【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Calime
Veterano
# abr/16
· votar


Ningen

Já pensou em tentar abrir "na boa" a interface, para limpar? Pode ser uma boa...e sim, acredito que o produto ideal é mesmo o álcool isopropílico mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Ningen
https://www.google.com.br/search?q=Limpa-contatos&tbm=isch&tbo=u&sourc e=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjCoZ_15ZrMAhUCjpAKHSApCsMQsAQIKg&biw=1600&bih=7 73#tbm=isch&q=Limpa-contatos+eletr%C3%B4nicos&imgrc=2d5hYMYv8wGMkM%3A

Ningen
Veterano
# abr/16
· votar


Calime
Mauricio Luiz Bertola

É que eu não estava muito afim de comprar um limpa contatos só pra isso... O álcool eu tenho aqui...

De qualquer forma vou procurar um limpa contatos aqui na cidade pra comprar...

E sim... Vou abrir "na boa" a interface rsrs.

barataguitar
Membro
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Poderia me recomendar um falante de 12 pra guitarra.

Um com bom custo x beneficio.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


barataguitar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715314995-alto-falante-12-guita rra-55w-voghan-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-754800044-alto-falante-borne-12 -eg12-134-sfa-para-guitarra-8-ohms-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755562451-alto-falante-de-guita rra-vintage-100-wats-rms-novik-_JM

jnninho
Membro Novato
# abr/16
· votar


caras, to com um probleminha aqui na minha guitar (vintage afd paradise)
de uns tempos pra cá, a chave seletora dela parece que ta muito frouxa, direto ta acontecendo de eu mudar pro captador da ponte e ela voltar pro meio, ai eu tenho que ficar empurrando pra baixo umas 5x até ficar.. ta enchendo o saco já
será que não tem alguma solução fácil pra fazer em casa? não queria mandar pra um luthier só pra resolver isso
tava pensando em colocar algum pedacinho de algodão la dentro, pra ver se fica mais firme, sera que rola?

fconde77
Veterano
# abr/16 · Editado por: fconde77
· votar


jnninho

1º alternativa: (Mais indicada)Troque a chave
2º Alternativa: (Atenção, possível Gambiarra nível 2) Abra o compartimento da chave e puxe pra fora, se sua chave for do tipo aberta aperte esses 2 parafusos... se ela for do tipo " Blindada" ... Troque a chave!

P.S.: Recomendo fortemente e troca da chave, uma chave dessas não custa mais que R$ 30,00 e é um serviço rápido, ou seja, provavelmente não vai ficar sem a guitarra pois não demora mais que 15 min... Isso contando o tempo para o ferro de solda esquentar.

Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


Talvez você possa me ajudar de novo. Bem estou querendo comprar uma pestana pra guitarra também, o problema e que não sei como comprar na largura certa do braço já que a guitarra em questão não e dos modelos mais usados, eu queria comprar a pestana já pronta certa vês mandei fazer uma, mas o espaço entre as cordas não me agradou então eu mesmo abri sulcos novos nela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


jnninho
Chave de guitarra é igual ao "jack" de saída: Se der problema, troque.
Amago
Apenas meça a largura da pestana da guitarra e compre uma igual no ML.
Abçs

Denis_Kelly
Membro Novato
# abr/16
· votar


Estou com uma dúvida recebi 2 proposta de troca na minha guitarra(Strato T635 2010) uma é uma pedaleira Boss Gt8 , e a outra uma Vox tonelab st,

qual dessas é melhor pra um iniciante

Desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Denis_Kelly
Não entendo muito de pedaleiras...
Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# abr/16
· votar


Olá pessoal.
Depois de um longo e tenebroso verão (mas ainda vigente!) volto oara mostrar minha mais recente "criação"
Antes uma lembrancinha da 1ª, aquela que chamei de "goiabinha" (bonitinha e verdinha por fora mas cheia de bichinhos por dentro, rs...)
http://www.overpic.net/viewer.php?file=x2xtaik8hrkflk1t7tfd.jpg
E então a atual, que ficou muito boa por sinal - eu diria uma goiaba sem "bichinhos"...
http://www.overpic.net/viewer.php?file=xktiwmvu7ro8lfzaex141.jpg
Detalhes:
Madeiras - corpo e braço em freijó - escala em roxinho.
Dois modos de captação selecionados por uma chavinha HH de 2 posições a saber: Posição 1 seleciona 3 singles com captação à la strato (ponte / ponte-meio / meio / meio-braço / braço) - posição 2 seleciona o humbucker (hot rail) com um mini fuzz ligado diretamente nele.
Quanto aos demais detalhes - ponte / tarraxas / tremolo tipo bigsby / captadores / etc, etc, etc) é tudo importado da china / hong kong / Nova Iguaçú / korea / quintal do seu Zé / e vai por aí....rs....
Muito bem, e como esse negócio de tentar construir uma guitarra para passar o tempo de aposentado é tal qual uma boa cachaça, já existe um projeto futuro parecido com isso:
http://www.overpic.net/viewer.php?file=x00cxwbsdtuq8fo3u1t8n.jpg
Uma 12 semi acústica...
Críticas, observações, sugestões, etc, etc, etc são bem vindos... Elogios acho que só por milagre, hehehehe...

jnninho
Membro Novato
# abr/16
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola
valeu galera, então acho que vou mandar pra um luthier fazer o serviço msm, essas paradas de ter que ficar abrindo as partes dela eu tenho um medo desgraçado de dar merda
vou esperar as cordas envelhecer ou arrebentar alguma, aí ja mando e peço pro cara trocar tb e dar uma geral nela

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Velhinho-RJ
Achei o desing da 2ª horroroso! Kkkkk....
Na 3ª, não entendi porque um "F-hole" na parte de baixo. Simplesmente não precisa e estéticamente é bem duvidoso, além de, nessa posição, enfraquecer a trócula, diminuindo a área de contato braço-corpo.
Obrigado por incorporar o meu projeto educacional Bertola's MiniFuzz ao seu projeto!
jnninho
Mui sensato de sua parte...
Abçs

Velhinho-RJ
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ma.uricio Luiz Bertola
O "F-hole" inferior é justamente para diferenciar dos padrões que se vê por aí! A minha ideia é fazer "algo diferente", entende? E esta foto é na verdade uma montagem muito mal feita que fiz daquilo que tenho em mente. Inclusive o "formato" desta abertura deverá ser diferente... além de outras coisas, p. ex. só 2 pot (1 vol / 1 tone), extinção dos "cantos muito vivos" do corpo, inclusão de "pickguards" em acrílico branco, e vai por aí... Ah, e quanto ao design da 2ª, depois de pronta, também achei que não ficou exatamente o que eu esperava, mas filha é filha, né ?!?!?!?!?!? hehehehehe.... Por fim, o que me deixou "semi realizado" foi que consegui fazer algo que funcione, ou seja; tem um bom som em todas as combinações dos singles / humbucker, não tem os chiados característicos dos singles - resultado de uma boa blindagem, deu perfeita afinação das oitavas - sempre meu maior temor de não dar certo, e é isso. Grato pela sua atenção e sinceridade. Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Velhinho-RJ
Pódiscrê!
Abç

Pumba3d
Membro Novato
# abr/16
· votar


Olá pessoal, pra o pessoal que conhece luthier que fabrica instrumento, Da pra fazer uma jazzmaster com madeira, ferragens e captadores decentes por 1000 reais ? Quanto sairia uma ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Pumba3d
Não se comentam preços aqui. Consulte vc mesmo seu luthier.
Abç

fconde77
Veterano
# abr/16 · Editado por: fconde77
· votar


Pumba3d

Você mesmo pode chegar a essa conclusão... basta somar os custos de ferragens, captação e elétrica que vc vai ver que supera seu orçamento.

Lembro de uma pergunta sua sobre o modelo JazzMaster da Tagima e que incomodava o fato da ponte ser tremolo.

Como seria sua primeira guitarra e de um modelo que te agrada o som recomendo essa Tagima que já estava de olho pelo simples fato de caber no seu orçamento.Ter uma ponte tremolo estilo stratocaster, apesar de não te agradar visualmente, é um ponto positivo pq é mais estável que os tradicionais modelos utilizados nas jazzmaster.

vitorrock
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, tudo bem?
Recentemente adquiri um violão novo, porém parece que tem alguma coisa errada com a primeira casa, as pestanas simplesmente não vão... Até quando eu coloco o capotraste na primeira casa as notas não saem certo, como se as cordas não estivessem sendo pressionadas... Nas demais casas não há problema algum, isso é até estranho pois o braço não é grande como o meu antigo violão de nylon...
Outra coisa é que as oitavas das cordas mais grossas também parecem meio desafinadas, quando vou fazer power chords principalmente , a desafinação é considerável...
O que será? Muito obrigado, boa noite...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


vitorrock
Falta regulagem à seu violão...
Você deve levá-lo a seu luthier pois a pestana tem que ser vista.
Quanto às 8ªs, pouco pode ser feito, além de regulagem da própria pestana e do rastilho (altura) e experimentar diferentes encordoamentos.
Abç

GRRS
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola, tudo certo?

Existe alguma guitarra com um preço mais e conta que possua escala curta e características fender (single coil, braço parafusado, escala de maple, etc)?

Agradeço a atenção

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


GRRS
Não.
É muito raro encontrar uma guitarra com escala de 24 polegadas, mesmo de marcas consagradas...
O guitarrista da minha banda tem uma Fender Jaguar Japa. É uma guitarra rara no Brasil. Aqui no Rio tem uma loja da rua da Carioca vendendo uma Fender Mustang... R$ 3 mil...
Abç

vitorrock
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado!
Abç

Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


Estou precisando comprar tarraxas blindadas novas para violão folk. Gostaria de saber qual o melhor custo beneficio?

leoavilaleo
Membro Novato
# abr/16
· votar


pessoal, uma duvida aqui, acabou de estourar minha Mizinha, provavelmente não terei como comprar hoje, só amanhã ou segunda feira, existe alguma possibilidade do braço envergar e eu ter que mandar regular o tensor, só pelo fato de não ter mais a Mizinha?

Calime
Veterano
# abr/16
· votar


leoavilaleo

"envergar" é empenar? se for, não se preocupe. Agora sobre ajustar o tensor, provavelmente sim.

Amago
Membro Novato
# abr/16
· votar


leoavilaleo
qual calibre (espessura) você usa

leoavilaleo
Membro Novato
# abr/16
· votar


Amago
0.9, mas desconsiderem o post que eu fiz, já comprei e já troquei as cordas, e a ponte ficou assim: http://imgur.com/oMCLRRp
Como arrumar? Tem algum problema da ponte ficar assim?

João Pedro Strabelli
Veterano
# abr/16
· votar


Olhando fotos de Stratos antigas, reparei que elas tinham escudo com 9 parafusos, em vez dos 11 atuais, e gostei bastante desse visual mais clean. Minha dúvida é se usar 9 parafusos altera muito a rigidez ou estabilidade do escudo com 2 a menos. É isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji