra real da batida:

http://tinypic.com/view.php?pic=153y2e0&s=9
http://tinypic.com/view.php?pic=2mdjkf9&s=9

Obs: Sei que vão falar que é besteira arrumar essa batidinha e tal, eu também acho, mas o cliente é novo comigo e eu ganharia crédito se conseguisse atender a ele.

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


38721055
Explique para seu cliente que essas batidinhas não são passíveis de sere, consertadas por uma simples questão: Se vc fizer um retoque, o local ficará diferente do resto da guitarra agravando ainda mais o problema, que só é factível de ser resolvido à contento com o reacabamento do corpo inteiro. Se mesmo assim ele insistir, isole o local, lixe, aplique verniz PU monocompenente spray, deixe secar e faça um polimento do corpo todo, com ênfase no local.
Abç

Luis A.
Membro Novato
# jul/16
· votar


38721055




fernaje
Membro Novato
# jul/16
· votar


Olá, Bertola e Seiji, tudo bem?

Estou com uma duvida quanto a potênciometros.
Vou modificar meu Fender Frontman 212r, acrescentando mais um controle de volume antes do power.
Minhas duvida são:

- Qual o valor do potênciômetro que devo usar?
- Linear ou Log?
- Se eu for colocar este controle no "send/return" o potênciômetro é o mesmo?

Já vi tópicos que falam em usar um pot log e outros falando em linear, mas queria saber a vossa opinião.

Att.

Jonathasrccps
Membro Novato
# jul/16
· votar


Bom dia,

Tenho uma duvida,

Tenho uma LP Condor Prestige, na questão de ruídos, para elimina-los apenas blindando a guitarra msm ? Tipo, eu tenho cabos blindados, o ampli nao é la aquelas coisas uhaushas
Mas blindando ela, melhora muito msm ?
Os captadores sao originais dela, talvez trocando melhore tbm ? E já vi algo sobre pedais que eliminam esse ruídos tbm, mas como nunca testei não sei se ajuda msm.

Vlw ae :)

Jonathasrccps
Membro Novato
# jul/16
· votar


Bom dia,

Tenho uma duvida,

Tenho uma LP Condor Prestige, na questão de ruídos, para elimina-los apenas blindando a guitarra msm ? Tipo, eu tenho cabos blindados, o ampli nao é la aquelas coisas uhaushas
Mas blindando ela, melhora muito msm ?
Os captadores sao originais dela, talvez trocando melhore tbm ? E já vi algo sobre pedais que eliminam esse ruídos tbm, mas como nunca testei não sei se ajuda msm.

Vlw ae :)

bruno_novatorj
Membro Novato
# jul/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, qual LP vc indicaria para fazer uma "cópia" da guitarra do James hetfield Iron cross de boa qualidade mas que não tivesse um valor muito alto?
estou vendo um orçamento com um luthier e pode ser só o serviço ou ele encontra uma guitarra e faz, mas eu gostaria de procurar primeiro.

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


fernaje
Para isso o potenciômetro é sempre logarítmico. Agora eu não sei como fazer isso, pois não sou entendido em esquemas de amplificação.
Jonathasrccps
Blindagem sempre melhora.
Agora eu não sei porque essa paranóia com ruídos. Guitarras são instrumentos barulhentos mesmo, e o que você escuta em discos não condiz com a realidade, pois gravação é feita em ambiente controlado. Ademais, em uma banda, qualquer ruído desaparece na massa sonora da mesma...
bruno_novatorj
LTD EC-256
Abçs

38721055
Membro Novato
# jul/16
· votar


Obrigado Bertola e Luis!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


38721055
Esse vídeo aí tem uma dica bacana mesmo!
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# jul/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

bruno_novatorj
LTD EC-256


acho que seria a ideal, mas meio salgado o preço ainda...

abç

38721055
Membro Novato
# jul/16
· votar


Bertola, antes da próxima dúvida, queria parabenizar você e o pessoal mais experiente que tem nos ajudado aqui! Muito top essa disposição de vocês em nos ajudar, Obrigado mesmo de coração!

Eu queria saber se é possível escalopar essas escalas das guitarras de assinatura do Satriane, Vai, etc:

http://tinypic.com/view.php?pic=21ocyl1&s=9#.V3z8p6JK_Ek

O processo de escalopar é normal ou pode danificar essas gravações?

fernaje
Membro Novato
# jul/16
· votar


Muito obrigado, Bertola.

Você conhece alguém que poderia me responder essa questão do valor do pot?

Novamente, agradeço a disposição.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


38721055
Sim, irá danificar...
Escalopar escalas é algo bem polêmico, pois diminui a resistência estrutural de certos braços.
fernaje
Não sei, mas caras como o grande macaco véio e o matec aqui do fórum, devem saber.
Abçs

Amago
Membro Novato
# jul/16
· votar


Outro dia troquei a marca de cordas de uma das minhas guitarras, e aconteceu que a corda mi grave começou a trastejar solta, achei isto muito estranho, pois a espessura e a mesma 09. Só estou postando aqui porque isto nunca tinha acontecido antes comigo e fiquei assustado, será algum defeito na ponte da guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Amago
Pode ser um monte de coisas...
Abç

Jonathasrccps
Membro Novato
# jul/16
· votar


A blz Valeu Bertola haha, vou levar hoje para blindar, ^^

Nao ouço falar muito dessas Condor LP Prestige, vou aproveitar para dar uma pesquisada mais a fundo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/16
· votar


Jonathasrccps
São muito boas guitarras.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji