【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


fconde77
Muito obrigado pela resposta

Amago
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Amago
· votar


fconde77
Fazer nut ou rastilho pode até não ser coisa mais complicada do mundo, mas é necessário conhecimento e ferramentas pra alcançar um bom resultado
você estava certo, depois que instalei a pestana nova de osso reparei que quando montava o acorde de Fm as cordas primas não soavam como deveriam ficaram abafadas, coloquei a pestana antiga de novo e acabou o problema ,estou receoso sera que se o luthier fazer o serviço (já que ele e um profissional)resolve?

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


Amago
Leve seu violão a um luthier, com certeza esse será o melhor investimento que pode fazer. [2º vez]

Amago
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Amago
· votar


fconde77
Ta legal, vou levar sim .

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


A cor do violão tem influencia na qualidade do timbre?

Calime
Veterano
# mai/16
· votar


Amago

Não é questão de de cor, e sim de construção e madeiras utilizadas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Amago
A cor do violão tem influencia na qualidade do timbre?
Não.

Amago
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Amago
· votar


Pensei que se colocasse um mini hb na guitarra eliminava o ruído (em parte), só que não resolveu, mandei colocar no lugar do single da ponte, sera que se eu usar cabos de grandes marcas resolve?

Ismah
Veterano
# mai/16 · Editado por: Ismah
· votar


O mHB depende de como está ligado, e óbvio, precisa estar ativo para atenuar ruídos, se a origem for o captador. Pode ser ground loop, ruído de rede, de algum aparelho ligado em paralelo, ou mesmo por indução/radiação, RF externo... E sim, é fácil de descobrir, mas só funciona no brute force: testando.

fconde77
Veterano
# mai/16
· votar


Amago

o HB não tem o ruido de 60 htz, e esse ruido não aparace se se estiver usando apenas ele(selecionado na chave). Mas não faz milagres se sua elétrica for ruim...e quando falo elétrica me refiro dela de ponta a ponta... Desde a elétrica interna da guitarra bem feita e blindada, passando por cabos, pedais, fonte de pedais, amplificador e também rede elétrica onde tudo isso esta ligado.


Dicas de como não ter ruídos ou pelo menos, amenizá-los bastante:

Primeiro veja se não são os pedais, ligando cada um sozinho ou tirando de um em um na cadeia dos pedais.

Caso não sejam os pedais, os cabos: Comprar cabos blindados de boa qualidade, principalmente os cabos entre os pedais e o cabo que liga a guitarra ao primeiro pedal. Se não for estes, tente o que liga o fim da cadeia de pedais ao amplificador, se usar distorção do amp, teste primeiro este.

Caso não sejam os cabos, à guitarra: Sua guitarra é blindada? Seus captadores estão legais ou são muito antigos? Já verificou se a fiação, as soldas, o terra, os potenciômetros e o jack estão em boas condições? Se for captação ativa, até as pilhas podem gerar ruídos.

Se não for nem a guitarra, aí vem a parte elétrica do local ou a forma que você liga os pedais e amplificadores. Tem que estar sempre bem aterrados, BOAS fontes para os pedais podem ser sua solução.

Agora, se não for nem isso... calma, tente ver seu amplificador. Principalmente se você usar a distorção dele. Veja se os jacks estão legais e se ele está funcionando como deveria.

Pode ser também interferência de ondas eletromagnéticas provenientes de monitores de computador, televisões, dentre outras coisas! Fique atento a isso.

Fonte: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/171924/

Amago, pesquisei "ruido" na barra de pesquisa e veio trocentos resultados, esse texto e de um post de texto de 2007!!! Aconselho a usar barra de pesquisa pra esclarecer suas dúvidas, leia as idéias de cada um e veja se são coerentes, se tiver alguma dúvida ou se deparar com propostas conflitantes vc posta no fórum que sempre vai ter alguém pra responder

Aconselho que leia esse post sobre aterramento: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/299941/
Sim foi eu que postei, mas não é por isso que recomendo, até pq esse texto nem é meu... Estava escrevendo um post sobre aterramento e na busca por imagens pra ilustrar encontrei esse, muito mais completo do que o que estava fazendo e o melhor estava pronto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Amago
Você pode até instalar um Mini Hb na sua guitarra, mas isso não eliminará ruídos provenientes de cabos ruins, fontes de pedais vagabundas, falta de aterramento de rêde elétrica ou interferências de RF ou de lâmpadas fluorescentes ou outros dispositivos elétro-eletrônicos.
Abç

biazinguitar
Membro Novato
# mai/16
· votar


olá Mauricio Luiz Bertola tudo certo???
seguinte, estou para adquirir uma epiphone les paul standard de 1990!!!
ainda não consegui testa-la porque o dono dela é de outra cidade, ela está com um visual bem vintage pelo que vi em fotos, mas aparentemente esta tudo certo com a guitarra.
é bastante difícil encontrar informações sobre guitarras desta época, por isso gostaria de opiniões principalmente sobre a construção e madeiramento das guitarras desta época, e se a qualidade geral do instrumento difere muito das mais novas chinesas???
Obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


biazinguitar
As Epis LP STD dessa época eram fabricadas na Coréia, e o madeiramento e o cuidado de acabamento eram superiores às atuais, mas os captadores eram inferiores.
Confira se os trastes estão íntegros (sem amassados), se o braço não está empenado, se não há ferrugem na ponte e parafusos e se não houve recolagem de mão (por quebra).
Abç

biazinguitar
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
os caps da guitarra não sao os originais, tem um seymour duncan na ponte e um cabrera no braço, a ponte tb foi trocada é uma blindada americana...
a pintura dela é que deixa a desejar, mas contando a idade da guitarra está aceitável...
vou ver a guitarra domingo, seguirei as tuas sugestões de avaliar os trastes e verificar o braço, empenamento e possível marca de imenda...

obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


biazinguitar
Se as questões que coloquei acima estiverem ok, compre.
Abç

O chakal
Membro Novato
# mai/16
· votar


Olá !
Gostaria de saber onde eu compro uma tampa de tensor escrito SG para colocar na minha guitarra?
Procurei no ML e não achei nada...

Agradeço.

Abraço a todos !!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


O chakal
No E-Bay...
Abç

Iversonfr
Veterano
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa noite Bertola! Coloquei hoje um humbucker estilo hot rails na ponte de uma guita minha. Tirando mexer na altura dos captadores, tem alguma coisa que da pra fazer nem que seja na eletrônica pra igualar melhor os volumes? Baixando o humbucker da ponte demais pra igualar com o do braço, o humbucker fica muito magrinho... Obrigado!

O chakal
Membro Novato
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola , de fato só no E-bay que tem. Porém, pelo preço que sai acho que não vale a pena. 60 pratas !

Mas valeu pela dica !!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Iversonfr
Vá regulando até achar a altura em relação às cordas adequada....
Não tem outro jeito...
Abç

Elan89
Membro Novato
# mai/16
· votar


Olá. .. sou novo aki e desculpem se estou no topico errado...peguei uma phoenix strato com 3 single coil e nao sei qual modelo dela...tem como saber? Pq eu axei ela boa pracas...Não esperava q ela fosse pesada e como estao dizendo q basswood eh leve queria ter info técnica dela pra saber se vale a pena investir em caps melhores...

Elan89
Membro Novato
# mai/16
· votar


Olá. .. sou novo aki e desculpem se estou no topico errado...peguei uma phoenix usada....nao sei de que ano ...strato com 3 single coil e nao sei qual modelo dela...tem como saber? Pq eu axei ela boa pracas...Não esperava q ela fosse pesada e como estao dizendo q basswood eh leve queria ter info técnica dela pra saber se vale a pena investir em caps melhores...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Elan89
Essa é uma guitarra "entry level". Investir, só se for algo com custo-benefício compatível.
O que você tem que fazer mesmo é levá-la a um luthier competente para uma regulagem geral, a troca dos capts, e tocar.....
Abç

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Lixei todo o braço. Deu um puta trabalho. Não pensei que fosse tão trabalhoso tirar o verniz. Mas depois de muito lixar e dar o polimento ficou lindo, com uma tonalidade bem mais clara.

Pra selar eu utilizei uma vela. Esfreguei com muita força e depois passei uma flanela com muita força e velocidade, a ponto dos meus dedos esquentarem. Peguei a ideia dos surfistas rsrsrs A parafina penetrou nos poros (microporos, porque nem dá pra ver ou sentir). O fato é que desliza que é uma beleza. Até agora está do jeito que eu queria. Ainda não montei. Quando concluir postarei umas fotos. Valeu pela ajuda! Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


LeandroP
Cara, pode ser feito com cêra, mas não é o usual...
Abç

GuitarHome
Veterano
# mai/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, beleza?

Tô querendo trocar as molas da ponte da minha Ibanez Prestige (Floyd), e irei comprar um jogo com três molas da Gotoh, acho que é o mais indicado né?

Minhas dúvidas são as seguintes:

1- Vi que existe mais de um modelo de molas da própria Gotoh, PSP e SP são duas das que eu vi. Lendo a descrição vi que a PSP é indicada para pontes com Floyd. É isso mesmo?

2- Existem tamanhos de molas diferentes (comprimento)? Pois o prende molas da minha Prestige por exemplo, fica muito mais perto da madeira da parte traseira, do que ficava o da minha antiga Schecter. E nas duas eu último 0.10 e 3 molas paralelas. Como não tenho mais a Schecter, a impressão que tenho é de que as molas delas eram menores. Devo ficar atento a isso?

Obrigado

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


GuitarHome
Exatamente, PSP é "power strings", compre essas e proceda uma regulagem muyi bem feita...
Abç

Pedro Pvsk
Veterano
# mai/16
· votar


Tenho uma epiphone lp black beauty 3 mas surgiu uma oportunidade de trocá-la por uma ltd ec1000, estaria eu fazendo um negócio aceitável? Visto que para o que eu toco (metal de modo geral) as 24 casas da ltd seriam mais vantajosas. Porém a epi tem uma boa margem para talvez uma possível venda no futuro.
Abraços desde já

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


Pedro Pvsk
estaria eu fazendo um negócio aceitável?
Estaria trocando 6 por 1/2 dúzia...
Visto que para o que eu toco (metal de modo geral) as 24 casas da ltd seriam mais vantajosas.
Não vejo esse relação... Inúmeros guitaristas de Metal tocam com LP's, SG's e até Stratos...
Porém a epi tem uma boa margem para talvez uma possível venda no futuro.
Não acho boa política ter uma guitarra já pensando em vender... Mas tudo bem... Uma LP é sempre mais fácil de vender...
Abç

enquantofreudexplica
Membro Novato
# mai/16
· votar


Boa tarde amigos. Não sei se é o local correto... Montei 02 pedais (um tubescreamer e outro krank distortus) com funcionamento dos efeitos muito bons. Ocorre que usei chave 3pdt ligando conforme o tonepad e em by pass os benditos leds não apagam completamente, ficam mais "fracos"... Já tentei a busca e outros caminhos mas não tenho a resposta. Alguém sabe o porquê? Muito Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji